Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Amanda 12/10/2020

Experiência incrível
Bruxa Akata é um livro infanto-juvenil ou young adult bastante focado em valores muito particulares da cultura igbo, como a mitologia, a culinária e os costumes sociais. Apesar de se dirigir ao público jovem, não deve ser confundido com uma narrativa boba, com aqueles romances e crises adolescentes de sempre; não, Bruxa Akata rompe com o estereótipo de young adult ao fornecer uma imersão encantadora em um universo que sequer sonhamos em existir, cheio de pós e facas mágicos, livros de feitiços, máscaras rituais e um sem fim de situações sobrenaturais interessantíssimas.

A começar pela escrita da Nnedi Okorafor, leve, engenhosa e envolvente, o ritmo da leitura torna-se viciante uma vez que se consiga assimilar alguns conceitos básicos que vão sendo explicados. Aqui e ali surgem palavras em igbo, mas nada que um leitor experiente não consiga resolver. Essas palavras, aliás, contribuem para a imersão pretendida e acabam por facilitar uma maior compreensão da história toda, sem que a tradução possa interferir gravemente na narrativa. Os capítulos são curtos e pontuados por inserções de trechos do livro que Sunny está lendo durante a trama para se educar sobre sua posição na sociedade leopardo, o que facilita todo o worldbuilding da autora e é uma grande ajuda para nos situar nas questões mitológicas.

Narrado em terceira pessoa, mas sempre seguindo os acontecimentos sob a perspectiva de Sunny, é possível visualizar melhor todas as situações e entender tanto os sentimentos confusos da protagonista como o desenrolar do mistério construído pelo livro. Sobre Sunny, tudo nela é incomum, algo inaceitável para uma jovem menina de doze anos. Filha de pais nigerianos, nascida nos Estados Unidos e albina, a protagonista de Bruxa Akata pensava que o bullying era o seu maior problema. Isto é, até se descobrir uma agente livre leopardo. Sunny é muito bem construída, uma típica jovem tímida e insegura, mas criativa e ingênua. A autora compôs um quarteto principal para a trama, diferenciando-se dos demais livros do gênero, e todos os personagens são carismáticos, interessantes e contam com dramas e histórias de vida bastante singulares.

Por falar em romper com o típico trio de heróis adolescentes, preciso dizer que acho a comparação entre Bruxa Akata e Harry Potter terrivelmente injusta. Ainda que ambos envolvam adolescentes aprendendo magia e que existam, sim, algumas semelhanças como professores e um lugar mágico acessível somente aos leopardos, basicamente essa é toda a associação que se pode fazer entre as duas histórias. Bruxa Akata é extremamente original na temática, desde os encantamentos à finalidade deles, representando uma magia muito mais simbólica e atrelada à natureza e aos elementos.

Este, aliás, é um dos meus aspectos favoritos na leitura, me surpreendendo positivamente pela quantidade de informações tão diversas do que costumamos consumir por aqui (considerando que a mitologia igbo sequer é considerada na nossa cultura ocidental), mas ao mesmo tempo expressas de forma muito tangível. O sobrenatural age como o elo entre todas as demais nuances do livro e é utilizado em todos os detalhes.

Okorafor trabalha a magia leopardo inserindo receitas, vestimentas, tradições e relacionando inclusive situações cotidianas a uma aura mágica, nos transportando a um lugar de possibilidades infinitas que costumam ser contempladas somente na infância. E é com esse olhar atencioso aos detalhes que a autora nos conquista a todo momento com aventuras, monstros, desafios e vilões que conseguem surpreender até o leitor mais habitual de fantasia.

A história em si não inventa a roda, é linear e gera as expectativas naturais do gênero young adult, mas surpreende pela criatividade e pelos elementos desconhecidos - para nós - que utiliza. Mesmo imaginando como algumas coisas aconteceriam, em vários momentos me peguei ansiosa para descobrir o que aconteceria a seguir e torcendo para Sunny ficar bem. Foi esse tipo de sentimento, de aproximação com a narrativa, que a Nnedi Okorafor conseguiu provocar com enorme habilidade, tornando Bruxa Akata um livro gostoso de ser lido, uma raridade entre tanta mesmice.

Bruxa Akata deixou uma urgência em conhecer a fantasia sob novas expressões culturais e mostrou como são infinitas as possibilidades quando se trabalha com mitos, lendas e costumes que fogem do lugar comum eurocêntrico, apostando nas tradições e em uma escrita empática, leve e graciosa para contar uma história digna de ser conhecida. O livro tem uma continuação ainda não publicada no Brasil. Vamos torcer pela continuação da história de Sunny.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/desafio-fic%C3%A7%C3%B5es-bruxa-akata-bruxa-akata-vol-1-de-nnedi-okorafor

Malu 31/10/2020

Me apaixonei no nível: quero ler tudo que essa mulher escreveu e vai escrever!

