Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Kduque 23/11/2022

Um Amor Perdido, Alyson Richman

Quando iniciei esse livro achei que seria um romance maravilhoso, cheio de encontros e desencontros, com aquelas cenas de amor apaixonantes, mas não foi e me surpreendi com a história a cada página. Durante a segunda guerra, a vida de uma família judia é contada, suas experiências e traumas, antes e depois, dos horrores vividos no campo de concentração são relatadas com maestria, tanto que a dor dos personagens é tão real, que sofri junto. Só senti falta de um final mais detalhado sobre o casal principal, porém, mesmo assim, foi o melhor livro que já li até hoje.

Natasha Viana 15/12/2022

Que história impactante! É muito mais que uma história de amor!
Inspirado em pessoas reais, essa história nos leva ao gueto e, a privações e torturas inimagináveis.
Emocionante seguir Josef e Lenka pela vida que os levaram a lugares tão distantes e no fim, por um milagre, se reencontraram...

Conselho de Josef a sua filha sobre o amor:
"raios dourados de luz do sol inundam seu cabelo, banham seu rosto. Inspire-os. Respire-os. E eles jamais irão abandonar você. Se você prender a luz do sol na palma da sua mão, ela se tornará uma sombra. Se você prender vaga- lumes em um vidro, eles morrerão. Mas, se você amar com asas, sempre experimentará a alegria de se sentir em suspensão num voo."

Keell 31/01/2024

Não é um livro de romance, é uma história sobre duas pessoas que se amam, se casam e são separadas pela guerra.

O livro traz mais relatos da vida de Lenka e Joseph após a separação do que de fato um romance, é uma história bem triste, e por mais que aqui seja uma ficção, sabemos que muitos relatos são reais no que diz respeito aos nazistas. Não entra na minha cabeça que pessoas foram tão cruéis a esse ponto, tudo por uma ideologia de merda. O que aconteceu na 2° guerra mundial está longe de ser cruel, não existem palavras para descrever tamanha atrocidades as pessoas, aos idosos, crianças, homens, mulheres ou simplesmente judeus, é triste de verdade. Me peguei chorando em diversos momentos quando a PP descrevia a vida nos campos de concentração, em Joseph acreditando que Lenka morreu na câmara de gás e etc, é realmente muito triste.

A única felicidade que podemos encontrar nesse livro foi saber que os dois sobreviveram, que o amor deles sobreviveu , não se esqueceram mesmo após tanta tragédia envolvendo a vida dos dois e mesmo após 60 anos se reencontram no acaso (não é spoiler, é o 1° cap).

Enfim, aconselho a leitura, mas tem que ter coragem para ler as descrições da guerra.

Alessandra Leandro 12/12/2023

Que história intrigante
Se a gente imaginar que a premissa da história foi baseada num fato real, torna toda a história intrigante e gera muita curiosidade. O texto começa falando que o avô do noivo, durante o casamento dele, encontra a avó da noiva e identifica como sendo sua esposa que ele acreditava estar morta.

O desenrolar da história ocorre contando todos os momentos da vida dos personagens até chegar naquele momento.

A escrita é fluída e mostra sensibilidade em momentos de drama.

Stitcha 19/03/2023

Sem palavras
Gente, demorei 3 semanas pra chegar na metade do livro porque achei bem arrastado, mas depois disso foi só ladeira abaixo e não conseguia largar, foi tão doloroso, tão triste que quando terminei senti um vazio enorme.
Conta a história não só de Lenka mas de várias pessoas tão injustiçadas quanto ela, e só de saber que algumas pessoas ali dentro foram reais me dá vontade de chorar.
É doloroso, cruel e devastador.
É difícil acreditar que pessoas tinham coragem de fazer isso com outros seres humanos, é um nível de maldade absurda.
É difícil acreditar que pessoas conseguiram sobreviver a isso tudo.
Um dos livros mais dolorosos que já li na minha vida.
Não tem palavras pra expressar e não consigo imaginar sequer por 1 segundo o que é sentir na pele o que eles sentiram.
O que a arte fez por essas pessoas, o protesto de cada um deles foi GIGANTE.

JESSICA53 16/07/2023

Uma quase história de amor ?
Confesso, que pela premissa esperava uma história de amor arrebatadora que sobreviveria a guerra.
Não foi o que aconteceu! A história é narrada no presente e no passado. No passado por Lenka, que escolhe não fugir da Europa para ficar com sua família. E no Presente por Josef que segue em frente com a promessa de conseguir tirar Lenka e sua família da Europa. Confesso que o relato de todo sofrimento e dor dela é o que nos prende a história toda.
Vale muito a pena, pois não é uma história com final feliz.

