Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 22/08/2020

Sunny tem 12 anos, é filha de nigerianos, mas nasceu nos EUA e quando tinha 9 anos sua família decide voltar p/ a Nigéria.
Ter tantas culturas diferentes já era difícil, mas ser albina deixa a vida de Sunny um pouco mais complicada na escola p/ ser aceita, fazendo ela ter um único, Orlu, q a apresenta sua amiga Chichi.
Só q Sunny não imaginava q conhecer Orlu e Chichi mudaria a sua vida p/ sempre... eles são pessoas leopardos, seres com poderes extraordinários e ela tb possui esses poderes.
Quando Sasha se junta ao grupo, eles começam a receber ensinamentos do Mestre Anatov e vão acabar descobrindo q mesmo tão jovens, uma grande e perigosa responsabilidade foi dada a eles, deter um assassino q se torna a cada dia mais poderoso.

"Preconceito gera preconceito, sabe? O conhecimento nem sempre evolui para a sabedoria."

Quando me indicaram essa leitura eu li q era o Harry Potter nigeriano e como uma boa apaixonada por fantasia logo já quis ler. Sim... Vc pode comparar várias coisas com HP, porém o livro te faz viajar nas mitologias africanas e em uma cultura q eu amei conhecer mais. Além da mágia, temos os temas racismo, sede de poder e principalmente o q a mulher nigeriana sofre apenas por ser mulher em um pais preconceituoso q só valoriza o homem (amei Sunny arrasar no futebol ?).
Acho q como primeiro livro de uma série, esse serviu bem como uma introdução ao mundo e personagens, mas agora espero ansiosa o segundo volume Warrior Akata q ainda não foi lançado no Brasil, mas q promete levar Sunny e seus amigos a novas e grandes aventuras e ensinamentos.

Fábbio (@omeninoquele) 22/08/2020

Amei! :D
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝O conhecimento é o centro de todas as coisas.❞
⠀⠀
Sunny é americana de nascença, mas desde que se entende por gente morou na Nigéria onde sua família retornara a pouco tempo para morar de vez. Ela é albina, o sol é seu inimigo e na escola as pessoas a olham julgando-a e alguns valentões a perseguem por ela ser diferente, mas é sob a luz da lua que ela se solta, jogando futebol com seus irmãos e expelindo todas as provocações que sofre por ser diferente.
⠀⠀
A sua vida parece ser normal, tirando o fato de sua cor, e as provocações que recebe diariamente. Mas tudo começa a fazer sentido, quando Sunny se descobre uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. E Sunny vai adentrar nesse mundo novo, cheio de mistério e magia em busca de se encontrar e se entender, mas o que ela não sabia, e acaba descobrindo depois era que é muito especial, alguém com um talento mágico latente capaz de mudar totalmente os rumos do lugar, mesmo que seja filha apenas de pessoas comuns.
⠀⠀
Não bastasse isso, o mundo mágico ainda corre perigo, pois um assassino em série está matando crianças, tudo em nome de um plano maior que é destruir o mundo libertando algo mais poderoso, sendo ele uma peça a ser movida pra tudo dar certo. E é quando Sunny e mais três amigos, recebem a missão de seu mentor para parar esse homem, mesmo o grupo sendo muito inexperiente na magia e mesmo algum deles, como Sunny nem ter ainda a sua faca juju pra fazer feitiços.
⠀⠀
Sunny, Chichi, Orlu e Sasha, são personagens incríveis e cheios de curiosidade em aprender as coisas e juntos eles vão perceber que são capazes de fazer muito do que até os mais velhos do lugar fazem. E é muito gostoso de acompanhar a aventura desses quatro e notar a evolução deles na magia com o decorrer da narrativa, e a sensação que fiquei quando terminei era a de que eu precisava mais de aventuras deles.
⠀⠀
Sunny tem ainda que aprender administrar sua vida entre esses dois mundos, o real e o das pessoas-leopardo, uma vez que aparentemente sua família é considerada normal e é bem interessante ver ela se virando pra poder cumprir tudo o que os dois lugares pedem, e sua mãe vai fazer uma marcação pesada em cima dela ainda, com o perigo que ronda com um assassino de crianças à solta.
⠀⠀
O livro é na maior parte eles treinando e recebendo as lições de seu mentor, que os ensina as regras do lugar e a se portarem como pessoas-leopardo. Há um conflito entre o assassino chamado de Chapéu Preto, mas é algo que só foi mais trabalhado pro final da história, mas que a meu ver foi bem escrito e não tirou o brilho do livro.
⠀⠀
A escrita da autora é super fluída, e eu fiquei muito preso à história, bem como a cultura da Nigéria, as lendas, o folclore africano e as comidas típicas do lugar que são retratados magistralmente por ela. Confesso que estou com uma expectativa boa para o próximo volume, dessa história cheia de representatividade, que me encantou. Por fim, eu acabo recomendando muito pra você que gosta de fantasia, muita aventura com personagens representativos e inesquecíveis.
#BruxaAkata #NnediOkorafor #GaleraRecord

