Stepsister

Stepsister Jennifer Donnelly

Resenhas - Stepsister

Leticia 26/06/2020

"A maioria das pessoas luta se houver esperança de vencer, não importa quão pequena ela seja. Elas são chamadas valentes. Apenas algumas continuam lutando mesmo quando não há esperança alguma. Essas são chamadas de guerreiras".

Como eu amei esse livro!
Uma história leve, com personagens cativantes. Toda história tem 2 lados e recomendo muito que você conheça a história da Isabelle a meia-irmã da Cinderella.
Fiz muitas marcações, até nos agradecimentos kkkkk

"O mindinho foi o mais difícil.
O que não foi nenhuma surpresa. Geralmente são as menores coisas que doem mais".
@LorenaSilriaBooks 01/07/2020minha estante
Fiquei com o mesmo sentimento.

Leticia 01/07/2020minha estante
Muito bom Né!

Marcia @belaspaginas 16/06/2020

Fabuloso. Leiam!!!
Isabelle, é uma das meio-irmãs de Ella, Cinderella, e popularmente conhecida como uma da irmãs feias. Quando Maman, sua Mãe, ver a oportunidade de casar uma de suas filhas com o príncipe, ela não irá poupar esforços e sacrifícios para que seu plano dê certo. Só que claro algo tão sórdido não dá certo e a farsa acaba caindo por terra, destruída e humilhada Isabelle se vê obrigada a seguir em frente, numa sociedade machista, se reconstruir e tentar encontrar como Tanaquill a Rainha das Fadas pediu as partes perdidas do seu coração.
"O MINDINHO foi o mais difícil.
O que não foi nenhuma surpresa. Geralmente são as menores coisas que doem mais."
Stepsister é um livro fabuloso que aborda um tema bem atual dentro de um cenário de época, esfregando na nossa cara a ditadura da beleza. Uma excelente crítica sem clichês, uma linda fantasia. O livro mostra que nem todo mundo é bom ou mau, todos temos um pouco de cada, e claro nem tudo é o que parece. Eu amei acompanhar as oportunidades que Isabelle tem de mudar seu destino e se reencontrar. Com excelentes reflexões o livro me prendeu desde a sinopse. Super, super recomendo. Só leiam mulheres.

Beca 06/06/2020

Essa encantadora reileitura de Cinderela nos mostra que sempre vai valer a pena lutar pelo que somos e o que queremos ser, que desafiar a sociedade e seus padrões nunca é e nunca vai ser uma perda de tempo. Que se aparecer uma chance, de desviar do caminho do qual você não quer seguir, você deve agarra-la com tudo que tem.
"Ela era destemida. Ela era forte. Ela era linda."

Jess 25/05/2020

"Aqui estão alguns fatores que podem matar uma garota: fome, doença, acidente, parto e violência. É preciso mais que um coração partido para matar uma garota. Garotas são duronas como rochas."

Tenho que começar dizendo que esse livro foi uma surpresa muito boa, tudo nele me encantou, dos personagens cheios de personalidade e cativantes até o enredo bem amarrado e bastante fluído. Stepsister, contrariando todo os contos de fadas, conta a história das meias-irmãs más da Cinderella. As garotas que mutilaram os pés para fazer caber num sapatinho de cristal para conquistar o príncipe. Será que elas podem ser mais do que garotas invejosas e malvadas? Será que elas são?

A história começa do exato momento que a história da Cinderella termina: ela calçando o sapatinho de cristal e provando ser a garota pela qual o príncipe se apaixonou e indo casar-se com ele deixando para trás uma vida de tristeza e humilhação. Deixando suas meias-irmãs e madrasta, e é aí que a nossa história começa. Isabelle e Tavi tentam sobreviver em meio ao ódio do vilarejo, juntando moedas para sobreviver e cuidar da mãe que parece ter perdido o juízo. A partir daí vemos uma nova perspectiva, uma perspectiva bem interessante eu diria. Stepsister nos mostra que a inveja é um dos piores sentimentos que existe, pois ele te corrói por dentro e destrói tudo que você é, te tornando algo novo e assustador. Algo que não é você. Isabelle começa a se dar conta disso e começa a se questionar, começa a deixar a casca da inveja se quebrar e mostrar a verdadeira Isabelle.

