O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Lauraa Machado 06/07/2018

Eu amo esse livro e vou protegê-lo!
Não existe um jeito bom o suficiente para explicar como esse livro é ótimo. Ele é perfeito, exatamente como um livro deve ser e, talvez mais importante do que todo o resto, conseguiu me conquistar completamente em poucas páginas. Li ele durante três dias, mas parece que esperei minha vida inteira para encontrar essa história e nunca vou conseguir superá-la.

Realmente, preciso ficar atenta, ou ele vai acabar me fazendo entrar em uma ressaca literária sem fim.

Apesar de ter gostado da capa de cara, fiquei adiando ir atrás de críticas sobre ele no GoodReads por bastante tempo. Até semana passada, quando fui ler algumas e descobri que precisava de qualquer jeito desse livro. Primeiro, porque ele se passa no século dezoito. Mas, principalmente, porque o protagonista, Monty, é apaixonado pelo seu melhor amigo, Percy, um cara negro que o acompanha em toda sua farra, mas é bem mais centrado do que ele (o que não é difícil, já que Monty é todo perdido!).

Ou seja, diversidade. Foi isso que mais me fez querer ler esse livro. Eu nem sabia ainda de todos os outros detalhes importantíssimos e únicos que me fariam amar essa história tanto.
No começo, parece que o livro vai ser sobre como o Monty gosta mesmo de beber, apostar dinheiro e fazer sexo sem compromisso. Bem no começo, o livro é basicamente de comédia. Mas ele, na verdade, é bem mais do que isso. Ele fala sobre assuntos bem importantes, desde o Monty ser bi, Percy ser negro em uma sociedade extremamente racista, até a irmã do Monty, Felicity, querer estudar mais do que as mulheres da época são permitidas. O enredo ainda é maravilhoso, cheio de reviravolta e viagens emocionantes, que fazem as quinhentas páginas do livro passarem em pouco tempo - e ainda te deixam sentindo falta depois.

Mas o ponto alto do livro é o Monty, não tem dúvida, e eu acabei percebendo como faltam protagonistas narradores interessantes no mundo. Ele realmente tem uma voz única, vê o mundo do seu jeito, faz comentários engraçados e às vezes até doloridos (dependendo da cena). Monty sabe ser tão divertido e intenso também, que passei várias cenas gargalhando de rir ou morrendo de aflição. Em poucas páginas, eu já estava shippando ele com Percy - e, meu deus, esse ship quase me destruiu. Fazia muito tempo que eu não encontrava um livro que conseguia descrever esse tipo de paixão tão bem! Já voltei para reler várias cenas do ship algumas vezes e sei que ainda vou reler esse livro, talvez bem logo.

Eu realmente amei tanta coisa desse livro, que é difícil de explicar. Ele é engraçado, mas é sério também e tem um romance muito bem explorado. E os personagens são extremamente bem criados, cada um único e diferente, com sua própria personalidade e suas próprias convicções. A Felicity é tudo que eu poderia pedir para uma personagem feminina ser! E o Percy é apaixonante - daqueles que dá até um pouco de raiva por não perceber como é incrível - desde o começo.
Mas o Monty ainda é o meu favorito, principalmente depois de eu entender mais sobre a história dele, sobre seus problemas e o quanto sua vida é difícil também. É maravilhoso ver a construção dele, da profundidade do personagem e do desenvolvimento até o final.

Não tem muito mais que eu possa falar a não ser LEIA ESTE LIVRO O QUANTO ANTES. Ele vai enriquecer sua vida, te fazer se apaixonar e rir loucamente. E depois vai deixar um buraco enorme em seu coração quando você acabar.

A boa notícia é que ele terá uma continuação do ponto de vista da Felicity, chamada The Lady's Guide to Petticoats and Piracy. E a melhor notícia é que a Editora Record vai publicar o livro no Brasil.

Tentei de verdade, mas ainda acho que não consegui explicar o quanto amei esse livro. Minha vontade agora é de abraçá-lo e nunca largar. Ou de começar a ler de novo agora mesmo.
Nati 07/07/2018minha estante
Aquele livro que todo mundo fala horrores mas me dá um medinho por ser muito hypado. MAS, depois dessa review, como não dar uma chance pra esse baby? Sinto que amarei o Monty *-*

Lauraa Machado 07/07/2018minha estante
Esse livro é um amor! Vale o hype (que eu nem vejo tendo, infelizmente)

Velani 17/02/2019minha estante
Nossa, concordo plenamente. A voz do Monty é genial. Eu amei quando ela coloca ele em uma posição de privilégio, com os discursos típicos de quem vive uma vida de privilégios e como nós vamos acompanhando ele quebrar parte desses pensamentos ao longo do livro, junto, na cabeça dele. E como todo personagem é profundo - dá pra entender os motivos de todos eles serem o que são. Sensacional!

