Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

umalivraria 18/05/2018

Resenha @umalivraria - #resenhasdaelay
❝Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro. Quando você sonha com o escuro, está praticamente morto.❞

No período pré-guerra, a jovem Lenka é uma estudante de Artes, tem uma vida normal, cumpre sua rotina e ama o que faz. Sua família possui bens e sua condição financeira é estável. Na cidade de Praga, a garota vive em um bom bairro e tem uma personalidade bastante sonhadora.

Josef é médico e judeu, logo se encanta por Lenka. A paixão é recíproca, ambos possuem uma grande capacidade de sonhar, levando a grandes promessas para o futuro. Eles são apaixonados e decididos a ficar juntos para o resto da vida.

A Segunda Guerra Mundial destruiu a vida de várias pessoas e os judeus que moravam na Europa tinham ainda mais com o que se preocupar. É nesse grande tumulto que o casal decide se casar, planejando uma fuga para os Estados Unidos logo após o casamento.

Josef consegue fugir, Lenka acaba ficando no horror da guerra. A jovem já não acredita que seu marido conseguiu o que eles tanto desejavam e acredita que ele morreu. Nos Estados Unidos, Josef também recebe a notícia da morte de Lenka.

O que eles não sabiam é que os dois estavam vivos. As marcas desta separação viveriam e os atormentaria. O reencontro estava mais perto do que eles imaginavam.

As obras que retratam os sofrimentos da guerra sempre são bem emocionantes e fortes. O romance traz detalhes sobre o que aconteceu naquela época e isso me surpreendeu, pois imaginava que a história ficaria bem centralizada nos sentimentos dos personagens.

A esperança é o ponto central, a autora deixou bem claro que essa foi a mensagem que ela quis passar com todo esse enredo. Lenka é uma mulher firme, resistente e demonstra exatamente o que a guerra faz. Uma simples estudante de artes que sofre nos campos de concentração, mas não deixa de sonhar e acreditar que o mundo irá ser melhor.

A escuridão está ao seu redor, mas ela permanece tentando e buscando cor nos detalhes. Está faltando um pouco dela em cada um de nós.

site: https://www.instagram.com/umalivraria/

Sandra 27/05/2018

Maio 2018 otimo
Segunda guerra , josef e lenka casal apaixonadi aeparados pela guerra por 60 anos. O livro começa com o encontro e depois conta a historia dia diis separadanente durante os 60 anos. Otimo, recomendo

Sarah 28/05/2018

Um amor perdido
Que livro maravilhoso! Uma história que é ao mesmo tempo linda e assustadora ao nos lembrar do que a humanidade é capaz.
Uma escrita ótima que flui muito fácil, fui passando as páginas do livro sem nem sentir. A forma como a autora narra os horrores dos Campos de concentração e dia a dia dos judeus no período logo antes da guerra e do tempo que Lenka passa em Terezín é angustiante. É angustiante saber que Josef e Lenka passaram a vida inteira separados achando que o outro havia morrido quando, na verdade, houve uma série de mal entendidos um atrás do outro. A forma como eles viveram assombrados pela saudade e Lenka ainda pela dor de tudo que ela passou. A dor de Lenka ao ser mãe e não querer compartilhar tudo que viu e viveu com sua filha. A forma como a vida ainda colocou eles lado a lado no final.
O mais incrível é saber que, ainda que uma parte mínima, a história foi ?baseada em fatos reais? e a autora se propôs a preencher todas as lacunas. Na parte de agradecimentos, foi muito triste ver como muitos dos nomes usados no livro são de pessoas que realmente presenciaram todos os horrores do Holocausto e a autora só os devolveu à vida e adicionou Lenka ao quadro.

La Oliphant 30/05/2018

Eu preciso dizer que estou um tanto quanto enjoada depois de ler esse livro. Apesar de ser uma história de amor poderosa, os personagens desse livro passam por sofrimentos inimagináveis e a escrita poderosa de Richman, fez com que eu conseguisse sentir na pele cada uma das dores que eles sentiram. Apesar de ser um romance, Um Amor Perdido é um enredo que fala muito sobre perdas e separações. Eu me emocionei com cada capítulo desse livro, ao mesmo tempo que sentir meu peito apertar ao mergulhar em tudo o que esses personagens viveram.

