Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Alessandra Leandro 12/12/2023

Que história intrigante
Se a gente imaginar que a premissa da história foi baseada num fato real, torna toda a história intrigante e gera muita curiosidade. O texto começa falando que o avô do noivo, durante o casamento dele, encontra a avó da noiva e identifica como sendo sua esposa que ele acreditava estar morta.

O desenrolar da história ocorre contando todos os momentos da vida dos personagens até chegar naquele momento.

A escrita é fluída e mostra sensibilidade em momentos de drama.

Denise 01/05/2018

Bonzinho
O livro está super bem avaliado aqui e ele tem uma ótima escrita,mas não me conquistou.A autora focou muito mais na parte da arte do que no drama e no romance somente no final ela fez umas cenas mais tristes. Comigo não funcionou,não é ruim,mas nada para ficar gravado no coração.

Glauci 08/05/2018

Leitura Concluída: Um amor perdido - Alyson Rickman.

Não tenho palavras. Apenas lágrimas.
Em um outro livro que falava sobre perdas de guerra, eu me perguntava "como o ser humano é capaz de suportar tanta dor?" E nesse, o questionamento é: "como o ser humano é capaz de produzir tanta dor!". Eu sempre corri de histórias que falavam sobre o sofrimento do povo judeu, e hoje vejo que corri com razão. É muito triste. E dói mais, por que sabemos que isso foi real.
Classificação no skoob: cinco estrelas.
Valeria 18/05/2018minha estante
E tão triste assim??? Não gosto de livro triste. Acho melhor eu não ler.

Kelly.Christinne 29/11/2023

Um bom livro que nos traz uma visão diferente sobre a vida antes, durante e depois de uma guerra. Amores perdidos, vidas perdidas, sonhos que não podem ser realizados.

Stitcha 19/03/2023

Sem palavras
Gente, demorei 3 semanas pra chegar na metade do livro porque achei bem arrastado, mas depois disso foi só ladeira abaixo e não conseguia largar, foi tão doloroso, tão triste que quando terminei senti um vazio enorme.
Conta a história não só de Lenka mas de várias pessoas tão injustiçadas quanto ela, e só de saber que algumas pessoas ali dentro foram reais me dá vontade de chorar.
É doloroso, cruel e devastador.
É difícil acreditar que pessoas tinham coragem de fazer isso com outros seres humanos, é um nível de maldade absurda.
É difícil acreditar que pessoas conseguiram sobreviver a isso tudo.
Um dos livros mais dolorosos que já li na minha vida.
Não tem palavras pra expressar e não consigo imaginar sequer por 1 segundo o que é sentir na pele o que eles sentiram.
O que a arte fez por essas pessoas, o protesto de cada um deles foi GIGANTE.

Michele.GaviAo 29/03/2020

Sem palavras para esse livro. Triste e emocionante ler as linhas sobre sofrimento e coragem desses personagens. Um livro que com certeza ficará em minha memória e meu coração.

Debyh 25/06/2018

Eu não sou muito fã de ler histórias que aconteceram em algum momento histórico ou que nos remetem a realidade, e neste livro temos isso já que se passa no holocausto. Então não me vi muito empolgada no início, mas aí li o título e todo o resto parecendo tão dramaticamente romântico me deram um pouquinho mais de vontade de ler. Romances dramáticos (ficcionais, é claro) são o tipo de história que eu curto ler.
Lenka é uma jovem que ama pintar e pretende se formar na faculdade de artes em breve. Possui uma boa vida, estável e tem uma boa família, uma jovem com muitos sonhos e uma enorme vontade de realizá-los. Quando conhece Josef se apaixona perdidamente e os dois desejam ter uma vida juntos. Mas então a realidade acontece e tudo ao seu redor parece estar mudando para pior, agora cabe aos dois tentarem juntos pensar no que fazer com todo o caos da guerra que está se iniciando na vida deles e dos outros judeus.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/um-amor-perdido-alyson-richman/

beta leitora 11/08/2018

Resenha: "Um amor perdido"
“Um amor perdido” é uma narrativa sobre amor, lembranças e destino.

