O que Alice esqueceu

O que Alice esqueceu Liane Moriarty

Resenhas - O que Alice esqueceu?

Sapecada 19/04/2020

Uma viagem no tempo para dentro de si mesma.
Alice, com 29 anos, é uma jovem mulher cheia de sonhos, esperanças, um grande amor e uma Uvinha a caminho. Seus planos de uma vida perfeita entra em colisão com o desconhecido, quando de repente ela abre os olhos em um lugar desconhecido, com pessoas (suadas) desconhecidas, e uns bons 10 anos perdidos. Conheça a nova Alice, agora não tão jovem assim, com seus bons 39 anos. Pronta para fazer uma viagem no tempo e reconhecer a si mesma. Colocar tudo nos eixos. Ou não!

Lorenna 02/12/2020

Superficial e chato
Um livro que já já será: o livro que a Lorenna esqueceu.
Achei que o livro contaria sobre a amnésia temporária e seus efeitos, mas não, é superficial, a personagem toma atitudes absurdas, irreais para uma pessoa que acabou de ter perda de memória, as histórias da Frannie parece que foram inseridas para o livro ter mais páginas, e a história da irmã Elisabeth é inserida, faz a gente querer saber mais e depois: fim, acabou.
O final é clichê e bem chato, enfim, não recomendo para pessoas que gostem de histórias bem desenvolvidas.

Cassandra 25/11/2020

Um drama familiar tocante
Primeiro livro que li da Liane Moriarty e já estou apaixonada pela escrita da autora.
O que Alice esqueceu é um livro super bem construído, aonde é impossível você não se envolver com os dramas pessoais de cada personagem.

O que você faria se esquecesse de 10 anos de sua vida? Como você olharia para a pessoa que se tornou e as decisões que tomou?

Além de tudo isso, a autora consegue ter um olhar muito sensível para questões como maternidade, abordo e adoção.

Me fez chorar e pensar nos personagens mesmo quando não estava lendo!!
Lari 29/11/2020minha estante
Só por sua resenha já quero ler!! Amei amiga

Gabriela 07/05/2020

Esse foi meu primeiro livro da autora e eu gostei bastante de como foi construído a história. Me senti incorporada a personagem. Toca em assuntos complicados da relação a dois e maternidade, mas me chamou bastante atenção a história da sua irmã, confesso que me envolvi bastante com a narrativa dela.
Outra personagem que também me chamou atenção foi a "avó" delas, com seu jeitinho especial de tratar sua vida de modo aberto ao público.

Danielle 18/07/2021

Eu não estava muito a fim de ler ele, mas ainda bem que li, pois o livro se mostrou muito bom.
A história gira em torno de três personagens , Alice, Frannie e Elizabetti, é uma história de novas oportunidades, já que quando Alice perde a memoria, ela se transforma em uma pessoa que ela era no passado e é muito legal ver como as nossas decisões podem influenciar em muita coisa.
Eu não gostei muito do final, achei jogado e inesperado, já que se passa 10 anos e ela volta com o Nick.
Eu não entendi muitas decisões da Alice, achei que ela acaba se tornando uma pessoa fútil. A amizade dela com Gina não faz o menor sentido e ela coloca a Gina em um pedestal , que ela até parece uma deusa.

Carolina Hahn 15/07/2021

Gostei
Gostei da história, da escrita fluida da autora e da ideia central. Meu único porém fica para o final que achei um pouco óbvio, mas isso foi estritamente pessoal. Um livro bem gostoso de ler, te faz refletir sobre mudanças, sobre os acontecimentos que nos moldam e sobre os planos que fazemos sabendo tão pouco de tudo.