VinAcius49 30/11/2022

?Enriquecedora? é a palavra
A cultura nigeriana, me fez pesquisar de momento em momento algumas coisas, e perceber que a autora é uma verdadeira artista no que faz. A conexão com os personagens foi um pouco difícil, porque para mim já é difícil me conectar com crianças de 12 anos QUE SÃO FIÉIS AS SUAS IDADES (sem crianças de 12 se comportando como 18 por aqui). Então, foi aquele difícil dos bons, sabe?
Para quem gosta de fantasia, um show a parte!!!

Bruna 12/01/2023

Apenas leiam...
Achei esse livro numa das minhas idas à livraria e quando li a sinopse não sosseguei até ter e ler, ele é maravilhoso. Um livro extremamente divertido com a vibe de harry potter, percy jackson. Infelizmente não vi ninguém comentando sobre ele, mas é uma leitura que com certeza vale a pena.

Mari 21/02/2021

Um livro com uma construção mitológica muito rica
Bruxa Akata é um livro muito bom. Ele tem uma construção de mundo bastante rica e faz uma apresentação mitológica da cultura Igbo nigeriana de forma bem detalhada. Foi bom ler um livro de fantasia ambientado na África, com personagens pretos e a protagonista albina. Tudo isso foi muito novo para mim.
Porém, achei que o livro passou tempo demais ambientando as personagens. A maior parte da narrativa a protagonista, Sunny, passa tentando descobrir sua história familiar, seus dons e o universo que foi introduzida, o que é bom, mas deixa no leitor uma sensação que nada acontece.
A ação do livro só acontece efetivamente próximo ao final e de forma rápida, com luta é verdade, porém um tanto "fácil" para a tensão construída durante toda a narrativa. Para mim foi um tanto anti-climático.
Talvez não seja uma obra surpreendente para os leitores de fantasia que já leram muitos livros desse gênero, mas como eu comecei a me concentrar nesse gênero a pouco tempo, acabei gostando apesar desses pontos negativos que falei.
Acho que acabei gostando mais da possibilidade de aprender um pouco mais sobre a Nigéria e seus mitos do que da jornada fantástica em si.

Carolina F. 23/05/2019

Apenas pessoas-leopardo entenderão
O livro Bruxa Akata é uma ficção/fantasia que acompanha a trajetória da personagem Sunny.
A história e os detalhes que a autora vai acrescentando a respeito de todo o universo mágico de Leopardo-Bate e das pessoas leopardo são simplesmente incríveis! Por vezes a história vai acontecendo de forma muito corrida, talvez seja o ponto onde a autora pecou, o roteiro para a Sunny e seus amigos, foi um tanto tropego, desajeitado. Contudo, sigo com grandes expectativas para a continuação da história, ansiando por ver o crescimento da personagem e da escrita da autora.

Não entendeu o título da minha resenha? Corre ler o livro pra entender a brincadeira. ;)

Recomendo assim, 10/10! hahah

Andreia.Kelly 14/10/2019

Bruxa Akata
Este romance infanto-juvenil escrito por Nnedi Okorafor nos leva a conhecer aspetos da cultua nigeriana por meio de personagens bem construídas. Embora protagonismo seja das crianças e dos adolescentes, durante a leitura nos deparamos com conflitos existências que acometem qualquer ser humano.
O enredo é simples e de certa forma previsível; resolvido de forma satisfatória, o enredo, abre espaço para o leitor pensar em como a história poderia continuar.
O melhor do livro é a ambientação bem feita. A autora descreve o cotidiano mágico em que as personagens vivem de forma minuciosa e leve, na leitura vamos descobrindo um universo em que mágico/espiritual convive com o real, levando, dessa forma, o leitor a entender a visão de mundo nigeriana.