O enredo de Um Amor Perdido é divido de uma forma que eu achei bem interessante. Nós temos o Josef contando a sua história no presente, que seria o período “pós-guerra” e Lenka contando a sua história no período que ocorreu a segunda guerra mundial. Ambos possuem uma narrativa muito forte e rica em detalhes para te fazer mergulhar em tudo o que viveram durante os anos em que se viram obrigados a ficar separados um do outro.

“Fechei os olhos, Josef Kohn me tocando, suas mãos gentilmente mapeando as superfícies escondidas do meu corpo, a boca percorrendo minha pele nua.”

Richman escolheu uma história muito complexa de se contar. Seu enredo começa muito antes da guerra acontecer e, com isso, nós conhecemos e nos apegamos a Lenka e sua família. Quando ela finalmente vai para a universidade, acompanhamos uma jovem adulta se apaixonando pela primeira vez, fazendo novos amigos e experimentando coisas novas até que… tudo mudou. Neste ponto do livro, você já está completamente imerso no amor dos personagens principais, Josef e Lenka, e quando tudo começa a ficar complicado, é quase impossível que você não sofra junto com eles.

A escrita de Richman é muito visual. Não teve si quer um único capítulo que eu não consegui visualizar o ambiente onde os personagens estavam, ou sentir o que eles estavam sentindo na pele. Eu gostei muito de ela conseguir me passar todas essas sensações sem precisar tornar a narrativa do livro cansativa, mas sempre criando plots para que eu não conseguisse largar o livro até descobrir o que aconteceu a seguir. Meu único problema com o livro foi o desenvolvimento do enredo que, em alguns pontos, pareceu um pouco arrastado, como se a história não estivesse realmente caminhando.

Um Amor Perdido se passa bem no meio da segunda guerra mundial e um dos pontos que me deixaram mais desesperada com essa leitura foram as descrições de Lenka sobre como funcionavam os campos de concentração. Richman tomou cuidado para construir a narrativa da guerra desde antes dos judeus entenderem o que realmente estava acontecendo e, com isso, nós leitores somos pegos no meio de uma montanha russa emocional sem fim.

“Dormi, dormi e dormi, como se estivesse deslizando para minha própria morte. Não tive sonhos. Tudo era negro. Não havia imagens, memórias ou pensamentos sobre o futuro.”

Eu fiquei bastante angustiada lendo Um Amor Perdido e, embora isso pareça ruim, não foi. Estamos falando sobre um livro que se passa na segunda guerra mundial, é mais do que natural que o enredo tenha algumas cenas pesadas, porém, Richman tem um jeito muito inteligente de conduzir o leitor durante essas cenas e, por mais que você se sinta muito impactado por certos acontecimentos do livro, as cenas violentas não são algo que te façam querer largar o livro, pelo contrário, mesmo angustiada, eu queria terminar a leitura.

O romance o livro é um ponto bastante complicado. Os personagens principais passam muito pouco tempo juntos, mas ao mesmo tempo, é muito difícil você conseguir negar o amor que existia entre eles. Lenka e Josef são um casal que não tiveram a chance de ser um casal. Foram separados logo no inicio do relacionamento, mas de alguma forma conseguiram manter todo aquele sentimento de “primeiro amor” vivo dentro deles. As memórias que compartilharam foram suficientes para fazê-los viver uma vida, mesmo que não fosse a vida que eles desejavam.

Richman criou um enredo bastante poderoso aqui. Nós temos um romance poderoso que conta a história de duas pessoas que se amaram muito, apesar de não terem conseguido viver tudo o que desejaram. Lenka e Josef, como diz as notas da autora, são um pouco de muitas pessoas que foram separadas durante aquele período triste e uma forma de mostrar para nós, leitores, que nem todas as histórias de amor precisam ter os personagens juntos o tempo todo, para ser verdadeira e marcante.

“Então, naquela noite, quando me deitei para dormir, não sonhei com Lenka, como de costume, mas com Amalia. Eu finalmente a deixei ir ao encontro de sua família.”

