Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Gustavo.Marques 23/04/2020

Preferido!
Esse livro trata de assuntos que precisam ser debatidos e merecem muita atenção, pois são assuntos além do que esperado. Amei e super recomendo!

Niltium 22/04/2020

Postei uma foto bem legal dele no meu Instagram @niltium
Após ter o vislumbre do fim do mundo nas chamas de uma vela, Sunny acaba conhecendo todo um mundo mágico de pessoas-leopardo; usuários de magia que herdaram seus poderes de seus pais. A protagonista é uma agente livre, filha de pessoas normais, mas que mesmo assim tem dons mágicos e acompanhamos as descobertas desse novo mundo peculiar junto dela.

Esse universo recém descoberto é muito original, o livro é uma fantasia nigeriana muito bem construída e rica em detalhes. Um dos pontos fortes e diferentes dele é o fato de que seus "defeitos" são o diferencial do seu poder. Sunny é albina e sofre muito bullying por ter essa rara condição e acaba descobrindo que possui o talento natural de se tornar invisível, algo que outras pessoas também são capazes, mas apenas com muito treinamento.

Como o livro é o primeiro de uma possível série (só foi lançado um segundo, até o momento), temos apenas o vislumbre do grande vilão místico da história, algo que a meu ver não deveria ter aparecido tão já. Eu teria gostado bem mais se a trama só tivesse focado no vilão misterioso que está caçando crianças para fazer rituais de magia. O romance também não é muito bem desenvolvido, o grupo da Sunny é super interessante e diverso e eu amaria muito mais se eles fossem só amigos.

De qualquer forma, é um livro muito divertido e único. Só pela representatividade e por esse universo original já indico a leitura. É super importante sairmos fora do eixo americano-europeu e nos darmos a chance de conhecer mais sobre outras culturas. O resultado pode ser um livro como esse; que mesmo tendo alguns clichês, acaba se sobressaindo do usual e nos encantando com um universo muito bem elaborado.

Moony 19/04/2020

Harry Potter Nigeriano
Eu amei demais esse livro. É um mergulho na cultura nigeriana através do tipo de fantasia que eu amo.

Ulisses 12/04/2020

QUE LIVRO MARAVILHOSO!
Narra a descoberta de Sunny, uma menina nascida nos EUA que mora na Nigéria, negra e albina, que sofre bullying na escola, que descobre ser uma pessoa-leopardo, e passa a descobrir seus poderes. Com o desenvolver da história, Sunny e seus amigos são encarregados de derrotar um grande assassino em série ritualista, o chapéu preto.

QUE LIVRO DIVINO! A forma que a Nnedi escreve a história é leve e bem envolvente, sem gerar cansaço. O modo de como tudo desse novo mundo de magia é apresentado é fantástico! O fim não me agradou muito, mas ler essa obra prima valeu muito a pena

Milena.Wanderley 16/02/2020

“Bruxa Akata” conta, em primeira pessoa, a história de Sunny, uma menina de onze anos que vive na Nigéria... e é albina! E isso traz para a jovem menina diversos conflitos de identidade, os quais ela expõe de modo absurdamente sincero e espontâneo.
A trama da história também me envolveu demais, tornando a leitura fluida e me mostrando um mundo totalmente novo de magia e da cultura africana. Eu amei ser apresentada à realidade de uma vida na Nigéria, às regras e ao dialeto local; e o modo como essas informações aparecem na história é bastante perspicaz, sem deixar nenhuma ponta solta. A magia é estrutura em cima das crenças, superstições e mitos da cultura africana, enriquecendo a história e deixando o leitor agarrado ao livro da primeira à última página.
Eu me apaixonei por esse livro. Trata de temáticas muito fortes como o racismo, o bullying, dinâmicas familiares e construção de identidade; e as apresenta de maneira muito inteligente, pois é adaptado (principalmente) ao público infanto-juvenil!

site: https://eraumavezeoutras.blogspot.com/2019/07/resenha-bruxa-akata-nnedi-okorafor.html

Roberta Maruki 16/02/2020

Leitura muito agradável.
Nunca tinha lido nada sobre mitologia Africana, e adorei o que li. Um livro leve e fluido.

tori 15/02/2020

A NETA DA BRUXA!

jailxon 09/02/2020

BRUXA AKATA
Com uma escrita super dinâmica, divertida e fluída, conhecemos a cultura nigeriana ao mesmo tempo que adentramos no mundo das pessoas-leopardos, que são capazes de usar magia e ter "duas faces" (fiquem curiosos!)

Sunny é aquela personagem que já foi muito humilhada, mas se transformou em alguém super forte e decidida. Lindo de ler a evolução dela!