site: https://www.instagram.com/p/CEKn0aND-2p/

@blogleiturasdiarias 13/08/2020

Fantasia estupenda!
Bruxa Akata nos mostra porque sempre é tão gratificante as fantasias saírem dos famosos eixos de mitologias e ter representatividade. Sendo o primeiro volume da série Akata Witch, terminei querendo mais! E detalhe: há muito tempo não me encanto por um infanto-juvenil da forma como aconteceu com esse exemplar. Então acreditem, é maravilhoso!

Sunny é uma menina de 12 anos que anseia ter uma vida normal, o que está longe de acontecer. Filha de pais nigerianos e nascida nos Estados Unidos, ela sofre preconceito por seus colegas de escolas ao ser albina. Como se isso não bastasse, ela acaba de descobrir que faz parte de um mundo completamente diferente quando, em casa, ao olhar fixamente para a chama de uma vela se depara com uma cena drástica. Ela é uma pessoa-leopardo, uma pessoa com habilidades místicas. E como nunca foi iniciada ou soubesse da existência desse núcleo, ela precisará aprender e compreender seus poderes contando com a ajuda de três amigos também pessoas-leopardo.

Que desenvolvimento incrível! Talvez eu seja redundante daqui para frente por não ter palavras suficientes para elogios, porém não tem como não enaltecer um enredo riquíssimo e muito bem construído. Trazendo aspectos da mitologia africana, criando uma ambientação cheio de detalhes e pormenores, fica difícil qualquer leitor fã de fantasia colocar defeitos. É uma narrativa extremamente sólida na sua elaboração, com nomenclaturas e termos próprios, que na minha opinião fica indiscutível não ser a maior qualidade da obra. Conheceremos a riqueza que é a cultura africana e seus povos. Preparem-se para adentrar um universo ímpar e que não te faz largar páginas.

Vi muita comparação do contexto com a série Harry Potter, — inclusive internacionalmente é vendido como 'Harry Potter nigeriano' — e acho que esse tipo de paralelo às vezes ofusca o potencial de uma determinada leitura. Indiscutivelmente aqui teremos uma jornada de herói com altas aventuras, com um grupo de personagens principais, vilões, profecias entre outros elementos. Na minha opinião, isso não só se assemelham a esfera de Harry Potter, mas com vários outros que adentram essa conjuntura. Ademais, se gosta desse estilo de narrativa, esse livro é para você.

"— Lição número um — falou Anatov. — E essa é para todos vocês. Aprendam a aprender. Leiam as entrelinhas. Saibam o que reter e o que descartar. Sunny, nós não ensinamos do mesmo modo que as ovelhas. Livros fazem parte do aprendizado, mas a experiência é importante também. Todos vocês serão enviados para ver por si mesmos. Então vocês têm de saber como aprender." pág. 107

Sobre os protagonistas, temos um quarteto cheio de personalidade. Cada qual com suas características e peculiaridades, é interessante perceber como se complementam e suas qualidades e defeitos se sobrepõe tornando-os únicos. Sunny, Orlu, Chichi e Sasha formam uma equipe cativante! E falando especificamente da Sunny, acompanharemos seus percalços e receios ao tentar entender quem realmente é. Pensei que pela questão dela ter somente 12 anos me seria um fator negativo quando pesasse na balança suas ações, contudo entendi suas atitudes e escolhas, acreditando serem condizentes com a faixa etária que é indicada. Talvez seja promissor a autora explorar o amadurecimento deles nos sucessores.

