Ikigai

Ikigai Francesc Miralles

Resenhas - IKIGAI

Vanessa Bracoli 22/06/2023

Um livro leve e surpreendente
Demorei muuuito para terminar de ler, não é um leitura viciante mas é um livro para ler devagar (mas não tanto, quanto eu li).
Ele é sobre como pessoas que se mantém ativas durante a vida vivem mais, pessoas que não deixam de interagir socialmente, dançar, basicamente nunca deixar a criança interior morrer, sempre estar em movimento. Percebi que muitas vezes deixei minha criança interior morrer, dia após dia, parei de correr, subir em árvore, parei de descobrir o mundo, e isso me faz mal. Achava que para viver bem precisava ter uma rotina de exercícios pesada, mas não, o autor esclarece que o importante é não parar.

Tiago.Zulian 05/06/2023

O segredo da Vida longeva
Esse livro mostra todos os segredos de Ikigai, a filosofia japonesa que está por trás dos habitantes de Okinawa, região com as pessoas mais longevas do mundo.

Victor 23/05/2023

Gostei!
Nesse livro podemos tomar como exemplo e absorver alguns costumes que os japoneses possuem, com relação a vida.
Para tentar se ter uma vida mais leve, é preciso começar as mudança pelo nosso eu interior, sem nada mirabolante ou complexo, é possível começar a mudança com ações simples.

Loh Valente 19/05/2023

Gostei muito, muito interessante
Gostei muito desse livro. Comecei a ler por curiosidade, já que o título me chamou atenção, e achei muito interessante.
Uma leitura boa e fluída. Trouxe várias informações interessantes sobre como as pessoas que viveram até seus cento e poucos anos chegaram nessa idade. O que faziam, o que comiam e como era seu estilo de vida.
Além disso trouxe informações de outros lugares e outras pessoas, além dos japoneses e asiáticos.
Gostei muito.

Magnus 11/05/2023

Ser saudável não é tão difícil, mas depende demais do contexto social
A única novidade pra mim foi de comer até o estômago estar apenas 80% cheio, essa é nova. De resto, para se viver bem tem que: comer bem, se exercitar (ou pelo menos se manter ativo), pegar sol (com protetor solar), beber água, ter um objetivo de vida, viver bem em sociedade e meditar. E isso tudo já é consenso geral, ne? O problema é o trabalhador médio brasileiro lendo isso trabalhando a semana toda não tendo um tempinho que seja pra tomar sol ou fazer uma academia, ou sequer dinheiro suficiente pra fazer uma refeição de fato nutritiva.

Renata 27/04/2023

Uma existência com mais sentido
A grande mensagem do livro é como podemos dar mais sentido à nossa vida e ter mais saúde (física e mental) por longos anos. O livro apresenta o estudo sobre a ilha japosesa de Okinawa com o maior número de centenários do mundo e nos mostra dicas práticas de alimentação, hábitos diários e filosofia de vida de homens e mulheres com idade (bem) avançada, porém com saúde, energia e muita qualidade de vida.

Gabriela.Moraes 19/04/2023

Razão de ser
O livro em traz muitos conselhos sobre a vida, faz a gente refletir sobre vários aspectos.
Porém o livro não segue muito a ideia do título, porque IKIGAI tem a ver com propósito e o livro da enfoque em longevidade.

Jully 14/04/2023

O conceito de ikigai é bem interessante, mas os capítulos descrevendo movimentos do tai chi, são desnecessários. Queria que o foco fosse mais no ikigai mesmo

nathyarmy 02/04/2023

Não era o que eu esperava
Eu já sabia sobre ikigai e achei que nesse livro teria os passos para descobrir o ikigai, mas foi mais dando exemplos de como ocorre na cultura japonesa. Me enganei mas ainda assim é um livro bom, e li em menos de 2h é bem rápido.

