Stepsister

Stepsister Jennifer Donnelly

Resenhas - Stepsister

Fran || @Pireiameilivros 11/02/2020

STEPSISTER - JENNIFER DONNELLY
♡ "A todos aqueles que já sentiram que não eram bons o bastante."
🔖Vamos conhecer a história de Isabelle, meia-irma-feia de Cinderella, que cortou os próprios dedos para tentar calçar o sapatinho de cristal, mas que como já sabemos não obteve sucesso e é a partir dessa premissa que vamos realmente conhecer a sua jornada.
🔖Sim! Uma jornada, por que em uma sociedade onde ser bonita é o que importa, nossa protagonista vai enfrentar muitos obstáculos para entender que para ser feliz não precisa só de aparência fisica, ela vai buscar o que realmente lhe faz feliz.
💬Devo confessar que os primeiros capítulos fiquei assustada com a cena, mas depois com o desenvolvimento da trama fui me apaixonando por Isabelle e os outros personagens, conforme vai se desenvolvendo o enredo do livro vamos conhecendo seus desejos, medos, anseios e sua paixão por animais, o que rende cenas hilárias, tudo isso em meio ao mundo de fantasia que nos leva a cenarios lindos e dignos de um belo filme.
💬Eu amei a experiência da Leitura Coletiva e agradeço a @universodoslivros e @blogmaisquelivros pelo e-book que ganhei e o prazer da companhia nessa leitura.
🔖E também quero reforçar a campanha #BelezaNãoÉTudo da editora que consiste em você empoderar uma mulher não por sua aparência, mas sim por suas qualidades e quero deixar registrado aqui, não só uma, mas todas as mulheres, amigas, leitoras que estão lendo esse post. A maioria posso dizer que não conheço pessoalmente, mas são todas admiráveis, cada uma com sua essência, suas qualidades e força. Vamos espalhar amor nessa bookstagram. .
♡"Uma garota bonita tem que agradar ao mundo. Uma garota feia? Ela é livre para agradar a si mesma."♡

site: https://www.instagram.com/pireiameilivros/

So 11/02/2020

Um clássico contado de um ponto de vista diferente, a autora trás a clássica história de Cinderela mas sem que a pequena e bondosa ?princesa? seja o centro das atenções. Abordando sentimentos confusos, raiva, inveja, ciúmes, cônica de um jeito que transmite empatia pelas personagens geralmente vistas como ?vilas?. Gostei da escrita, dos personagens, da lição que o libro deixa, ao meu ver só demorou um pouco para engatar

Sil 29/01/2020

Resenha de @kzmirobooks
Outubro, para mim, foi o mês das leituras relacionadas a Disney, enquanto todos estavam na pegada de halloween eu estava neste mundo encantado. Neste clima que participei da Leitura Coletiva promovida pela Universo dos Livros que foi organizada pela Glaucia do blog Mais que Livros e por mim, usando o Blogueiras Cansadas. Conversamos sobre o livro e a unanimidade é que: ele merece uma adaptação. Não é para menos, com situações que ficariam engraçadas na tela, e outras que dariam aquela emoção que só quem assiste filme no cinema sabe, o livro nos faz entrar em um outro lado da história da Cinderela que, nunca, poderíamos (e nem tentamos) imaginar: O que aconteceu com sua madrasta e suas duas meia-irmãs?

O livro é narrado em terceira pessoa e foca em Isabelle, mesmo que Tavi (a outra meia-irmã) também seja uma personagem importante para o desenvolvimento da obra. Isabelle sente mal pelo que fez para Ella durante anos, todas as maldades, as vezes que a tratou mal e a desprezou, mas ao mesmo tempo sempre teve o desejo de ser como ela. Sim, Isabelle tem inveja da beleza de Ella e de toda a sua bondade sem fim e isso a corrói muito. Apesar de parecer que ela seja mesquinha e malvada por natureza eu já adianto que isso de longe é uma característica da Isabelle. Não vou contar quais são as suas qualidades aqui, pois para descobrir você vai ter que ler (e descobrir junto com ela), mas a menina é um ser humano com seus defeitos e qualidades, assim como todos nós, mas que acredita que a única coisa que deixa uma pessoa ser bela é a beleza física. Com essa crença ela consegue atrair a mesma fada madrinha que apareceu para Ella no dia do baile e fez o desejo de ser bela e então a fada a desafia a encontrar os pedaços perdidos de seu coração. Quais são esses pedaços?