BM02 24/03/2023

Eita que acabou comigo
Esse livro acabou comigo, mas no bom sentido
Eu tava em uma ressaca literária foda
E esse livro parece ter me curado
Fazia muito tempo que eu queria ler, e finalmente consegui comprar o livro
E MDS, 30 reais muito bem gastados
Jurooooo
A história é perfeita do início ao fim
É brilhante
Juntaram dois tipos de livros que eu amo ler, romances de.epoca e livros voltados ao público lgbt
E ficou perfeito
Meu único ponto é que a capa do livro poderia ser um pouco mais bonita
Mas só isso
Juro
SUPER RECOMENDO!!!!

Jonathan Marques 20/05/2021

A capa é ruizinha, mas o conteúdo é MARAVILHOSO!
Olá minhas anjas! Hoje tô meio borocoxô, e pra tentar dar uma animadinha, resolvi resenhar um livro que me deixou extremamente feliz quando terminei de ler.

Eu devorei ?O guia do cavaleiro para o vício e a virtude? num final de semana, no comecinho desse ano, e foi uma grata surpresa (eu e minha mania de julgar livros antes de ler né?!). Juro que a intenção era apenas ler uma coisinha despretensiosa pra passar o tempo, mas acabei trombando nessa obra maravilhosa (que aliás, minha amica Mari Biork me deu a ótima notícia de que se trata de uma série que está em curso! Olha que tudo!).

O guia narra à história de Monty (a.k.a. Henry Montague), jovem inglês que está preste a começar seu Grand Tour pela Europa e a partir daí finalmente começar a viver como o cavalheiro que foi educado para ser. Porém temos alguns pequenos problemas: Monty é bissexual, com alguns ?desvios de conduta?, sérios problemas de imprudência, além de ser apaixonado por seu melhor amigo Percy. E graças esses empecilhos, o que era pra ser uma voltinha de alguns dias pelo continente, acaba se tornando uma perseguição alucinante, cheia de armadilhas, alquimistas malucos e aprendizes de piratas.

Além da narrativa acelerada e dos mistérios intrigantes criados pela autora, a construção do trio de protagonistas (Monty, sua irmã Felicity e Percy) é fenomenal. Sua habilidade em tocar em assuntos como lgbtfobia, machismo e racismo, é AULAS CRIA! Vários tapas na nossa cara! Sei lá, o jeito que ela maltrata a gente é diferente sabe! Hahaha... Mesmo assim, o final consegue ser LINDIMAIS! Nos enche de esperança e da uma acalmadinha em nossos coraçõezinhos aflitos.

E vocês minhas lindas, precisando de um pouco de alegria? Então se joguem gostosas nessa aventura, pois vale muito a pena!!!

Lizuly 22/06/2021

Surpreendente ?
Eu jamais imaginária que este livro iria me tocar como tocou. Peguei ele pensando em ler algo leve e gostoso, um romances para aquecer o coração e talvez alguns problemas suaves para me fazer pensar. No entanto, esse livro desenvolveu um personagem tão bem, tão humano, que eu me vi envolvida com as problemáticas abordadas! O Monty (personagem principal) não é do tipo fácil, ele tem inúmeros problemas e sua jornada está aí para o fazer aprender com seus erros. E ele aprendeu, na marra, em meio a própria confusão, em meio as dúvidas, sentindo o gostinho amargo da realidade, ouvindo coisas difíceis. Só que para além de suas dificuldades, ele teve consigo companhia que lhe deu os devidos tapas na cara, que se mantiveram com ele mesmo em seu pior estado. Eu indico com ressalvas:

O livro é datado de 17- não sabemos o ano exato, nessa época os costume eram muito diferentes e por conta disso, problemáticas como a posição da mulher e do negro são retratadas de maneira incômoda. Existem diálogos onde aparecem essas questões e posicionamentos, até o próprio protagonista repassa esse pensamento que eu não concordo! Acredito que deve ser levado em consideração para quem for ler. Eu compreendi que esses pontos se davam pela época e o retrato das pessoas é de como eram nessa época e não de como gostaríamos que elas fossem. Caso o livro não tivesse tocado em mim como tocou, eu o daria 3,5 - 4 estrelas por conta disso!! Então para quem for ler, já saiba que encontrará esses pontos que incomodam!

Sobre a trama: a relação que Monty fez com sua irmã Felicity, que por sinal é perfeita (QUE MULHER), foi linda! O modo como ela conseguiu puxar coisas dele, mostrar a realidade, ao mesmo tempo que também expunha sua própria confusão para com ele, para o que ele deseja e o que ele quer, foi extremamente cativante! O Percy (melhor amigo e crush de Monty) foi impecável em seus posicionamentos, suas palavras e mais que isso, em sua gentileza. Inúmeras conversas desse livro foram importantes para mim, foi tocante, diferente e muito rico.