Aline 10/11/2020

Ancestralidade
Uma leitura bem fluida,você devora muito fácil,é visível como a força da ancestralidade te leva a agir sem mesmo você saber o que está fazendo...

cacau!! 26/12/2022

Melhor do que Harry Potter
É uma surpresa muito boa! A escrita começa lenta no início e vai fluindo ao longo do livro. Gostei bastante da personagem principal e sua relação entre a realidade de onde ela está e onde ela vai estudar quando descobre seu dom. O mundo real em que Akata vive é pobre e frequentemente relatado porém a outra realidade onde só estão os bruxos me encanta! É muito cativante imaginar os cenários. Eu amei todos os personagens serem pessoas de pele preta e demonstrar a realidade por meio da fantasia do livro. Com certeza indicaria esse livro no lugar de algum sem sal de J. K. Rowling!!

jailxon 09/02/2020

BRUXA AKATA
Com uma escrita super dinâmica, divertida e fluída, conhecemos a cultura nigeriana ao mesmo tempo que adentramos no mundo das pessoas-leopardos, que são capazes de usar magia e ter "duas faces" (fiquem curiosos!)

Sunny é aquela personagem que já foi muito humilhada, mas se transformou em alguém super forte e decidida. Lindo de ler a evolução dela!

E ainda temos lições sobre feminismo e até podemos ver que Sunny é fã do Pelé (ela adora jogar futebol).

Por fim, é bem difícil escrever uma resenha desse livro, pois não consigo explicar aqui a complexidade desse universo mágico e tão incrível.

Giovana Renoldi 09/11/2020

Encantador
Com muita magia e abordando diversos assuntos necessários de forma delicada e forte ao mesmo tempo, esse livro aguça a curiosidade sobre o futuro de Sunny, Orlu, Chichi e Sasha.

Ulisses 12/04/2020

QUE LIVRO MARAVILHOSO!
Narra a descoberta de Sunny, uma menina nascida nos EUA que mora na Nigéria, negra e albina, que sofre bullying na escola, que descobre ser uma pessoa-leopardo, e passa a descobrir seus poderes. Com o desenvolver da história, Sunny e seus amigos são encarregados de derrotar um grande assassino em série ritualista, o chapéu preto.

QUE LIVRO DIVINO! A forma que a Nnedi escreve a história é leve e bem envolvente, sem gerar cansaço. O modo de como tudo desse novo mundo de magia é apresentado é fantástico! O fim não me agradou muito, mas ler essa obra prima valeu muito a pena

mar¡ 23/04/2024

Foi meu primeiro livro do ano e me surpreendi positivamente, a escrita não é entediante e da pra entender tudo certinho, gostei muito da parte fantástica do livro e todo o sistema deles, só não dei 5 estrelas pois eu esperava que o "vilão" fosse algo que tivesse sido trabalhado desde do começo do livro mas como é um trilogia acho que vai trabalhar mais ao decorrer do livro. É um livro que eu recomendo muito de verdade tirem um tempo pra ler esse livro.

De Olivato - @olivatobooks 20/10/2018

Bruxa Akata
Este livro nos conta a história de Sunny, uma menina albina com apenas 12 anos que é tratada como uma párea por todos os colegas da escola. Ela é filha de nigerianos e não consegue se sentir pertencente.

Prepara-se para a surpresa, Sunny não é uma garota normal, ela é uma pessoa-leopardo, ou seja, ela tem talentos mágicos e descobre que não é a única pessoa do mundo com esses talentos, muito pelo contrário. Só que as mudanças na vida da garota não acabam ai, ela também descobre que é diferente entre as pessoas-leopardo por ser considerada uma agente livre – uma pessoa que nasce com poderes tendo como pais pessoas comuns.

Sendo incluída em um grupo com mais três jovens, Sunny vai aprendendo sobre a vida como pessoa normal ou ovelha como eles chamam, mas também vai aprendendo sobre como desenvolver os seus talentos. Um grande criminoso ronda a cidade atacando e matando várias crianças, ninguém sabe quem é o temido vilão e a tarefa do jovem quarteto é arrumar um modo fazer com que esses crimes parem de acontecer, mesmo sendo apenas aprendizes. A pergunta que não quer calar é se eles estão prontos para essa tarefa, serão suficientes para deter todo esse mal?

Eu gostei do livro, apesar de ter algumas ressalvas como achar que várias cenas foram mal desenvolvidas – não foi apenas uma ou duas que poderiam ter sido mais aproveitadas, mas várias – e que o final foi um tanto quanto rápido para o tamanho do desafio que tinha sido criado ao longo do livro. Adorei conhecer um pedaço da mitologia africana e quero ler os outros livros, sinto que os personagens ainda vão me surpreender muito. A escrita da Nnedi Okorafor é gostosa de ler e prende o leitor.

No Skoob, eu dei 3,5 de 5 estrelas e recomendo para todos que querem ler livros de fantasia.

site: https://www.instagram.com/p/BorWyT0AWe-/?taken-by=olivatobooks