Céu sem estrelas Iris Figueiredo

Resenhas -

K. S. Nunes 13/11/2022

Eu gostei da Cecilia e do Bernardo e dos personagens secundários e do enredo, mas oq me impediu de dar cinco estrelas foi que a achei a história do Bernardo bem sem graça, enquanto Cecilia tinha um bilhão de problemas os do Bernardo foram só jogados e não desenvolvidos

E também a falta de fechamento para a personagem iasmin q obviamente não tava num relacionamento bom e ninguém fez nada a respeito, a crítica foi feita mas não teve nenhuma ação verdadeira

Jotinha 15/05/2021

Tocante, Revelavante e sensível.
Céu sem estrelas foi uma surpresa maravilhosa.
No primeiro momento achei que seria uma livro comum de romance, algo para passar o tempo. Mas me deparei com uma abordagem super sensível sobre temas extremamente importantes, ver como a personagem principal foi construída para que aos poucos a gente entendesse pelo o que ela passava foi incrível.
Terminei o livro aos prantos e meses depois figura entre os meus favoritos do ano, provavelmente o favorito até agora.
Fabiana 15/05/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro, tá nos meus desejados (?????)?

Laura Chaves Araújo 10/09/2022

Céu sem estrelas
Só estou em choque... não é nada, simplesmente nada do que eu esperava, não sei se foi uma boa escolha de leitura, porque eu acho que deveria haver "warnings" de conteúdo sensível; é uma leitura densa, é realmente muito sensível o conteúdo, mas eu gostei muito da escrita da autora e da história em si, porém vi muita gente chorando com ele então li esperando essas lágrimas que não vieram, mas muito bom.
Jessie 15/09/2022minha estante
Eu simplesmente decidi que vou abandonar o livro na metade....ele é muito pesado para mim. Depois que fui dar uma olhada no final que tive um ataque, não era o que eu esperava também

Laura Chaves Araújo 16/09/2022minha estante
Realmente me incomoda o fato de não ter alerta de gatilho, sendo que o livro trata de assuntos tão delicados

Lena 26/08/2021

Nesse livro vamos conhecer a Cecília, uma menina totalmente fora dos padrões. Ela é gorda, tem o cabelo cacheado e ainda por cima lida com muitos problemas familiares e mentais.
Esse livro trás muitos gatilhos então se vc é sensível a esses assuntos melhor tomar cuidados lendo esse livro. Mais o final do livro a autora fala sobre centros de ajuda médica para pessoas que passam coisas parecidas com as que a Cecília passa, uma coisa muito legal de ser coloca no livro.
Recomendo a leitura e não critiquem pelo começo. Ele parece mais um romance brasileiro que estamos tão acostumados, mas ele depois vira um livro mais sério e com um romance muito lindo que em momentos do livro eu me perguntei se é possível uma pessoa amar tanto assim a outra.

Debbiris 16/12/2022

Simplesmente uau
Céu sem estrelas foi tão marcante pra mim que não consigo escrever aqui, mesmo se eu tivesse 6 mil palavras eu não conseguiria saber oq dizer, a história é incrivel, emocionante e super real. Já quero ler o próximo livro da Íris

Lucineide.Santos 25/05/2020

Terminei de lê-lo tão rápido que nem vi
Um livro que nos mostra que não devemos deixar o caos tomar conta do nosso ser. E que sim, devemos procurar ajudar para lidarmos com nossos próprios demônios. Grata por essa leitura!

Daiane TO 19/06/2020

Comecei a ler este livro pela sinopse e por ser de autora brasileira, mas confesso que no começo me peguei pensando que não era pra mim por os personagens principais estarem saindo adolescentes. Porém quis saber como era a história e continuei. E foi ótimo ter feito isso pois a história é muito mais que isso, trata de assuntos muito sérios e importantes. Gostei bastante da forma como a autora expôs o tema. E principalmente da nota no fim falando sobre os meios de ajuda. Vale muito a leitura.

Vimercati 25/01/2022

Perfeito.
" Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas
pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.
? É como a esperança ? ela comentou, pensativa. ? Sempre existe uma
saída, mesmo que a gente não consiga enxergar.
? Sim, sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas"
Tiphany.Gomes 25/01/2022minha estante
Estou doida para ler essa belezinha ??

bruna2608 14/06/2021

Céu sem estrelas
"É como a Esperança. Sempre existe uma saída, mesmo que a gente não consiga enxergar"
"Sim, sempre existe uma saída. Sempre existem estrelas"

Esse livro quase me fez destruir todinha no final, mais terminei com o coração todo abalado. A mensagem que a autora trouxe nesse livro é muito linda! Me senti aconchegada, segura.

A história vai contar de Cecília, uma menina que começou a vida de universitária, estagiária, e com vários problemas na sua vida (varios mesmo kkkkkkk). E com isso, ela se sente bastante insegura.

Quando aparece o Bernado, o irmão da melhor amiga dela (Iasmin), que a situação muda, deixando o seu coração ainda mais frágil.

O livro é bom, só não senti química do casal no início(só no final mesmo depois do suspense q quase morri kkkkkkkkk). A Cecília é uma personagem bastante realista, que em algum momento você vai se identificar com ela.

