Graça e Fúria

Graça e Fúria Tracy Banghart

Resenhas - Graça e Fúria

Vivi 26/11/2022

A história começou um pouco lenta. Confesso que no início eu tinha mais interesse no lado da Nomi do que da Serina.

Mas a parte da irmã mais velha começou a captar minha atenção ao decorrer do livro e eu estava igualmente interessada em ambas as partes, curiosa com o que iria acontecer.

A jogada entre os príncipes me deixou dividida, me lembrou um pouco o primeiro livro da Rainha Vermelha, com ambos os príncipes interessados. O joguete de um e outro me deixou indecisa sobre quem estaria sendo honesto/mentiroso, mas acabei pendendo para o lado certo antes do final da história se revelar.

A história em si se mostra muito inspiradores para mulheres, foca no empoderamento feminino num mundo em que não se tem direito algum, e mostra a evolução da personagem que seguia as regras, obedecia e concordava com o mundo ao seu redor até se tornar revolucionada e empoderar todas as mulheres em sua volta. Sendo uma mulher, encaro esse ponto como um lado muito positivo.

sara! 12/03/2023

Feminismo e a rainha vermelha
A premissa desse livro é muito, muito boa. Sociedade extremamente machista, castelos, príncipes, prisões e lutas em ringue. Eu gostei dos personagens, achei a evolução da Serina boa, e até a chata da Nomi legal.
O livro termina em um momento muito crítico, o que é um desfecho perfeito para te deixar ansioso para o próximo. A história é legal, mas previsível e não muito original.
Como o livro é pequeno eu não me importei tanto, mas não foi uma leitura que me impactou, sabe? Gostei de ter lido, e lerei o próximo, mas esperava um pouquinho mais.

Michele 15/03/2020

Resistir é a chave
Como assim não tinha lido esse livro antes?
No primeiro livro de uma série de Tracy Banghart, Graça e Fúria, somos transportados para uma época totalmente intolerante aos direitos das mulheres, mas ainda assim uma flor pode brotar no meio do deserto.

No reino de Viridia, as mulheres não tem direitos - nossa, como foi difícil ler isso - e são constantemente oprimidas e punidas a torto e a direito caso ousem.

Serina Tessaro passou a vida inteira sendo treinada para ser uma graça. Graças são jovens que são escolhidas pelo superior a cada 3 anos para serem submissas a sua vontade, seguir trocentas regras e ser o exemplo de mulher perfeita para o reino - um nojo. Com isso Serina, levaria sua irmã como aia e ajudaria a sua família a não trabalhar mais nas fábricas e seu irmão poderia pagar o dote de uma noiva e prover uma vida melhor.

O que Serina não esperava é que na seleção, a escolhida do herdeiro seria a sua irmã, Nomi Tessaro. Nomi é completamente o oposto de Serina. Nomi não sabia ser submissa, não sabia cantar, bordar ou dançar, tinha treinado para ser uma aia e ainda por cima, sabia ler e escrever. Nomi era uma selvagem, uma espírito a ser quebrado e chamou a atenção do herdeiro.

A troca de papeis acontece de forma atrapalhada e a saudade de casa é uma coisa difícil de lidar. Nomi, no seu primeiro momento sozinha no palazzo, rouba um livro. Esse mesmo livro é encontrado nas mãos de sua irmã recitando o texto. Um terrível mal entendido.

Serina assume a culpa pelo crime e é punida da forma mais cruel. Agora, Serina terá que se adaptar e utilizar todas as suas habilidades adquiridas para sobreviver nesse novo ambiente hostil.

Nomi, relutantemente, assume o lugar de sua irmã com a missão de descobrir para onde ela foi enviada e resgata-la. E é com esse espírito curioso e corajoso que Nomi ira se envolver numa trama de conspirações e traições difícil de largar até a última página.

O livro é bem rapidinho, com narrativas intercaladas que fazem querer roer as unhas torcendo pelos personagens bem construídos. Um livro que fala de amor fraternal. Um livro que fala de traição. Um livro que fala sobre sobrevivência e resistência. Não vejo a hora da continuação.

Sami 21/05/2023

Graça & Fúria
"Algum dia, quando reencontrasse Nomi- era 'quando' agora, não 'se', Serina tinha certeza-, pediria desculpas. Sempre pensara que não havia valor em resistir, que não adiantaria de nada.
Mas sua irmã sempre esteve certa. Valia a pena se rebelar. Só o ato de resistir pode mudar o mundo.
E elas iriam mudar o mundo. Serina garantiria isso."

Anne.Valente 07/07/2021

"Porque todos têm medo do que aconteceria se lutássemos."
Graça e Fúria é o primeiro livro de uma duologia que eu particularmente amo. Tem romance, amizades se desenvolvendo, plots incríveis e é muito bem escrito. A crítica feita pela autora também é bem construída e te instiga a ler mais. Outra coisa que me cativou foi a união entre os irmãos, mesmo distantes, já que também tenho uma irmã e um irmão. A escrita é flúida, não é muito grande, a letra é de bom tamanho, a capa é bonita e a edição maravilhosa. Uma dica? Se estiver de ressaca literária, leia esse livro (se não estiver também, mas deu pra entender), foi o que eu fiz...

Isabela632 17/05/2020

A toda mulher que mandaram sentar e ficar quieta... e que se levantou mesmo assim.

