Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Roberta - @rkrutzmann 18/09/2018

Instagram @apenas.um.trecho
Desde que li Binti eu já estava ansiosa para ler mais obras da autora e fiquei muito feliz por ter dado essa chance para Akata Which. O universo criado pela autora é encantador e diversas vezes durante a leitura me lembrou um Harry Potter, porém de cultura africana. (Depois que vi na sinopse que ele realmente é conhecido por isso, faz sentido 😂) Os personagens que a autora criou foram muito bem elaborados e achei incrível ela ter tido a ideia de ter como protagonista uma menina negra e albina, sem contar a forma como ela criou um mundo mágico mesclando a cultura africana. Não sou negra para dizer com propriedade, mas imagino que quem seja deva sentir um orgulho imenso dessa história. E se ainda não conhece ela, por favor pare tudo e vá ler. Fiquei apaixonada em como o conhecimento é poder e que o próprio “mundo” recompensa a pessoa quando ela aprende algo novo, não achei só original como também super faz sentido. Por fim, eu amei muito a leitura e penso seriamente em reler ela em português (pois li em inglês) para pegar ainda mais detalhes dessa história maravilhosa. E não vejo a hora de o segundo volume entrar em promoção pra poder ler logo 🖤

site: https://www.instagram.com/p/Bn322uIHeRN/?taken-by=apenas.um.trecho

Milena | @aspaceforbooks 22/08/2018

#asfresenha - BRUXA AKATA, Nnedi Okorafor |@galerarecord |sem spoiler.
"Aceitamos aquelas coisas que nos tornam únicos ou estranhos. Pois é somente nessas coisas que podemos encontrar e desenvolver nossas habilidades mais peculiares".
Nascida nos estados unidos, mas atualmente morando na Nigéria, com seus pais e seus dois irmãos, o maior problema da vida de Sunny é o fato de ser albina, mesmo tentando, ela não consegue passar despercebida, durante o dia, enquanto o sol paira no céu, ela está limitada a lugares fechados ou a sombra do seu guarda chuva.

Sunny, certo dia, acaba fazendo amizade com Orlu, que por sua vez a apresenta a Chichi, e enfim, um mundo se abre para ela. Pois, seus curiosos amigos são, na verdade, pessoas-leopardo, assim como ela descobre também ser... Após sua iniciação, Sunny passa a fazer parte de um mundo cheio de magia, mas também perigos.

Ela e seus amigos, e Sasha (um menino recém chegado do EUA), formam um quarteto de estudantes, um quarteto escolhido para fazer algo grandioso, por fim nos planos de um perigoso assassino em série.
Ou morrer tentando.
Como é típico do gênero, a escrita é leve e a história cheia de aventuras, e ao mesmo tempo em que Okorafor aborda temas como amizade, preconceito, ganância, violência, machismo.

Uma das coisas que achei mais legal na obra é o fato de após ser apresentada ao mundo mágico, Sunny simplesmente se muda pra lá, e sim passa a levar uma vida dupla, pois nem seus pais, ou qualquer outra "Ovelha" (pessoas não leopardo) podem saber.

A autora trás detalhes do cotidiano da vida na Nigéria, trazendo personagens reais e cativantes, e saindo dos gregos/nórdicos/afins clássicos.

Embora, infelizmente, nem tudo sejam flores, eu particularmente, achei o final um pouco apressado, ou até mesmo meio sem sentido, pois passamos o livro todo esperando por algo que mal dura duas páginas.

Mas tudo bem, a Sunny ainda está descobrindo a vida, entrando na adolescência e conhecendo mais sobre si mesma e suas origens, temos muito chão pela frente, e aguardo ansiosamente pelo próximo volume.

Francisco 16/07/2018

Obra recorre a mitologia africana para encantar os leitores com a sua fantástica história
Sempre ouviu-se falar que a cultura africana tinha muito a ser explorado na literatura. Ao mesmo tempo que ela sempre foi jogada para aos esteriótipos nas histórias, quando aparecia. Ou ainda, os autores persistiam na mitologia grega e dos países nórdicos. Percy Jackson, Harry Potter, Senhor dos Anéis, são alguns desses exemplos em que a fantasia é tomada por figuras mitológicas dos países europeus. Mas com a mudança desses aspectos socio-culturais, a cultura africana tem invadido a histórias e livros ocidentais. Um desses grandes exemplos é o Filme Pantera Negra que lucrou mais de 1,5 bilhão de reais e tem toda a sua história baseada na cultura africana.

Na literatura especulativa, uma desses maiores expoentes é a autora norte-americana e descedente de nigerianos, Nnedi Okorafor, que já escreveu dezenas de histórias de fantasias e ficção cientifica, incluindo a Bruxa Akata, primeiro livro da série dos Akatas, que já conquistou a critica especializada e fãs em todo o mundo.

Na história conhecemos Sunny, uma jovem que nasceu nos Estados Unidos, filha de nigerianos, que foi morar no país de seus familiares um pouco antes de completar 12 anos. A mudança para outro continente já é um transtorno significativo e ainda fica maior, porque a jovem é albina, ou seja a coloração de sua pele é bem mais clara de que as pessoas da Nigéria. Isso então se torna motivo para bullyings constantes de jovens que não a aceitavam de jeito nenhum.

Porém, tudo irá mudar na vida da jovem ao conhecer o jovem Orlu. Ele consegue "salva-la" de uma surra que ela estava prestes a levar, e com isso ele se aproxima dela. Entretanto, o que a adolescente não imaginava era que essa aproximação a colocaria em um grupo de pessoas que são bem diferentes das pessoas normais. Esse grupo eram capazes de praticar Juju (uma denominação para Magia, na África) e Sunny era uma dessas pessoas. Que agora entraria na luta contra um psicopata que estava assassinando crianças na Nigéria.