Kelly.Christinne 29/11/2023

Um bom livro que nos traz uma visão diferente sobre a vida antes, durante e depois de uma guerra. Amores perdidos, vidas perdidas, sonhos que não podem ser realizados.

a.bookaholic 07/04/2018

Há quem prefira livros de fantasia. Mas eu acredito que as histórias mais fantásticas são aquelas inspiradas na vida real.

A intenção da autora era escrever um livro sobre uma artista judia que, devido ao talento, conseguiu sobreviver ao nazismo. Mas um dia, ela ouviu uma história que se transformou no primeiro capítulo desse livro: em um casamento, a avó da noiva e o avô do noivo que até então não tinham se visto ainda, se reconhecem como marido e esposa que haviam sido separados pela guerra. E assim surge Um Amor Perdido.

O livro começa como uma história de amor. Na Tchecoslováquia pré-guerra, Lenka, uma estudante de artes, se apaixona pelo irmão de sua amiga, Joseph. Eles tem um breve romance e devido às restrições impostas aos judeus que cresciam a cada dia, se casam rapidamente.

Seguindo o exemplo de muitas outras família judias que já estavam deixando o país enquanto era tempo, a família de Joseph conseguiu passagens e passaportes para partirem para os EUA. Mas pelo fato de não terem conseguido o suficiente para levar a família de Lenka junto, ela escolhe ficar.

O casal toma rumos diferentes com a promessa de se encontrarem no outro continente, porém, uma série de acontecimentos faz com que ambos acreditem que o outro está morto.

Um dos diferenciais desse livro é que boa parte se passa no gueto de Terezin. Dos livros com essa temática que eu li, todos se passavam dentro dos campos de concentração, e eu não sabia exatamente o que acontecia nos guetos. Aqui descobrimos como as coisas eram, como funcionava a resistência, como os judeus tentavam contatar as pessoas de fora. Esse livro mostra como os artistas judeus foram importantes, arriscando suas vidas para registrar as atrocidades do nazismo.

Eu nem sei descrever o quanto me emocionei com esse livro! Histórias assim sempre me fazem pensar em quantas vidas foram destruídas unicamente pela maldade humana... Leitura sensacional e recomendadíssima!

site: https://www.instagram.com/a_bookaholic/

Amiga Leitora 09/04/2018

Sou o tipo de leitora que não abre mão de obras com grandes acontecimentos históricos de fundo, principalmente se estiver relacionado a Segunda Guerra Mundial. Por mais desumano que seja estar diante de acontecimentos assim, esse tipo de leitura me faz refletir, me auto analisar como pessoa e batalhar para ser um ser humano melhor. Então quando 'Um Amor Perdido' chegou em minhas mãos, antes mesmo de seu lançamento oficial (30/04/2018), não tive duvidas de que seria uma estória comovente e inspiradora.

Em 'Um Amor Perdido' conhecemos a história de Lenka e Josef, um jovem casal separados por uma guerra barbara e desumana, mas que ainda sim nos mostra o poder da bondade e do amor em meio a situações ruins da vida.

A narração navega por uma linha de tempo irregular, horas no presente e horas no passado, sendo Josef o narrador dos momentos pós-guerra e Lenka na pré-guerra. A estória começa quando Josef descobre que sua esposa não foi morta, a partir daí somos levados de volta ao passado em Praga, onde Lenka conta os momentos marcantes da sua infância, adolescência e vida adulta.

Lenka vem de uma família Judia, seu pai é dono do próprio negócio, e sempre deu uma vida confortável a sua esposa e duas filhas. Além de ser uma família muito unida e bondosa, as meninas sempre contaram com os cuidados de Luci, que após engravidar decidiu que era hora de deixar o emprego com um lindo laço de amizade a ligando a esta família.

Foi quando Lenka iniciou a faculdade de artes que conheceu a extrovertida Veruska, ambas se tornaram muito amigas, e graças a este convívio Lenka conheceu o amor da sua vida. Junto com o nascimento desse amor veio também os primeiros indícios de guerra, e depois de viverem um romance as escondidas, Josef decide pedir Lenka em casamento e leva-la para America. No entanto seus planos não saem bem como o esperado, e os dois terão suas vida de casados interrompida por esse grande desastre.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora Alyson Ruchman, e confesso que me senti lendo algo semelhante a Lucinda Riley. A narração fluiu com mesma facilidade que passado e presente se entrelaçavam nesse enredo. O romance entre homem e mulher que aparentemente seria o foco da história, perde destaque para uma obra emocionante, que nos faz sentir na pele os momentos de crueldade que os judeus precisaram enfrentar nos campos de concentração nazista.

Além disso a leitura nos permite ver o quanto uma guerra é capaz de transformar um ser humano, mudar sua vida e seus sentimentos. Lenka que era uma garota cheia de fé e esperança, chega em um momento que começa a questionar sua própria fé. Foi impossível não derramar lágrimas e mais lágrimas em meio a esses momentos.

