Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Mai 24/06/2020

Bruxa Akata
Sunny é uma menina de 12 anos que nasceu nos Estados Unidos, mas que com nove anos volta com os seus pais para Nigéria, com suas duas nacionalidades ela se vê um pouco perdida e isso é reforçado por ser albina e por seus colegas a provocarem por ser "branca" e não ser "realmente nigeriana". Ela conhece Orlu e é aí que começa a sua jornada e descoberta sobre ser uma pessoa - leopardo.

Bruxa Akata se tornou um dos meus livros de fantasia favorito, é tão diferente de todos os livros sobre Bruxos e feiticeiros e eu amei saber um pouco mais sobre a África. O livro fala sobre amizade, preconceitos, descobertas e como nos comportamos a diferentes situações.

Sunny é muito corajosa e amei Orlu, Chichi e Sasha, fora todos os aspectos da história. O livro é viciante e só consegui largar quando terminei toda a história, super ansiosa para o próximo.

Debs @DeboraMaryn 04/12/2023

Achei este livro extremamente agradável. Sua narrativa flui com um ritmo envolvente, os personagens são cativantes, e a abordagem cultural e o sistema de magia são muito interessantes. Apreciei a leitura e estou animada para o próximo volume.

Giovana Renoldi 09/11/2020

Encantador
Com muita magia e abordando diversos assuntos necessários de forma delicada e forte ao mesmo tempo, esse livro aguça a curiosidade sobre o futuro de Sunny, Orlu, Chichi e Sasha.

Aline 10/11/2020

Ancestralidade
Uma leitura bem fluida,você devora muito fácil,é visível como a força da ancestralidade te leva a agir sem mesmo você saber o que está fazendo...

Mari 21/02/2021

Um livro com uma construção mitológica muito rica
Bruxa Akata é um livro muito bom. Ele tem uma construção de mundo bastante rica e faz uma apresentação mitológica da cultura Igbo nigeriana de forma bem detalhada. Foi bom ler um livro de fantasia ambientado na África, com personagens pretos e a protagonista albina. Tudo isso foi muito novo para mim.
Porém, achei que o livro passou tempo demais ambientando as personagens. A maior parte da narrativa a protagonista, Sunny, passa tentando descobrir sua história familiar, seus dons e o universo que foi introduzida, o que é bom, mas deixa no leitor uma sensação que nada acontece.
A ação do livro só acontece efetivamente próximo ao final e de forma rápida, com luta é verdade, porém um tanto "fácil" para a tensão construída durante toda a narrativa. Para mim foi um tanto anti-climático.
Talvez não seja uma obra surpreendente para os leitores de fantasia que já leram muitos livros desse gênero, mas como eu comecei a me concentrar nesse gênero a pouco tempo, acabei gostando apesar desses pontos negativos que falei.
Acho que acabei gostando mais da possibilidade de aprender um pouco mais sobre a Nigéria e seus mitos do que da jornada fantástica em si.

Ana @literinabooks 28/04/2021

Bruxa Akata - Por @literinabooks
? Esse livro é carinhosamente apelidado de Harry Potter nigeriano.

??Pessoas-leopardo são os nossos bruxos.
??Ovelhas são novos trouxas.
??Os jujus são nossos feitiços.
??E no lugar de varinhas temos facas.

? O que você sabe sobre mitologia africana? Esse livro nos ensina várias coisas da mitologia e também da cultura. Também são abordados temas como preconceito (por sunny ser albina), por ser forasteira e em vários momentos por ser mulher.

? É incrível acompanhar o desenvolvimento e aprendizado de Sunny como pessoa-leopardo e criando laços com seus amigos.

? Alguns momentos do livro são bem parados e outros não. O que mais me decepcionou foi o final, esperava muito mais e me fez perder totalmente a animação para ler a continuação.

Fe Sanches @literahealing 13/06/2021

Achei o livro incrível! Fiquei muito curiosa sobre a cultura Nigeriana e me abriu os olhos para uma questão que nunca soube que é sobre os preconceitos que uma pessoa albina sofre, realmente isso é muito sério lá e pesquisando vi alguns relatos de que muitas vezes eles são assassinados para fazerem rituais com partes dos corpos deles, é simplesmente horripilante!
O livro foi totalmente diferente pra mim e isso me animou bastante, eu viajei super nas descrições e criei um mundo inteiro na minha cabeça.

Isis Porto 25/06/2021

É um livro que tem uma fantasia muuuuito interessante e diferente das que já li, e com diferente eu quero dizer a magia dele e não o que sempre tem nas fantasias uma jovem que se acha normal, depois descobre que faz parte de um grupo mágico e tem que aprender a dominar seus poderes e lutar contra o mal, e é isso que tem no livro. Mas a mitologia que tem no livro foi o que mais me prendeu, algo diferente. Mas o que me decepcionou foi uma coisa no final, que eu esperava algo e o que recebi não foi metade, mas pra quem quer conhecer e se aventurar por coisas novas, vale super a leitura.