Alguns personagens que surgiram ao longo da trama também tiveram sua carga e valor. Foi indispensável a conversa que Monty teve quando estava pintando o barco (quem ler vai entender), aquele momento, onde o ensinam a como socar, a metáfora feita foi tão linda e profunda, me tocou tão no íntimo que eu não poderia dar uma pontuação menor do que 5 estrelas.
Nathalie 12/07/2021minha estante
Ai você falou absolutamenre tudo que eu pensei

vini 09/07/2020

sim estou aos PRANTOS. esse livro é simplesmente INCRÍVEEEEL, do início ao fim... cada detalhe foi descrito de uma forma que me fizesse viajar com os 3 pra o grande tour.
o protagonista é o egocêntrico mais divertido que ja conheci, o percy um cavalheiro, e a felicity é MARAVILHOSAAA.
NÃO CONSIGO DESCREVER ESSE LIVRO, LEIAM LEIAM LEIAMMMMMM.
(Não senti algo assim desde Aristóteles e Dante descobrem o segredo do universo, em 2016)

mari152 16/10/2022

merece muito mais reconhecimento
eu li esse livro bem rapidinho no feriado, intercalei com outra leitura de um gênero completamente nada a ver, e no início eu tava tão apegada a história que quase nem quis continuar o outro livro pra continuar só esse aqui. é maravilhoso o fato de ser tudo tão bem distribuído: humor, aventura, mistério, representatividade e o monty fazendo besteira.
quando comecei a ler, não tava colocando tanta fé assim e ele definitivamente quebrou todas as minhas expectativas. passei raiva, felicidade, tristeza, animação, indignação e ainda ri demais, tudo que um livro precisa ter!!
pra mim, todo mundo tinha que ler o guia do cavalheiro para o vício e a virtude.

ps: não sei escolher qual dos três eu amo mais, mas A FELICITY pra mim foi insuperável, QUE MULHER.
ps²: passei o livro todo falando que se a autora matasse o percy eu ia dar 0 estrelas, graças a deus não se concretizou ?

Erin 09/01/2022

Que grande surpresa foi a leitura desse livro, aqui nós temos romance, aventura, comédia e drama. Tantas coisas juntas e coesas que fizeram minha leitura acabar em dois dias.

A escrita da autora é uma delícia e fluiu tudo muito bem, com grandes surpresas no meio do caminho essa jornada dos protagonistas foi bem emocionante fazendo com que eu não largasse o livro por nada.

Trata-se de um amor "proibido" que leva em consideração o tempo em que ele se passa, logo, os envolvidos sofrem muito por conta disso. Além de apresentar outros problemas da época, como a falta de informação sobre doenças e tratamentos errôneos. Assim como a pressão de um legado a ser enfrentado.

Por fim, existem alívios cômicos que ajudam no fluxo de leitura junto com a construção de personagens que é impecável.

DAbora311 26/04/2021

Culpo minhas expectativas por não ter gostado desse livro, antes de começar eu imaginei uma história totalmente diferente e quando eu percebi que isso não ia acontecer me frustrei. Eu não consegui me importar com o que tava acontecendo e dei 2 estrelas e meia pelos personagens Percy e Felicity pois gostei muito deles.

fã do bolo de abacaxi 17/06/2020

* lendo no /sigilo * gostei. old
- porque quero que saiba - explica a mulher - que há vida após a sobrevivência.

alexandra. 29/01/2021

Excepcional. Brilhante. Atemporal!

Karla.Silva 07/12/2021

esperava MUITO mais
começou bom, porém depois se perdeu completamente.
o monty é um insuportável que só veio melhorar no final, percy um amor (mas é tão besta que dói), o livro focou mais na aventura do que no romance em si, praticamente encheram o uc do leitor com esse mistério e no final ainda foi mal resolvido. a situação desse aqui foi precária, viu

Gabizoca 25/04/2020

A Autora desenvolve o livro em uma aventura romântica, com várias surpresas e obstáculos à ultrapassar ao longo da narrativa. Particularmente, em relação ao conteúdo da história, eu amei, principalmente ao fato de ela ter centrado mais nas aventuras e desenvolvimento do personagem ao invés da relação romântica dele. No entanto queria que tivesse dado uma representatividade maior nesse aspecto ao final do livro. História muito bem escrita e divertida.

Leo Oliveira 19/01/2019

Eu simplesmente AMEI essa história. Os personagens são incríveis e a representatividade mais ainda. O Percy é, sem dúvidas, meu personagem favorito. Mas não posso deixar de mencionar o quão maravilhosas são as cenas do Monty com a irmã. Obrigado por isso, Mackenzi!
Cleiton 29/05/2019minha estante
Quero começar ele hoje