Os personagens dessa história são todos encantadores, criei uma afeição enorme por cada um deles. E pela primeira vez li um livro sobre a Segunda Guerra Mundial que me levou para dentro de um campo de concentração nazista, o que me fez sentir na pele os momentos de angustia e de esperança narrado pela nossa protagonista. É imensamente desconsertante ter em mente que essa foi sim uma guerra real e que pessoas de verdade passaram por todo esse caos e sofrimento.

'Um Amor Perdido' é uma obra prima de emoções que chegou despretensiosamente e mexeu com todas a emoções que existe dentro de mim. Eu não esperava me comover tanto quanto fui comovida, e recomendo essa leitura para todos, sem restrições. É com certeza uma história comovente que reforça tudo o que conhecemos sobre AMOR, FAMÍLIA, DOR E ESPERANÇA.

* Escrito por Thais Teixeira do Blog Amiga da Leitora

site: http://www.amigadaleitora.com/2018/04/resenha-um-amor-perdido-bertrandbrasil.html

Driely Meira 21/04/2018

Estou encantada
Lenka é uma estudante de artes plásticas que vive em Praga com a família; a mãe, o pai comerciante e a irmã mais nova. Apaixonada por Josef, um estudante de medicina e irmão de sua melhor amiga, ela se vê presa num caos terrível quando as pessoas começam a voltar-se contra os judeus, e a Tchecoslováquia é invadida pelos alemães. A família de Josef consegue fugir para a Inglaterra, mas a Lenka só resta esperar para ver a se a guerra vai acabar, ou se sua família conseguirá fugir também.

Quando recebi este livro eu já tinha lido alguma resenha a respeito, e já estava mega curiosa. Não é segredo que eu amo histórias que se passam no período das guerras mundiais, principalmente se elas trazem um romance junto. E o romance de Lenka e Josef é lindo! Meu coração se apertava sempre que eu me lembrava que eles seriam separados por causa da guerra, e como no início do livro a autora narra o reencontro deles, muito anos depois (mais do que eu gostaria...haha’), eu ficava imaginando o que teria acontecido naquele intervalo de tempo em que não estavam juntos.

Lenka é uma protagonista incrível. Decidida a seguir seus sonhos de se formar na Academia de Artes de Praga, ela estava sempre desenhando ou pintando coisas, e mesmo depois que tudo parecia perdido, continuava desenhando, como uma forma de escape e também de rebelião. A admirei muito quando deixou que Josef fosse embora sem ela, para que ficassem com sua família em Praga, e mais ainda quando foi forte e sobreviveu às prisões, humilhações e mortes que o Holocausto impôs em sua vida. Dona de uma personalidade incrível, Lenka é o tipo de personagem que a gente sempre procura num livro, e também aquele tipo em que só queremos abraçar e dizer que tudo vai ficar bem.

Josef não fica muito atrás, mas como as partes narradas por Lenka (o livro é narrado pelos dois) foram mais profundas, mais envolventes e mais “pesadas”, eu me senti mais conectada a ela do que ele; ainda assim não nego que a vida para Josef foi difícil, principalmente depois de ter deixado Lenka para trás. Ele perdeu muito, e acho que podemos dizer que até mesmo se perdeu ao longo da história, pois nunca mais foi o mesmo.

Um amor perdido é um livro muito emocionante, foram diversas as cenas que me fizeram chorar, e quando cheguei aos agradecimentos e vi que a história tinha um quê de realidade – essa história realmente aconteceu e muitos dos personagens do livro realmente existiram e tiveram o mesmo destino da história de Alyson –, aí meu coração se apertou de vez. Um amor perdido não é só um romance que se passa na Segunda Guerra Mundial; é uma prova de que o ser humano pode se manter de pé e esperançoso mesmo nas piores situações, e fazer o seu melhor para os outros – apesar de que esses acontecimentos foram causados justamente por seres humanos -, é bom acreditar que, mesmo que haja maldade no mundo, há o dobro de bondade, ainda que não tenhamos conhecimento disso no momento em que acontece.

Eu ainda não tinha lido nada da Alyson, mas posso dizer que me tornei uma fã. Sua escrita é bem leve e envolvente, tem o toque certo de romance e drama, e começar a história no ano de 2000 – bem depois dos acontecimentos da guerra – foi uma jogada e tanto! Não há nada melhor do que saber um pouquinho de presente e voltar para o passado, conhecer os personagens, suas histórias, e só então voltar para o presente, quando já os conhecemos e sabemos pelo o que passaram.