Um Amor Perdido me enviou diretamente para uma ressaca literária. Acho que depois da montanha russa que eu vivi durante a leitura desse livro, não teria como eu me sentir de outra maneira. Eu realmente gostei dos personagens e, apesar de alguns pontos do livro terem sido um pouco complicados, eu me apaixonei e sofri com Josef e Lenka e torci para que, no final, eles conseguissem ter ao menos um pouco de felicidade. Esse é um livro para leitores que estão dispostos a encarar um tipo de romance que não é romântico, mas tão verdadeiro quanto qualquer outro.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-amor-perdido-alyson-richman

@retratodaleitora 30/05/2018

Lenka é uma jovem estudante de arte na Praga pré-guerra; quando conhece Josef, o irmão mais velho de sua melhor amiga, Lenka se apaixonada perdidamente pelo rapaz. Recíproco, o amor que eles sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto descobrem esse novo e arrebatador sentimento e a si mesmos, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.

Com as dificuldades cada vez piores e o ar sufocante de um país prestes a ser invadido, eles se casam e planejam viajar até a América. Mas uma reviravolta inesperada faz com que Josef empreenda a viagem sozinho, deixando Lenka, e esse era seu desejo, para trás com toda sua família.

Na América Josef, não sem dificuldades, continua seus estudos na medicina. Em um campo de concentração, Lenka e sua família sofrem as mais crués humilhações e privações. Um acredita que o outro está morto. Décadas depois, eles se reencontram.

Um Amor Perdido foi um livro que me levou em uma montanha-russa de emoção e diferentes sentimentos, pois narra uma história de amor extremamente bonita, para depois interrompê-la tão tristemente. Senti lá no fundo todo o drama dos personagens, só podendo imaginar o sofrimento de ambos. Lenka foi uma das personagens femininas mais fortes que já conheci! No campo de concentração, vendo a vida se esvair do olhar de seus amados familiares, ela se apoia na arte, quando é escalada para trabalhar fazendo pinturas para os nazistas. Uma sobrevivente. Me lembra aquela frase: “Nós somos mulheres. A força nos encontra”.

E é devastador acompanhar a Lenka nesse terror de medo, dor e fome. E mais triste ainda é saber que tudo o que ela passou, neste livro de ficção, foi vivido por outras milhões de pessoas na vida real. É revoltante, repulsivo. E é também importante saber desse período da nossa história que ceifou tantas vidas e entristeceu tantas outras. Pesquisem sobre o holocausto, sobre o nazismo, e sejamos conscientes do que passamos para não darmos um passo atrás.

Leiam!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/05/resenha-um-amor-perdido-de-alyson.html#more

Tamires.Xavier 31/05/2018

Um Amor Perdido
Um livrão que indico sem piscar pra todos que querem conhecer um pouco sobre a segunda guerra mundial.
Um romance baseado em fatos reais, que conta a história de um casal que se apaixona antes da guerra e resolvem se casar, mas são separados no início da guerra.
Muito além da história de amor dos dois protagonistas,nos deparamos neste livro com histórias de pessoas reais que morreram e outras que sobreviveram ao holocausto, porém o que mais chamou a atenção foi a descrição do que acontecia nos campos de concentração e como as pessoas eram massacadas e levadas a morte.
Um livro comovente que faz você chorar litros.

Leisiane Peloi 04/06/2018

Muito Emocionante
❝Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças.❞

Sabe o porquê eu quase não leio livros em que o cenário se passa no período de guerra? Justamente para evitar sofrimento durante a leitura. E com Um Amor Perdido não foi diferente, inspirado em fatos reais, esse livro te leva de volta ao passado quando as tropas alemãs de Hitler invadiram a cidade de Praga, capital de Tchéquia (República Checa) para possuir poder e torturar os judeus. A leitura causa muita tristeza e dor.

Lenka é uma jovem judia que está em seu segundo ano na faculdade de artes plásticas quando se apaixona pelo irmão de sua melhor amiga, Josef. Ele é judeu e estuda para ser médico por influência do pai. É um amor imediato e muito forte, porém logo são ameaçados por uma guerra iminente e cruel que atinge diretamente os judeus. Com um plano, Josef se casa com Lenka para leva-la embora para os Estados Unidos, para a segurança do estado. Entretendo Lenka convence Josef ir primeiro e salvar sua família, pois ela só iria partir quando seus pais e sua irmã mais nova pudesse ir também. É nesse momento que o casal se vê obrigado a se separem e uma série de tormentos e tristeza acontece na vida dessas duas pessoas.

