Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

alinetiemi 12/05/2023

Livrão! A questão do luto, amor perdido e possível reencontro deixam a história muito mais humana.
Ainda mais por ser baseado em histórias reais, momentos que marcaram a história mundial. Muito emocionante!
PS. Em alguns capítulos pode acabar sendo cansativo, mas vale a pena.

Roqueline.Ferreira 15/11/2018

Faltou algo
Muito triste esta história, de cortar o coração. Achei que faltou algo no final, uma conversa entre Josef e Lenka.
Raul 18/08/2019minha estante
Deslumbrante UM AMOR PERDIDO! Que romance maravilhoso! Que mulher de fibra, a Lenka! Como padeceu! Não tem como não se apaixonar por ela e o enredo no todo. Também concordo! Mas pode ter sido uma estratégia da escritora, isto é: Deixar na cabeça do leitor gostinho de quero mais!
Também entendo que a autora poderia ter estendido mais o final que não foi tão surpreendente assim, uma vez que ela enfatiza o reencontro de ambos no início do romance!

Fabi129 03/01/2019

EMOCIONANTE
''Ele deu uma risada. E no riso dele escutei uma grande alegria. Escutei pés dançando, o farfalhar de saias rodando. O som de crianças.
Seria esse o primeiro sinal de amor?
Escutar, na pessoa que se está destinada a amar, o som daqueles que ainda não nasceram.''

Eu não sou de ler livros que tratam sobre o nazismo. Todavia, resolvi mudar isso para poder ao menos uma vez, dizer que li um livro com este tema. Sem falar, que ele tem romance também, então pensei que seria mais levezinho. Boba eu fui, ao pensar que um livro com este tema, seria leve.
Eu comecei a leitura sem saber o que me esperava. Meus olhos lacrimejaram e não foi uma única vez. Um amor perdido relata uma história de amor que permeia o tempo, que mesmo em um período difícil, ele brota no coração de dois jovens que temem o seu amanhã.
Não tem como não se compadecer com Lenka e Josef. Os dois casam às pressas, e mesmo com a felicidade por estarem unidos perante a lei, paira a tensão da guerra. O pior, é que eles ficam apenas uma noite juntos. A coitada da Lenka fica em uma situação difícil de escolher: ir embora com seu marido e abandonar sua família ou abandonar seu marido e ficar com sua família. Não a julgo, pois eu também escolheria meus parentes. Como larga-los no período de guerra, sem ter certeza que os verá novamente?
A partir daí, a vida desses dois só será de sofrimento. Josef pensará que Lenka está morta. Com o passar dos anos, ele construíra uma carreira, terá uma família, mas o fantasma da mulher que amou, sempre persistirá em suas lembranças.
Já Lenka, viverá tempos de horror, no gueto de Terezín. Como é imensamente triste, ver o que o ser humano pode fazer com o outro. Os acontecimentos aqui retratados, sabemos que foram reais, e isso pesa ainda mais no nosso coração. Lenka foi batalhadora, por ter forças para passar por tudo que passou.
O livro é narrado pelos dois personagens. Temos momentos do passado e também do presente. Na primeira página, já temos uma bela surpresa na história, o que nos faz querermos ler com avidez, para conhecer essa triste história de amor.
O que também achei interessante no livro foi como a autora demonstrou a luta dos artistas, para mostrar ao mundo o sofrimento que estavam passando. Mesmo com medo, essas pessoas buscavam retratar as péssimas condições de vida, de milhares de pessoas.
Pela emoção que me causou, eu terei este livro como favorito. Eu esperava um belo romance, e no fim, me deparei com muito mais.
Claro que queria mais momentos do casal, principalmente no final. Mas para uma pessoa que nem eu, que não tem uma vasta informação sobre o tema, valeu ainda mais que o romance.
Super recomendo!

''Nunca fui bom em jogar conversa fora. Meus livros sempre foram minha principal companhia.''
Charlene.Roncolatt 04/01/2019minha estante
Vou ter leitura conjunta desse livro, feliz que você amou!

Fabi129 04/01/2019minha estante
Minha intuição, diz q vc vai gostar dele Charlene.

Charlene.Roncolatt 05/01/2019minha estante
Que maravilha! Vi tanta gente dando três estrelas! Bjos Fabi e um feliz ano novo!

Fabi129 05/01/2019minha estante
Obgd linda!

