Stepsister

Stepsister Jennifer Donnelly

Resenhas - Stepsister

Sara277 01/05/2020

Uma fantasia única
Nossa história se inicia quando a história de Cinderella se finaliza.
Uma meia irmã feia que possui um lobo em seu coração, um marquês com desejo de mudanças, uma velhinha que traça destinos, uma rainha fada que ouve corações. Uma história de amor, luta, perdão e poder, encantadora desde as primeiras páginas.
Recomendo muito para quem busca uma linda fantasia, que foge dos clichês e caminha por lugares inesperados.

" A todos aqueles que já sentiram que não eram bons o bastante.

Saiba que é perigoso desviar do caminho. Mas é muito mais perigoso não fazê-lo.

Mudar é um beijo no escuro. Uma rosa em meio à neve. Uma estrada solitária em uma noite de vento – Chance replicou.

Os lobos das florestas têm dentes afiados e garras compridas, mas é o lobo interior que vai fazê-la em pedaços.

Os livros de História dizem que reis, duques e generais dão início a guerras. Não acredite nisso. Nós as iniciamos, você e eu. Toda vez que viramos as costas, ficamos calados, não nos envolvemos – nos comportamos.

– Isso o que fazemos com nossa dor.(...)
– Nós a transformamos em algo belo .
– Nós a transformamos em algo significativo – disse a diva.
– Fazemos com que tenha importância – sussurrou a atriz.

Fantasmas não são os mortos que voltam do túmulo para atormentar os vivos; os fantasmas já estão aqui. Eles vivem dentro de nós, ávidos pelas cinzas de nossas tristezas, atolados na lama espessa e grudenta de nossos arrependimentos.

Encontre os pedaços perdidos do seu coração.

A maioria das pessoas luta se houver esperança de vencer, não importa o quão pequena ela seja. Elas são chamadas de valentes. Apenas algumas continuam lutando mesmo quando não há esperança alguma. Essas são chamadas de guerreiras.

Você é dramaturgo, senhor? – Isabelle perguntou.
– Não , nada disso – o marquês respondeu.
– Nunca escrevi nada. Mas estou sempre fazendo coisas que nunca fiz. Do contrário, nunca faria nenhuma delas.

– Esqueceu quem eu sou ? Sou a primeira e a última batida do coração . Sou o cordeiro recém - nascido e o lobo que rasga a garganta dele . Sou a canção do sangue , velha .
– Sou mais do que sua caixa pode conter .

O desejo do estômago é fácil de satisfazer . É o desejo dos nossos corações que nos mata .

Então , não , não tenho como ser agradável . Tentei . Várias e várias vezes . Não deu certo . E se eu não gostar de quem eu sou , quem poderá gostar ?

– Imagine se toda garota tivesse essa força … e soubesse disso !
– Melhor torcer para que elas jamais saibam . O que seria do nosso mundo , hein ?
– Rá ! Um verdadeiro inferno !
– Não – o garoto sussurrou .
– Um paraíso .

–Este mundo , as pessoas … elas nos categorizam . Nos colocam em caixotes . ... Elas nos dizem quem somos . O que faremos . O que seremos .
– Porque elas têm medo . Medo do que poderíamos ser – Tavi disse .
– Mas nós aceitamos que façam isso ! – Hugo bradou , irritado . – Por quê ? Tavi sorriu para ele com tristeza .
– Porque nós também temos medo do que poderíamos ser .

Nunca dê ouvidos a pessoas desalmadas . O cachorro que é só pele e osso e aparece em sua porta . O pássaro de asa quebrada que você trata até sarar . O gatinho que você encontra chorando na beira da estrada . Você acha que os está salvando , não é ? Ah , criança . Não percebe ? São eles que estão salvando você .

Acho que todos cometemos erros . O que importa é não deixarmos nossos erros nos definirem .

– Vá , garota magnífica – ele sussurrou . – Cavalgue com garra . Cavalgue rápido . Crie seu próprio caminho . Depressa .