Eu chorei, eu chorei muito! Um Amor Perdido não se trata apenas de um romance, mas de relatos sobre a segunda guerra mundial que atingiu os judeus de forma barbara. Lenka é uma guerreia, sofreu diversas torturas, quase não aguentou lutar. Os relatos narrados pela visão dela são mais fortes e impactantes, pois era sobre o que acontecia na guerra. Já os de Josef, intercalava em períodos de presente e passado, mostrando como o amor permanecia vivo.

O livro tem uma história intensa e devastadora que me fez questionar como as pessoas conseguiam superar aquele período de guerra e quais foram os resultados (físicos e psicológicos) de cada tormento que elas viveram. Um fato que ajudou bastante, foi a escrita da autora Alyson Richman, que é clara e bem objetiva, mas em nenhum momento ela foi cruel demais nos relatos, apenas narrava com clareza, transmitindo assim diversas sensações durante a leitura.

Em suma, Um Amor Perdido é uma obra que merece ser lida para trazer reflexões profundas em nossas vidas. É difícil entender como os judeus sofreram tanto nas mãos de nazistas só por terem uma etnia diferente. Sem duvidas é um livro que mexe com nossos sentimentos, por isso indico muito.

site: https://amanhecerliterario.wordpress.com/2018/05/16/resenha-um-amor-perdido-alyson-richman/

Queds 10/06/2018

Iniciei a leitura esperando um romance ambientado no período de Guerra. Mas foi muito mais que isso, através das lembranças de Lenka e Josef a autora construiu uma história que retrata um período aterrorizante com muita delicadeza.

Os personagens se aproximam tanto de nós leitores, são tão reais que a nossa vontade de tocar e consolar; abraçar e proteger em muitos momentos transpuseram as paginas.

Descreveu também os "monstros" tiranos que tristemente fizeram esta história doer a nossa alma, porque é uma história real de um passado cruel.

Alysson tem uma escrita maravilhosa, consegue transmitir todo o sentimento, é clara sem descrições exarcebadas tornando a história crível em um cenário muito bem construído.

O livro começa com um reencontro que já faz o nosso coração estremecer e retorna no tempo com lembranças de uma jovem cheia de sonhos envolta a muito amor de sua família , que conhece o primeiro amor e todas as descobertas deste novo sentimento.

E é neste ponto que somos apresentados a muito mais, foi um presente de uma Nova amiga literária que indicou este livro, e sou feliz por ter tido a oportunidade de ter conhecido está história.

Uma história que me encantou, me fez chorar e me emocionou profundamente.

Não conhecia a autora e quero ter a oportunidade de ler outras histórias dela, sua escrita leve me cativou, sou fã agora!!!!

Os agradecimentos finais do livro quando eu estava recuperando, me quebrou novamente, saber de todos os toques reais que nortearam a escrita foi excepcional.

Eu Super Recomendo !!!!

Obrigada Horto Jacques ?

chovechuva 07/01/2023

incrivelmente lindo! ?
sem dúvidas, ?Um amor perdido? foi um dos melhores livros que já li, em minha vida inteira!

comecei lendo imaginando que seria um romance arrebatador, mas acabei me deparando com uma história muito linda que vai além do amor, trata-se puramente da vida, da realidade de muitas pessoas. embora o livro não tenha sido baseado completamente em uma só pessoa/casal, creio que essa história com certeza aconteceu com alguém durante a guerra, e foi isso que me tocou tanto.

acho que o que mais gostei foi a escrita, cheia de sutilezas, que flui tão bem e mesmo assim também traz várias descrições bem feitas e detalhadas (obviamente, nada que pese a leitura).