Clarissa 20/12/2018

O pano de fundo desse romance é a segunda guerra mundial. Retratando todas as consequências que a invasão nazi submeteu a Praga. A xenofobia, as torturas, as assassinatos, a fome, a escravidão, a insalubridade são alguns dos males que os judeus enfrentaram no gueto de Terezín. A jovem artista Lenka e o futuro médico Josef são os protagonistas do amor que se perdeu em decorrência da guerra. Ao se casar Josef, propõe a Lenka fugir da Europa em guerra, mas ela não consegue deixar seus pais para trás. A partir dessa decisão, cada um seguiu seu caminho com dor e saudades... Mas o destino reserva uma grande surpresa... Uma pena que o desfecho da história não deve um desenvolvimento melhor, depois de tanto sofrimento e separações...

Paty 30/10/2023

Muito mais que uma história de amor.. esse livro narra de forma extraordinária muitos fatos reais de pessoas que viveram os horrores da segunda guerra e as atrocidades praticadas pelos nazistas nos campos de concentração.. pessoas que sofreram abusos impossíveis de se imaginar..e que deixaram suas marcas para posterioridade mesmo ate custando a própria vida.
A melhor parte do livro para mim foi justamente isso, os relatos de Lenka.. tão cheio de detalhes que nos transporta e nos faz sofrer tanto que chega a doer. Apesar de ter lido centenas de livros que tratam sobre os abusos e atrocidades em campos de concentração, nunca vou deixar de ficar chocada, nauseada e inconformada com esses fatos..e esse livro me trouxe muitos desses sentimentos..e muito mais.

Minha Velha Estante 09/01/2019

Resenha da Adriana Medeiros
Antes de começar essa resenha, preciso contar como fui tocada por esse livro. Quem acompanha o blog, sabe que quase nunca leio romances. Ai, a Cia. Das Letras mandou a caixa V.I.B pra gente... quando abri, me apaixonei pelo kit de pintura, mas percebi que o livro era um romance... Eu não leria esse livro. Mas ele merecia ser lido, afinal, era a primeira vez que éramos escolhidos para receber um livro que era prova exclusiva, como recusar essa honra??? E sabe quando você sente que esse era O livro que você TINHA QUE LER? Vou explicando ao longo da resenha.

Um Amor Perdido nos traz a história de amor de Lenka e Josef, moradores da cidade de Praga, capital da antiga Tchecoslováquia, atual República Tcheca. Lenka é de família judia, seu pai é dono do próprio negócio e, junto com sua mãe e sua irmã, tem uma vida confortável. Contam com a amizade e fidelidade de Luci, que foi empregada da família e hoje é uma grande amiga. Ao entrar na faculdade de artes, Lenka se aproxima de Veruska que se tornam melhores amigas, e é irmã daquele que será o grande amor da sua vida, Josef.

Enquanto o amor de Lenka e Josef é alimentado às escondidas, cresce também os clamores da Segunda Guerra Mundial. Os horrores dessa guerra levam a família de Josef a querer fugir para a América, o que faz com que ele peça Lenka em casamento para que ela possa fugir com ele. Mas as coisas não saem como o esperado, e o pai de Josef não consegue o passaporte para toda a família de Lenka, que escolhe ficar em Praga com a sua família e se encontrar depois com Josef quando ela puder levar todos com ela.

A partir daí temos uma narrativa histórica de altíssima qualidade e verdade. Alyson Richaman transporta o leitor para a realidade de um povo que pagou um alto preço por uma guerra irracional. Lenka viverá todos os horrores que a guerra pode proporcionar, mas sem esquecer do grande amor da sua vida, apesar de acreditar que ele morreu no naufrágio do navio que o levava para a América. Enquanto Josef viverá uma eterna busca por notícias da única mulher que amou na vida.

Se você procura uma leitura impactante, daquelas que vão mexer com todos os seus sentimentos, esse é o livro certo. A autora conseguiu, de forma maestra, falar de algo tão frio e cruel como a guerra, dar detalhes de todos os horrores vividos naquela época, e ainda mostrar que o amor tem seu espaço em qualquer situação.

Quero ver você não se apaixonar pela doçura de Lenka e pela coragem que ela descobre que tem, pelo seu senso de justiça e pela sua vontade de viver e manter toda a sua família unida acima de qualquer circunstância. Te desafio a não querer um Josef na sua vida, um homem que, apesar de seguir em frente, guarda um lugar especial em sua mente e coração para o amor mais lindo que viveu.

Josef mostra que a guerra não foi cruel apenas para os que sofreram diretamente os seus efeitos, mas foi talvez tão cruel quanto para os sobreviventes separados dos seus entes queridos que nunca obtiveram respostas sobre o que aconteceu com eles.

