Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Beca 16/08/2022

Para um livro que foi comparado com a saga Harry Potter eu esperava muito mais. Não simpatizei com a protagonista e isso conta muito porque qualquer coisa que Sunny fazia eu automaticamente revirava os olhos. Muito imatura e de pouca personalidade.

A mãe de Sunny é outra que tinha tudo pra ser trabalhada e foi colocada com uma ou duas frases de efeito e o resto é ladainha. Somente nas últimas páginas revelou alguma coisa e fez-se importante. Mas ainda assim, dispensável.

O livro só ficou interessante de 75% em diante. E ainda assim, acho que poderia ser mais trabalhado. Sunny não sabia de NADA e, de repente, sem preparo nenhum, consegue fazer isso e aquilo. Não engoli isso.

Enfim, apesar da leitura rápida, o livro me decepcionou. Foi mais uma questão de terminar logo esse livro que de estar envolvida nele.

Laura.Treba 03/08/2022

Fraco
Talvez seja porque já passei da fase de me identificar com personagens de 12 anos, tenha me acostumado com tramas mais complexas e personagens mais profundos e tudo o mais, mas eu esperava mais.

A capa me dava a impressão de ser um livro com personagens por volta dos 16, assuntos mais instigantes e uma carga maior de fantasia. Acho que foi meu erro, é o que tenho pensado..

Um livro infantojuvenil com pouca pegada juvenil, a base da história me lembra Percy Jackson (e talvez se eu tivesse lido com a mesma idade que li pjo tivesse gostado mais?). Crianças na faixa dos 12/13 anos descobrindo fazer parte de um mundo mágico, aprendendo sobre ele e no final tendo de resolver problemas para os adultos.

Apesar de parecer legal como todos os outros nessa pegada, fiquei triste com a forma como foi desenvolvida a história. Tudo muito simples e ainda com a pegada "como é a protagonista vamos fazer ela ficar boa do nada, sendo que estava sendo inútil até então".

Eu gostei da Sunny, mais do que dos seus amigos - que tive uma relação complicada, gostei deles mas muitas vezes me irritei ou fiquei incomodada com o modo deles agirem, suas falas... Gostaria que tivessem tratado melhor ela, jogada numa realidade nova e ainda precisava ouvir esporro por não saber das coisas. Eram grossos com ela e muitas vezes enrolavam para explicar as coisas, sem motivo algum. Mas apesar de gostar dela não posso negar que ela teve pouco desenvolvimento na trama, mostravam ela estudando e aprendendo melhor as coisas mas na hora do "vamos ver" ela não fazia nada, não sabia lutar e não ajudava em quase nada.

Quando chegou na luta que passamos o livro esperando ela ficou correndo de um lado pro outro sem lançar feitiço nenhum enquanto seus amigos se matavam para fazer tudo o que sabiam e saírem vitoriosos da situação. Aí quando todos estavam por um triz ela DE REPENTE vai e lança um feitiço suuper poderoso acabando com a luta em segundos tipo???? Pelo amor de deus mulher de onde veio esse poder? Por que não ajudou antes? Que porcaria.

Além disso muito machismo em várias passagens, falas machistas e retrógradas onde a Sunny se mostrava incomodada mas ao mesmo tempo não mostrava esses personagens tendo um desenvolvimento de entender que aquilo é um pensamento errado e mudar, não. Não teve nem discussão acima dessas falas, me pareceu muito jogado sem propósito nenhum para a história, podendo facilmente ser retirado. Só serviu para me fazer passar raiva.

O lado positivo é que é super fluído, dava pra ler em um dia se eu pegasse pra ler direto desde de manhã. Numa sentada li praticamente 50%, fiquei até assustada kkkkk uma fluidez que não sei explicar, mas não era por eu querer ler logo e descobrir algo, não. Não me instigou para querer saber logo o que aconteceria, foi até pacato nesse sentido, mas simplesmente fluía, não vou saber explicar como isso funciona só tentem entender aí.

Então é isso, uma mitologia interessante que não me pareceu bem aproveitada. Tudo muito fraco e com pouquíssimo desenvolvimento, mas fluído e bom para sair de ressaca/só passar o tempo ??

soaréz 20/07/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL
Eu adorei o livro, achei ele super bem escrito, ele foi uma recomendação de uma moça que conheci na biblioteca e irei agradecer ela imensamente por essa imersão a esse mundo incrível, me senti totalmente parte da história. Parecia que ao decorrer da história ia sentindo na pele oq eles passavam, quero amigos assim tbm KKKKKK, mds eu sei q eu amei muito o livro. A escrita é perfeita e fluída, adorei do começo ao fim.

Kawa 15/05/2022

Eu não sei por onde começar a falar. Percebi o quanto sentia falta de fantasia bem construída na minha vida até descobrir a Nnedi. A forma como a mitologia é apresentada é simplesmente fantástica, e lendo você vê como é importante as distinções de gênero literário que a autora faz. Além disso, ainda é fortalecedor a forma como vamos descobrindo um universo que u uma nos for apresentado uma vez que a indústria é completamente branco/eurocentrada.