Os personagens são maravilhosos, tem a fada madrinha da Cinderella que aqui é a rainha das fadas, uma mulher perigosa e justa. Temos Chance e sua trupe que roda o mundo tentando mudar destinos. Destinos esses que são traçados pelas mãos das Fates, três mulheres que acreditam que segundas chances não existem e que não podemos mudar o nosso destino, uma vez que ele já está traçado. Um universo mágico cheio de seres interessantes cheios de nuances. Aaah, não posso esquecer de mencionar os camundongos (bffs da Ella) que dão uma ajudinha para a Isabelle

lilly.ly 20/05/2020

Sempre gostei muito de releituras dos contos de fadas, porém esse conquistou um espaço maior no meu coração. A história é empolgante, angustiante e, o que mais gosto, inspiradora. Adorei o final, adorei a construção da personagem, recomendo muito.

Barbara 19/05/2020

Qual o Preço da Liberdade de ser exatamente quem você é?
Falar sobe StepSister não é uma tarefa fácil. A primeira coisa  que eu sinto necessidade absoluta de comentar é o trabalho incrível que foi feito na capa do livro, o que já te faz sentir o tom sombrio da história que será contada. Costumamos dizer que não se deve julgar o livro pela capa, contudo, em casos como desta obra, a capa é uma introdução e um atrativo que condiz muito com a realidade da leitura que Jennifer Donnelly propõe, além de ser belíssima.
    StepSister, como se anuncia, é um livro de fantasia que se passa no universo dos contos de fadas. É protagonizado por Isabelle, uma das meias-irmãs de Ella - a quem conhecemos, popularmente, por Cinderela. Isabelle e sua irmã são retratadas em muitas versões do conto de Cinderela como as "irmãs feias", pois mesmo rodeadas de luxos, as irmãs sempre eram ofuscadas pela beleza e gentileza de Ella. Além dos personagens já conhecidos (a madrasta, as irmãs, Cinderela, o príncipe), somos apresentados a novas figuras, como as Irmãs Fate, responsáveis por escreverem os mapas do destino da vida das pessoas, Chance, que pode ser descrito como o antagonista às irmãs fate, uma vez que seu grande objetivo é fazer com que Isabelle tenha um desfecho melhor do que o previsto pelo destino, e Tanaquill, a fada madrinha que ajuda Ella a ir ao baile e também a pessoa a quem Isabelle recorre, acreditando que se a fada a fizesse bela, todos os seus problemas desapareceriam, mas é claro que não poderia ser assim tão simples. Além de seus problemas pessoais, a França está passando por um momento de guerra e acompanhamos o desenrolar desse conflito paralelo à Isabelle.
    Se até aqui você está interessado em StepSister, precisa saber que é uma leitura com uma crítica social muito bem trabalhada. Para qualquer pessoa que reconheça os benefícios da beleza na sociedade, é muito perceptível que, apesar de se passar no século XIX, é uma obra extremamente atual. Acompanhamos, a cada página, a agonia de Isabelle e sua irmã Octávia, por não serem bonitas o suficiente para se casarem com o príncipe, mesmo que para isso tenham cortado partes de seu próprio corpo afim de calçar o sapato de cristal perdido por Ella na noite do baile. Porém, mais do que o sofrimento por não conseguirem o casamento, a história reflete constantemente em torno de todas as coisas em que o padrão de beleza interferia na vida das garotas, para o bem ou para o mal. Quantas coisas Isabelle e Octávia poderiam ser se não fossem apenas e simplesmente "feias"?

"Ella que é bonita. Você e eu somos as meias-irmãs feias. E, assim, o mundo reduz, nós três, ao nosso menor denominador comum"

É automático seguir a leitura relacionando-a com a nossa vida no século XXI. Muitas leitoras podem ter se visto na pele da protagonista por diversas vezes. Ou até mesmo na de Ella. Fato é que a aparência ainda dita comportamentos e oportunidades. StepSister nos leva a acompanhar Isabelle em suas descobertas sobre si mesma, na percepção de que ela não é apenas o seu rosto e ela pode muito mais do que arranjar um casamento por beleza, agradando aos olhos de algum homem, ou apodrecer em uma casa velha, como sua mãe a fazia acreditar.

site: https://prateleirasdeaquarela.blogspot.com/2020/03/resenha-stepsister-jennifer-donnelly.html