Não percebe ? Uma garota bonita tem que agradar ao mundo . Uma garota feia ? Ela é livre para agradar a si mesma .

Elas não eram belas , aquelas mulheres . Bela era uma palavra que não bastava nem para começar a descrevê - las . Elas eram sagazes . Poderosas . Ardilosas . Orgulhosas . Perigosas . Elas eram fortes . Elas eram corajosas . Elas eram lindas .

Estranho que as histórias que nunca são contadas são aquelas que mais precisamos ouvir , não é ?

Agora nossas rainhas contaram suas histórias , De batalhas vencidas , de conquistas , de glórias . Mas o poder é traiçoeiro , Sua mordida é doce , seu beijo pode doer , E , a menos que eu esteja muito enganado , Ele nunca é dado , sempre conquistado . Cada uma dessas rainhas já foi uma garota como você . A quem era dito o que deveriam ser e fazer . Nada belas , nada agradáveis , rudes demais . A elas faltava algo , elas não bastavam , não eram boas o suficiente . Até que pessoas feridas e a morte angustiante Passaram a importar mais do que o que os outros diziam . Então , feito uma bandeira , elas se desfraldaram . Agora vá , garota . Mude o mundo .

Pare de culpar os deuses . Pare de xingar o diabo . Eles não traçarão um caminho para você . Eles lhe deram seus presentes sombrios : razão e vontade . Agora você deve traçar seu próprio caminho . O que está feito , feito está . Seja para você ou por você , e você não pode mudar isso . Mas o que não foi feito , feito não está .

Toda guerra é diferente , mas ainda assim toda batalha é igual . O inimigo é apenas uma distração . A coisa contra a qual você luta , sempre , é você mesma .

Eles cortaram fora pedaços de mim – ela sussurrou na escuridão . – Mas eu dei a faca a eles .

A inveja . Ela queima , tão quente e brilhante . Ela devora você , até transformá - la em ruínas fumegantes , até não restar mais nada dentro de você . – Nada além de cinzas – Ella completou .

Ela sentia muito por várias coisas . Sentia muito por sua mãe , que sempre buscara a verdade nos espelhos , por Berthe , que tinha chorado quando fora má , e por Cecile , que não o fizera . Sentia muito por Tavi ter que escrever equações nas folhas dos repolhos . Ela sentia muito por todas as garotas de contos sombrios que eram trancadas em torres solitárias . Aprisionadas em casas feitas de doces . Que se perdiam em florestas escuras , onde um caçador aparecia para arrancar seus corações . Ela sentia muito pelas três garotinhas que tinham ganhado uma maçã envenenada enquanto brincavam debaixo de uma tília em um dia claro de verão .

– O que foi despedaçado está inteiro outra vez – ela disse .
– Os pedaços do seu coração foram recuperados . O garoto é o amor , constante e verdadeiro . O cavalo é a coragem , selvagem e indomável . Sua meia - irmã é a sua consciência , gentil e compassiva . Saiba que você é uma guerreira , Isabelle , e uma verdadeira guerreira leva amor , coragem e consciência para a batalha , assim como leva sua espada .

Ela era destemida . Ela era forte . Ela era linda .

– A vida de Isabelle não será mais traçada por você . – Então voltou seus olhos verdes para Chance .
– Nem alterada por você – ela disse .
– A vida dela agora é uma paisagem vasta , e , se ela sobreviver ao dia de hoje , fará o próprio caminho no futuro .

