Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

mar¡ 23/04/2024

Foi meu primeiro livro do ano e me surpreendi positivamente, a escrita não é entediante e da pra entender tudo certinho, gostei muito da parte fantástica do livro e todo o sistema deles, só não dei 5 estrelas pois eu esperava que o "vilão" fosse algo que tivesse sido trabalhado desde do começo do livro mas como é um trilogia acho que vai trabalhar mais ao decorrer do livro. É um livro que eu recomendo muito de verdade tirem um tempo pra ler esse livro.

Mary 09/08/2023

Que livro, amei!! Quero o próximo
Atualmente é obrigatório ter um livro de cultura ou autor africano na minha escola, aí a professora escolheu esse livro.
Bruxa Akata é um livro parecido com Harry Potter, mas tem sua própria essência.
Conta história de Sunny, uma menina albina no continente africano que nasceu nos EUA. Ela é muito zoada na escola.
De repente descobre que tem poderes e pertence a um outro mundo. Na história há muitos elementos da cultura e costumes da África e os personagens são bem definidos e talentosos.

Imi 03/03/2022

Sensacional

Essa história, eu amei a sunny, o universo dela, os juju, A chichi é o amor da minha vida

Esses personagens muito bem construídos
Se passa na Nigéria, eles falam igbo, tem bastante da cultura e sobre as pessoas-leopardo, essa escritora é o máximo, me consumiu por inteira.

Único estranho foi a conexão que deram pra eles terem que enfrentar o chapéu preto, e só um cap pra finalizarem.

Kawa 15/05/2022

Eu não sei por onde começar a falar. Percebi o quanto sentia falta de fantasia bem construída na minha vida até descobrir a Nnedi. A forma como a mitologia é apresentada é simplesmente fantástica, e lendo você vê como é importante as distinções de gênero literário que a autora faz. Além disso, ainda é fortalecedor a forma como vamos descobrindo um universo que u uma nos for apresentado uma vez que a indústria é completamente branco/eurocentrada.

Ane Carol 19/09/2018

Bruxa Akata
Na mitologia apresentada por Nnedi o mundo é dividido em dois tipos de pessoas: as ovelhas, que são pessoas sem juju (magia), o equivalente aos trouxas em Harry Potter, e as pessoas-leropardos, que apresentam características peculiares, como a habilidade de fazer juju, possuir um cara humana e outra espiritual. As pessoas-leopardos tem suas próprias regras, moeda, costumes e lugares próprios ao redor do mundo que são desconhecidos pelas ovelhas. De início pode parecer tudo um pouco confuso e de certa forma este foi uma fato que me fez gostar ainda mais da trama, pois assim como Sunny que graças aos seus novos amigos acaba descobrindo que é uma agente livre (pessoa-leopardo que não possuí ninguém na família compartilhando da mesma condição), ele se sente confusa, em relação e tem que aprender tudo aos poucos e junto com elas também vamos aprendendo. Entre um capitulo e outro temos trechos do livro Fatos rápidos para agentes livre, um livro introdutório ao qual Sunny tem acesso para entender melhor onde elá está se metendo podemos assim dizer.

Assim como toda boa história de fantasia temos um vilão a ser detido, e Sunny e seus amigos são os escolhidos para lidar com esse grande mal que vem colando em risco toda a humanidade. Pode parecer estranho ver crianças tão novas e até então inexperientes com uma responsabilidade tão grande, mas durante a leitura vamos entendendo o motivo de cada coisa e que tudo isso é apenas o começo de algo maior que está por vir.

Conforme vamos conhecendo um pouco mais da cultura africana através da culinária, do modo de se vestir, das crenças e costumes vamos percebendo o quão notável é essa influência em nossa cultura, em especial em alguns lugares do nordeste. E esses detalhes nos fazer querer saber mais sobre, e assim como Sunny e suas descobertas sobre quem ela realmente é, sua família e seu lugar no mundo, também ansiamos no final da leitura sabermos mais sobre nossa história, de como nossa cultura se formou, nossos mitos, enfim saber mais nossa a imensidão cultural que o Brasil apresenta.

Acredito que a comparação com Harry Potter pode ser algo intimidador e de certa forma soar como algo pretensioso, porém depois do sucesso que ele fez é impossível pensar em magia, criaturas mágicas e não pensar primeiramente nele, ainda que existam outras histórias anteriores a eles que já abordavam a temática com maestria. Então minha dica é não deixe que este detalhe te impeça de dar uma chance para essa história tão rica. Espero que através dessa resenha eu tenha conseguido passar a mensagem principal da história sem entregar nenhum detalhe importante, e ainda despertar seu interesse pela leitura.

site: http://www.profanofeminino.com/2018/09/bruxa-akata.html

Amiga Leitora 12/02/2019

AMIGA DA LEITORA
Sunny é uma adolescente incomum, sua pele albina sempre chamou atenção por onde quer que ela passasse. O fato de ter nascido nos Estados Unidos, mas ter sua origem no continente africano, local para onde voltou aos nove anos de idade, e por isso não pertencer nem "lá" e nem ao "aqui", também a tornam um destaque.