Por fim, lembre-se, você que está passando por um momento de dificuldade na vida, não fique com medo ou receio, peça ajuda. Tenho certeza que você não está sozinha. Existe pessoas no nosso mundo que ainda fazem o bem, e querem te ajudar?

becka 14/07/2020

Não funcionou
É complicado porque, até mesmo o que gostei no livro foi algo que me irritou. Cecília tem depressão e ataques de pânico, por me identificar com isso me liguei emocionalmente a história em algum ponto. Mas não pense que isso é um elogio, senti que a manipulação foi feita de forma comercial, pondo as características e os pensamentos mais genéricos da personagem ali pra você ser manipulado a realmente sentir o que a autora quer que você sinta, o que poderia ser algo legal se o livro não retratasse um assunto sério, que deve ser mais do que só algo comercial e sim algo responsável.

Senti que a autora quis abranger um grande grupo de pessoas(o que é um ponto positivo)mas com isso acabou jogando muita coisa e trabalhando pouco, ela enche de assunto importante o que não deixa a mesma trabalhar todos os assuntos que ela mesma colocou.

A protagonista é um saco e a autora quer forçar a ideia de que tudo na vida dela significa muito, que ela sente muito, que ela é a única no universo que sente tudo e mais ainda, age como se a vida dela fosse um caos sendo que ela tem problemas comuns. Claro que, posso estar sendo insensível, afinal passar por problemas com depressão é totalmente diferente de não tendo. Mas até o final, que é quando a protagonista está em seu ?melhor eu?, não parece que houve uma reflexão sobre isso.

Ela perde o emprego e o escândalo e a proporção que o livro da pra isso faz você pensar que ela é a pessoa que tá na pior merda do mundo por ter perdido um emprego, o que sim é difícil mas não naquele nível. O relacionamento dela com o Bernardo é outra coisa jogada no livro, no final a autora quer te fazer sentir como se ele fosse a pessoa mais errada do mundo por algo que obviamente não tinha sentido.

Sim, ele ficou com alguém. E daí? Eles se conheciam a pouquíssimo tempo, não tinham nada oficialmente e nem tinham falado sobre exclusividade. E mesmo assim a autora faz todo um arco como se isso fosse algo uau ao invés de mostrar na trama com maturidade que não era bem assim. E se fosse de fato traição, ela julga traição algo reconciliável? Qualquer uma das respostas não me agrada, não gostei de como ela abordou isso.

As amizades nesse livro também são tratadas de forma superficial, só servem em momentos chaves e não te passam nenhuma sensação de amizade real. A forma como a família é tratada também me incomodou, tudo era sobre a Cecília e para a Cecília, todos eram monstros que faziam coisas ruins a Cecília. Não me entenda mal, entendo mais do que ninguém o quanto parentes podem ser horríveis contigo, mas as pessoas são complexas e não fazem coisas só por fazer, em nenhum momento vi a história tentando te mostrar outro lado que não era o da Cecília, eles só eram ruins e ela boa. E eu não acredito que as pessoas são só boas ou ruins.

O mundo é mais complexo do que isso e essa história é um eterno vazio embolado em uma mini camada de profundidade. Não gostei da escrita também, senti que os diálogos não eram naturais e sempre parecia que a autora tentava causar impacto em coisas sem sentido.

diria que o ponto positivo é que da pra realmente se identificar com a Cecília(risos), realmente fiquei triste e um tanto comovida com alguns diálogos. Mas foi isso.

acamisla 13/07/2022

?No meu fusca sempre haverá espaço pra você?
Ainda estou em processo para digerir tudo que aconteceu nesse livro, foi com certeza um dos melhores que eu tive a oportunidade de ler!!!

Eu não tinha nenhuma expectativa no começo, comecei a ler como uma ??recomendação?? mas me apaixonei pela história e ELA ENTREGOU TUDO E MUITO MAIS!!!! A todo momento eu me sentia parte da história e impotente por saber o que a Cecília passava e não poder ajudar. Chorei e sorri, foi um misto de emoções tão grande que eu não sei nem explicar!!!!

Tem muitos assuntos importantíssimos mas algo que me chamou muito a atenção foi o cenário universitário no brasil. Era algo que estava buscando já a um tempo ler sobre em um livro e encontrar isso nesse foi uma surpresa muito boa. Festas universitárias, trancar o curso, iniciação científica, pressão, muita pressão e por aí vai?

Eu não queria me estender tanto, mas entrou pro meu coração esse livro. Muito complicado dizer isso mas em muitas partes eu acabei me vendo ali nos personagens e o fim acabou tanto comigo (a capa SOCORRO A CAPA genial !!!!).

Ansiosa para em um próximo evento literário abraçar a íris mais uma vez e ansiosa pra ler próximos livros dela!!

robert 09/06/2020

Que orgulho da Iris!
Cecília, sinto dores parecidas com as que você sente. Foi importante me conectar com sua história e reconhecer situações parecidas com as que vivo diariamente. O processo de leitura foi muito gostoso, a Iris escreve como ninguém! Creio que este seja o melhor YA que li neste ano!

Sani Melo 27/07/2020

Poderia ter sido melhor!
"Há muitas estrelas no céu, nao deixe que as nuvens te façam esquecer disso."
O livro tem uma otima proposta tratando temas como depressão, abandono, aceitação do proprio corpo. Mas infelizmente nao foi desenvolvido, tem muitas pontas soltas, muitas coisas ficaram sem explicação e autora nao se aprofundou em nenhum dos temas citados acima! Eu estava com muitas expectativas para esse livro, foi umas pena nao ter funcionado pra mim!