Existe magia neste mundo triste e complicado . Uma magia mais poderosa que o destino , mais poderosa que o acaso . E ela se encontra no mais improvável dos lugares . Diante da lareira à noite , quando uma garota deixa um pedaço de queijo para um camundongo faminto . Em um abatedouro , onde o velho e enfermo , o fraco e descartável , ganham mais importância que o dinheiro . No pequeno quarto de sótão de um pobre carpinteiro , onde três irmãs aprendem que , para ser perdoado , é preciso perdoar . E agora , em um campo de batalha , quando uma simples garota tenta mudar a situação em uma guerra . Essa é a magia de uma criatura frágil e falível , capaz tanto de atos de crueldade indizível quanto de bondade imensurável . Ela habita cada ser humano e está sempre pronta para nos redimir . Nos transformar . Nos salvar . Se pudermos encontrar a coragem e lhe dar ouvidos . Essa é a magia do coração humano .

Mas sua lembrança favorita dele era o seu sorriso , um sorriso que era ao mesmo tempo uma piscadela e um desafio . Uma estrada solitária em uma noite de vento . Um beijo no escuro . Um sorriso que havia lhe dado tudo que ela sempre quisera – uma chance . Uma chance de ser ela mesma. "

Autora:

"Agradeço a Pablo Picasso . Sua frase “ Estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz , numa tentativa de aprendê-lo.
Os contos de fadas foram muito importantes para mim quando eu era criança . Eles eram divertidos , instrutivos e inspiradores , e , o mais importante : eram honestos . O mundo tem mil jeitos de nos dizer que não somos bons o suficiente , que não bastamos , que a vida é uma grande festa à beira - mar para a qual não fomos convidados . Florestas escuras ? Que florestas escuras ? Lobos ? Que lobos ? Não se preocupe com eles . É só comprar isto , comer aquilo , usar aquilo outro , e seu nome estará na lista de convidados . Você será popular . Desejado . Adorado . Amado . Feliz . Os contos de fada falam conosco sem rodeios . Eles nos dizem algo profundo e essencial – que as florestas são reais , escuras e cheias de lobos . Que às vezes nos sentiremos perdidos e impotentes nessas florestas . Mas esses contos também nos dizem que nós nos bastamos , que temos tudo de que precisamos – coragem , inteligência e talvez um bolso cheio de migalhas – para encontrar nosso caminho de volta para casa . E por último , mas não menos importante , agradeço imensamente a você , querido leitor . Você é tudo o que eu desejava."

Gih_almeida 28/04/2020

Maravilhoso do inicio ao fim!!
Esse livro me conquistou desde o começo, na verdade desde antes de eu começar a ler, por causa dessa frase: " Ela tentou se adequar aos padrões. Tentou viver de acordo com as expectativas de sua mãe. Tentou ser doce e bonita. Um por um, ela cortou pedaços de si mesma a fim de sobreviver em um mundo que não valorizava garotas como ela." Essa frase me impactou de uma forma que eu senti uma necessidade louca de ler esse livro e, sinceramente, valeu cada página. Esse livro tem ensinamentos preciosos, a gente vê uma garota que desde pequena foi deixada de lado por todos só por causa de uma coisa, ela não era bonita. Era inteligente, forte, determinada e linda da sua forma mas isso não bastava, até o dia em que percebeu que só podia ser ferida pelos outros se ela mesma desse a faca na mão deles, se ela deixasse se atingir. Não tem como não se ver um pouco na Isabelle, ela era uma menina que se deixava abater pela opinião dos outros, até que percebeu que tinha coisas piores na vida que ser considerada feia. Esse livro nos ensina que uma garota pode sim ser forte, que a beleza não pode ser padronizada por que cada pessoa é linda da sua forma e que muitas outras coisas podem lhe tornar bonita, não só o seu rosto. Uma leitura necessária, que agrega muito e que vem no formato de um livro maravilhoso, cheio de aventuras, batalhas e romance.

site: Insta: _liberdade_literaria

Paloma 24/04/2020

Um reconto da Cinderela, agora pela perspectiva de uma de suas meias-irmãs, a Isabelle.
Achei bem interessante como a autora coloca como personagens o Destino e a Chance (sempre envoltos pela magia), elementos que podem ou não determinar a trajetória de uma pessoa, nesse caso Isabelle.
Uma leitura leve e prazerosa, mesmo que só ganhe agilidade perto do fim.

