Stepsister

Stepsister Jennifer Donnelly

Resenhas - Stepsister

@lendosonhando 29/03/2021

Eu amei toda a trajetória da Isabelle que foi muito sofrida, mas engradecedora; não é fácil sair da sua zona de conforto e muito menos lutar contra um sistema opressor, mas Isabelle o faz de maneira gloriosa.
Ah! Engana- se quem acredita que a Cinderela não tem um lado obscuro. Ela também foi capaz de atos reprováveis fruto de uma rivalidade feminina que homens semeiam a todo instante na cabeça de meninas e mulheres, passei a respeitar muito mais essa princesa por isso!.

@lendosonhando

Isabeli.Nascimento 21/03/2021

Garotas bonitas agradam aos outros, as fortes agradam a si
Este não é um livro sobre garotas bonitas que se apaixonam. É um livro sobre garotas fortes que aprendem a amar a si mesmas.

Quando comecei a leitura esperava um clichê. Afinal, é a história de minha chará de nome, Isabelle, a meia irmã feia de Cinderela. No entanto, o que encontrei foi uma história inspiradora, do tipo que me fez chorar e acordar a "girl Power" no sétimo sono dentro de mim.

Amei cada minutinho do desenvolvimento da Izzy e até as desventuras dos personagens no plano de fundo (Fate e Chance). E, ironicamente, não consegui odiar nenhum personagem com força. Talvez porque todos foram bem desenvolvidos, ou talvez, porque no fim das contas, a Jennifer tenha conseguido a proeza de mostrar que não é necessário um bibidi bobidi boo para mostrar a beleza por trás das cinzas.

Nati 14/03/2021

Eu amo releituras de contos de fadas, amo o fato de alguém que dá uma nova roupagem para algo já conhecido e admirado e se tem algo que sempre vai me chamar a atenção para ler uma dessas releituras é quando se trata de uma nova versão do ponto de vista dos vilões.
Stepsister é muito nessa roupagem de uma versão do ponto de vista do vilão, esse livro vai conta a história de Isabelle e de certo modo de Octávia, que até acho merecer um livro próprio.
Isabelle é uma das meias irmãs feias de Ella, a Cinderela, que sofreu anos e anos nas mãos da sua madrasta má e suas meias irmãs invejosas.
Contudo, a história de Isabelle começa justamente no dia que a Ella deixa a escravidão para viver seu feliz para sempre e nesse momento em que Isabelle vê-se em desgraça, ameaçada e rejeitada pelo povo da cidadezinha onde mora e sendo vítima da crueldade de todos, que ela começa a repensar sua vida, suas atitudes e querer ser tão bela quanto Ella, para ter direito a felicidade que a mesma desfruta.
Esse livro tem mágia e encantamento sim, aqui o destino e a sorte, tipo em pessoas, brigam para ver quem vai levar a melhor sobre os acontecimentos da vida de Isabelle. Enquanto isso, a garota, com a ajuda de uma fada madrinha um pouco diferente, começa uma jornada de autodescoberta, através de uma busca das partes perdidas do seu coração.
Isabelle se mostrou uma protagonista incrível, humana, que erra e sabe reconhecer seus erros e tenta melhorar. Sem falar que, ela mesma era tão vítima da mãe quanto Ella e como as ações dela era uma consequência das circunstâncias do que da essência do seu ser.
Gostei demais da leitura, gostei dos personagens e principalmente da quantidade de pequenos nichos que sustentavam suas próprias histórias a serem contadas. Desde das duas figuras que batalham para ver quem ganha na aposta da vida de Isabelle, Tartine e Chance, quanto de Octávia, sua irmã. Até mesmo Hugo, filho da dona da fazenda vizinha. Até mesmo cada artista da trupe de Chance, são personagens maravilhosos dentro do seu núcleo dos quais adoraríamos ouvir suas histórias.
E, quase ia me esquecendo, mas o livro tem romance, um pouquinho, quase nada, porque a história tem o foco mesmo é no amor que vai surgir entre Isabelle e ela mesma.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Jennifer Donnelly e eu achei bastante deliciosa e encantadora, consegui me ver nas personagens. E definitivamente não sou do tipo que ama as princesas.