Uma obra cheia de descobertas pessoais que nos ensina o poder da amizade, aquele amor que temos por nossos amigos e o poder que eles tem de nos mudar para o bem, por sempre abrir nossos olhos para coisas que não queremos enxergar, que estavam ali o tempo inteiro. Tavi, a irmã de Isabelle, é uma garota incrível, super inteligente e talentosa, que era obrigada a fazer coisas de "menina" para conquistar um marido ideal. Hugo, um garoto que viveu a vida inteira a margem do tratamento de sua mãe, sonha em casar com Odette, uma moça cega que tem como única caracteristica ser cega, já que a sociedade não tem capacidade de ver tudo o que ela realmente é.

Deu para perceber que o livro tem personagens secundários marcantes, certo? Não citarei todos aqui, pois alguns tem plot próprio e que dão uma emoção para a história. Quando eu falo emoção eu me refiro ao livro ir para aquela pegada de ação, sabe? Onde as coisas precisam acontecer mais rapido pois caso não tenha esse andamento tudo pode dar errado. Eu amo isso em livros e nesta obra funcionou muito bem. Tudo que eu não queria é um livro onde a personagem só ficava se lamentando pelos cantos e Isabelle nunca fez isso, pois a cada pequeno arco ela estava indo atrás de algo, planejando algo, ou fazendo algo e geralmente eram coisas que deixam nós, leitores, segurando o livro com força e pensando "minha filha, vai que é tua". E eu aviso desde já que se você esta procurando um romance, daqueles meloso, pode ir passando longe de Stepsister. O livro nos mostra que romance é a última coisa que uma protagonista precisa para ser feliz, o livro nos mostra que romance é a última coisa que nós, mulheres, precisamos para ser feliz.

Stepsister não é um livro oficial da Disney, mas já conquistou muitas fãs que estão loucas para uma adaptação. No grupo da LC, pelo menos todas pediram e eu não posso discordar de que o livro ficaria maravilhoso no cinema. O fato é que os direitos já foram comprados e agora nos resta aguardar esse filme sair sair do papel.

site: https://www.instagram.com/kzmirobooks/

Tata 29/01/2020

GRL PWR
Insta: @tatadoslivros
Autora: Jennifer Donnelly
4/5
464 páginas

Minha primeira leitura do ano foi esse livro que conta a história da "meia-irmã feia" da Cinderella, a Isabelle. A história começa quando Isabelle precisa cortar os seus dedos do pé para caber no sapatinho de cristal, que é o que acontece na história original do conto de fadas. Então, acontece o que já conhecemos e Ella vai embora com o príncipe para morar no Castelo e virar a rainha. Mas o que acontece com sua madrasta e as meias-irmãs? É isso que o livro conta.
É uma história de evolução de personagem incrível, onde ela aprende que beleza não é tudo e ela já é, tudo que ela precisa ser.
O livro é muito leve e rápido de ler. Tem dois personagens que eu fiquei com um pouco de preguiça de ler os capítulos deles, mas que não atrapalham a história. O livro é cheio de frases girl power e acredito que a melhor parte seja como a história traz o empoderamento feminino, com várias frases dignas de serem guardadas para sempre.

site: https://www.instagram.com/tatadoslivros/
Nicole @persuasao_literaria 25/09/2020minha estante
voce ainda esta trocando o livro

Sandro Honorato 20/12/2019

Stepsister - A história da meia irmã da Cinderella
"Isabelle ao perder a irmã Cinderella para o príncipe chega ao ápice de sua dor e assim tenta consertar, uma esta parte de sua vida que não gosta: Seu grande desejo é ser bela!
Mas por onde começar?
Neste contexto surgem novos e fundamentais personagens: Fate, Chance e Tanaquil, a rainha-fada.

Assim que surge de certa maneira a minha personagem favorita, pois me identifico com Isabelle sabem? No fundo beleza não é tudo. Todos nós temos características que podemos menosprezar que fazem o olho de quem está ao lado brilharem.
E Isabelle vai desenvolvendo este lado dela batalhadora, de ir sempre atrás quando encontra “os pedaços” de seu coração que foram esquecidos há muito tempo atrás.