Vaniely 16/09/2021

Fui com muita expectativa e não me decepcionou
"Acho que as mulheres nesta prisão, neste país, vão se rebelar um dia. Meu pai costumava dizer que a opressão não é um estado final. É um peso que se carrega até que não se possa mais. E ele então é removido. Não sem esforço, não sem dor. Mas meu pai acreditava que toda a opressão sempre, sempre seria combatida e superada."

Apesar de ser um livro parecido com outros que eu já li, Graça e Fúria tem a sua própria essência, teve surpresas, fiquei super feliz de ter acertado a minha teoria quanto ao plot twist do livro e o principal: achei a leitura super válida.

Esse foi o livro mais feminista que eu li até o momento e me fez refletir bastante, tiveram muitas frases marcantes que falaram comigo e que eu amei.

Quanto às protagonistas eu não tenho do que reclamar, mesmo uma delas tendo errado bastante em suas escolhas, ainda assim eu achei super válido e normal mediante a sua situação, e de verdade, me apaixonei na personalidade das duas. Gostei que o livro me entregou uns romancezinhos e tudo o que eu precisava. Sendo assim, tenho somente elogios.

thelastspringwaltz 24/08/2023

Por ter lido apenas o primeiro volume (e também não pretender ler os outros), não sei como a história termina

Lu 08/07/2020

Nossa. Eu passei raiva, tive uma alegria, o coração quentinho, eu ri, me senti inspirada nesse livro. Eu amei esse livro, e embora eu entenda que ele é leve e sem muito desenvolvimento, ele é um livro que anima, que nos faz torcer pelos personagens e boa deixa intrigados para saber o que vai acontecer. Embora eu achei que o plot Twist seria previsível, ele me deu uma leve surpreendida. É um livro que eu indico para novos leitores de fantasia/aventura ou que não são muito exigente com aprofundamento e detalhismo dos acontecimentos. Me diverti lendo e me ajudou a sair de uma ressaca literária.

jurdangf 13/12/2023

Girlhood
Odeio patriarcado, odeio homens, odeio misoginia !!!!!
amo mulheres amo girlhood.
"porque eles têm medo do que aconteceria se resolvêssemos lutar" acredito apenas na soberania das mulheres e na extinção dos homens. quero revolução quero liberdade quero ser livre e feliz, segura. livre de homens assim!!!!!!!!
livro incrível, perfeito ???

Sabrina @sassenach_literaria 10/07/2018

Uma das melhores fantasias de 2018!
ResenhaSassenach| Contra Capa| @tracythewriter @editoraseguinte|
Serina Tassaro foi criada para ser uma Graça, cresceu qualificada para ser obediente, submissa e irresistivelmente bela. Para garantir uma vida melhor para sua família, ela precisa ser uma das três graças a serem escolhidas.

Nomi Tassaro nasceu para ser uma Aia, (uma espécie de criada pessoal), desde de jovem soube que mulheres não podiam ler entretanto, aprendeu.
Para ela, beleza não era importante, ser dócil e maleável tampouco.

Duas irmãs unidas pelo amor, mas separadas por um mal-entendido.

Nomi me conquistou logo no início todavia, seu jeito inconsequente me fez sentir um misto de sensações em relação a ela contudo, é perceptível seu amadurecimento no decorrer da trama assim como em Serina, que se tornou forte e corajosa.

O que foi esse livro minha gente!?! Após o término da leitura só consegui pensar em uma coisa; onde encontro a sequência?
Quando inicio a leitura de uma fantasia que aborda temas relacionados à intrigas políticas e a guerra, fico esperando que a autora use o primeiro livro como uma espécie de introdução todavia, Tracy foi feliz em levantar questões sobre o machismo e mais feliz ainda em debater o empoderamento o feminino. Tudo o que li e amei em "Graça e Fúria" me deu razão para esperar uma trama muito bem elaborada e notável.
Malichi, o herdeiro e Asa seu irmão, são personagens que claramente tem seu peso na trama no entanto, por conter spoiler não irei me aprofundar neles.
O que posso adiantar, é que teremos um livro repleto de aventura, romance, companheirismo, amizade e traição, nos proporcionando uma leitura fluida e prazerosa.

bia ð 05/02/2022

Decepcionante
Eu tinha expectativas altíssimas pra esse livro, admito que em grande parte pela capa bonita que me encantou de primeira. E é a única coisa de bom no livro também.

Pra começar, senti que tudo aconteceu muito rápido, não deu tempo de me apegar a nenhum personagem antes do circo pegar fogo, o que fez com que tudo fosse meio mehhh. Os romances simplesmente não fazem sentido pra mim, sendo que eles mal conversavam e já estavam falando em arriscar a vida pelo outro??? É como se nenhum dos personagens tivessem uma personalidade própria.

A Nomi e o discursinho de resistência de centavos dela me irritavam muito, já que toda a merda só aconteceu por causa dela, ela se remoendo o tempo todo por ter que ficar perto do herdeiro, sendo que a irmã foi condenada por algo que era culpa dela e no fim piorando tudo por pura burrice, ainda condenou o coitado do irmão que não tinha nada com isso. Enfim tudo é muito mal construído, jogado na história e conveniente, esse livro foi uma bela de uma decepção.

Jubs 09/02/2022

A história me prendeu do começo ao fim. A narrativa é contada em 3° pessoa o que me deixou confusa as vezes por eu não está muito acostumada com esse tipo de narração.

Gostei muito de cada personagem, principalmente das duas irmãs. Quero ler logo o segundo livro para saber o desfecho dessa história

Dei 4 estrelas, pois achei o final extremamente previsível.