21/04/2020

Premissa boa, porém...
Eu adoro histórias recontadas, mas nem sempre dá certo e uns autores conseguem se sair melhor do que outros. Infelizmente, Jennifer Donnely ficou para trás nesse sentido. A premissa de Stepsister é boa, afinal temos a oportunidade de ver o que aconteceu com as meia irmãs feias da Cinderella, nomeadas de Isabelle e Octavia nessa versão. Porém, as coisas se tornam bem confusas quando vários elementos são adicionados em paralelo para compor a história. As irmãs Fate, que são As Moiras gregas, Chance, Volkmar e a Rainha Fada que está longe de ser adorável. Mas vamos com calma! O que esse povo todo tem haver com a históra? Bem...

Tudo começa quando o marquês de la Chance invade o castelo das irmãs Fate - que são responsáveis por traçar o destino dos humanos - e rouba o mapa de Isabelle. Percebendo que a garota tem um destino trágico, ele aposta com a anciã das irmãs que vai conseguir ajudar a garota a mudar o rumo de sua vida. Esse é o ponta pé da história, porém os dois personagens se tornam uma distração e, em alguns momentos, parece que Chance está mais preocupado em vencer a aposta do que em salvar uma garota.

Não há profundidade alguma nele e suas aparições são extravagantes e desnecessárias. Enquanto isso, madame Fate é apenas uma senhora má que escreve destinos cruéis para os humanos e acha desnecessário que eles mudem o que foi decidido por ela.
Ela é a melhor vilã que temos...

Isabelle é a estrela do livro, mas é rasa. Tudo de ruim que ela passou porque a mãe estava desesperada para casá-la está lá, porém não sentimos realmente isso. Falta nuances, mas só temos fatos jogados na nossa cara o tempo todo. Inclusive, a desculpa para as atitudes da mãe poderia funcionar, mas é só mais uma informação deixada ali para você decidir o que fazer com ela. Octavia é a irmã inteligente que queria livros em vez de ser bela... e não teria nada de errado com isso se a personagem não parecesse tão avoada e só compondo cena o livro todo. Ela está ali por um pequeno propósito e isso fica bem claro.

Como pano de fundo, temos uma guerra civil, onde Volkmar se rebela contra o rei, sitia Paris e começa a massacrar os vilarejos do interior. É a aproximação dele que pode terminar a história de maneira trágica, mas... Não existe um suspense real quanto a história terminar bem ou mal porque é tudo muito previsível, logo o elemento falhou feio e o personagem foi muitas vezes esquecido mesmo com todas as 1001 menções feitas a ele por Chance e Fate.

O livro é construído em muitos capítulos curtos que poderiam ter sido reunidos em dois ou três e terminado tudo mais rápido. Eu lia com alguma esperança, mas querendo que acabasse logo. Infelizmente, não foi muito bom.

Milly 13/04/2020

stepsister
definitivamente um dos melhores livros que já li. Não tem nem palavras para descrever o quão bom este livro é, de verdade.

Andreza 08/04/2020

Lute como uma garota...literalmente!
A história da Isabele merece ser ouvida. Em muitos momentos me senti triste e chateada, mas do meio pro fim a leitura deu uma guinada e a garota finalmente encontrou a força que tem e mostrou como usá-la. Esse livro vai além das aparências e como palavras duras e o padrão da sociedade podem destruir a alma de uma pessoa, e que se ela não tiver força para lutar por ela mesma, acaba se perdendo no meio disso tudo. Empoderadas, sim! É um livro que espero ver uma adaptação

Maicon 06/04/2020

Perfeito
Eu esperei que esse livro seria um clichê daqueles que tentam colocar o vilão como uma pessoa boa com uma decisão errônea...e até pode ser isso...MAS É MUITO MELHOR

É um além de conto da Cinderela, mas que as vezes se torna poética. O enredo é bom, e digo que é até melhor que o conto derivado, a leitura é fluida e os capítulos curtos a deixam rápida.