Os desdobramentos nos levam a crer que algum momento teremos o ápice de toda situação criada, e o final é onde o encontraremos. Tenho a ressalva de achá-lo muito corrido e com demasiada informações relevantes em um curto espaço de páginas, no entanto nada que atrapalhe o todo. Esse fim é eletrizante e aguça a curiosidade para um possível sucessor — que nesse caso existe!

De uma forma geral, Bruxa Akata cumpre seu propósito de ser uma excelente leitura! Adicionado de uma forte presença do afrofuturismo, de dar voz a etnias que precisam ganhar mais aberturas dentro da literatura, ele se converte em um prato cheio. Recomendo de olhos fechados.

Na parte física a capa simboliza perfeitamente seu conteúdo, e a considero expressiva. A diagramação é a padrão da editora Record — limpa e espaçada, sendo confortável de ler — com pequenos detalhes que realçam essa parte interna. Não encontrei erros de revisão. A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista da Sunny.

"As pessoas-leopardos são diferentes. A única maneira que temos de ganhar chittim é aprendendo algo. Quanto mais se aprende, mais chittim se ganha. O conhecimento é o centro de todas as coisas." pág. 80

No aguardo da Galera Record lançar o próximo! Espero que tenham gostado.

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2020/07/resenha-bruxa-akata-nnedi-okorafor-galera-record-akata-witch.html

Ley 09/08/2020

Uma viagem à cultura nigeriana
Ler obras que citam culturas distantes da minha é sempre um prazer. É importante que saibamos que a cultura diz muito sobre um povo e respeitá-la diz muito sobre nós. Ler livros com essa temática nos ajuda a normalizar que pode existir várias visões sobre um determinado assunto e tudo bem.

Bruxa Akata é uma leitura baseada na mitologia africana. O livro se passa na Nigéria, e é composta por personagens negros. Temos uma representatividade étnica negra enorme, e ainda acompanhamos a cultura nigeriana inserida na história. É um dos poucos livros que tive o prazer de ler em que a maioria dos personagens era composto por personagens negros.

O livro acompanha Sunny, que é uma criança nascida nos EUA, porém seus pais são nigerianos, e agora ela mora na Nigéria. Sunny é uma garota albina, que mesmo tendo a cor pálida, carrega traços herdados de seus ancestrais, e foi criada dentro da cultura deles.

Sunny é uma criança que sofre bullying na escola, mas ela enfim conhece alguns amigos que mostram magia a ela. Segundo eles, Sunny é uma pessoa-leopardo, que tem dons mágicos. Esse é um termo que não sei se faz parte da mitologia africana, ou se é totalmente ficcional.

Sunny então passa a conhecer mais sobre si e essa misteriosa herança mágica. Toda a explicação sobre magia, descendência, entre outras coisas, ficou confusa para mim, principalmente vendo tudo ocorrer pelos olhos de Sunny. Os termos sobre esse universo também são vagos e nem todos são explicados.

Talvez seja intencional essa subjetividade em descrever a magia, sua origem e etc. Mas acabei ficando curiosa com os termos que são pouco explicados. Foi um choque cultural ler a obra. Conheci várias coisas que ainda não havia visto. O vocabulário tem várias palavras nigerianas, e acabei me perdendo ao tentar acompanhar elas dentro do contexto.

Gostei muito do companheirismo e dos personagens do livro. São crianças que carregam um ar aventureiro e sempre prontos para mais. Por vezes teve situações que não gostei de atitudes de alguns deles, contudo isso se deve a idade precoce deles, e todo o contexto do livro.

A leitura faz menções ao racismo, assim como outros tipos de preconceito. Um dos melhores pontos da obra, para mim, foi toda a ambientação mágica em cima da mitologia africana. Confesso que conhecia pouco, e a proposta do livro é boa, então tirei muito proveito disso. Infelizmente me perdi em alguns pontos, e isso acabou prejudicando um entendimento melhor sobre o livro.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/07/resenha-bruxa-akata-lirvo-1.html