Mayumi 04/08/2021

Você já sentiu falta da antiga versão de você? É o que esse livro me fez refletir.
“Amizade e viagens. Piscina. Champanhe, sol e risadas. Uma vida de sonho. Mas talvez a vida de qualquer um parecesse maravilhosa se você visse só os álbuns de fotos. As pessoas sempre sorriam e inclinavam a cabeça obedientemente quando alguém apontava a câmera para elas. Talvez segundos após o clique, ela e Nick houvessem se separado, evitando o olhar um do outro, dando caretas em vez de sorrisos.”
Alice tem 39 anos, mãe de três filhos e está se divorciando de seu marido Nick.
Em uma sexta feira, durante uma aula de step na academia, ela cai e bate a cabeça; quando recobra sua consciência ela acha que ainda tem 29 anos de idade. Isso mesmo, ela perde a memória dos últimos 10 anos de vida. Ela não lembra de seus filhos, e não lembra que está se divorciando, o que ela lembra é que acabou de comprar sua casa e a está reformando junto com o seu marido, Nick, e grávida da sua primeira filha.
Ao descobrir que está em 2008 e não em 1998, ela tenta preencher as lacunas da sua memória e descobrir como virou a pessoa que é hoje.
Somos o reflexo das nossas experiências, tudo o que passamos durante nossa vida vai moldando nossa personalidade e nossa visão de mundo. Essa experiência fica gravada no nosso corpo e na nossa memória..., mas e se não lembrássemos? E se perdêssemos anos de nossa existência? Emocionalmente voltaríamos ao que éramos até o ponto de onde nos recordamos como ser humano, mas muito provavelmente o ser humano que éramos não se encaixaria na realidade da pessoa que nos tornamos...é meio complexo, eu sei. Mas foi exatamente o que esse livro me fez sentir, a Mayumi de 10 anos atrás aprovaria a Mayumi de hoje? O que de mim se perdeu com o tempo, quais características foram acrescentadas no meu EU.
Agora, falando mais sobre o enredo do livro, não é o livro só sobre a Alice em si, é mais sobre a relação familiar como um todo, tanto que o livro tem partes focadas na Elizabeth, irmã de Alice, e na Frannie “avó” das duas.
Foi meu primeiro contato com a Liane Moriarty, e eu amei a escrita dela, li o livro em dois dias, eu me envolvi tanto com o enredo que eu não queria que acabasse.
Esse livro me tocou de tantas formas, que não tinha como não favoritar.

site: https://www.instagram.com/carregando_historias/

Kauana.Palma 30/04/2022

Que livro
É meu segundo livro da autora e de novo ela conseguiu me surpreender. Uma obra-prima. Tanta sensibilidade, tanta realidade, tanta ?vida real? que me sinto irmã de Alice e parte da família. Sorri, chorei e sofri com o passar das páginas que devorei em um dia. Uma história que me deixará refletindo por muitos dias.

Angélica Patriano 04/04/2023

A vida.
Todos temos sonhos, vontades e, muita vezes, eles são compartilhados quando em comunhão.

A vida perfeita não existe. Todos temos altos e baixos, nossos pensamentos mudam, nos tornamos mais duros e também mais vulneráveis, nos ligamos àquilo de que precisamos em determinado momento, alteramos o nosso curso e acabamos por, talvez não sabendo, alterar a vida daqueles que vivem a nosso redor.
Nos fecharmos em uma redoma? Sentir tão forte? Não saber porque chegou ao fim? Ter momentos de fraqueza?

Nunca estamos sós, devemos permitir que alguém nos acesse, não devemos ficar confinados em nosso mundo.

Contudo, cada um é dono de si, as negativas e permissões estão ligadas, e pertencem, somente a si.

Boa leitura!

Mari 28/03/2021

Liane é uma autora incrível. A rainha dos romances com dramas familiares, nesse livro traz ótimas reflexões sobre um casamento à beira de um divórcio e as voltas que uma perda de memória pode trazer para sua vida.

Vivi.Montarde 24/11/2023

O início achei um pouco arrastado e a história não me prendia muito. Algumas partes achei repetitivas e a autora poderia ter sido mais objetiva. Mas gostei da história em si e achei o final muito bom.

No livro, a protagonista sofre um acidente e perde a memória dos últimos 10 anos da sua vida. E aí pensamos, há 10 anos atrás teríamos gostado da pessoa que nos tornamos hoje? E se não, onde erramos? Onde nos perdemos? E será que nada pode ser aproveitado? Em que melhoramos?

No fim das contas, recomendo a leitura. Mas não se compara com O segredo do meu marido e Pequenas grandes mentiras.

Tatisr 27/02/2020minha estante
Amei o livro, me fez repensar muito sobre quem eu era 10 anos atrás. Gostei demais!!!

Cíntia Costa 27/02/2020minha estante
Ah, eu também amei.

Letícia 10/04/2021

O Que Alice Esqueceu
Olá leitores!
?A resenha de hoje é de um livro que eu peguei apenas por curiosidade, meu primeiro contato com a autora. O Que Alice Esqueceu não foi um livro amado, mas é uma história muito boa.

?Alice, uma mulher de 39 anos, está com a vida toda estruturada. Ela tem três filhos, um namorado, uma irmã um tanto distante e um ex-marido com quem não se entende.

?Até que um dia, em uma aula de step ela cai e bate a cabeça. Quando acorda aparentemente está tudo bem, tirando que ela esqueceu 10 anos de sua vida. Sem esses 10 anos de bagagem, Alice vai descobrir que talvez ela tenha se tornado alguém que ela não gosta.

?Pessoal, é meu primeiro livro da Liane Moriarty, e eu gostei. É uma história boa, tem personagens interessantes e o Plot é legal. Mas o livro é lento e muitas vezes chato.

?Eu não tinha vontade de ler o livro, muitos momentos era maçante. Depois de 60% que as coisas realmente andaram.

?Eu não vou dizer que eu não gostei, então vou dar ???, 5 porque no final vale a pena.

? É isso, quem já leu, gostou? Me contem, eu quero saber.
Beijos!