MITOLOGIA AFRICANA É A BASE DESSA FANTASIA: De acordo com a história, as pessoas no mundo podem ser divididas em dois grandes grupos. as ovelhas, que são os seres humanos. E as pessoas-leopardos, um grupo de pessoas que tem capacidade de ter duas faces. A face humana e a face espiritual.

Ao adquirir a face espiritual, as pessoas-leopardos eram capazes de fazer juju´s (magias), das mais diversas possíveis. Essa face é semelhante as máscaras de matriz africana (você já deve ter visto algumas delas em algum lugar), e cada pessoa possui uma habilidade específica. Pessoas-leopardos existem em todo o mundo, incluindo os países ocidentais, como os Estados Unidos, e suas comunidades são coincidentes as comunidades negras que existem nesses locais.

Sunny não sabe de nada disso, até se juntar ao grupo de amigos de Orlu, que ainda tem Chi Chi, e Sasha. E juntos eles tem uma enorme responsabilidade para que o nosso mundo não mude completamente. Para isso, eles se encontram constantemente com Anatov, uma pessoa-leopardo do nível quatro que começa a indicar mentores para cada um deles. E também ensina muitas coisas a eles sobre o mundo de pessoas-leopardos.

Nada disso é colocado pela a autora ao acaso, tudo tem uma base na mitologia africana e seu enorme misticismo. Pessoas-Leopardo eram uma sociedade ribeirinha que vivia na África-Ocidental e que com o tempo foram dizimados. Essa sociedade acreditava fortemente nas figuras espirituais, e nessa relação entre o mundo físico e espiritual. Inclusive eles usavam peles de leopardo, pois acreditavam que ela dava o poder necessário para que eles adquirissem contato com esse mundo. E de certa forma, isso está bem presente na história de Nnedi.

Exemplo de como foram descritas as máscaras africanas
E não é só isso. Durante a história são descritos alguns rituais, figuras mitológicas da África, sem contar que a comida nigeriana e também a prática de algumas atividades são descritas, como o próprio amor do povo pelo Futebol. É provável que você consiga captar algumas dessas nomenclaturas, pois elas estão presentes no Brasil e vieram de uma resistência muito grande que dos africanos que eram escravizados aqui em nosso continente pelos colonizadores europeus.

É tão bonito de ver uma história tão bem escrita com todas esse arcabouço mitológico que foge do eixo europeu. Não é à toa que o próprio Neil Gaiman, e Rick Riordan elogiem tanto a autora e coloquem que sua história é muito diferente de tudo aquilo que eles já viram.

REALIDADES SOCIAIS CONTRASTANTES: Além da mitologia africana presente em sua obra, a autora fez questão de colocar crianças mais reais no contexto africano, e que de certa forma congrega com a realidade de muitos países em desenvolvimento. Ao contrário de Harry Potter que ia para uma escola de Magia, e tava tudo bem para todo mundo. Sunny tinha que estar imersas as duas realidades e tentar conviver com elas. Ao adentrar na cidade de Leopardo-Bate, o tempo era exatamente o mesmo da Nigéria, então seus atrasos, e sumiços eram sentidos. E ela precisava lidar com essa relação, afinal de contas, seus pais não podiam saber de sua realidade alternativa, até porque a jovem era uma agente livre, ou seja, ela se tornou pessoa-leopardo, por causa da escolha da ser superior, e não como a maioria das pessoas, que era hereditário. É tipo a Hermione que tinha pai e mãe trouxa e era chamada de sangue-ruim.

Na história, a autora ainda aproveitou para fazer fortes criticas ao preconceito racial que existe na África, e também a corrupção que enceguecera o homem, até o mais poderoso de todos. E nesse contexto é mostrado também como a amizade é fundamental para combater o mal e se descobrir dentro de um mundo cheio de possibilidades e diversidades. Uma mensagem extremamente positiva para as crianças do mundo todo. Especialmente, as africanas que ainda não tinham tantas histórias "super conhecidas" para se sentirem representadas.

Okorafor é o tipo de voz que precisa ecoar cada vez mais no mundo. Não é à toa que suas histórias de ficção-cientifica e fantasia estão ganhando todo o mundo, e a autora já foi chamada até pela Marvel para escrever alguns arcos de Pantera Negra.

Bruxa Akata é uma história que trabalha os mesmos conceitos de amizade e luta contra o preconceito, só que do ponto de vista de uma pessoa que vivenciou isso na pele, e mostrou que não é necessário criar ambiguidades sobre algum personagem para que ele se torne emblemático, e sim, que se posicione verdadeiramente sobre o problema para que ele seja então combatido. Assim, a ignorância que ainda possuímos sobre os povos africanos e sua importância para o nosso mundo vai se esfacelando cada vez mais.

site: https://sobreosolhosdaalma.blogspot.com/2018/07/resenha-bruxa-akata-nnedi-okorafor.html
Anna Bonniee 13/08/2018minha estante
Estou lendo e tendo dúvidas. O que significa Juju? Essa para é empregada de muitas formas diferentes . Será que evice poderia me dar um help?

Francisco 18/08/2018minha estante
Anna, Juju seria algo semelhante ao que conhecemos como magia no ocidente. Espero ter ajuda

Anna Bonniee 18/08/2018minha estante
Obrigada. Acabei descobrindo com a Editora.