É através da amizade com Orlu e ChiChi, jovens da mesma idade que ela, que Sunny vai realmente entender porque durante toda a sua vida ela foi um ser Especial. Orlu e ChiChi são pessoas Leopardas, ou sejam, pessoas que detém poderes mágicos e espirituais, e ambos desconfiam que Sunny, mesmo a garota não tendo nenhum dos pais com poderes mágicos, é uma pessoa Leopardo também.

Determinados a descobrirem a verdade sobre Sunny, os amigos, acabam a levando para Leopardo- Bate, local onde as pessoas como eles podem treinar, aprimorar seus poderes e conviverem livremente sem medo de serem julgados pelo resto da população humana. Com a ajuda dos amigos e de um mestre, Sunny começa a explorar toda a personalidade e os pormenores que formam o seu outro 'eu'.

Junto com seus amigos a garota embarcar em uma grande aventura, onde descobrirá ser uma agente-livre, uma pessoa cujo a magia vem de uma geração anterior a de seus pais e com isso ela acabará descobrindo segredos sobre seus antepassados assim como também viajará em uma fascinante viagem de auto-descoberta.

Desde muito nova eu sempre tive paixão por culturas diferentes da minha, sempre quis aprender ao máximo possível tudo que fosse distinto ao que eu conhecia, foi pensando nisso que eu tentei iniciar um projeto comigo mesma de sempre buscar livros que explorasse culturas diferentes das norte americanas e europeias, uma vez que isso é o mais comum. Foi assim que ao ler sobre 'Bruxa Akata' sendo considerado o 'Harry Potter africano', eu não pensei duas vezes em adicionar ele a minha lista de leituras.

O destaque dessa leitura para mim, é sem dúvidas, os elementos místicos que são apresentados no livro estarem diretamente ligados a cultura africana, desde as entidade míticas até, por exemplo, a varinha mágica - que não é varinha e sim uma faca de juju - nos livros.

A escrita da autora é envolvente, e de certa forma até didática, a maneira como ela apresenta os elementos da trama e explica ao leitor como funcionam e qual a relevância deles no enredo é muito interessante.

Apesar alguns aspectos que me incomodaram um pouco durante a leitura, tal qual a ausência de uma figura adulta de relevância na trama, 'Bruxa Akata' é um livro que redobrou o meu interesse em livros que trazem em seu interior culturas diferentes, principalmente livros de fantasia.

* RESENHADO POR ANA LUISA DO BLOG AMIGA DA LEITORA *

site: http://www.amigadaleitora.com/2019/02/resenha-bruxa-akata-galerarecord.html

Geórgea 13/02/2019

Bruxa Akata
Filha de nigerianos, mas nascida nos Estados Unidos, a jovem Sunny Nwazue possui mais que essas particularidades. Ela é diferente do restante da sua família por ser albina e isso gera muitos problemas e sofrimento para ela. Além de aguentar o preconceito vindo dos colegas quando retornam para a Nigéria, ela também precisa suportar o sol que queima sua pele.

“Tenho feições típicas da África Ocidental, assim como minha mãe, mas, apesar, de o resto da família ter a pele marrom-escura, eu tenho cabelo amarelo, pele da cor de “leite azedo” (ou pelo menos é isso que as pessoas imbecis me dizem) e olhos castanho-esverdeados, um testemunho de que Deus carecia da cor certa. Sou albina.”

Não demora para que um jovem note seu sufoco na escola e parta em sua ajuda. Orlu acaba virando seu amigo e com o tempo, após apresentá-la a amiga Chichi a vida de Sunny mudará para sempre. Ela descobrirá que possui poderes, assim como seus amigos.

Ela é uma pessoa-leopardo. Indivíduos que possuem poderes e a capacidade de fazerem jujus com suas facas. Eles possuem o seu próprio código, lugar e, diferente do que estamos acostumados, recebem dinheiro pelo conhecimento que adquirem. Após estudar e aprender sobre as peculiaridades desse mundo com seus amigos, eles terão uma difícil missão pela frente. Um assassino vem matando crianças das piores formas possíveis e tudo indica que o seu grupo deverá impedi-lo. Será que eles vão conseguir? O que esse assassino quer com essas crianças?