Outro ponto a ser citado é: Não devemos julgar uma pessoa sem conhecer sua vida ou tudo que ela passou.
Aliás, também posso citar (sem spoilers) que Cinderella é “gente como a gente”, que comete lá seus erros. Ninguém é perfeito...."

site: www.rimasdopreto.com

Lucas Carty | @panteaodehistorias 06/12/2019

O Melhor Livro de 2019
Tá rolando sorteio de "STEPSISTER" pra fechar o ano lá no Instagram @panteaodehistorias

Corre pra participar!

site: Instagram.com/panteaodehistorias

Julia.Franca 31/10/2019

Uma lição que deve ser aprendida
A premissa já é interessante e me encantou, porque eu gosto quando contam as histórias dos vilões.Para mim,faz os vilões serem mais humanos, e não apenas uma pessoa que o autor decidiu que seria maléfica e que não tem nenhuma história.
A história não é uma releitura do filme da Disney (o que eu gostei de cara), e sim uma releitura da história original, dos Irmãos Grimm, aquela que as irmãs cortam o calcanhar e os dedos do pé para tentar encaixar no sapatinho de cristal.
O livro é contado em 3ª pessoa, e as vezes me confundiu um pouco, porque em uma momento estava contando os pensamentos da Isabelle e no outro narra o que poderia ter acontecido se ela tivesse feito isso ou aquilo.
A história da Isabelle me comoveu muito.O livro inteiro ela passa por provações da vida, desde que era uma criança, até de tornar a " meia-irmã feia".Durante toda a sua vida, disseram que ela não era boa o bastante, bonita o bastante, e sempre forçavam-na a ser alguém que não era, a ensinaram que tudo o que a fazia feliz (brincar com o amigo Félix,brincar de ser um general, cavalgar e subir em árvores) era errado.
Até a outra irmã, a Octavia, era muito inteligente, mas teve que enconder sua inteligência (com sete anos a menina resolvia o QUINTO POSTULADO DE EUCLIDES), porque, como diz a sociedade "Mulheres não foram feitas para isso".
Com essa pressão da sociedade, uma mãe malandra e uma irmã que era exatamente como a sociedade adorava, linda, boa e gentil, não me surpreendendo que elas se tornaram tão cruéis.
É muito lindo ver a redenção, tanto da Isabelle, quanto da Octavia.
Mas os personagens que realmente me irritaram foram o Chance e a Fate.
Os Mestres do Destino, como eu os chamo, são dois personagens que me deram raiva.
A Fate, por ter o poder de manipular o destino dos mortais, e sempre colocar coisas ruins no caminho deles, como Inveja, Rancor, Ódio, Fracasso, e ainda sempre tentar acabar com a vida da Isabelle, literalmente.
O Chance eu odeio por ser um grande hipócrita.Ele está sempre falando que quer dar uma chance à Isabelle, que quer mudar seu destino,mas ele não faz absolutamente NADA para ajudar a garota, e tudo o que ela conseguiu foi por esforço próprio ou por causa da Fate.
Esses dois personagens me irritam por serem ruins de personalidade, e não mal construídos.
Mas uma personagem que realmente ajuda a Isabelle é a rainha-fada Tanaquill, a mesma fada madrinha que ajudou a Ella.
O final é esperado,mas mesmo assim me deu muito orgulho das duas meias-irmãs "do mal", e eu gostei muito quando a Ella também tinha sido má, e o livro mostrou que ela não era simplesmente uma princesa da Disney perfeita.
OBS: Até os RATINHOS e os CAVALOS ajudam mais a Isabelle do que o Chance.

Suka 07/12/2019minha estante
Concordo! O chance até a parte q eu to q na pagina 310 ele não ajudou em nada, no máximo ele achou o Félix e isso foi de uma boa ajuda é só. De resto mas nada