Andressa Brandão 24/04/2022

O livro segue um roteiro bem conhecido, com características bem semelhantes a outras fantasias juvenis, mas apresenta um grande diferencial, uma cultura com a qual nós não estamos habituados, gerando um grande interesse.

Laisy 07/04/2022

Harry Potter tá diferente
Uma aventura fantástica, cheia de tradição Africana. Eu amei, fiquei agoniada, e até com um pouquinho de medo em algumas partes.
Acho que eu já falei isso em outras resenhas, mas eu detesto capítulos longos. Mas fora isso a história é incrível.

Imi 03/03/2022

Sensacional

Essa história, eu amei a sunny, o universo dela, os juju, A chichi é o amor da minha vida

Esses personagens muito bem construídos
Se passa na Nigéria, eles falam igbo, tem bastante da cultura e sobre as pessoas-leopardo, essa escritora é o máximo, me consumiu por inteira.

Único estranho foi a conexão que deram pra eles terem que enfrentar o chapéu preto, e só um cap pra finalizarem.

Rodrigo 14/02/2022

Leitura interessante
Mais um livro desta interessante escritora que nos presenteia com ficção com fortes elementos da cultura africana. Neste caso é uma história de bruxas, ao estilo Harry Potter. É uma série de livros, aguardemos o lançamento dos próximos. Muito legal.

Mika Martins 31/01/2022

Uma nova visão de mundo mágico
Conhecido como "Harry Potter nigeriano" o livro também tem suas proximidades com Percy Jackson. Não é atoa que na capa temos ninguém mais ninguém menos que Rick Riordan recomendando o livro!
A criação do universo mágico do livro é fantástica, ele renomeia conceitos e se aprofunda em como a magia é feita, trazendo no cerne da conjuração de uma magia os componentes materiais, facas juju, desenhos e palavras de comando.

Lilly 27/01/2022

Amei demais!!!! Arrastei pra ler o começo pq é bastante informação e um monte de coisa que eles vão explicando depois, o q me deixou um pouco confusa. Tirando isso leitura rápida e boa

Lola 18/01/2022

Magia e ancestralidade
Bruxa Akata é uma história cheia de magia, ancestralidade, amizade e autoconhecimento. Eu amei conhecer mais sobre a cultura nigeriana e sobre essas personagens tão únicas. Já quero ler a continuação!

@lidosporwendy 03/01/2022

Harry Potter nigeriano
Muito além de ser o Harry Potter Nigeriano, a história de Sunny e seus amigos é espetacular.

Sunny uma garota americana com pais nigerianos é marcada por uma peculiaridade, ela é albina. E por isso sofre quando volta a mostrar na terra natal de seus pais.

Seus colegas de turma a odeiam por ser diferente, mas ela encontra apoio em Orlu, um colega de classe, ele a apresenta a Chichi que descobre o potencial de Sunny.

Sunny é uma pessoas-leopardo agente livre, ela herdou sua habilidade de um familiar, já que seus pais não tem poderes. E ela tem que aprender em pouco tempo, todas as habilidades e poderes que lhe foi concedido, para lutar contra um homem perigoso, que pode causar a sua morte e dos seus amigos.

@folhasecha 31/12/2021

Incrível!
Escrita maravilhosa, universo maravilhoso, personagens maravilhosos? me lembrou o que senti quando li Harry Potter ??

Karyne | @kayliteraria 26/12/2021

Quero a continuação
?Bruxa Akata? conta a história de Sunny, uma garota nigeriana que acaba de descobrir suas habilidades especiais e começa desvendar os mistérios de seu novo mundo, até ai parece clichê certo? Nada que não tenhamos visto em outras fantasias... Mas o clichê termina por ai, Sunny é descrita como ??pálida como a lua? ela é uma garotinha e albina e por essa razão se torna motivo de piadas e de olhares tortos por onde passa. Apesar disso, ela possui um talento mágico especial, nascida de pais que não possui poder algum, Sunny busca saber mais sobre sua origem e como controlar seus poderes.
?????????
Analisando a estória de modo geral, essa não é e a melhor fantasia do mundo, tem varias lacunas e pontas soltas mas essa é uma história além da fantasia que carrega sobretudo muito representatividade.
?????????
??Autora negra, personagens negros, a questão do preconceito abordado por Sunny ser albina e uma cultura apresentada aos leitores que é totalmente diferente do que estamos acostumados por aí. Ambientado na Nigeria, bem fora dos padrões de fantasias. E isso me deixou extremamente contente, vejo várias protagonistas de fantasias e sagas femininas, brancas mas ainda não tinha lido nada com uma protagonista feminina negra e isso é incrível!
?????????
?Eu amei conhecer mais sobre o mundo da Sunny, ela e uma garota forte e de personalidade, com certeza lerei a continuaçao de Bruxa Akata.

Paula A. C. 22/12/2021

Este livro foi um acontecimento em minha vida. Como eu ainda não havia lido essa preciosidade? Estou encantada! A escrita da autora é primorosa, a história é envolvente e os protagonistas, muito cativantes. Queria me juntar aos quatro escolhidos em Leopardo Bate para aprender os mistérios juju. Recomendo demais!