E ainda temos lições sobre feminismo e até podemos ver que Sunny é fã do Pelé (ela adora jogar futebol).

Por fim, é bem difícil escrever uma resenha desse livro, pois não consigo explicar aqui a complexidade desse universo mágico e tão incrível.

herfleurs 24/01/2020

Adorei!
É o livro perfeito de fantasia com adolescentes, junto com HP e Riordanverse! Tanta cultura e pertencimento!
Gostaria de ter tido a oportunidade de ter lido com 13, 12 anos.
Achei que a coisa de pegar 4 crianças para lutar ficou muito sem explicação e a batalha também. Mas as lições e o fato deles não ficarem separados da vida comum também foi incrível!

herfleurs 24/01/2020

Adorei!
Gostaria de ter tido a oportunidade de ter lido com 13, 12 anos.

Carous 17/11/2019

Quando fica bom?
Não há palavras para descrever o quanto estou decepcionada com este livro.

Eu estava muito animada para lê-lo. Não apenas porque foi apelidado como Harry Potter nigeriano - eu gosto de Harry Potter. Se bem que, gora que li o livro, entendi que não foi um "apelido carinhosamente" dado ao livro: há várias similaridades com a obra de JK Rowling. Mais referente aos termos do que à qualidade da escrita - perdão pela honestidade.

Mas é um livro escrito por uma autora negra e africana sobre uma garota negra e africana passado em um pais negro e africano com todos os personagens negros e africanos que abrange a diversa cultura e religião negra e africana. Sem estereótipos, sem má descrição da cor de pele dos personagens ou do cabelo, sem xenofobia.
Eu precisava ler um livro com essas características.

Nnebi ainda aborda suavemente machismo, racismo, colorismo e preconceito contra a cultura ocidental (do colonizador) de uma perspectiva negra e africana, o que é raro de ver na literatura e achei que enriqueceu a obra.

Infelizmente o enredo é interessante, mas a execução foi sem graça.

Eu gostei da Sunny e me identifiquei quando ela se irritava com os amigos ou seu professor soltar informações sobre o mundo mágico que eles estavam cansados de saber e ela não. Ficava sempre para ser explicado para ela mais tarde ou ela compreender depois que conhecesse esse mundo melhor. Mas a explicação nunca vinha ou era pouco esclarecedora.

Mas gostei de Sunny por outros motivos. Ela foi a única personagem bem retratada no livro. Tanto quando ainda desconhecia que era uma criatura mágica quanto depois. Suas reações eram reais e plausíveis.

Já os demais personagens...
Os amigos delas, Chichi, Sasha e Orlu foram mal aproveitados. Sim, porque cada um tinha uma história interessante que não foi explorada.
Depois de certo tempo eu perdi o interesse nessas crianças desinteressantes.

O professor e os mestres acadêmicos que guiavam as crianças são inacreditáveis. Zelo 0 com o bem estar deles. Total indiferença com a possibilidade deles morrerem na batalha contra o Chapéu Preto - uma batalha que as crianças eram jovens demais para participar e só saíram vitoriosas porque este é um livro de fantasia -.
Digo pra mim mesma que esse comportamento dos adultos é uma questão cultural. Talvez? Eu sou latina e aqui se superprotege os filhos até dizer chega. Talvez na nigeriana ninguém tem paciência para quem está começando ou para ter tato. Eles que lutem, foda-se total.

A única coisa crível em Anatov, professor de Sunny, foi sua incompetência. Já tive professores na escola que se achavam os melhores, mas não eram.

As aventuras, o inimigo que Sunny deveria derrotar com a ajuda dos amigos, os animais estranhos que só que não era ovelha via, diversos capítulos do livro em que Sunny e os amigos foram levados a diferentes locais, eventos e etc: não entendi o objetivo de nada disso. Ao final de cada situação parecia que REALMENTE não havia objetivo nenhum a não ser... mostrar ao leitor um pouco do mundo mágico. Talvez fosse isso? Eu não sei. De qualquer forma, tal qual as explicações que Sunny desejava, isso foi completamente superficial para me interessar.

O livro todo me deixou com a sensação de uma aventura que não veio. Quando o livro fica bom? Quando fica interessante? Quando vou me importar com cada cena que é mostrada? Acabou o livro e a resposta não veio.

Bruxa Akata não me deixou com a mínima curiosidade de ler a sequência. Vou pensar 2 vezes pra ver se dou uma chance a outro livro da autora. No momento parece impossível.