Maisa @porqueleio 30/10/2019

Beleza Não é tudo!
Este mês participei de uma leitura coletiva bem diferente. A proposta era de participar da campanha #BelezaNãoÉTudo e empoderar outras mulheres por qualidades que estão além do que o espelho possa mostrar. O livro é uma releitura de Cinderella, trazendo o ponto de vista de Isabelle, uma das irmãs “feias”, que corta os dedos do pé para experimentar o sapatinho de cristal e se casar com o príncipe... afinal, qual o sonho de toda garota, senão ter um final feliz? Bom, Isabelle e sua irmã Tavi eram diferentes. Não possuíam a beleza cativante de Ela – Isabelle era destemida, gostava de cavalgar e lutar contra inimigos imaginários, e Tavi só queria saber de equações e problemas matemáticos. Ella era como uma garota deve ser: solidária, obediente, amável e linda! E assim, Cinderella se torna rainha, e as meias-irmãs feias são hostilizadas por tudo que causaram à Bella. Até que alguém resolve apostar em Isabella – Chance rouba o mapa do destino das irmãs Fate, e quer dar uma nova oportunidade para a garota. E, é em meio a uma aposta que, com o apoio da Fada Tanaquil, Isabelle terá a oportunidade de remendar seu coração e provar que podemos ser o que quisermos, que rótulos não nos definem, e que somos fortes... principalmente se estivermos ao lado de outra garota!
Uma leitura rápida, de capítulos curtos, sobre uma sociedade machista que pode ser transformada por mulheres obstinadas e empoderadas!
E, leia antes do filme... que até então levará o mesmo nome do livro e vai contar com a produção de Lynette Howell Taylor, que trabalhou em “Nasce Uma Estrela”, e da produtora-executiva Bruna Papandrea, de “Big Little Lies”.

site: https://www.instagram.com/p/B4QZTCsjcqE/

Isa Books 25/10/2019

Encorajador, motivante e necessário: a melhor releitura de conto de fadas que já li
Releituras de conto de fadas não é meu forte, mas sempre abro espaço para aquelas obras que se propõe a entregar um enredo mais dark. Stepsister trilha esse caminho? Hum, acho que vai além.

Todas nós conhecemos a célebre historinha da Cinderela, maltratada pelas meia-irmãs e madrasta, sem esperança de ver a vida mudar quando... Puf! A fada madrinha lhe agracia com um belo vestido, sapatinho de cristal e carruagem para ir na badalada festa do príncipe. (Até hoje me pergunto como ela perde um sapato, sério mesmo?). Pois bem, a sortuda mais tarde, com seu pezinho delicado mostra que é a dona do sapatinho, casa com o boy majestoso e vivem felizes para sempre blá blá blá.
Mas e quanto as outras mulheres que faziam parte de sua vida?

Acho sempre muito interessante quando os autores decidem dar vozes a antagonistas e personagens secundários, que transitam feito uma mancha pútrida nesses contos. Sinceramente? Eu me simpatizei muito mais com Isabelle e Otacvia (as meia-irmãs feias), do que com Ella (com rostinho angelical e bondade irritante).
Isabelle é uma personagem fragmentada, bela em toda em sua completude mas esmagada pelos ditos sociais que cobram das mulheres perfeição física e comportamentos dignos. O que vemos aqui não é uma garota má e sim uma garota amargurada, frustrada e triste por não poder ser quem é. Sua identidade é fortemente negada e estilhaçada. Foi a vida inteira silenciada.
Otacvia também encarna esse papel fraturado, mas ao contrário da irmã, não almeja mudar. Sente-se confortável com seus livros e apreço pelos cálculos matemáticos e científicos e não pretende aceitar facilmente que uma mulher não pode ser mais instruída e inteligente que um homem (uma clara luta contra o machismo predominante). Coisas de outra época? Negativo meu povo! Ainda há aqueles - em pleno século 21 - que ainda acreditam que, o fato de muitas mulheres terem um grau de instrução superior aos homens, ofende a confiança dos mesmos.

Stepsister é um livro reflexivo e encorajador: o que de fato te torna bela? Por quê precisamos ser destruídas fisicamente e psicologicamente em prol da aceitação social?
Trilhar esse caminho sempre gera fúria, desgosto e ruína. SOMOS TODAS LINDAS E PERFEITAS! Nossos sonhos e futuro precisam estar exclusivamente em nossas mãos. Ninguém está fadado a cumprir um destino infeliz, pois sempre somos capazes de mudá-lo.

Que venha mais obras como essa!

Wonderland of Books 19/10/2019

Gente, que livro bom foi esse.

Adorei a escrita, amei os personagens e o crescimento que eles tem.

Essa história se foca em Isabelle, que é a meia-irmã feia da Cinderella. E Jesus! Foi muito bom! Melhor do que esperava.

Amo ler retellings de conto de fadas que tem uma pegada mais feminista. E esse livro foi exatamente isso.

Amei!!