A história não é apenas sobre o amor perdido de Lenka e Josef, mas fala de amizade verdadeira, lealdade, coragem, esperança, fé, amor de família, e de como não perder tudo isso, mesmo quando você não vê motivos para seguir em frente.

Tenho certeza que nunca falei dessa maneira sobre um livro, especialmente sobre um romance, muito menos sobre um livro que retrata uma guerra, mas todo o mérito para Alyson Richman, que criou um dos livros mais lindos e emocionante que já li na minha vida.

Aliás, acabei comprando o livro final. E estou relendo a história...

Você precisa ler esse livro.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/05/um-amor-perdido-alyson-richman.html

Kduque 23/11/2022

Um Amor Perdido, Alyson Richman

Quando iniciei esse livro achei que seria um romance maravilhoso, cheio de encontros e desencontros, com aquelas cenas de amor apaixonantes, mas não foi e me surpreendi com a história a cada página. Durante a segunda guerra, a vida de uma família judia é contada, suas experiências e traumas, antes e depois, dos horrores vividos no campo de concentração são relatadas com maestria, tanto que a dor dos personagens é tão real, que sofri junto. Só senti falta de um final mais detalhado sobre o casal principal, porém, mesmo assim, foi o melhor livro que já li até hoje.

Karini.Couto 29/03/2018

Olá pessoas queridas, tudo bem? Hoje vim falar sobre essa prova que recebemos no blog para darmos nossas impressões antes que o livro chegue às livrarias e todos os leitores possam ter acesso a obra. Quero começar a resenha dizendo que nos sentimos honrados e felizes de ter essa oportunidade. A VIB é uma Box da Editora que será enviada para alguns dos blogueiros que eles acham que podem dar uma posição sobre a leitura antecipada; isso mostra a confiança da Editora em nossa opinião sincera e direta!

Vamos falar sobre o livro que temos em mãos. Este livro é uma das apostas da Editora para o mês de abril.

"Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças."

Vamos conhecer Lenka, uma jovem estudante de artes no período que antecede a grande guerra. Ela é uma jovem incrível com seus sonhos, esperanças, anseios e posições e em meio aos seus estudos, ela tem a chance de conhecer Josef e achar aquilo que muitos procuram e poucos encontram que é o amor. Essa relação que se inicia promete muitos sonhos a serem realizados, amor a ser vivido, com grandes promessas de imensa felicidade.. Um verdadeiro sonho que muitos querem viver! Mas infelizmente a guerra chega e tudo desanda; os sonhos se tornam incertos e o medo paira! ambos são judeus e todo o povo judeu está prestes a viver uma espécie de terror absurdo e desespero!

Josef consegue fugir, enquanto Lenka permanece onde está e acaba sofrendo as consequências da guerra.

E é nesse cenário que iremos presenciar um grande amor. Josef não conseguiu ficar em paz, sabendo que Lenka não está com ele. Ele não consegue sequer imaginar todas as atrocidades que ela possa estar ou não enfrentando.

Temos em mãos uma história de amor intenso, perdas, desespero, guerra, esperança e muito mais. Os sentimentos que permeiam as páginas de Um amor perdido são tão intensos e devastadores que o leitor é atingido em cheio e passa a torcer por um futuro melhor, por esperança, por reencontros.. E nesse meio vemos a força em recomeçar, em redescobrir. Uma história que nos traz não apenas isso, mas também o terror do nazismo e o sofrimento do povo judeu. A história nos mostras nuances de amor e terror, esperança e desespero.. É impossível passar por tudo que Lenka passou sem que marcar profundas fiquem fincadas para sempre em sua alma, tendo que fazer tudo ao seu alcance para proteger a si mesma e aquele que ama. Sofrendo uma imensa opressão, terror e crueldades inimagináveis. Apesar de se tratar de uma ficção, o livro nos traz muitas verdades sobre esse período em que os nazistas incutiram crueldades sem fim sobre o povo judeu; então ficção e realidade se misturam tornando a leitura ainda mais crível, real e intensa!