Diferente de muitos livros, essa trama se inicia 70 anos depois em uma festa de noivado. Então, através de um desenho a protagonista transporta o leitor para Praga, antes do começo da Segunda Guerra Mundial.

Conhecemos a história de Lenka e Josef, um casal que vivenciou a guerra de duas maneiras diferentes. Eles se conheceram ainda jovens e eram apaixonados um pelo outro. Até que recebem a notícia de que os nazistas ocupariam Praga em breve. Isso faz muitas pessoas quererem se mudar dali e procurar um novo lugar para morar. A família de Josef arranja vistos e passagens para irem para os EUA e conseguem para Lenka também. Contudo, ela não aceita, porque nunca seria feliz com a ideia de que está deixando seus pais e sua irmã para trás, então ela decide ficar. O casal faz uma promessa de um dia se reencontrarem e que Josef iria conseguir passagens para levar Lenka e sua família para os EUA. Porém, a 2ª GM começa e tudo fica mais difícil.

A partir daí, a história se divide em duas perspectivas. A de Josef, que teve a oportunidade de recomeçar em outro continente, mas nunca esqueceu do seu primeiro amor e a de Lenka, que é levada para um campo de concentração e vivência a guerra, mas usa a arte como escape.

Apesar de separados e tendo experiências completamente diferentes, o amor dos dois sempre esteve vivo em suas lembranças.
Tudo é contado pelos olhares dos protagonistas, então é muito detalhada a percepção deles ao que está acontecendo. O que deixa a narrativa forte e emocionante.

Essa história mexeu muito comigo. Personagens que presenciam o medo na guerra, perdem suas famílias, têm a chance de recomeçar e quando menos esperam o destino prepara uma surpresa (muito) emocionante para eles. No final, eu só queria abraçar a Lenka e o Josef.

site: https://betastories.wordpress.com/2018/08/10/resenha-um-amor-perdido/

Morgana 17/09/2018

Essa obra apresenta uma história tão honesta e ao mesmo tempo tão cruel como as vezes a vida costuma ser. Um romance tão verdadeiro como o amor de muita gente que anda perdido por aí, tão real quanto o destino!

Quem acompanha o blog há um tempo sabe que somos friccionadas nas histórias que se passaram no período da Segunda Guerra Mundial. Neste livro da editora Bertrand Brasil, que vem recheado de relatos reais, acompanhamos o desfecho da guerra pelo ponto de vista dos personagens principais, Josef e Lenka, casal unido pelas memórias, mas implacavelmente separados pelo destino e horrores do periodo.

Composta de perdas e separações, essa história vai aos extremos e é impossível não fisgar o leitor a cada página. Da faculdade, dos sonhos e esperanças, quando os protagonistas se encontram e começam a se apaixonar até os campos de concentração com suas incertezas e horrores que só os livros de História costumam relatar e custamos a acreditar.

É bonito ver a entrega de Lenka por sua família para encarar tudo, ao recusar a única chance de salvação da sentença de prisão e renuncia de viver um grande amor por puro pertencimento. Josef por outro lado consegue fugir, mas não fica isento da dor e durante anos suporta o estranho vazio do silêncio das cartas não enviadas e das que não possuem respostas.

Os relatos são ricos de detalhes e sensações. Acompanhamos uma grande artista que retrata as sombras da tirania nazista em seu gueto, se apegando às pessoas e detalhes para espalhar um pouco de esperança de vida em meio ao cenário de morte, como também um obstetra que busca propósito em cada criança que traz ao mundo.

Nenhum deles foram extremamente felizes, Josef ainda escondia as cartas não respondidas da sua esposa e filhos, assim como Lenka tentava esconder de sua filha a tatuagem de números que ganhara em Auschwitz, contudo os dois se permitiram viver porque era a única saída, até o dia em que a vida lhes apresentou uma surpresa.

Alyson Richman utiliza um cenário de fundo encantador e devastador para repassar uma história comovente e inspiradora, estou fascinada com o trabalho dela. Sem dúvidas, uma das melhores leituras de 2018!