Andreia.Kelly 14/10/2019

Bruxa Akata
Este romance infanto-juvenil escrito por Nnedi Okorafor nos leva a conhecer aspetos da cultua nigeriana por meio de personagens bem construídas. Embora protagonismo seja das crianças e dos adolescentes, durante a leitura nos deparamos com conflitos existências que acometem qualquer ser humano.
O enredo é simples e de certa forma previsível; resolvido de forma satisfatória, o enredo, abre espaço para o leitor pensar em como a história poderia continuar.
O melhor do livro é a ambientação bem feita. A autora descreve o cotidiano mágico em que as personagens vivem de forma minuciosa e leve, na leitura vamos descobrindo um universo em que mágico/espiritual convive com o real, levando, dessa forma, o leitor a entender a visão de mundo nigeriana.

Debyh 27/08/2019

Antes de ler este livro eu já tinha ouvido falar que lembrava um pouco de Harry Potter, aliás na própria sinopse do livro isto é mencionado. Então eu estava preparada para essa coisa de vaga lembrança de Harry Potter pelos capítulos bem como diversos outros livros por aí. Qual foi minha surpresa em perceber que este livro é idêntico a Harry Potter? O.o Tipo tudo é muito, mas muito parecido com o universo de JK e isso frustrou a minha experiência.
Sunny é uma garota negra porém também albina ( a pele não tem pigmento de cor, ou seja, a pessoa é branca no corpo e pelos), e com isso desde sempre recebeu olhares preconceituosos de muita gente. Atualmente mora na Nigéria com sua família (que são nigerianos) porém nasceu nos EUA. Tentando se adaptar a vida lá aos poucos Sunny descobre que é bem mais do que imagina. Aos poucos ela descobre mais sobre ser uma ‘agente livre’ e assim aprende juntamente com seus novos amigos mais sobre este novo mundo.
continua ► http://euinsisto.com.br/bruxa-akata-akata-witch-1-nnedi-okorafor/

site: http://euinsisto.com.br/bruxa-akata-akata-witch-1-nnedi-okorafor/

Carolina F. 23/05/2019

Apenas pessoas-leopardo entenderão
O livro Bruxa Akata é uma ficção/fantasia que acompanha a trajetória da personagem Sunny.
A história e os detalhes que a autora vai acrescentando a respeito de todo o universo mágico de Leopardo-Bate e das pessoas leopardo são simplesmente incríveis! Por vezes a história vai acontecendo de forma muito corrida, talvez seja o ponto onde a autora pecou, o roteiro para a Sunny e seus amigos, foi um tanto tropego, desajeitado. Contudo, sigo com grandes expectativas para a continuação da história, ansiando por ver o crescimento da personagem e da escrita da autora.

Não entendeu o título da minha resenha? Corre ler o livro pra entender a brincadeira. ;)

Recomendo assim, 10/10! hahah

Luiza.Thereza 08/05/2019

Bruxa Akata
A primeira coisa que você deve saber sobre o livro Bruxa Akata, é estamos falando de protagonistas entre 12 e 14 anos. Isso pode não parecer uma coisa muito importante, mas, se você, como eu, já passou da casa dos vinte e cinco, isso faz uma diferença enorme no seu jeito de ler e encarar essa história.

Dito isso, saiamos do nosso lugarzinho literário comum: Sunny é filha de nigerianos, nascida e criada nos Estados Unidos. Aos nove, ela se mudou para a Nigéria junto com seus pais e seus dois irmãos mais velhos. Ela tem os traços marcantes de seus ancestrais, exceto pela cor: Sunny é albina, o que não é exatamente bem-visto pela cultura de seu povo.

Ao ver o fim do mundo na chama de uma vela, Sunny descobre ser o que é conhecido como pessoas-leopardo: pessoas com fortes poderes espirituais, capazes de conjurar, controlar e/ou desfazer feitiços (que neste universo são chamados de jujus).

Há uma sinopse (no skoob acho), que apelida esta história de “Harry Potter nigeriano”. Sinceramente, o apelido não foi a toa: o cerne do roteiro é o mesmo, as características dos personagens são parecidas demais para não se notar e até mesmo o climax (e o desdobramento) da história é igual.

É possível que eu esteja exagerando (veja bem, é possível). Jamais deixarei de reconhecer que achei maravilhosa a ideia ambientar uma história infanto juvenil no continente africano, muito menos que a autora (Nnedi Okorafor) trabalhou a mitologia africana de uma maneira sublime (e, de fato, fiquei com vontade de voltar a Leopardo Bate apenas para conhecer mais sobre a cidade).

A impressão que ficou foi que a autora, ao menos neste primeiro livro, focou tanto em trabalhar a mitologia dos mascarados que se esqueceu de fazer alguma diferenciação em seu roteiro que colocasse sua história em destaque (mas, para falar a verdade, qual jovem dessa faixa etária realmente ligaria para isso?)

site: http://www.lerparadivertir.com/2019/02/bruxa-akata-vol-01-nnedi-okorafor.html