Nicoly Mafra 16/10/2019

Comentando Leituras | Stepsister: A História da Meia-Irmã da Cinderella
"Stepsister", lançamento da Editora “Universo dos Livros” e escrito por Jennifer Donnelly, foi uma leitura que me surpreendeu muito com suas mensagens de empoderamento, as discussões sobre beleza, destino e perdão, personagens cativantes e uma trama que ao mesmo tempo em que é sombria, nos enche de esperanças e sonhos.

Em "Stepsister" vamos acompanhar a história de Isabelle, a meia-irmã mais nova de Cinderella, e tudo começa quando o Príncipe inicia sua busca para encontrar a dona do sapatinho de cristal que conquistou seu coração. A mãe de Isabelle e Octavia faria de tudo para que suas filhas tivessem uma chance de se casar com o Príncipe, até com que suas filhas se mutilassem para que seus pés entrassem no pequeno sapatinho de cristal, e é exatamente isso que suas filhas fazem. Porém, o plano não dá certo e como mágica, Cinderella, que sempre foi escondida e mal tratada, consegue escapar de seu quartinho sombrio e ir direto para os braços de seu Príncipe Encantado e viver feliz para sempre. E suas meias-irmãs e madrastas, bem... Podemos dizer que a vida se tornou bem difícil para elas.

Em poucos dias, todos os moradores da cidadezinha em que moravam sabiam como a nova rainha foi tratada por anos por sua madrasta e meias-irmãs, que passaram a ser chamadas de as irmãs-feias, não podiam andar pela cidade sem serem xingadas, ameaçadas ou violentadas com pedras. Porém, o que as pessoas não sabiam é que Ella nem sempre foi tratada mal, e que um dia suas meias-irmãs já foram suas amigas. Porém isso foi há um bom tempo atrás, quando ainda existia inocência em seus corações, e não uma competição de quem seria a mais bonita, meiga e delicada, quem atrairia mais olhares, conquistaria um bom marido e teria uma boa casa e uma boa renda para ter uma vida plena. Os comentários sobre a beleza de uma, a inteligência de outra e o comportamento aventureiro da mais nova fez com que a amizade entre as garotas começasse a ruir; e o tempo, a inveja, e a pressão da sociedade fez com que o laço de amor que as unia se desintegrasse.

Contudo, isso são águas passadas e Isabelle agora precisa encontrar um jeito de tirar sua irmã e mãe da situação precária em que vivem, sem alimento, sem amigos e sem esperanças, ainda mais com uma guerra no país, cada vez mais próxima à cidade em que vivem. Determinada a mudar sua condição, Isabelle passará por uma jornada transformadora e empoderadora, tudo com ajuda de magia, um toque do destino e do acaso, provando que não são garotas bonitas que conseguem seus “felizes para sempre” e que com determinação e garra, qualquer garota pode ser o que desejar, mesmo que a sociedade dite o contrário.

“– Ela tem coragem, isso não se pode negar.
– Verdade, tem mesmo. Imagine se toda garota tivesse essa força... e soubesse disso!
– Melhor torcer para que elas jamais saibam. O que seria do nosso mundo, hein?
– Rá! Um verdadeiro inferno!
– Não – o garoto sussurrou. – Um paraíso.”

Esqueça tudo que você sabe e espera de uma história sobre Cinderella e suas meias-irmãs, em “Stepsister” temos uma história crua e muito real de uma garota que sempre foi considerada sem graça, não desejada, fora dos padrões esperados, que está tentando encontrar seu lugar no mundo e consertar os erros que a própria sociedade e seus sentimentos sombrios a levaram a cometer.

Jennifer Donnelly teceu a trama de forma muito surpreendente e envolvente, abordando toda a discussão sobre a posição da mulher na sociedade (aqui a história é ambientada em séculos passados, porém são situações que encontramos e discutimos ainda nos dias atuais), além disso, temos toda a discussão sobre lutar para mudar nosso destino, ir atrás dos nossos sonhos, pedir perdão, ser gentil e empático com o próximo. Uma obra cheia de lições, ensinamentos e mensagens importantes.

“– Este mundo, as pessoas... minha mãe, Tantine... elas nos categorizam. Nos colocam em caixotes. Você é um ovo. Você é uma batata. Você é um repolho. Elas nos dizem quem somos. O que faremos. O que seremos.
– Porque elas têm medo. Medo do que poderíamos ser – Tavi disse.
– Mas nós aceitamos que façam isso! – Hugo bradou, irritado.
– Por quê? Tavi sorriu para ele com tristeza. – Porque nós também temos medo do que poderíamos ser.”

