O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Rafaela.Luna 14/09/2021

Mega fofo
Gente, esse livro me fez rir tanto, muito gostosinho de ler!!!
Eu me apaixonei pelos personagens... O Monty é um amorzinho - um poço de insegurança por dentro e transparecendo ser a pessoa mais radiante e segura do mundo. É engraçado como ele inocentemente se mete em confusão e piora tudo quando tenta consertar as coisas- me identifiquei muito. Ele tem um coração tão verdadeiro, tão apaixonado e tão resiliente que é impossível não se cativar pelo personagem e não querer colocá-lo em um potinho.
Fiquei presa nas confusões e reviravoltas que iam acontecendo na história... super entendi a problemática narrada, principalmente porque o livro se passa em uma época em que pouco se conhecia sobre doenças e sobre o corpo humano e muito se desejava desenvolver uma cura para todos os males.
Achei tudo perfeitinho.

rafaewh 21/07/2020

Não gostei :(
Achei interessante algumas coisas, mas no geral a história é ruim. Eu achei impossível ter empatia pelo personagem principal e quanto ao final eu realmente esperava mais. Li o livro por indicação e logo no início achei muito superficial, devirá ter abandonado. ?
Livros e Books 22/07/2020minha estante
Na verdade é uma trilogia, acho que sem ler os próximos dois não terá o sentido do "fim" realmente.
Estou lendo, ainda na metade, mas estou gostando apesar da antipatia do protagonista.

rafaewh 25/07/2020minha estante
Carolina. Muito obrigado por comentar, eu não sabia que havia continuação kkkk.

Luiza 27/07/2020minha estante
Nossa, sim! Me senti exatamente assim. Só queria mais conteúdo com a Felicity...

Livros e Books 27/07/2020minha estante
Sim, tem mais 2 livros e um conto. O segundo livro foca na Felicity, mas ainda trazendo o trio Monty/ Felicity / Percy e é a continuação do primeiro. O terceiro vai trazer focar no Trasgo, o caçula dos Montagne já adulto e conhecendo irmãos. E o conto é pra ser lido logo após o primeiro livro e fala do romance entre Monty e Percy.
Livro 3 ainda não foi lançado e tem data de lançamento para abril/21.
Os demais já estão disponíveis.

vivi 10/06/2021

interessante
o início é muito bom, porém mais para o meio a história perde um pouco da qualidade, sendo mais confusa e menos interessante. já no final, a qualidade do começo volta, e gostei muito de como o terminou.
em geral é um livro maneirinho, que foi bom para passar o tempo mas eu não leria de novo. algo que gostei muito é como monty é um personagem principal extremamente falho, com diversos defeitos que são reconhecidos, invés de desculpados ou ignorados do jeito que acontece na maioria dos livros.

giovanna2185 20/10/2021

amei demais
os personagens são cativantes, a história faz sentido, tem PIRATAS!! é maravilhoso! a relação do henry com o percy e com a felicity é bem escrita e é muito, muito mesmo, facil se apegar aos personagens. um dos meus livros favoritos no momento.

Bea 27/01/2021

Foi uma leitura que não fluiu bem, mas os personagens e a ambientação da história foram bem trabalhados e até interessantes.

Cris 28/03/2021

O único motivo para eu dá nota 3 é q eu amei e me apaixonei pelo Henry e o Percy.
A autora se perdeu completamente, esqueceu de explicar muitas coisas e deixou muitas outras em aberto.

ro 20/04/2021

voltei... amei demais. trama envolvente de aventura, personagens bem construídos e um romancezinho lindo! 10/10 um beijo
RODRIIIGOOO

TUDO BEMMM

voce por aqui

joanna.tell 11/05/2022

Tudo ok no começo
Amei como começou e como é descrito as cenas do Monty com o Percy, eu esperava muitoo do Tour, cheio de aventuras(não que não tenha), mas depois do meio tudo fica muito doido e tipo??? amei a Feli, tem uma personalidade incrível e com toda a certeza tive um grande apego a ela, ela é tão legal.
Livro bom, só que senti falta das interações amorosas do Monty e do Percy. Um romancezinho maior para essa pobre leitora.

