King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

Gabs.Almeida 31/01/2024

O livro começa bem arrastado, sinceramente só não sei 5 estrelas por conta dos capítulos da Nina que são chatos demais. Quando chega perto do final fica MUITO interessante, não dá vontade de parar

Nathalia184 30/01/2024

Revisitei o Grishaverso novamente e sempre fico de cara com o quanto a história cresce do primeiro livro até a duologia de King of Scars.
Ainda não gosto da "reviravolta" desse final.

fer 27/01/2024

Não super SoC, mas é muito bom!
O começo foi meio lento, mas isso é normal em livros de fantasia, demorei mais ou menos umas 200 páginas para "entrar" mesmo no livro. Mas quando eu "entrei" eu praticamente não conseguia parar de ler.
Foi meio confuso em algumas partes mas eu acho que isso é mais por culpa minha do que do livro.
As vezes os capítulos da Nina me desmotivavam um pouco a ler, porque a história dela não era tão interessante quanto a dos outros, porém, eu gostei bastante da forma como ela "reagiu" aos acontecimentos do final de Crooked Kingdom.
Chorei horrores no capítulo 8.
O Nikolai e a Zoya foram simplesmente perfeitos, e a relação entre os dois deixou o livro mil vezes melhor. Gostei também que nós pudemos conhecer mais sobre o passado da Zoya e o quanto ela sofreu.
O Issak foi um dos melhores personagens, e quanto mais capítulos dele se passavam mais eu gostava dele e do Nikolai.
Se eu já odiava o Darkling por conta de Sombra e Ossos agora eu odeio duas vezes mais. A forma como ele manipulou a Zoya exatamente do mesmo jeito que ele fez com a Alina-
Mesmo que as vezes tenha sido confuso, e em algumas partes até chatinho, no geral eu adorei!
06/2021

booksabelly 26/01/2024

Incrível
Eu tinha me esquecido como Leigh Bardugo consegue me tirar simplesmente as melhores experiências de leitura. A sensação, o medo, a aflição, a felicidade, a tristeza, tudo. Ela consegue me fazer sentir dentro desse mundo, dentro do Grishaverse, que por ser o meu universo literário favorito acaba se tornando a minha experiência com os livros melhor ainda.
Cara, ela consegue, sempre me surpreende. Não esperava por esse final, não msm, estou em choque. Mas, durante todos os capítulos ela conseguiu me surpreender. A forma como tudo se conecta, como ela divide os capítulos fazendo com q vc acompanhe os diferentes pontos de vista ao msm tempo, ela consegue organizar um livro que te traz a emoção de um filme, na verdade, mas que um filme, um Livro com L maiúsculo KAKKKK, deu pra entender né? Não é um livro, É O LIVRO.
Não me lembrava muito de Sombra e Ossos pq faz um tempão q li, mas msm assim não fiquei boiando na história e consegui me conectar com os personagens melhor do q na primeira triologia. Zoya é simplesmente uma personagem incrível, que eu não tinha nenhuma opinião sobre ela e se tornou uma das minhas favoritas. Nikolai nem se fala né? Nada a mais, nada a menos que o Rei de Ravka. Nina, a única de Six of Crows que aparece, oq me dói um pouco, mas que (apesar da minha falta de interesse nos inícios dos seus capítulos) conseguia me prender muito e me emocionar quando citava os meus protegidos? meus ladroes favoritos. Isaak, um querido q se deixou levar pelo amor, e eu já sabia q iria acontecer, mas gostei dele.
E a peste né, oh desgraça q é o Darkling. Não é surpresa pra ngm q msm após o fim de Sombra e Ossos e das leituras dos outros dois livros eu não peguei ódio do Darkling, me irritava? Sim! Mas era ele quem fazia a história acontecer, msm sendo vilão ele qm fez esse mundo acontecer. Nesse livro, eu realmente passo a não gostar dele e desejar que ele morra, já deu. Mas, querendo ou não, ele é o maiorial do grishaverse, o mais poderoso e a razao de toda essa guerra, ruim pra qm tá no universo? Sim. Mas pra mim? ÓTIMO, um livro sem emoção não merece ser lido, certo?
Enfim, escrevi pra caramba KAKAKKAK, mas mais uma vez elogio Leigh Bardugo pq ela sempre consegue me deixar fascinada com seu universo. Amei dms o livro e estou no aguardo de Rule of Wolves chegar.