Foi preciso uma força sobre-humana por parte de Lenka para encarar tudo que viveu, todas as atrocidades que se abateram sobre ela e aqueles à quem ama. Enquanto em contrapartida temos Josef que conseguiu escapar dessa crueldade toda vivida por Lenka e tantos outros judeus e suas lembranças do que teve, do amor que perdeu e seguindo com sua vida mesmo com Lenka tendo ficado para trás, mas sem jamais deixar as lembranças de lado ou sequer deixar de pensar em tudo que foi e poderia ter sido caso a guerra não tivesse ficado entre eles. A esperança de que um dia poderiam estar juntos novamente não os abandona, mesmo para Lenka que se tornou um vislumbre do que já foi e para Josef que seguiu com sua vida, sem saber o que aconteceu com Lenka.

Lenka é uma dessas personagens admiráveis, poucos teriam sua coragem, sua determinação e sua força. Tudo que ela faz e tudo que ela deseja é manter seus pais e irmã seguros. Sua força encontra-se principalmente nesse amor que ela sente por sua família.. Sempre que parece que ela vai "quebrar" ela se ergue e continua a lutar! Como eu disse lá atrás, ela é uma personagem incrível! Admirável! Altruísta e especial!

Uma história construída com delicadeza diante o caos, com personagens palpáveis, "humanos" e outros monstros que fizeram parte de uma tirania que infelizmente é real e faz parte da nossa história!

A escrita de Alyson Richman é precisa, sentimental e crível! A ambientação é perfeita e os personagens muito bem delineados!

O livro traz muito mais do que eu esperava e estou verdadeiramente encantada e muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa história!

Glauci 08/05/2018

Leitura Concluída: Um amor perdido - Alyson Rickman.

Não tenho palavras. Apenas lágrimas.
Em um outro livro que falava sobre perdas de guerra, eu me perguntava "como o ser humano é capaz de suportar tanta dor?" E nesse, o questionamento é: "como o ser humano é capaz de produzir tanta dor!". Eu sempre corri de histórias que falavam sobre o sofrimento do povo judeu, e hoje vejo que corri com razão. É muito triste. E dói mais, por que sabemos que isso foi real.
Classificação no skoob: cinco estrelas.
Valeria 18/05/2018minha estante
E tão triste assim??? Não gosto de livro triste. Acho melhor eu não ler.

Diane Ramos 13/06/2018

UM AMOR PERDIDO (Alyson Richman)
Gosto bastante de realizar leituras que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ser uma das épocas mais sombrias e aterrorizantes da história, os livros que se passam nessa época sempre tem ensinamentos lindos e nos mostram muito sobre caráter, maldade e como o amor pode resistir a provas extremas de resistência. Assim que recebi Um Amor Perdido e soube que a história se passava nesse período fiquei extremamente empolgada e felizmente Alyson Richman conseguiu suprir minhas expectativas.
O livro se passa em Praga, durante o pré-guerra, e traz a história de Lenka, uma jovem estudante de artes plásticas que leva uma vida estável com sua família judia e suas tradições. Com uma mente criativa e uma personalidade sonhadora, Lenka acaba se apaixonando pelo irmão de sua melhor amiga, Josef, um estudante de medicina e também judeu. Recíproco, o amor que sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto vivem um lindo romance, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.
Em meio á muitas dificuldades desse períodos, como a perseguições aos judeus e a soberania dos nazistas, muitas famílias são separadas, e num golpe do destino, Lenka e Josef, agora recém casados, são separados pela guerra, onde Josef consegue fugir para os Estados Unidos e Lenka, permanece em Praga. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa em guerra, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar.

Um Amor Perdido é narrado em primeira pessoa e intercala os pontos de vista entre as versões do casal protagonista, onde na visão de Lenka acompanhamos sua versão sobre a época em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, as humilhações no campos de concentração e outras brutalidades; já nos capítulos dedicados á Josef, acompanhamos sua história no pós guerra e sua tentativa de superar o passado. A escrita da autora Alyson Richman é densa, envolvente, sensível e rica em detalhes, o que nos faz mergulhar nos dramas vividos pelos protagonistas.
Os personagens foram muito bem construídos, o casal protagonista tem uma química bem interessante e nos faz torcermos por eles do início ao fim. Lenka é uma protagonista incrível, forte e sonhadora que usa todo o seu talento como uma válvula de escape para todas as humilhações que é obrigada a passar em Terezín. Lenka é aquele tipo de personagem que todo leitor procura num livro, aquela heroína que dá vontade de entrar nas páginas para abraçá-la. Josef também é um personagem encantador, mas, como sua parte da narração fica durante o pós-guerra elas foram mais “leves” e não causam tanta empatia como os de Lenka. Achei interessante que a autora também intercalou algumas histórias reais na ficção, muitos dos nomes e histórias contadas nos campos de concentração e outros são de pessoas reais e que de fato vivenciaram aquele momento.
Muito mais do que um livro de amor, Um Amor Perdido é um livro que nos fala sobre a força de recomeçar, de se redescobrir e nos mostra ainda que o ser humano pode se controlar e manter as esperanças mesmo nas piores situações. Um livro que além de uma belíssima história de amor, também apresenta o terror nazista, o sofrimento dos judeus e ainda lembra o leitor as atrocidades que o antissemitismo, o preconceito, o nacionalismo exacerbado e o totalitarismo são capazes de fazer.
Enfim, Um Amor Perdido é um livro denso e lindo, que traz reflexões profundas para nossas vidas e mexe com o sentimento do leitor... Recomendo de olhos fechados para todos vocês e espero de coração que deem uma chance para essa obra sensacional!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Debyh 25/06/2018