Descobri que tem outro livro desse mesmo autor com os 5 passos para descobrir o ikigai, parece ser algo que eu estava procurando

Na verdade me enganei de novo kkkk eu li o outro de 5 passos porém ESSE que estou falando a resenha que parece dar dicas de como encontrar o seu

lore 31/03/2023

Simplesmente tudo que eu precisava ler!
Tem umas coisas nesse livro que parecem ser tão simples, mas que eu nunca tinha realmente parado pra pensar, uma leitura bem tranquila, eu amei.

Bel 26/03/2023

Vi muitos comentários criticando o livro por não entregar o ikigai, mas isso é muito íntimo para se querer receber pronto numa leitura de um livro. O ikigai nada mais é do que o motivo para acordar todas as manhãs e viver aquele dia. Perceba que eu digo viver. Bem diferente de apenas existir com fazemos na maioria das vezes. Leitura fluida, acolhedora e inspiradora.
lore 31/03/2023minha estante
simm, o ikigai é uma coisa super pessoal, não tem como um livro te dar isso em uma bandeja

ryan 18/03/2023

10/10
Ikigai é uma filosofia japonesa que te mostra a cultura dos povos de Okinawa, que é uma ilha com maior índice de pessoas centenárias.
ikigai é o que a sua alma grita que te faz se sentir bem, o que te move, o que te trás luz e razão de viver, segundo o autor todos possuímos ikigai, mas para isso é necessário prática e silenciamento.
a leitura de ikigai é extremamente fluida, quando vc pisca, vc já acabou.

Gabriela.Pereira 17/03/2023

Muitos aprendizados
Foi uma leitura bem leve e fluida, ao longo dos capítulos são explicados alguns hábitos dos japoneses que trazem um maior bem estar e longevidade, também mostra como eles interpretam alguns eventos de uma maneira bem diferente da que fazemos aqui no ocidente. Eu gostei do livro, tem muita coisa que dá pra colocar em prática no dia a dia.

Davi.Paiva 26/02/2023

Não é uma maravilha, mas...
Link Amazon: https://amzn.to/3kyg2V9

A ideia de ler esse livro nasceu depois de um papo com um grande amigo (obrigado, Rafael!). E como gosto de ler alguma coisa leve enquanto faço exercícios em alguns aparelhos específicos na academia, resolvi arriscar.

Não é um livro muito bom porque, a meu ver, os autores passam mais tempo tentando escrever um manual de como ter uma vida saudável para chegar aos 90 anos em forma do que dizer, de fato, como uma pessoa pode encontrar o seu ikigai (motivação para viver ou propósito de vida. O termo não tem uma tradução literal).

No entanto, não é uma obra de se jogar no lixo. Apesar desse "manual", alguns trechos do livro podem fazer o leitor ponderar sobre o que os motiva a querer continuar vivendo e o que fazem da vida até o momento em que conhecem a obra ou a forma como a sociedade impõe o que é viver: se a sua vida se resume apenas a consumo, por exemplo, ler "Ikigai" pode lhe ajudar a dar um propósito maior.

Em suma, "Ikigai" não é uma maravilha, mas ainda pode ajudar a dar uma orientação na vida de quem não sabe mais por que viver e aprender que ter um propósito para continuar levantando da cama é melhor não ter propósito nenhum.

Recomendo!

Lariiix 25/02/2023

Comecei a ler para justamente encontrar o meu Ikigai e acabei ficando mais confusa... Gostei de ler e poder conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa e os hábitos que eles levam, mas ainda assim sinto que a obra deixou muito a desejar.

O livro realmente traz lições importantes e valiosas que vou começar a praticar, mas meu objetivo mesmo era justamente encontrar meu Ikigai, ou a "razão para viver". O livro acaba se tornando uma tangente ao comentar sobre os relatos de tantas pessoas, que no fim não me identifiquei com nenhuma.

No fim ele é um livro razoávelmente bom e só sinto que ele não foi feito pra mim, mas caso alguém como eu esteja interessado em ler para buscar uma clareza sobre a sua razão de vida, sinto que esse não é o livro certo para isso.