Sobre a protagonista, Isabelle é uma garota comum, que já errou, porém, não possui um coração dominado pelo mal; ela sofreu, ela é humana, muito real, e só está em busca da felicidade, só quer realizar seus sonhos, ser livre para ser independente e forte, em um mundo onde as mulheres devem ser meigas e submissas. É impossível não simpatizar com o sofrimento da garota, não torcer por ela, não entender suas angustias. E este foi um dos pontos que mais me marcou nesta leitura, o quão fácil foi amar essa garota que todo mundo julgava como má e o quão extraordinário foi seu desenvolvimento durante sua jornada.

“– Vá, garota magnífica – ele sussurrou. – Cavalgue com garra. Cavalgue rápido. Crie seu próprio caminho. Depressa.”

“Stepsister” é um livro leve, cativante e muito, muito bacana que eu, sinceramente, não esperava gostar tanto, porém, fui completamente surpreendida. Se você gosta de livros com mulheres fortes, aventuras empolgantes e muito empoderadoras, você precisa ler este livro logo!

“Pare de culpar os deuses. Pare de xingar o diabo. Eles não traçarão um caminho para você. Eles lhe deram seus presentes sombrios: razão e vontade. Agora você deve traçar seu próprio caminho. O que está feito, feito está. Seja para você ou por você, e você não pode mudar isso. Mas o que não foi feito, feito não está. E é aí que estão a esperança e o perigo. Acredite que pode traçar seu próprio caminho. Ou não. De todo modo, você está certa. Toda guerra é diferente, mas ainda assim toda batalha é igual. O inimigo é apenas uma distração. A coisa contra a qual você luta, sempre, é você mesma.”

site: www.instagram.com/nickmafra

Fabi129 15/10/2019

BELEZA NÃO É TUDO
"– Sim, os dias são difíceis. Mas à noite tenho uma vela, silêncio e meus livros. Tudo o que eu sempre quis. Então, sim. Maravilhoso. Não percebe? Uma garota bonita tem que agradar ao mundo. Uma garota feia? Ela é livre para agradar a si mesma."

Gostei muito da sinopse desse livro, por ela se diferenciar das demais histórias relacionadas à Cinderela. Em vez de termos ela como protagonista, temos Isabelle, uma de suas meias-irmãs.
Nos contos de fadas, sabemos que as meias-irmãs são malvadas com Cinderela e aqui isso não muda.
Só que as três garotas, eram unidas quando crianças. Não existia nenhuma divergência. E quem criou intrigas entre elas, foi a própria madrasta. Ela que trouxe para o meio delas, a inveja.
Cinderela é bela e suas irmãs comparadas a ela, são apenas garotas feias. Isabelle e Otavia são ofuscadas pelo brilho dela. E o que a sociedade mais preza, é a beleza. Depois de ser descoberto como elas e sua mãe tratavam Cinderela, as pessoas passam a despreza-las. E as duas irmãs, cada vez mais são chamadas de irmãs feias.
O que gostei neste livro, foi o fato de mostrar como a sociedade valorizava tanto a aparência, em vez das qualidades que a pessoa possui. Coragem, inteligência, entre outras tantas, eram ignoradas. Se você era de boa aparência, tinha prestígio. Caso não, era quase um pária. Isso não é algo muito fora da nossa realidade né? =/
Isabelle, a irmã mais nova, não possui beleza, mas coragem e valentia tem de sobra. A protagonista vai se transformando com o passar da história, se tornando quem ela seria, sem a má influência de sua mãe. E ela que o que mais queria era ser bela como Cinderela, irá perceber que beleza não é tudo, que existem coisas mais importantes do que isso.
O livro tem aventura, romance e fantasia. Não sou fã de livros de fantasia, então essa parte não me agradou muito. Stepsister foi um livro que gostei de ter lido e de ter podido conhecer essa outra versão sobre as irmãs de Cinderela.
Recomendo!
Isabella.Wenderros 16/10/2019minha estante
A sinopse também me agradou, mas ainda não tinha visto ninguém dando uma opinião. Com a sua resenha fiquei ainda mais interessada!