Karla Lima @seguelendo 29/07/2020

@seguelendo
Fazia um tempo que tinha ouvido falar e lido um pouco sobre essa obra, por isso já estava curiosa sobre ela. Quando apareceu a oportunidade de ler e conhecer a escrita de Nndi Okorafor, não pensei duas vezes.
Fui positivamente surpreendida com uma mitologia muito rica e diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. A história em si é simples, pois retrata uma típica "jornada do herói"... Heroína, dessa vez. Mas a cultura envolvida torna tudo muito mais interessante do que se tivesse sido ambientada em qualquer outro local.
Já li diversas obras de autoras e autores africanos (particularmente li muitas obras nigerianas), mas nenhuma delas foi uma Fantasia. É o primeiro livro do gênero que leio e gostei da experiência.
Mesmo com personagens tão jovens, a história não se prende em problemas típicos da idade deles, que geralmente vemos em obras do gênero e para essa faixa etária. Gostei da personalidade e de como cada um tinha sua própria força.
A narrativa é bem direta e gostosa de acompanhar. A leitura fluiu rapidamente e, mesmo sendo um livro mais voltado para jovens, consegui me divertir e aproveitar todo o cenário durante toda a leitura.
A história demora um pouco para "acontecer", mas quando finalmente chega ao ponto, acerta! A última parte da obra é muito rápida, por isso fiquei com a sensação de que poderia ter sido mais desenvolvida, ou ao menos seguir o mesmo ritmo do restante do livro.
Recomendo demais! Foi uma aventura encantadora, cheia de lições, e muito divertida de ler.

Marnylton 16/07/2020

Você é colocado no mundo dos Leopardos ? sem entender nem meia palavra assim como Sunny e conforme ela avança você segue os mesmos trilhos.
A leitura é em terceira pessoa (que particularmente eu acho perfeito) e então você vai cada vez lendo mais páginas e descobrindo todo esse folclore nigeriano e de outras etnias do continente africano! As últimas páginas foram de tirar o fôlego.
Esse livro é dito como ?o Harry Potter africano? não curto muito comparar o trabalho, mas sem sombra de dúvidas é um livro que os leitores de Harry Potter irem imergir na leitura.

Barbosa 15/07/2020

Eu fiquei muito amimada por ser o primeiro livro com mitologia nigeriana que li e é ultra envolvente.

A sinopse fala sobre ser parecida com Harry Potter e realmente é só que melhor.

Só o final que foi um pouco decepcionante

dede 14/07/2020

Acho que foi um dos melhores livros únicos que eu já li. Ele trata a mitologia nigeriana tão bem, é muito bom de ler

kamila 08/07/2020

Que livro!
O que falar sobre Bruxa Akata... É um livro que eu não esperava muito, eu tava com um certo receio pra ler, estava com medo de me decepcionar, então iniciei a leitura um tanto quanto cautelosa, mas esse livro definitivamente foi uma das grandes surpresas desse ano e a única coisa que eu posso dizer é que já estou ansiosa para ler a continuação.
Bruxa Akata não é qualquer livro, não tem qualquer enredo, é uma história que precisa ser lida, porque é tão única, de uma singularidade que chega ser incrível. A mitologia que a autora criou é tão fantástica, tão interessante, que não tem como não sentir vontade de entrar no livro e se aventurar junto com os protagonistas.
Os nomes de cada coisa, juju, Leopardo Bate, Homem das tralhas, cada elemento da história, cada mínimo detalhe é tão interessante e essencial. Quando eu penso nesse livro em penso em muitas cores, é algo tão vivo e tão legal.
Os personagens, por mais que são crianças, são maduros, o que não faz da história algo cansativo, deixa a história até bem melhor. Vemos os lados infantis deles, mas muitas vezes eles parecem tão adultos que até esquecia que eram crianças.
E esse livro faz o mistério dela. Nnedi adora fazer um mistério, porque as coisas nunca são revelados de imediato pra protagonista, então vamos juntos com ela descobrindo os muitos segredos que a história esconde.
A única coisa que me deixou um pouco decepcionada foi o final, porque era algo esperando e sendo preparado desde o início, para no final, ter uma conclusão bem rápida, até sem graça o que me deixou um pouco decepcionada. Mas acho que isso não tira o brilho do livro, como eu disse esse livro é algo singular e único. Muito bom. E a cultura africana ainda deixa tudo mais interessante.