Carolina 21/12/2018

Um sentimento que não da pra explicar
Meu deus ! Que livro ! Que leitura mais gostosa. Voce começa a ler e nao quer parar. Uma narrativa facil, cheia de acontecimentos, descriçoes, maravilhosa ! A parte que envolve a realidade dos judeus durante a guerra eh de fato tenebrosa e triste. Mas esse fim, ai meu coraçao. Um romance bem gostoso de ler e um sentimento inexplicavel.

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Um Amor Perdido
✨Separados pela guerra, unidos pelas lembranças✨⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Josef e Lenka se apaixonaram ainda jovens. Ela recém aceita na Academia de Artes de Praga e ele cursando medicina em um período pré-guerra. Ambos com um futuro promissor pela frente mas que com a ameaça que estaria por vir, sentem a necessidade de casar-se o quanto antes.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Fizeram seus votos ao pôr do sol e foram felizes por poucos dias. Josef partiria com sua família com vistos comprados no mercado negro e Lenka recusara veemente a deixar seus pais e sua irmã a mercê dos alemães. Despediram se cheios de promessas e com a esperança de um reencontro o mais breve possível.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Josef acreditando ter perdido sua amada, refaz sua vida e torna-se um médico bem sucedido, mas carrega no peito uma saudade imensa e o arrependimento de não ter sido mais incisivo em suas atitudes. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Lenka sente na pele o horror do Holocausto. Vivendo um tempo em Terezin, sua arte é o que a mantém viva nos dias mais difíceis e nas piores situações que uma pessoa é capaz de passar.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
💭Um Amor Perdido é um livro que retrata a vida de dois personagens separados pela guerra que sofreram cada um à seu modo os efeitos causados por esse período. A protagonista é uma mulher forte e que tem o desejo de proteger sua família a todo custo, mesmo que pra isso ela precise sacrificar sua própria vida. Ler sobre todos os horrores e atrocidades cometidas, me deixaram com um nó na garganta e de coração apertado, mas sobretudo, me ensinaram a dar valor ao mundo em que vivemos e às pessoas que amamos.

site: https://www.instagram.com/justibooks/

nayanebrito 24/02/2019

Resenha originariamente postada no IG @sentencaliteraria
❝Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro. Quando você sonha com o escuro, está praticamente morto.❞

Um Amor Perdido / @bertrandbrasil / 5⭐️’s + ❤️

A história acontece na Praga do pré-guerra. Lenka, uma jovem estudante de arte, e Josef, um médico recém-formado, se apaixonam secretamente e juntos resolvem se casar. Pouco tempo depois, ambos são separados pela guerra, como tantas outras famílias.

Após essa separação, Josef torna-se um obstetra bem sucedido na América e consegue construir uma nova família. Lenka não teve a mesma sorte. Ao decidir ficar com a família em Praga, a ocupação nazista acaba levando-a junto com a família para o Gueto de Terezín, onde sobrevive graças ao seu dote artístico e à memória do seu marido. Só que o destino é imprevisível, e o futuro talvez seja ainda mais surpreendente que o passado.

❝Procuro por ela no olhos das velhas senhoras que atravessam a rua. Minha segunda esposa, a quem eu aninhava todas as manhãs, na cama, não eram o esteio do meu sono; era Lenka quem me visitava em meus sonhos.❞

Esse pode parecer mais um livro sobre guerra ou sobre um período histórico. E é. Mas vai além. A grande história vivida pelos personagens e a forma como foi escrita com cada sentimento deles destacados, foi uma surpresa. Uma bela surpresa. Eu senti tudo nessa história. E saber que são histórias reais, me surpreendeu ainda mais, porque me aproximou dos personagens.