Um amor perdido se tornou um dos meus favoritos não só do ano, mas também da vida. Não duvido que volte a lê-lo um dia. Queria agradecer, mais uma vez, ao Grupo Editorial Record por ter me enviado essa prova; o livro é simplesmente maravilhoso, e se alguém ainda duvida que amores antigos podem se reencontrar mesmo depois de terem passado pelo inferno na terra, Um amor perdido está aqui para provar que isso pode ocorrer. Recomendo para todos os leitores, até mesmo para os que não são muito fãs de romances; acreditem, esse livro vale a pena.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Cheiro de Livro 09/05/2018

Um Amor Perdido
O livro de Alyson Richman começa em uma festa de casamento onde o avôs do noivo e a avó da noiva se encontram pela primeira vez e se reconhecem. O avô fala “Lenka. Sou eu, Josef, seu marido”. Desse momento em diante somos transportados para os horrores da Segunda Guerra Mundial e o que fez com que esses dois se perdessem no tempo. Não há nada de inovador na narrativa e mesmo assim ela é envolvente.

“Um Amor Perdido” (tradução de Ana Carolina Mesquita) reconta como dois jovens tchecos se apaixonaram, casaram e foram separados pela Segunda Guerra Mundial. O romance começa no entre guerras e funciona para ambientar o leitor em como viviam os judeus em uma Praga pré ocupação nazista. O conforto, a despreocupação e, principalmente, dois jovens apaixonados vão nos guiando lentamente por um mundo que começa a mudar e a endurecer. É quando Lenka e Josef se separam que o livro ganha em força. Cada parte do casal vai contar uma realidade inerente aos que sobreviveram a guerra: Josef a saudade e a culpa dos sobreviventes e Lenka as agruras de sobreviver no dia-a-dia em uma guerra.

A narrativa de Lenka é mais forte, impressiona mais talvez por meu pouco conhecimento sobre o Terezin, um campo de concentração e não de extermínio montado pelos nazistas na Tchecoeslováquia. Como Lenka trabalhava no campo, como ela desenhava, como, mesmo em meio a privações, a vida seguia. A descrição de como os artistas faziam questão de retratar todo o horror que os cercava e como muitos desses trabalhos sobreviveram para nos lembrar sempre o que aconteceu. É impossível não se emocionar com as perdas que Lenka tem ao longo dos anos em campos de concentração nazistas e com tudo que ocorre quando os nazistas começam a realizar que a guerra está perdida.

O que Josef conta é a parte menos explorada em narrativas de guerra: a culpa dos sobreviventes. Josef foge da Europa antes da guerra explodir e isso não significa que ele não tenha perdas enormes e que o peso de ter conseguido fugir não o esmague e o molde. A vida de Josef nos EUA é confortável, ele não passa privações mas é assombrado pelo fantasma da sua família, pela culpa de ter se separado de Lenka. Josef continua buscando os seus mesmo depois do final da guerra, continua parado no tempo buscando uma vida que foi destruída em outro país.

Richman transforma em algo envolvente uma história já contada milhares de vezes e isso é um grande mérito do livro. O romance de Lenka e Josef é apenas um pano de fundo para mostrar os horrores da guerra. O inacreditável é que precisamos, mais do que nunca, lembrar as pessoas o que o antissemitismo, o nacionalismo exacerbado e o totalitarismo são capazes de fazer.

site: http://cheirodelivro.com/um-amor-perdido/

Gislaine 10/05/2018

Q livro emocionante!Onde o coração fica na mão durante toda a leitura.Qto sofrimento,qta dor a Guerra,o Holocausto causaram aos judeus.O amor de Lenka e Josef seria uma leveza no meio de tanta morte,mas não foi bem assim......
Amei,de um jeito estranho,pq como amor uma história c tanta tristeza??? Amei sim,cada judeu q se encaminhou a lugares q não faziam ideia do q esperar,uns a morte,outros a maneiras de pessimamente sobreviver, tenho compaixão por cada um, e por fim, amei como a autora terminou a história de L&J .

Tamires.Xavier 31/05/2018

Um Amor Perdido
Um livrão que indico sem piscar pra todos que querem conhecer um pouco sobre a segunda guerra mundial.
Um romance baseado em fatos reais, que conta a história de um casal que se apaixona antes da guerra e resolvem se casar, mas são separados no início da guerra.
Muito além da história de amor dos dois protagonistas,nos deparamos neste livro com histórias de pessoas reais que morreram e outras que sobreviveram ao holocausto, porém o que mais chamou a atenção foi a descrição do que acontecia nos campos de concentração e como as pessoas eram massacadas e levadas a morte.
Um livro comovente que faz você chorar litros.

Billo 15/03/2023

Resistência
Um amor que nasceu separado por uma guerra, por tragédias, um recomeçando, o outro lutando tentando sobreviver apesar das perdas, ambos aprendendo a seguir em frente, a reconstruir suas vidas.
Acompanhamos como nossos protagonistas passando por todas as atrocidades causadas pela guerra, seguem em frente, criam laços e famílias enquanto lutam com seus traumas até um reencontro.
Uma história que envolve do início ao fim, mostrando que a vida segue apesar de tudo.