os personagens também não estão para trás, principalmente Lenka e Josef. amei a forma como a autora tratou da vida de casal de Josef e Amalia. era claro que Josef não amava Amalia da mesma forma que amava Lenka, com a mesma paixão, e o mesmo serve para Amalia (ela também não era apaixonada por ele); sobretudo, a convivência era confortável e eles se entendiam. do outro lado, sinto que Lenka chegou a apaixonar-se por Carl, um homem que a acolheu em seu momento mais frágil, quando ela se sentia um trapo (mas não da mesma forma na qual ela havia se apaixonado por Josef, tão jovial e pura, que a fazia sentir borboletas, algo que talvez só um primeiro amor seja capaz).

outro ponto interessante foi que aprendi ainda mais sobre a segunda guerra! não fazia ideia de que existiu um grupo de artistas (que descobri serem chamados de ?Borboletas do Gueto?) empenhados a exporem ao mundo, através de suas obras, todo o sofrimento ali vivido. também descobri que Leo Haas, superior de Lenka, realmente existiu e liderou esse grupo! um ato tão bonito e corajoso. também achei incrível o trabalho da mãe de Lenka com as crianças em Terezín, pois assim percebi que nas piores situações a arte ainda assim consegue salvar as pessoas.

bom, esse livro é incrível! a leitura foi demais, mergulhei completamente nela. o final também foi interessante, deixando um gostinho de ?quero mais? e nos fazendo imaginar o que aconteceu após o reencontro do casal.
recomendo muito este livro para todos que querem ler um romance, sobretudo uma história que trata da realidade, sofrida, mas mesmo assim muito importante de ser relembrada, para assim nunca ser esquecida nem mesmo repetida!

Soninha 04/02/2023

Triste, mas emocionante.
Segundo nota da autora, a história de Lenka, contada em Um Amor Perdido, foi em parte inspirada por um dos personagens reais mencionados no livros, Dina Gottliebová, aluna de artes plásticas em Praga e que trabalhou mais tarde por um curto período no departamento Lautscher em Terezín, pintando cartões-postais antes de ser deportada para Auschwitz. Ela imigrou para os Estados Unidos depois que os campos foram libertados e morreu na Califórnia, em 2009. O Museu Memorial de Holocausto, em Washington D.C.,forneceu testemunhos orais das experiências de Dina tanto em Terezín como em Auschwitz, onde ela pintou o mural de Branca de Neve e os Sete Anões para o alojamento das crianças Tchecas. O mural foi um consolo para essas crianças e também ajudou a salvar a vida de Dina. Depois de conclui-lo, um guarda SS informou a Mengele do talento artístico dela, e Mengele prometeu então poupar a vida de Dina e de sua mãe caso ela pintasse retratos dos homens e mulheres que ele utilizava em seus tenebrosos experimentos de medicina. Lenka, a personagem principal da narrativa, estudante de artes plásticas em Praga, se apaixona por Josef, médico recém formado, eles se casam, mas, infelizmente, a guerra faz com que o casal se separe, e fiquem sem saber do paradeiro um do outro até a velhice, quando em uma ocasião especial para os dois, finalmente, se reencontram, ambos já idosos, viúvos e ainda apaixonados um pelo o outro.

Billo 15/03/2023

Resistência
Um amor que nasceu separado por uma guerra, por tragédias, um recomeçando, o outro lutando tentando sobreviver apesar das perdas, ambos aprendendo a seguir em frente, a reconstruir suas vidas.
Acompanhamos como nossos protagonistas passando por todas as atrocidades causadas pela guerra, seguem em frente, criam laços e famílias enquanto lutam com seus traumas até um reencontro.
Uma história que envolve do início ao fim, mostrando que a vida segue apesar de tudo.

Adriana854 08/10/2023

Apaixonante
Que livro emocionante! Juro que não esperava gostar tanto. Belíssimo do início ao fim. Impossível não se emocionar.

TÍTULO: Um Amor Perdido

AUTORA: Alison Richman

TRADUÇÃO: Ana Carolina Mesquita

EDITORA: Bertrand

SINOPSE: Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

DAbora.Saltorio 21/12/2023

Uma história comovente, traz uma personagem forte, que cativa com sua força. Apesar do tema pesado, o livro te prende do início ao fim da leitura.

Gislene.Batalha 28/12/2023

Um amor perdido
Este livro me marcou profundamente devido a um trecho que diz exatamente sobre o que aconteceu comigo.
Lenka e Josef, um amor verdadeiro que superou a guerra e o tempo.