O sofrimento que a Lenka vivenciou durante os longos anos que esteve separada de Josef, foram um mártir e deu pra perceber cruamente. Josef não sofreu menos e nunca, em nenhum momento, deixou pra trás ou esqueceu a mulher que amou. É uma história que trata da dor, em suas diversas formas, e do amor, em sua plenitude.

site: https://www.instagram.com/p/BoxOalDHPaQ/

Cláudia - @diariodeduasleitoras 04/12/2019

Um amor perdido
"Separados pela guerra, unidos pelas lembranças"

No livro conhecemos Josef e Lenka, dois jovens que vivem com suas famílias no período anterior à guerra em Praga, na Tchecoslováquia. Os dois se conhecem e se apaixonam perdidamente e com a proximidade das batalhas decidem se casar. Porém, com o início da perseguição aos judeus ambos são separados e simplesmente um acha que o outro morreu durante a guerra. O reencontro, e isso não é spoiler, só acontece mais de 60 anos depois com todas as feridas de uma vida que jamais poderá ser recuperada e os traumas de todas as perdas que a crueldade humana foi capaz de proporcionar.

O interessante desse livro é que apesar do romance entre Lenka e Josef ser o eixo central da história apresentada pela autora, ele acaba sendo apenas um pano de fundo para navegarmos nos acontecimentos da guerra.

Já li muito sobre Holocausto - ficção e não ficção - e, para mim, essa obra é uma das melhores. Os horrores da guerra servem de pano de fundo para um amor que dura por toda a vida, e essa história é daquelas que permanece com a gente mesmo após terminar a última página.

O livro é contado intercalando a perspectiva de Josef e Lenka. Ele já vivendo nos dias atuais e lembrando toda a sua trajetória no período pós guerra, na sua busca por Lenka e a decisão de formar uma nova família. Por outro lado, temos Lenka narrando sua trajetória junto a sua família durante o período de guerra. Da expulsão de Praga, ao anos no Gueto de Terezín, até a libertação após o final da batalha.

Fica a indicação para os fãs (assim como eu) de romances históricos e/ou pessoas interessadas nas temáticas que se passam pela Segunda Guerra Mundial ..

Ps: o livro foi vencedor do prêmio Long Island Reads em 2012.

Ps 2: há rumores de adaptação cinematográfica em breve, então corre para lê-lo.

@bibliotecadedramas 16/12/2019

Uma história de amor separada pela guerra
Essa é a história de amor de Lenka e Josef que a guerra separou. A narrativa é contada em primeira pessoa pelos protagonistas e alternando entre os dois. O romance se inicia no começo da guerra e então temos uma noção de como era a vida das pessoas em Praga antes de tudo começar. Essa parte inicial livro foi um pouco morna para mim, se arrastou bem lentamente, mas voltou a engrenar nos 40% em diante da leitura. Não vou entrar em muitos detalhes para não soltar nenhum spoiler, mas a história conta as vidas completamente diferentes que esses personagens tiveram separados pela guerra e o rumo distinto que se deu aos dois: Josef nos EUA e Lenka no gueto de Teresín.

Embora a história de amor dos dois tenha tido essa ruptura cruel por conta da guerra (afinal essa é a base principal do livro), fica claro que apesar de todo o sofrimento do amor perdido de Josef, é Lenka quem sofreu muito mais. Emocionalmente e fisicamente falando. Ela é quem VIVEU a guerra, ela é quem viu todos os HORRORES, ela é quem quase morreu. Então em praticamente todo o livro, eu tive muito mais empatia por Lenka a Josef (que em muitos aspectos eu o achava um pouco egoísta principalmente enquanto ele se referia a Amália, enfim… Foi esse meu sentimento, as vezes me irritava um pouco certas coisas que ele detalhava).

Embora essa história de amor seja uma ficção, há fatos e pessoas reais que existiram nesse período tão cruel da nossa história mundial: os desenhos das crianças do gueto que estão em um museu judaico de Praga, alguns nomes importantes, como era a vida no gueto de Teresín. Não foi uma das melhores histórias que li sobre esse tema, na verdade, acho que fica até um pouco longe disso, mas é um bom livro sim! Eu só acho que aquele comecinho e o final (pois um liga ao outro e só lendo pra saber) foi um pouco surreal e óbvio demais, eu teria dado um outro fim mais condizente com a realidade que uma guerra causa.

site: https://shejulis.com/livro-um-amor-perdido/