Rafa251219 15/07/2021

Bruxa Akata
Gostei bastante do livro é maravilhoso. Os personagens são muito bons. A história lhe prende do começo ao fim

Bruna 12/01/2023

Apenas leiam...
Achei esse livro numa das minhas idas à livraria e quando li a sinopse não sosseguei até ter e ler, ele é maravilhoso. Um livro extremamente divertido com a vibe de harry potter, percy jackson. Infelizmente não vi ninguém comentando sobre ele, mas é uma leitura que com certeza vale a pena.

Karyne | @kayliteraria 26/12/2021

Quero a continuação
?Bruxa Akata? conta a história de Sunny, uma garota nigeriana que acaba de descobrir suas habilidades especiais e começa desvendar os mistérios de seu novo mundo, até ai parece clichê certo? Nada que não tenhamos visto em outras fantasias... Mas o clichê termina por ai, Sunny é descrita como ??pálida como a lua? ela é uma garotinha e albina e por essa razão se torna motivo de piadas e de olhares tortos por onde passa. Apesar disso, ela possui um talento mágico especial, nascida de pais que não possui poder algum, Sunny busca saber mais sobre sua origem e como controlar seus poderes.
?????????
Analisando a estória de modo geral, essa não é e a melhor fantasia do mundo, tem varias lacunas e pontas soltas mas essa é uma história além da fantasia que carrega sobretudo muito representatividade.
?????????
??Autora negra, personagens negros, a questão do preconceito abordado por Sunny ser albina e uma cultura apresentada aos leitores que é totalmente diferente do que estamos acostumados por aí. Ambientado na Nigeria, bem fora dos padrões de fantasias. E isso me deixou extremamente contente, vejo várias protagonistas de fantasias e sagas femininas, brancas mas ainda não tinha lido nada com uma protagonista feminina negra e isso é incrível!
?????????
?Eu amei conhecer mais sobre o mundo da Sunny, ela e uma garota forte e de personalidade, com certeza lerei a continuaçao de Bruxa Akata.

Zé Guilherme 20/07/2023

Um novo mundo se abre!
Conheci a Nnedi com Binti e depois de Bruxa Akata digo sem medo de estar exagerando, que ela é uma autora que não dá para deixar de fora da sua estante. Muito se fala de ?um Harry Potter nigeriano?, mas o livro tem uma pegada tão cultural e um discurso sobre ancestralidade tão potente, que chega a ser uma afronta mandar uma dessas.

Sunny, Orlu, Chichi e Sasha formam um quarteto encantador. As expedições pelas florestas e mercados da Nigéria escondem surpresas em cada esquina. Leopardo Bate é como um planeta alienígena quando descobrimos seus mistérios pelos olhos da nossa protagonista. E assim, Nnedi sustenta toda a trama, com jujus, invocações, espíritos ancestrais e um encantamento único que nunca cessa.

Minha única reclamação é a ameaça principal que nunca mostra muito a que veio, mas convenhamos que isso é o de menos diante de tudo que nós é apresentado.

Um início deslumbrante.

Helena Dias 08/01/2023

Escutem meus ?chittim? caindo após terminar a leitura
Esse livro foi uma surpresa muito boa. A história é cativante desde o início, principalmente porque aguça a curiosidade.

Ao acompanharmos o enredo, o enriquecimento cultural é tanto que não te faz querer largar a leitura. O mundo das pessoas-leopardo é muito divertido, e o sistema de dinheiro (chittim) que autora criou faz refletir um pouco, afinal as pessoas são recompensados ao passo que conquistam conhecimentos.

Os personagens são bem desenvolvidos e até carismáticos, eu diria. As personalidades de cada um são bem construídas ao ponto de conseguirmos identificar suas vozes sem precisar saber quem está falando. Além disso, a protagonista é uma menina albina, o que agrega ainda mais representatividade a essa trama nigeriana.

Gostaria apenas que tivesse um pouco mais de páginas para o desenvolvimento final. Entretanto, é um livro introdutório, mais calmo, em que a autora nos apresenta a sociedade das pessoas-leopardos e tudo que a compõe. Por isso, acredito que a aventura, a adrenalina e o ápice que se está travando avançará a partir do segundo volume.

É uma história pura, simples, com uma escrita leve e fácil. Apesar de ser protagonizada por adolescentes, acredito que adultos também podem apreciar toda a trajetória de Sunny e seus amigos, assim como eu apreciei.

P.S.: Sem querer menosprezar, até porque já fui fã, mas achei ofensivo comparar essa obra a Harry Potter. É notável a diversidade e todo o estudo afrofuturista por trás da obra, além de suas diferenças culturais. Esse livro merece ser reconhecido por si só.

Imi 03/03/2022

Sensacional

Essa história, eu amei a sunny, o universo dela, os juju, A chichi é o amor da minha vida

Esses personagens muito bem construídos
Se passa na Nigéria, eles falam igbo, tem bastante da cultura e sobre as pessoas-leopardo, essa escritora é o máximo, me consumiu por inteira.

Único estranho foi a conexão que deram pra eles terem que enfrentar o chapéu preto, e só um cap pra finalizarem.