Alanis Alvez 25/01/2024

King Of Scars é o primeiro livro da duologia, ambientada no universo Grisha criado pela autora Leigh Bardugo. O livro acompanha o rei Nikolai Lantsov, que precisa lidar com as consequências da guerra civil que assolou seu país, Ravka, e com a ameaça de uma nova invasão por parte de seus vizinhos hostis. Além disso, Nikolai esconde um terrível segredo: ele é assombrado por uma sombra demoníaca que pode consumir sua alma a qualquer momento.

Para tentar se livrar dessa maldição, Nikolai conta com a ajuda de sua fiel general, Zoya Nazyalensky, uma poderosa Grisha capaz de manipular o ar, e de um monge misterioso chamado Yuri, que afirma conhecer os segredos dos santos que fundaram Ravka. Juntos, eles embarcam em uma jornada perigosa pelo território inexplorado do país, em busca de uma cura que pode custar mais do que eles estão dispostos a pagar.

Enquanto isso, Nina Zenik, uma Grisha que pode controlar o sangue, está em uma missão secreta em Fjerda, o país inimigo que odeia e persegue os Grisha. Lá, ela descobre uma terrível conspiração envolvendo uma droga que vicia e mata as mulheres grávidas, e decide fazer justiça com as próprias mãos. No entanto, ela também precisa lidar com o luto pela morte de seu grande amor, Matthias Helvar, e com os sentimentos conflitantes que surgem por um novo aliado, Hanne Brum.

"King Of Scars" retorna com maestria ao universo Grisha, trazendo consigo uma trama que amplia a mitologia e a história deste mundo fantástico. A habilidade narrativa de Bardugo é notavelmente envolvente, conduzindo o leitor através de uma escrita fluida e cativante. A alternância dos pontos de vista entre os três protagonistas mantém o ritmo e a crescente expectativa da história.

Explorando temas profundos como política, religião, trauma, identidade e sacrifício, a autora infunde uma complexidade fascinante em seus personagens e nos conflitos que os cercam. Nikolai é um dos personagens centrais, e um dos meus favoritos.

Embora a trama tenha se desenvolvido de maneira satisfatória, algumas questões permanecem pendentes, especialmente no que diz respeito à história de Nina. A relação entre sua narrativa e o enredo principal de Nikolai ainda carece de uma conexão clara, e espero nsiosamente que o segundo livro traga esclarecimentos mais detalhados.

No geral, "King Of Scars" proporciona uma experiência de leitura emocionante, repleta de surpresas e o reencontro com personagens queridos. O universo Grisha, meticulosamente construído e desenvolvido pela autora, demonstra sua genialidade criativa.

Rafaella184 21/01/2024

?Lembre-se de quem você é.?
Eu só não dou 5 estrelas porque fiquei muito triste com o fim de um personagem que me apeguei muito e também porque confesso que durante a leitura, alguns capítulos da Nina eram cansativos e o que eu queria mesmo era ler sobre Nikolai, Zoya e Isaak.
Mas tirando isso, Nikolai Lantsov é um dos meus personagens favoritos desse universo, qualquer coisa que for escrita sobre ele, eu com certeza vou ler.
Foi uma leitura maravilhosa, eu amo a escrita da Leigh, fico sempre pensando ?Como ela pensou em tudo isso????
Já estou ansiosa para ler o próximo! ?

laura 19/01/2024

Surreal.
Genre pelo amor de deus que livro incrível!!!
vou colocar em topicos p poder me organizar melhor e comentar tudo oq quero:
1 - qm quiser ler eu recomendo q leia six of crows e crooked kingdom antes. tendo uma ideia doq é sobre sombra e ossos e tendo lido soc da super p entender e pegar o impacto de king of scars. eu li soc e ck sem ter lido a trilogia sombra e ossos e foi super de boa ate pq nao explora tanto ravka e etc mas esse livro é sobre O NIKOLAI entao obvio q vai precisar ter uma ideia de sombra e ossos e tb sobre soc, ja q temos a querida nina
2 - a leitura fluiu MUITO bem, sempre me choco com o quanto a leigh consegue fazer a leitura passar rapido facilmente e sempre me choco com a escrita impecável dela
3 - eu amei a forma como as fraquezas do nikolai e da zoya foram expostas. zoya eu te amo.
4 - a amizade da nina e da hanne foi MUKTO bem construída meu deus elas são incríveis
5 - em resumo, a história foi apaixonante, os personagens super bem escritos e cativantes, do meio pro final foi uma reviravolta atras da outra. nunca vou me cansar de enaltecer essa autora e o grishaverso, esse mundo criado encantador e muito bem escrito ?