Giu 08/03/2021

Contos de empoderamento
Eu AMO leituras sobre o ponto de vista de algum personagem dos contos de fadas e essa não poderia ter sido diferente. Eu estava esperando encontrar uma recontagem romântica (e torcia para que isso não acontecesse), mas, felizmente, aconteceu justamente ao contrário.
Stepsister conta a história de Isabelle, uma das meias-irmãs de (Cinder)Ella. Somos apresentados a uma versão intelectual e valente das irmãs. Tavi, então, que é a outra meia-irmã, ganhou todo o meu coração com sua inteligência e suas atitudes empoderadas, sempre discutindo com os homens e batendo o pé para dizer que, SIM, mulher também pode fazer o que os homens fazem.
A história começa a partir do momento em que o grão-duque vai até a casa da madrasta da Ella para que as meninas calcem o sapatinho. E aí tudo começa a piorar para as irmãs quando a princesa vai morar no palácio. As pessoas começam a tratar as irmãs e a mãe de um jeito repugnante. Se recusando a ficarem perto delas, a não ser que seja para caçoar. E isso tudo só faz com que Isabelle pense: "Eu precisaria muito ser bonita. Se eu fosse bela, eu teria tudo." E essa busca pela beleza fez com que as meninas se corrompessem na infância, gerando os comportamentos invejosos e rudes para com Ella anteriormente.
Então, aí que somos apresentados à moral disso tudo: beleza não é tudo. Mulher não nasceu para apenas ser a esposa e agradar o homem. Existem outras virtudes melhores do que a beleza. E, o mais importante: é VOCÊ quem define o seu próprio destino.
Ah, sim... O que falar das Fate? Ou melhor, da Fate, já que as outras duas só apareceram no começo do livro e tiveram uma mera menção no final? O livro inteiro estava torcendo para que Isabelle acabasse com ela, não vou mentir.
Tanaquill e Chance, a fada selvagem e o marquês, têm todo o meu amor. Apesar de eu meio que ter um medinho da T.
Enfim, esse livro tem muito o meu amor, só não dou nota 5 pois não é um dos meus favoritos da vida (muito embora ele seja muito bom) e porque eu não gostei da Fate tentar acabar com a minha menina. Isabelle sofreu muito. Mesmo embora tendo cometido muitas burradas junto com a irmã e a Maman, eu torci por elas. Elas realmente estavam arrependidas do que fizeram. Em relação à Maman, apenas dó.
Não sei mais como expressar o meu amor por ele sem dar muito spoiler, por isso digo: Leiam! Não vão se arrepender!

Rachel Lucena 07/03/2021

Eu demorei a me apegar à história porque não gosto muito de fantasia. O livro só realmente passou a me interessar depois da metade - até lá fiz um pouco de esforço pra seguir a leitura.
Valeu a pena. Acabei me afeiçoando à história de Isabelle. Vale a leitura.

Vogel 16/02/2021

Eu simplesmente amei este livro. Além de ser um livro que te prende, tem o toque de feminismo, tem romance, arrependimento, culpa... não consegui em nenhum momento odiar as meia-irmãs, pelo contrário, eu me afeiçõei e torci incansavelmente por elas. Valeu muito a pena leitura!

Lara 12/02/2021

Comecei a ler esse livro com muitas expectativas e já fui surpreendida logo no prólogo com toda a história começando com uma perspectiva diferente. Gostei muito do desenvolvimento da história e de todos os personagens, o crescimento foi todo feito de forma muito natural e consegui entender o porquê de todos serem daquela forma e ainda assim ter esperança que fossem melhores. Torci durante o livro todo pela Isabelle, para que tudo desse certo para ela e para que ela pudesse viver sendo ela mesma e vibrei muito com o desenvolvimento do relacionamento entre as irmãs e com os plot twists da história.

Talita.OBlathmhaic 12/02/2021

Sem palavras.
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro. A leitura flui muito bem e em algumas cenas ela se torna difícil de largar, você quer ler e ler e ler mais um pouco.

Sou uma fã de livros que apresentam pontos de vistas diferentes porque acho que isso faz com que você entenda todos os lados, te ajuda a criar uma opinião e a decidir do lado de quem você vai ficar. Acho que pontos de vistas diferente tornam um livro mais rico.

Mas amo muito livros que contam o outro lado da história. Como já li em vários livros: são os ganhadores/heróis que escrevem a história. Quem perde apenas fica com o rótulo de vilão.

A Isabelle é uma personagem maravilhosa, corajosa e forte em um mundo onde uma garota não pode ser nada além de bonita e submissa.

Tavi, a irmã de Isabelle, também foi outra personagem que eu amei. Queria que a autora tivesse escrito um livro onde ela fosse a protagonista. Tavi é inteligente, uma garota de exatas, que ama números e experimentos científicos. Uma garota inteligente em um mundo onde mulheres não devem pensar, onde elas dever deixar que os maridos façam isso por elas.

Tanto a Isabelle quanto a Tavi são garotas bonitas, o que as tornam feias são os olhares da sociedade, infelizmente isso não acontece só no livro. Aqui no mundo real, também. Está acontecendo agora com alguém, em algum lugar no mundo. Não importa se você é inteligente ou pode correr mais rápido do que qualquer outra pessoa que você conheça, se você não estiver no padrão de beleza da sociedade, então você não é ninguém na melhor da hipótese, e na pior, você é um alvo.