Eu não sou muito fã de ler histórias que aconteceram em algum momento histórico ou que nos remetem a realidade, e neste livro temos isso já que se passa no holocausto. Então não me vi muito empolgada no início, mas aí li o título e todo o resto parecendo tão dramaticamente romântico me deram um pouquinho mais de vontade de ler. Romances dramáticos (ficcionais, é claro) são o tipo de história que eu curto ler.
Lenka é uma jovem que ama pintar e pretende se formar na faculdade de artes em breve. Possui uma boa vida, estável e tem uma boa família, uma jovem com muitos sonhos e uma enorme vontade de realizá-los. Quando conhece Josef se apaixona perdidamente e os dois desejam ter uma vida juntos. Mas então a realidade acontece e tudo ao seu redor parece estar mudando para pior, agora cabe aos dois tentarem juntos pensar no que fazer com todo o caos da guerra que está se iniciando na vida deles e dos outros judeus.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/um-amor-perdido-alyson-richman/

beta leitora 11/08/2018

Resenha: "Um amor perdido"
“Um amor perdido” é uma narrativa sobre amor, lembranças e destino.

Diferente de muitos livros, essa trama se inicia 70 anos depois em uma festa de noivado. Então, através de um desenho a protagonista transporta o leitor para Praga, antes do começo da Segunda Guerra Mundial.

Conhecemos a história de Lenka e Josef, um casal que vivenciou a guerra de duas maneiras diferentes. Eles se conheceram ainda jovens e eram apaixonados um pelo outro. Até que recebem a notícia de que os nazistas ocupariam Praga em breve. Isso faz muitas pessoas quererem se mudar dali e procurar um novo lugar para morar. A família de Josef arranja vistos e passagens para irem para os EUA e conseguem para Lenka também. Contudo, ela não aceita, porque nunca seria feliz com a ideia de que está deixando seus pais e sua irmã para trás, então ela decide ficar. O casal faz uma promessa de um dia se reencontrarem e que Josef iria conseguir passagens para levar Lenka e sua família para os EUA. Porém, a 2ª GM começa e tudo fica mais difícil.

A partir daí, a história se divide em duas perspectivas. A de Josef, que teve a oportunidade de recomeçar em outro continente, mas nunca esqueceu do seu primeiro amor e a de Lenka, que é levada para um campo de concentração e vivência a guerra, mas usa a arte como escape.

Apesar de separados e tendo experiências completamente diferentes, o amor dos dois sempre esteve vivo em suas lembranças.
Tudo é contado pelos olhares dos protagonistas, então é muito detalhada a percepção deles ao que está acontecendo. O que deixa a narrativa forte e emocionante.

Essa história mexeu muito comigo. Personagens que presenciam o medo na guerra, perdem suas famílias, têm a chance de recomeçar e quando menos esperam o destino prepara uma surpresa (muito) emocionante para eles. No final, eu só queria abraçar a Lenka e o Josef.

site: https://betastories.wordpress.com/2018/08/10/resenha-um-amor-perdido/

Michele.GaviAo 29/03/2020

Sem palavras para esse livro. Triste e emocionante ler as linhas sobre sofrimento e coragem desses personagens. Um livro que com certeza ficará em minha memória e meu coração.

Dulce 16/03/2020

Emocionante!
Ler sobre o Holocausto é sempre muito difícil...mas, este é aquele tipo de livro que te toca e emociona pela poesia da escrita. Tem muito amor, tragédia, perda e esperança.

Personagens arrebatadores pela força e coragem de se reconstruirem em meio a tragédia e desesperança.

Sinopse:

Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de Artes, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles se casam, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separadas pela guerra. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer da mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezin, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca mais reencontrar."