anabiamdg 18/01/2024

Eu sou o monstro e o monstro sou eu
Te amo nikolai, que delícia ler um livro seu. senti falta desses personagens e é ótimo reencontrar com eles, mas o livro é uma perca pra mim pelas regras. a autora quebra as regras do próprio universo, distorce e modifica o que fica mais fácil pro enredo acontecer e isso é insuportável de tão ruim. tem momentos no próprio sistema de magia dela que ela altera tudo que foi introduzido nos outros livros simplesmente por CONVENIÊNCIA. tirando isso, os personagens salvam a história.

laurabagatella 18/01/2024

King of scars
Que livro incrível!!!! Desde q eu li ?Sol e tormenta? e conheci o Nikolai eu estava ansiosissima para ler a duologia dele, e devo dizer, o primeiro livro dela não decepcionou!!! Eu tenho certeza absoluta q se tornou o meu livro favorito do universo grisha (e olha q eu amei todos os outros muito muito muito)!
Eu já amava o universo criado nos outros livros, mas cada vez q eu volto nele eu me apaixono mais ainda! Amo o sistema de magia a ?pequena ciência?, amo as intrigas políticas e o tanto de detalhe q esse mundo tem!!!
King of scars é o primeiro livro da duologia do nikolai e que começo fantástico! O livro me prendeu desde o começo, os múltiplos pontos de vista (q eu amo) são maravilhosos, amei conhecer mais de alguns personagens q aparecem em livros anteriores como a Zoya e o Nikolai.
Gente eu leria mais uns vinte livros do Nikolai, só o personagem dele já faz o livro um 5 estrelas, ele é apaixonante juro!!!! Todo o carisma dele é cativante, e a relação dele com a Zoya é muito interessante (ele irritando ela a qualquer momento e ela xingando ele a qualquer momento)! Aliás, ler pelo ponto de vista de Zoya foi muiito legal, consegui entender melhor ela e suas motivações, e entender melhor seu passado também!
E o final?!?!?!?!? Gente eu não esperava por isso, fiquei em choque por um bom tempo aí juro. Não sei oq vai acontecer, mas estou muuuuito animada para ler o segundo livro da duologia e infelizmente o último?

Jojo 17/01/2024

Decepcionante
Sinceramente, a única expectativa que tinha sobre o livro era um bom foco no Nikolai e isso não aconteceu, muitos momentos que o foco parecia mais nos outros personagens. Normalmente eu gosto quando tem pov's de mais personagens, mas nesse livro me irritou pq mudava toda hora e parecia não sair do lugar. A leitura rendeu depois dos 65% e ainda me decepcionei com o final, com aquele desgraçado voltando...

Eu realmente queria ter amado esse livro ?

alice.1 17/01/2024

? Prometa que vai voltar para nós.
?Nós esperamos uma eternidade por você, Nikolai Lantsov. Seria uma pena se nos decepcionasse agora.?

Fernanda 16/01/2024

Esse livro é perfeito do início ao fim, não consegui parar de ler desde a primeira frase. Conseguimos ver toda a dor que o darkling causou a todos e vemos o nikolai fazer de tudo para salvar o seu país

Tamara174 14/01/2024

Eu real gostei do livro, da pra ir entendendo a história ao decorrer, mas acho que ler os outros livros tornaria mais fácil e tals, amei as histórias adicionais, e a zoya é muito pik@ mds que mulher, só achei meio sem sentido o final, mas curiosa pra ler o resto e ter explicações

ps: a personalidade do Nikolai literalmente é muito divertida e leve, você se apaixona nele, além de lindo é responsável e gado de mulher o glória