Luiza 27/07/2020

Eu li esse livro esperando colocá-lo nos favoritos do ano, todo mundo que eu tinha visto falou maravilhas sobre ele. Infelizmente, aparentemente eu sou a exceção.
Henry, o personagem principal, me irritou em boa parte do livro. Sem seu narcisismo e egoísmo, a maior parte da história não seria possível. Apesar do seu desenvolvimento inegável, ainda não consegui me apegar a ele, acho que o ranço inicial não foi superado. Percy é meio bleh, tenho que dizer kkkkkkkkk ele é fofo e prestativo (e todas as partes do livro que abordam, sutilmente ou não, o racismo sofrido por ele são muito boas e muito bem colocadas) mas é "só" isso; eu não sei se isso deveria me bastar, mas não foi o suficiente. O relacionamento principal também não me cativou muito, mas isso eu acredito ser resultado da minha inimizade pelos personagens. E Felicity é perfeita. Sim, perfeita. Posso dizer que me encontro completamente apaixonada por ela. Mesmo sendo subestimada, a personagem prova sua força e inteligência em todos momentos que aparece. Não posso esperar por ler o "segundo livro" que, aparentemente, tem foco nela.
Por fim, posso dizer que não tenho certeza se confio em minha opinião sobre o livro. Não me conectei com os personagens nem com o enredo, mas isso pode ser consequência de como eu estava enquanto lia o livro. Não sou crítica literária, mas não consigo ver falhas graves na escrita ou desenvolvimento da história. Minha nota foi puramente resultado do meu sentimento quanto aos personagens.
Eu realmente queria ter gostado desse livro.
Brenda R 27/07/2020minha estante
Dei a mesma nota também e tive praticamente as mesmas opiniões que as suas ashuahau era um livro que eu esperava bem mais, porém não foi lá essas coisas. Grande parte parecia meio superficial

Luiza 27/07/2020minha estante
Ai que bom (ou nem tanto kkkkkkk)! Tava pensando que era a única a não gostar. Mas fato é que eu quero muito ler a continuação da Felicity.

Cleiton 05/10/2020

O livro tem uma História muito interessante mas o decorrer da narrativa a autora me deixou entendiado, os personagens são maravilhosos Henry ,Percy e Felicity que trio.

Marcos LC! 02/05/2020

História leve e divertida com personagens extremamente cativantes, uma ressalva pra Felicity que sem dúvidas é a melhor personagem, (já quero um livro sobre ela). Os temas que a outra nos trouxe foi muito bem trabalhado dentro da estória e do contexto que nos é apresentado. Simplesmente amei o livro.

Maria 07/10/2020

Uma surpresa boa!
Uma verdadeira aventura cheia de surpresas e reviravoltas, vivida por Percy, Henry e Felicity na Europa do século XVIII. Temos todo tipo de acontecimento inesperado aqui e o que torna a leitura muito mais atrativa é o fator surpresa, quanto menos você souber da historia antes de iniciar, mais prazerosa será a experiência. A leitura é super fluida, com uma linguagem de fácil entendimento. Um perfeito YA histórico.

queensnne 28/09/2020

hitou em #1 sem intenção de charts
gente eu não dava NADA por esse livro, absolutamente nada, via todo mundo hypando falando dele tenho baixado tem meses já e nunca pensei que iria me surpreender tanto com ele, caras eu to sem palavras to no chão não to acreditando
é diferente de tudo que eu tinha construído na minha cabeçaa a história me deixou tão que caralho entrega demais sem prometer, seguiu caminhos excelentes e me deu personagens memoráveis, a química dos 3 principais e a dinâmica deles salvou minha vida meu deus eu não tenho nem mais o que falar, esse livro é definitivamente uma obra de arte eu to muito feliz em ter me dado a oportunidade de conhecer percy newton e felicity montague e, é claro, meu personagem com daddy issues que so precisa de carinho, monty.

Kim 27/09/2020

Eu precisava deste livro
Sim, eu julguei o livro pela capa, e não esperava muito dele. Mas me surpreendeu demais, o trio é extremamente cativante. Aborda vários tópicos que devem ser debatidos, mas sem deixar pesar.
Enquanto lia percebi que tudo poderia acontecer, e realmente foi isso que aconteceu. Surtei com o Monty e Perc, shippei demais. Felicity perfeita, devorei o livro e me mudou de certa forma. Assim como essa aventura mudou o Monty.

Carous 16/06/2019

Bom... eu me sinto um lixo e inadequada, coisa que sempre sinto após a leitura de um livro bem avaliado pela maioria dos leitores, mas que simplesmente não rolou para mim. Isso acontece até quando o problema está no livro, como no caso de livros que romantizam atitudes machistas, preconceituosas e babacas dos personagens.
Eu sempre acho que a errada foi eu. Talvez tenha nascido com um defeito que outros leitores não têm e por isso não aprecio as obras como deveria.
Eu passo dias me martirizando tentando achar a razão de ter odiado um livro, duvidando da minha opinião, cogitando nem dar nota baixa ou resenhar nada.