Fala sobre amor, amizade, família, passado, vida, aventura, autodescoberta, coragem, reciprocidade, erros, escolhas....

Eu amo esse livro e a mensagem que ele traz...

@conversas_literarias 06/04/2020

Um livro sobre coragem
Isabelle está prestes a se casar com o príncipe: mas ela não é a garota que perdeu o sapatinho de cristal. Ela é apenas a meia-irmã feia que cortou os dedos do pé para fazer caber o sapatinho.... que agora está completamente sujo de sangue. Quando o príncipe se dá conta que Isabelle quer enganá-lo, a recusa é humilhante. Isabelle é uma garota de aparência normal em um mundo que valoriza a beleza. Até que ela se depara com uma oportunidade de mudar seu destino, para isso ela precisará ter coragem.

Isabelle não chama atenção por sua aparência, ela não é considerada bonita. A menina possui coragem, gosta de lutar e de enfrentar aventuras, mas isso não é uma característica típica das mulheres do seu tempo. Ninguém espera que Isabelle seja corajosa.

São muitos os personagens marcantes deste livro, portanto, não conseguirei falar de todos. Cada um é muito bem construído e possui características que marcam bem a personalidade.

Uma característica marcante deste livros são os capítulos super curtos, isso faz com que a leitura seja muito fluida, mas sem prejuízo no desenvolvimento da história. Um outro aspecto que eu amei é a linguagem da autora, ela escreve um livro cheio de magia e com uma linguagem literária bem trabalhada e cheia de figuras de linguagem. Ademais, trata-se de um enredo bem dinâmico, rico em acontecimentos. Há as cenas de romance, mas não são o foco do livro. O principal ponto é a construção pessoal de Isabelle que finalmente encontra e assume a verdadeira identidade: ela não é uma princesa, é uma guerreira.

Que final! Ele traz uma grande mensagem: nós podemos ser o que quisermos!

Eu amei este livro! Porque eu amo histórias que nos dão coragem, que nos incentivam e que deixam lições para a nossa vida real. A autora constrói uma história a partir de um conto de fadas tão conhecido e ainda assim se destaca em criatividade, em construção de cenários e personagens.

Noeli 29/03/2020

Excelente!
Comecei a ler este livro sem pretenções, apenas para passar tempo. Pensei ser algo YA ou um romancezinho, e que seria logo abandonado. Mas que bom que comecei a ler! Que grata surpresa!
Conta a história da meia-irmã de Cinderela, de seus questionamentos e arrependimentos. De suas tentativas de ser melhor. Fala sobre perdão. Fala sobre superações e fala também de feminismo. Mas fala de feminismo de uma forma suave, doce...poética até! Li outros livros onde autores usam este tema, mas usam de uma forma agressiva, imposta! Este não! Adorei! E, pasmem, me emocionei! Chorei!!! 😱😱😱😱😭😭😭😭
Não vou me prolongar muito para não correr o risco de soltar spoilers kkkkkk.... Mas sugiro que leiam e espero que gostem tanto quanto eu gostei!
Samara Cristina 29/03/2020minha estante
Ganhei este livro de cortesia do Skoob, ainda não li, então fico feliz por saber que ele é um bom livro.

Noeli 01/04/2020minha estante
:D Espero que goste tanto quanto eu!

Nathália 22/03/2020

Foi uma grande surpresa essa leitura. História pela visão de uma das meias irmãs da Ella(Cinderela) logo assim que corta os dedos dos pés e como fica sua vida, da sua irmã e mãe depois dos acontecimentos do "final" do conto. Contos de fadas sempre nos mostram que seus personagens são sempre bons ou completamente ruins, mas gostei do livro por conta de fugir disso, humanizou e faz refletir. Além de certa forma, a luta pela liberdade feminina.