Evellyn Galathynius 17/05/2020

Bifurcações na estrada = oportunidades
Uma história sobre 'quem você é de verdade", sobre descobrimento e superação de rótulos, dificuldades, sonoridade e machismo. Sobre aproveitar as bifurcações do caminho, porque elas podem trazer grandes possibilidades.
Sabe quando você termina um livro e sente vontade de sair correndo na rua esfregando na cara das pessoas e dizendo "Leia isso!!!", pois é (rsrs) que pena que estamos de quaretena rsrsrsrsrs

Primeiramente ele começa com a dedicatória da autora "A todos aqueles que já sentiram que não eram bons o bastante." e a verdade é: quem nunca se sentiu assim? A autora já começa com um golpe certeiro rsrs

A história é linda, romance aqui não é o foco (mesmo tendo uma boa pitada), e sim a caminhada da Isabelle para encontrar quem ela realmete é. O tempo todo a gente percebe como a sociedade trabalhada aqui é machista e que existe aquela ideia de que "mulheres não devem pensar", o livro trabalha muito também sobre rivalidade entre mulheres de uma forma bem bacana.
Sabe quando você sente o coração acelerado? Pois é, é incrível como algunas palavras podem mexer tanto com nossas emoções! Não consigo explicar como eu fui tocada com essa história!

A escrita da autora é mágica (não tem outra palavra melhor rs), não lembro a última vez que li algo tão bem trabalhado e poético! Os capítulos são bem pequenos, o que facilita muito a leitura.
Tem tantas frases lindas, marquei até os agradecimentos rsrs
Enfim uma história que é cheia de reflexões e lições! Favorito da vida!!!

Sobre a frase final de agradecimento da autora, coisa mais lindaaaa:
"Os contos de fadas foram muito importantes para mim quando eu era criança. Eles eram divertidos, instrutivos e inspiradores, e, o mais importante: eram honestos. O mundo tem mil jeitos de nos dizer que não somos bons o suficiente, que não bastamos, que a vida é uma grande festa à beira-mar para a qual não fomos convidados. Florestas escuras? Que florestas escuras? Lobos? Que lobos? Não se preocupe com eles. É só comprar isto, comer aquilo, usar aquilo outro, e seu nome estará na lista de convidados. Você será popular. Desejado. Adorado. Amado. Feliz. Os contos de fada falam conosco sem rodeios. Eles nos dizem algo profundo e essencial _ que as florestas são reais, escuras e cheias de lobos. Que às vezes nos sentiremos perdidos e impotentes nessas florestas. Mas esses contos também nos dizem que nós nos bastamos, que temos tudo de que precisamos _ coragem, inteligência e talvez um bolso cheio de migalhas para encontrar nosso caminho de volta para casa."
Natalia.F 21/06/2020minha estante
Caramba, você me convenceu a lê com os agradecimento da autora.

TAssia19 16/05/2020

O melhor livro do ano até agora.
Amei tudo nesse livro, foi bem mais do que eu esperava. Achei q ia ser uma coisa fofinha e infantil, mas já começa bem pesado e incrível. Fazia muito tempo que eu não marcava tanto um livro, senti saudades dos cadernos de anotar trechos... Marquei até os agradecimentos ?????
Fabiana Serpa 16/05/2020minha estante

TAssia19 04/06/2020minha estante
ME DEIXA COMENTAR AQUIIIII!!!

14/05/2020

Surpreendente
Para quem lê a sinopse pode se calcular o conteúdo mais ou menos da história, acredite, não é isso que vc está pensando.
Pensei que seria algo com magia, afinal, faz referência a história mágica de Cinderela. E tudo bem, tem magia sim, mas não como vc está pensando. Tem o mocinho? - Sim!... Ops, mas não como vc está pensando.
Eita, tá confuso né? Bem, talvez sim, mas não será por muito tempo.
Esta história tem pessoas que sofrem, que tem medo e quando isso acontece elas atacam. Te mostra que existem muitos caminhos, mas todos levam a uma consequência. Tem inveja e então esses invejosos machucam, não com armas, mas com palavras. E, em cada tiro, um pedaço do seu coração é arrancado. Daí, vc precisa lutar para encontrar novamente os pedaços perdido de si mesmo.
"Os livros de História dizem que reis, duques e generais dão início a guerras. Não acredite nisso. Nós as iniciamos, você e eu. Toda vez que viramos as costas, ficamos calados, não nos envolvemos - nos comportamos."
Esse livro trás uma lição apesar da fantasia, ele nos faz lembrar os sonhos. O quanto um dia a esperança brilhava em nossos olhos enquanto borbulhávamos de alegrias e aventuras. Entretanto, hoje depois de adultos aos poucos vamos perdendo a fé para viver o tão costumeiro dia a dia. E assim, por vezes diante de uma luta ou sofrimento nos tornamos pessimista.
"Antes ela adorava a noite... Agora a escuridão assombrava ..."