Minha Opinião

Que história bela e poderosa. Quando ouvi comentários de que era um “Harry Potter nigeriano”, fiquei, no mínimo, curiosa. Iniciei minha vida como leitora juntamente com J. K. Rowling e sempre achei difícil que alguém conseguisse fazer o que ela fez: transportar diversas pessoas para um mundo mágico. Por isso, fui com certo receio para conhecer essa história, não que eu pensasse que poderia ser ruim, mas não achava que seria tudo isso.

Para minha grande surpresa, encontrei algo diferente do que esperava. Parece Harry Potter? Em alguns sentidos. A história é boa? Muito. É melhor? Em alguns pontos, sim. Sabe quando algo é inspirado em outra coisa, mas consegue ser totalmente diferente? Ok, temos bruxos. Ok, temos um mentor. Ok, temos um lugar mágico e até o nome de “ovelhas” para se referir aos “trouxas” de Rowling. Mas, ao mesmo tempo, eu sentia uma originalidade muito grande. Creio que essa comparação é inevitável, pois esse são os elementos que geralmente fazem parte de uma história juvenil de fantasia, todavia, o que a autora explora aqui vai além do conhecido nas demais obras do mesmo gênero.

A cultura é muito latente nessa trama. O caminho percorrido também é diferente. O desenrolar dessa narrativa me parece muito mais madura desde o começo, visto que a protagonista possui apenas 12 anos. A história é forte, carregada de simbolismos e com uma narrativa impecável. Em apenas dois dias terminei a história e já estou ansiosa pela continuação, Warrior Akata que ainda não tem data de estreia no Brasil.

“Sunny revirou os olhos. De novo não, pensou ela. Que clichê. Todo mundo acha que a senhora muito idosa, a corcunda, o louco e o albino têm poderes mágicos.”

Aprendi sobre costumes diferentes e cada virada de página era uma nova informação. Em certos lugares, senti uma estranheza com algumas particularidades do país e as relações e punições que existem nele. Entretanto, algo que achei riquíssimo e digno de nota foi que a autora não nos deixa perdidos. Ela insere palavras desse contexto no texto, mas não deixa de explicá-las. Como tudo é muito novo para os leitores e não estamos acostumados com esse universo, na entrada dos primeiros capítulos temos algumas palavras que serão usadas, juntamente com suas definições, como se fossem tiradas de um manual para iniciantes.

E mais que isso, temos na nossa frente o que uma mulher nigeriana passa, pela visão da jovem Sunny. A diferença frente os irmãos que podem tudo enquanto ela não pode nada, o desprezo que o pai sente por ela, o quanto ela é julgada o tempo inteiro não apenas por sua diferença, mas por ser mulher. Tudo isso faz com que aquele bichinho da indignação cresça dentro da gente, por isso, a cada vitória sua e resposta mais direta comemoramos. Ela não decepciona no quesito força.

“Vamos começar pelo começo. Então, existem as pessoas-leopardo. Sempre estivemos por aí, espalhados pelo mundo todo. Em alguns países nos chamam de bruxos, feiticeiros, xamãs, magos… coisas desse tipo, acho. Então não se trata apenas de pessoas negras.”

Aqui a magia não é pesada, porque é bem fundamentada. Seus outros três amigos, são muito importantes para a formação desse grupo. Cada um tem uma particularidade. Chichi, Orlu e Sasha são responsáveis por completar esse grupo e trazer um equilíbrio. Juntos eles descobrirão rituais, seres sobrenaturais e fantasmas que pareciam existir apenas no imaginário das pessoas. Aqui, eles são reais. E apesar de eles já haverem sido iniciados na magia há muito tempo, eles possuem paciência e tranquilidade para guiar Sunny nessa jornada.

Neste livro as “deficiências” são vistas como um dom. A autora trouxe uma nova visão para esses detalhes. Cada um já tem uma espécie de característica ou dom específico que difere dos demais. Isso cria personagens únicos, muito bem explorados e ricos em uma bagagem incrível de histórias. Esse entrou para os meus favoritos do ano. Mal posso esperar pela continuação. As descrições são mágicas aqui, nos sentimos pisando nessa terra e conhecendo esses lugares junto com Sunny e seus amigos. Uma indicação indispensável para os fãs de fantasia.