Ana 08/03/2020

Todo mundo está cansado de saber da história da Cinderella, a princesa cuja carruagem virou abóbora exatamente às 00h no dia do tão esperado baile do príncipe. Inclusive existem várias releituras desse conto de fadas, né? Tem um com a Hillary Duff que eu amo e tudo mais. Mas enfim, nunca na vida imaginei encontrar uma releitura onde a protagonista fosse ninguém menos que uma das meias-irmãs da Cinderella, e só tive essa oportunidade graças à leitura coletiva promovida pela Universo dos Livros, que cedeu gentilmente um exemplar para o blog.

Até então, tudo o que sabemos sobre as meias-irmãs da Cinderella é que elas são muito malvadas e fizeram da vida da pobre Ella um inferno. Mas a gente realmente as conhece? Sabe de verdade o que elas pensavam e sentiam? Acho que, do fundo do coração, esses questionamentos sequer passaram pela nossa cabeça, né? Stepsister começa onde a história da Cinderella termina, com um sapatinho de cristal e uma princesa feliz para sempre, mas a proposta de Jennifer Donnelly ao dar voz a Isabelle é nos fazer conhecer o outro lado da história.

Durante toda a narrativa conseguimos captar a confusão na cabeça de Isabelle: ao mesmo tempo em que se sente mal por ter atormentado Ella praticamente a vida inteira, sente inveja porque não é bonita e infinitamente bondosa e cheia de amor como ela, e todos nós sabemos que a inveja é um sentimento que corrói. Infelizmente o mundo fez Isabelle acreditar que a única coisa importante para uma garota é a beleza física, que nenhuma outra qualidade, por mais incrível que seja, tem algum valor perto de um cabelo bonito, um nariz simétrico, dentes certinhos...

Confesso que apesar de entender o que Isabelle sentia, não consegui gostar dela logo de cara. Pior, muitas vezes achava os pensamentos dela egoístas e mesquinhos, não queria aceitar que tanta maldade foi movida por inveja. Mas quanto mais as páginas passavam, mais eu entendia como a sociedade conseguiu corromper as meninas, principalmente Isabelle. Pensando bem, até hoje conseguem nos colocar umas contra as outras, não é mesmo? Não demorou muito para eu achar essa garota a melhor protagonista do Universo, cheia de personalidade e com uma determinação capaz de mudar o curso de uma vida inteira.

E por falar nisso, é impossível deixar citar Fate & Chance, responsáveis pelo destino e, obviamente, pela bagunça na vida da protagonista, já que tudo começou por causa de um jogo entre eles. Não vou falar muito para não estragar a experiência de leitura de algum provável interessado, mas os dois são personagens secundários muito bem construídos e de extrema importância para a trama. Além deles, é claro, temos Tavi, a outra meia-irmã, que também é excepcional. Ela é tão inteligente, mas tão inteligente, que se ela fosse real eu tenho certeza que teria inventado no mínimo metade das coisas que existem hoje em dia.

Além de personagens incríveis, Jennifer Donnelly criou uma atmosfera incrível. Stepsister é cheio de ação e reviravoltas, além de carregar um tom sombrio que não conhecemos em Cinderella. Achou pouco? A autora questiona o tempo inteiro o papel da mulher na sociedade ainda que a história seja ambientada em um século diferente, e mostra que nós somos muito mais que princesas em apuros. Aliás, uma coisa que todo mundo concordou assim que terminou o livro é que daria um filme maravilhoso.

No fim, Isabelle não é uma pessoa má, não de verdade. Todos nos sabemos como um ser humano frustrado e triste pode tomar decisões ruins, principalmente porque nunca foi ouvida, nunca conseguiu mostrar quem é de verdade. Eu amei muito esse livro porque é uma afronta clara ao machismo. A gente não tem que se submeter a coisas que não queremos só porque é mais confortável para a sociedade ou porque acham que não somos capazes.