Gramatura Alta 30/06/2020

O quanto você sabe de mitologia africana? Eu não sabia nada, por isso decidi dar uma chance. Ótima escolha, inclusive! Em BRUXA AKATA, Sunny é uma nigeriana albina que viveu anos nos Estados Unidos até que teve que retornar ao seu país de origem. No entanto, de volta ao continente africano, a garota é discriminada por dois motivos. Primeiro, por ser albina, uma mulher preta por dentro, branca por fora. Depois por ser uma forasteira, mesmo sendo daquele país.

Entre o escuro e o claro, a noite e a manhã, ela se descobre herdeira de um legado: uma garota-leopardo, com poderes especiais, vivendo entre as ovelhas (humanos comuns, trouxas, mortais, como você preferir). Mais do que isso, sendo uma das esperanças para um futuro perdido.

Assim como HARRY POTTER, PERCY JACKSON e vários colegas do estilo, a BRUXA AKATA, escrito por Nnedi Okorafor, é mais uma narrativa sobre a clássica jornada do herói. Logo, de pária a heroína, acompanhamos a trajetória da menina no seu caminho de autodescoberta.

Porém não se engane, mesmo com elementos em comum com todos esses livros famosinhos, a obra se destaca justamente pelo seu maior triunfo, o espaço aberto para falar e discutir sobre a cultura africana. Quantos livros atuais podemos dizer que fazem o mesmo? Por que conhecemos tão pouco sobre a África?

Em 317 páginas de uma história para lá de envolvente, conhecemos mais do universo, que tem uma mitologia própria de tirar o fôlego. Magia, monstros e uma profecias são um pequeno vislumbre disso tudo.

Isso sem falar, também, no carisma e no desenvolvimento de cada um dos principais. Ainda que sejam somente crianças, a autora conseguiu transmitir toda a carga dramática necessária para que nos apegássemos a eles e à história. É impossível terminar as páginas sem sentir saudade da própria Sunny, Chichi, Sasha e Orlu. Já estou ansiosa para ver os próximos capítulos.

Em síntese, entre a ficção, a fantasia e a aventura, BRUXA AKATA será um livro que levarei para sempre com muito carinho. Parabéns à editora pelo trabalho incrível de design e por ter aberto a chance para um tipo de literatura fora do comum.

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/29/bruxa-akata/

Bia - Resenha de Unicórnio 28/06/2020

Incrível!
Que livro sensacional! Muito bem escrito, com personagens cativantes, abertura pra debates profundos, todos os elementos que eu amo numa narrativa. Simplesmente perfeito!

Mai 24/06/2020

Bruxa Akata
Sunny é uma menina de 12 anos que nasceu nos Estados Unidos, mas que com nove anos volta com os seus pais para Nigéria, com suas duas nacionalidades ela se vê um pouco perdida e isso é reforçado por ser albina e por seus colegas a provocarem por ser "branca" e não ser "realmente nigeriana". Ela conhece Orlu e é aí que começa a sua jornada e descoberta sobre ser uma pessoa - leopardo.

Bruxa Akata se tornou um dos meus livros de fantasia favorito, é tão diferente de todos os livros sobre Bruxos e feiticeiros e eu amei saber um pouco mais sobre a África. O livro fala sobre amizade, preconceitos, descobertas e como nos comportamos a diferentes situações.

Sunny é muito corajosa e amei Orlu, Chichi e Sasha, fora todos os aspectos da história. O livro é viciante e só consegui largar quando terminei toda a história, super ansiosa para o próximo.

ariana 05/06/2020

Leitura simples, porém fluida e gostosa! Me apeguei nos personagens sem precisar de muitos detalhes sobre eles.

Lari 03/06/2020

Minha indignação da madrugada: não ter continuação em mãos!
Eu amei esse livro, descrito como o Hp nigeriano, e estou doida pela continuação, que pelo que vi só tem em inglês... (Será um sinal para voltar a estudar?)
O livro fala sobre magia, abordando os Jujus e sua mágica, nós momentos que eles eram descritos confesso que lembrei MT de uma seria da Nick.. enfim não tive a percepção de ser um HP nigeriano, acredito que a história se desenvolve por si só a ponto de não precisar se comparada a outra.
Bia Guedes 13/06/2020minha estante
Acabei de ler agora e tava pensando se tinha continuação . Gostei do livro e queria tanto continuar nesse universo

Lari 15/06/2020minha estante
Existe q continuação mas não foi traduzida para o português ?, estou apanhando para retomar o inglês e ler no idioma ?