Eu passarei dias me martirizando por não ter amado The Gentleman's Guide To Vice and Virtue, um livro que sonhei tanto em adquirir e mal acreditei quando f i n a l m e n t e tive a chance de pegá-lo pra ler. Eu estava preocupada de como resenharia essa pérola da literatura, pois sou péssima escrevendo sobre livros favoritos.

Mas lá pelas tantas das páginas lidas eu finalmente tive que aceitar que o livro simplesmente não rolou pra mim. O pior é que não sei exatamente o motivo, pois eu gostei do protagonista principal - me diferenciando das poucas resenhas negativas que li deste livro, então ponto pra mim! - , gostei de Felicity, como não amar o título do livro ou a capa?

Não é fácil cair de amores pelo Monty. Ele é burro, irresponsável, egoísta, autocentrado, tem espírito de white savior, acha que os seus problemas são os piores do mundo e sofre de white rich people problems.
O pai dele é um babaca, sem sombra de dúvidas, que eu queria descer o soco - além de entender o pavor de Monty ao saber que administraria as propriedades ao lado do sr. Montague. Mas eu meio que revirava os olhos quando ele reclamava de ter dinheiro e direito à educação superior pro o amigo (negro) e a irmã (mulher). Sim, Monty também não tem muito semancol.

No entanto, tão logo a história começa, ele reconhece seus privilégios e até vemos um amadurecimento nele. Que eu esperava que fosse uma linha crescente, mas acabou sendo oscilante. Do início ao fim ele, Felicity e Percy encontram problemas e a culpa é sempre de Monty

Ao passo que gostei da composição de Monty, fico incerta se devo elogiar Mackenzi Lee por apresentar um personagem gay (ou bissexual? Honestamente, não ficou claro pra mim) com as características dele (frouxo, alienado, burro, irresponsável, beberrão, viciado em jogos, libertino).

Eu amei Felicity. Uma personagem forte, inteligente, amava as cortadas que ela dava no irmão (Monty é MUITO sem noção, coitado!). Não esperava que Felicity fosse ter essa apresentação toda e tamanha função neste livro já que outro em que ela é a personagem central já foi publicado pela autora - e eu estou ansiosa pra ler =).

O Percy... bom, quero muito falar bem dele, mas o personagem não fez a menor diferença na história. Ele é o interesse amoroso de Monty e seu papel não saiu muito disso. Mal abria a boca, mal dava opinião. Foi a cota para o assunto racismo ser tratado (cruamente. Doeu na minha alma, mas foi bem mostrado, pelo menos).
Eu demorei um tempo para entender que ele era negro por causa da escolha de palavra para descrevê-lo. O que raios é sândalo? Daí me lembrei que se trata de um livro escrito em 2017, mas narrado por um personagem que vive nos anos 1700. E naquela época se floreava cores e etnias das pessoas não brancas ao invés de irem direto ao ponto. Ainda temos resquício disso.

A prosa, o enredo, as confusões simplesmente não atraíram minha atenção. Eu me pegava pensando por raios Monty insistia em ir à Veneza e por que raios eu deveria me importar.
Eu achei tão distante o texto de Mackenzi... Tive problemas com o vocabulário e optei por ler a versão publicada pela Galera Record. Não sei se foi uma sábia decisão, pois a tradução me pareceu apenas tradução mesmo, sem preocupação com a beleza do texto.

Não sei muito bem o que dizer do romance. Teve seus altos e baixos. Ficou em segundo plano e demorou para chegar a algum lugar mais porque que Monty e Percy simplesmente não abriam o jogo do que outra coisa.

Gostei dos assuntos abordados no livro (racismo, o impedimento das mulheres em estudar em universidades ou herdar os bens dos pais, LGBTQfobia, preconceito com doentes, etc), mas eles me entristeceram. Havia me esquecido como era a mentalidade dessa época que aprendi na escola. Parece que a sociedade sempre se esforçou para fazer da vida de todos mais infeliz e complicada do que precisava e hoje não é diferente. É muita ignorância.

Minha resenha é mais um desabafo. Estou triste de não ter amado o livro, mas não o acho horrível a ponto de não dizer aos outros para darem uma chance. Tem muita coisa boa para se aproveitar incluindo a nota e esclarecimento da autora.
E espero que minha resenha tenha passado essa impressão apesar de tudo é um livro interessante.
Guilherme.Ribeiro 18/06/2019minha estante
O livro se tornou um dos meus favoritos, justamente pelo egocentrismo de Monty e como ele vai lidando com as coisas ao decorrer do enredo, percebendo que ele não é "tudo isso", porém concordo que o romance entre ele e Percy é, no mínimo, morno, e que cansa em certas partes pela demora da desenvoltura, mas ainda assim gosto de como a autora levou a história.