Eu não esperava gostar tanto de Stepsister, mas é uma história tão bacana e cheia de mulheres fortes que inevitavelmente entrou para o meu hall de favoritas. Fico extremamente feliz por saber que existem livros tão empoderadores e de fácil acesso. Com certeza é a melhor releitura de contos de fada que li na vida, o final me deu tanto orgulho que nem sei explicar. Espero do fundo do coração que vocês leiam e gostem tanto quanto eu! ❤

site: http://www.roendolivros.com.br

Clara Azevedo 02/03/2020

Meia-irmã-feia
Eu realmente amei esse livro ele nós faz pensar o que queremos fazer com nossas vidas se queremos continuar no mesmo caminho em que estamos ou se há uma chance de encontrar um desvio. Também mostrar que as aparências não são tudo você pode ser a pessoa mais bonita por fora mais por dentro pode ser alguém completamente vazio o importante é o que está dentro de você e não o que está fora.

"As vezes é mais fácil dizer que você odeia algo que não pode ter do que admitir o quanto gostaria de ter aquilo."
Pág :40.
"A crueldade nunca vem de uma parte forte;vem daquela parte mais escura,mais úmida e mais fraca dentro de você. "
Pág :66.
"O desejo do estômago é fácil de satisfazer.É o desejo de nossos corações que nos mata."
Pág :213.
"Este mundo essas pessoas elas nos categorizam.Nos colocam em caixotes.Elas nos dizem quem somos.O que fazemos.O que seremos."
Pág :259.
"Estranho que as histórias que nunca são contadas são aquelas que mais precisamos ouvir,não é? "
Pág :354.
"Toda guerra é diferente,mas ainda assim toda batalha é igual.O inimigo é apenas uma distração.A coisa contra a qual você luta,sempre é você mesma."
Pág :370.

Carous 02/03/2020

Não esperava muita coisa, mas me surpreendi
Apesar das inúmeras decepcões que já tive, sou muito cadelinha de contos de fadas. Gosto mais quando o autor lembra que não existem apenas personagens brancos, cis, magros e héteros, mas às vezes tenho que me conformar porque é assim que o autor vê o mundo e não estranha nem um pouco.

Stepsister falha em ter personagens POCs, LGBTQs, mas ainda vale a pena ser lido. Porque, afinal de contas, mostra que nem todo mundo é bonito e está tudo bem com isso. Nem todo mundo é livre de sentir inveja e raiva e tudo bem com isso. É um livro sobre garotas reais agindo da mesma forma e combatendo a sociedade que tenta podá-las, desmerecê-las e colocá-las numa caixa de bom comportamento.

Isabelle, Tavi, Ella e até Maman têm muitas diferenças: ano de nascimento, idade, temperamento, sonhos e comportamento. Mas todas foram vítimas de homens machistas e uma sociedade que dita o que é uma boa moça para casar. O resultado foi que Maman é tóxica com as filhas e a enteada e essa toxicidade contaminou a relação entre as irmãs.

Não sei se este livro é ideal para crianças e adolescentes. Há cenas de violência um pouco gráficas, mas fora isso, sim, seria ideal a leitura para todo o público porque Stepsister tem uma mensagem valiosa. Uma mensagem mais abrangente do que o conto original ou o filme da Disney, que foca apenas em Cinderela e na necessidade de ser bela e bonita.

O trunfo de Jennifer Donnelly é não apelar para a dicotomia. Ela conseguiu explicar por que as meias irmãs eram tão más com Ella sem justificar. Nada é preto no branco. Nem a doce, bela e prendada Ella é tão perfeita assim, o que achei ótimo porque estava cansada da personagem ser tão elogiada por todos por ser o que se espera de uma dama.

Precisamos de mais histórias cuja protagonista seja feia, curvilínea, com gênio forte. E que nenhuma dessas características seja motivo para desmerecê-la.

May 26/02/2020

Um livro tocante
Esse livro mexeu em várias feridas que tenho, pois a superação de vc transformar algo ruim em bom é algo tocante.