"Fantasmas não são os mortos que voltam do túmulo para atormentar os vivos; os fantasmas já estão aqui. Eles vivem dentro de nós, ávidos pelas cinzas de nossas tristezas, atolados na lama espessa e grudenta de nossos arrependimentos."
Alguns podem não gostar, outros podem achar insignificante a história e outros até chata, o que devo dizer com todas as letras, NÃO É CHATA. E sim, ela pra mim foi SURPREENDENTE.
Leiam! Acredito que vale muito a pena viajar nessa história.
Eu amei
florzinha 17/05/2020minha estante
Amei sua resenha tá perfeita

17/05/2020minha estante
Obrigada. ?

Glauci 13/05/2020

Terminei Stepsister. Achei maravilhoso. Gostei muito mesmo. É uma história simples, com personagens cativantes e em busca de si mesmo, o que dá um toque a mais na história. Várias citações eu gostaria de ter retirado da história, que mostra que a verdadeira beleza está nos desejos do nosso coração. Eu adorei esse livro. Um conto de fadas mesmo. O que me conquistou nele foi a simplicidade da história. Super indico. Dei 5 estrelas no skoob.

Maria3537 12/05/2020

Muito bom!
Escrita que te prende. Uma história que nunca imaginei antes, com uma personagem principal forte!

Bia 06/05/2020

Todos nós conhecemos muito bem a história recontada pela Disney da linda Cinderela e seus sapatinhos de cristal; mas e suas meias-irmãs? O que será que aconteceu com as meninas que foram manipuladas pela mãe para cortarem seus próprios pés para se encaixar em uma sociedade machista e arcaica?
Stepsister de Jennifer Donnely aborda este assunto de forma fluida e fascinante. Prendendo a atenção do leitor que a todo momento se vê em determinadas situações que infelizmente a população feminina ainda tem que lutar contra. A personagem principal desta obra se vê a todo momento nadando contra a maré para ser ela mesma, e não alguém na qual todos ao seu redor dizem que ela deve ser.

Thayna 05/05/2020

Esse livros ganhou um lugar especial no meu coração
A autora foi maravilhosa, soube trabalhar muito bem os personagens, principalmente Isabelle, q assim como a gente e humana, e está sujeita a acertos e erros. Soube envolver todos os personagens numa trama incrível, o jeito como ela trabalhou a relação das irmãs, foi muitíssimos incrível ( Três Coroas Negras pq choras???) Kkkk
Enfim, super recomendo esse livro, ninguém vai se arrepender!

Tata 01/05/2020

Sobre irmãs, soronidade e destino.
Stepsister é inspirado no conto clássico Cinderella, e foca principalmente em Isabelle, a "meia-irmã feia".

Isabelle não é considerada bonita nem dócil. O que em sua sociedade é ultrajante. Ela sempre se interessou em histórias sobre guerras, generais e cavalos, coisa que é revelada aos poucos ao leitor, como se aos poucos a própria Isabelle parasse de lutar contra isso. Ela pode não ser perfeita, mas ela é humana em suas imperfeições, e aprendemos, junto com ela, que não se precisa ser perfeita para ser boa.

Os outros personagens são incríveis, os que eu gostei mais são Tavi (a irmã dela) que é um gênio da matemática e das ciências, mostrando que é inteligente em um mundo onde tem que não ser. E Ella (nossa Cinderella) é boa, doce e empática, mas é humana do mesmo jeito.

Trás uma mensagem muito boa sobre aceitação e auto imagem. Um ponto bastante explorado na narrativa, é como a rivalidade entre garotas é incentivada desde cedo, e como ela é extremamente cruel. E como você não é pior que a sua irmã ou sua amiga se ela é considerada bonita e você não, se ela não é considerada inteligente e você é. Vocês são maravilhosas do mesmo jeito. Cada uma a sua maneira.

No geral é uma leitura maravilhosa, cativante e reflexiva. Com certeza favoritada. Ótima para você que quer fantasia, reflexão e uma livro ótimo de uma fez só.
Tata 01/05/2020minha estante
*vez