site: http://resenhandosonhos.com/bruxa-akata-nnedi-okorafor/

Debyh 27/08/2019

Antes de ler este livro eu já tinha ouvido falar que lembrava um pouco de Harry Potter, aliás na própria sinopse do livro isto é mencionado. Então eu estava preparada para essa coisa de vaga lembrança de Harry Potter pelos capítulos bem como diversos outros livros por aí. Qual foi minha surpresa em perceber que este livro é idêntico a Harry Potter? O.o Tipo tudo é muito, mas muito parecido com o universo de JK e isso frustrou a minha experiência.
Sunny é uma garota negra porém também albina ( a pele não tem pigmento de cor, ou seja, a pessoa é branca no corpo e pelos), e com isso desde sempre recebeu olhares preconceituosos de muita gente. Atualmente mora na Nigéria com sua família (que são nigerianos) porém nasceu nos EUA. Tentando se adaptar a vida lá aos poucos Sunny descobre que é bem mais do que imagina. Aos poucos ela descobre mais sobre ser uma ‘agente livre’ e assim aprende juntamente com seus novos amigos mais sobre este novo mundo.
continua ► http://euinsisto.com.br/bruxa-akata-akata-witch-1-nnedi-okorafor/

site: http://euinsisto.com.br/bruxa-akata-akata-witch-1-nnedi-okorafor/

herfleurs 24/01/2020

Adorei!
É o livro perfeito de fantasia com adolescentes, junto com HP e Riordanverse! Tanta cultura e pertencimento!
Gostaria de ter tido a oportunidade de ter lido com 13, 12 anos.
Achei que a coisa de pegar 4 crianças para lutar ficou muito sem explicação e a batalha também. Mas as lições e o fato deles não ficarem separados da vida comum também foi incrível!

malu 14/09/2020

Meu pai, esse livro se tornou tudo para mim.
Sunny, americana de nascença, filha de nigerianos, mas desde que se lembra mora na Nigéria.
Ela é alvo de muitas provocações por ser albina, o sol é seu grande inimigo.
Tudo muda quando ela conhece Orlu e Chichi, que juntos vão embarcar em uma grande aventura.

Eu simplesmente amei esse livro, uma fantasia extremamente apaixonante, a escrita da Nnedi é muito fluída.

Ler esse livro foi como estar em casa, nunca tinha lido algo que eu me sentisse tão representada, como em "Bruxa Akata", a representatividade foi algo muito marcante, vou me lembrar dessa leitura para sempre.

taynna cavalcanti 21/10/2020

emocionante!
fantasia muuuuito interessante! eu adorei conhecer mais da cultura nigeriana e fiquei muito aflita nos capítulos de confrontos. não dá nem pra falar muito sem dar spoiler, mas é isto

soaréz 20/07/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL
Eu adorei o livro, achei ele super bem escrito, ele foi uma recomendação de uma moça que conheci na biblioteca e irei agradecer ela imensamente por essa imersão a esse mundo incrível, me senti totalmente parte da história. Parecia que ao decorrer da história ia sentindo na pele oq eles passavam, quero amigos assim tbm KKKKKK, mds eu sei q eu amei muito o livro. A escrita é perfeita e fluída, adorei do começo ao fim.

Sandro B 31/08/2022

O bom livro é aquele que termina na mão do leitor.
Começo por dizer que o livro é bom e devia ser separado da associação a saga HARRY POTTER são mundos e culturas totalmente diferentes, é o que eu acho.

O enredo acontece entre a Nigéria e as memórias da menina Bruxa Sunny nos Estados Unidos da América quando ela lá vivia, com inúmeras aventuras e lições para as crianças como eles são um grupo de 3 (1 rapaz e 2 menina) tudo para ajudarem a Sunny a explorar o seu potencial como bruxa e eles aperfeiçoarem o deles. A parte que muito me tocou foi que lá no reino dos leopardos (é um mundo à parte) tu ganhas por aprender que o prazer de aprender é sempre maior.

Ao longo do livro eles vão se desenvolvendo para lutar com o inimigo maior e aí testarão as suas
capacidades a muito exercitada.

Recomendo o livro e quem gosta de aventuras e bruxaria vai amar.

Michelly 10/10/2022

Uma fantasia africana
Sunny é albina, como se não bastasse sua condição genética ainda é uma igbo nascida nos EUA. Uma africana nascida fora de sua terra que é obrigada a voltar pro país natal, uma akata.
Ela só não imaginava que voltar para casa traria mais surpresas do que imaginava.

Definitivamente o que mais me encantou no livro foi sua riqueza: o folclore, a cultura, a culinária e os costumes africanos, tudo tão pouco explorado na literatura ocidental marca lugar nessa fantasia e de forma maravilhosa.

Tinha muito tempo que um livro me prendia tanto, a escrita é fluida e a história emocionante, recomendo muito!