Amei a evolução e a jornada da Isabelle. Gostei de todos os personagens desse livro, até mesmo da Fate.

É um livro que eu recomendo muito. Um reconto da Cinderela pelos olhos da meia-irmã. O que aconteceu depois que o príncipe levou a criada para o castelo e a fez rainha? O que aconteceu com quem foi deixada para trás?

O que acontece quando você corta pedaços de você para se encaixar? Para se tornar aquilo que eles querem que você seja, não o que você quer ser?

Eu me apaixonei pela história e pelo enredo, gostei da escrita e recomendo muito a leitura, vale muito a pena!

Helô 06/02/2021

Stepsister
Vou começar dizendo que demorou demais pra história engatar, só lá pela metade do livro...

Isabelle mostra o que acontece com todo mundo que reprime seu verdadeiro "eu" por muito tempo, cortam-se tanto as partes emocionais que as dores físicas se tornam pequenas. Todos temos mágoas, inveja, medo e rancor. Assim como temos sentimentos bons também.

Outra lição importante: você não pode deixar os outros tentarem/conseguirem escrever seu caminho. Sua CORAGEM deve ser maior para que você possa escrever sua história a sua maneira, com seus erros e acertos.

Se não fosse a lenga lenga da primeira metade do livro, daria 5 estrelas!

Vicky 27/01/2021

Stepsister; Resumo
Um livro incrível. Retrata muito bem o empoderamento feminino, além de mostrar ambos os lados da história; o da Isabelle e da Cinderella.

belle. 23/01/2021

Perfeito. Leiam.
Completamente apaixonada nele. Terminei este livro mesmo antes de conhecer o booktwitter, o skoob, e diversos.

Esse livro é, sem dúvida, um dos melhores que eu já li. A narrativa da história é incrível demais.

O livro em si contém uma mensagem de auto-estima, auto-conhecimento e família. Além de reviravoltas inesperadas e um pouco de magia, porque sendo um dos meus livros favoritos, tinha que ter magia! ?

Personagens maravilhosos e uma escrita perfeita. Recomendo muito!!!

gioantonella 23/01/2021

Eu amei esse livro baseado na história da Cinderella, mas na perspectiva da irmã dela. Geralmente elas são vistas como as irmãs más e invejosas, mas lendo o livro vemos as motivações delas para agirem daquela maneira (não que seja justificável). Numa sociedade misógina que prefere beleza à qualquer outra características, vemos as irmãs "feias" tentando se encaixar naquele cenário. O livro é incrível e me tocou em vários momentos quando falava de auto-estima e insuficiência, o que acaba ajudando o leitor. Vemos que beleza não é sinônimo de felicidade e perfeição, até as, aparentemente, mais perfeitas não são tão bondosas e satisfeitas assim.

manu_menezes 21/01/2021

Bom livro
"Stepsister" conta a história da meia-irmã da Cinderela, Isabelle, uma moça considerada "feia" pela sociedade. Seu sonho era ser bela, assim como sua meia-irmã.
Isabelle fazia tudo o que sua mãe mandava, inclusive cortar os dedos do pé para caber no sapatinho de cristal. Percebe-se aqui que ela é capaz de tudo pra conseguir o que quer.
No começo da história, é nítida a disputa feminina que cerca a vida da personagem, e no decorrer do livro é possível ver a evolução dela. A união das mulheres, que um dia foram rivais, fez a força!
Além disso, o livro mostra como todo e qualquer ser humano é passível de erros, e isso não define quem somos.

"Acho que todos cometemos erros. O que importa é não deixarmos nossos erros nos definirem".

#DLL21: Escrito por uma mulher

Carolina.Gasai 10/01/2021

Uma chance de ser ela mesma
Isabelle não é bonita, sua meia irmã Ella que é.
Em uma releitura de Cinderela, que dá voz para as "meias irmãs feias", Stepsister nos traz uma história para todos aqueles que já sentiram que não eram bons o bastante.
Em um contexto onde nada grandioso é esperado das mulheres, ainda mais as que não são bonitas, a prosa da autora tem ares de conto de fadas, mas sem tirar o mérito próprio da protagonista, Isabelle, uma garota corajosa, apaixonada por lutas de espadas e pela história dos grandes generais
Quando Isabelle deseja ser bela, sua resposta é que encontre os pedaços persidps do seu coração, e deverá fazer isso enquanto Chance e Destino brincam com o mapa de sua vida, oferecendo e roubando oportunidades, e em meio à sua própria guerra, Isabelle se depara com uma outra bem maior, que ameaça o destino de toda a França