Without Merit

Without Merit Colleen Hoover

Resenhas -

Lavinia Neres 08/02/2023

no fim todo mundo precisa de terapia
De todos os livros que eu li da dona Colleen Hoover até agora esse é o mais problemático (se é que isso é possível). Colleen colocou tanta coisa nessa história que eu fiquei sem palavras e achei até apelativo muitas vezes, mas ouvir o audiobook foi muito bom e, claro, como esse livro tem muitos plots, é dificil largar.

Maria17965 26/01/2023

me impressionei demais com o livro, no início achei q ia ser uma história sem graça mas ele foi se tornando mt incrível, amei

Carol 14/12/2022

too much
É como eu disse a minhas amigas: achei tudo demais nessa história. Problema demais, azar demais, personagens chatos demais que fazem bosta e no final são santificados por tudo... a única coisa que tem de menos aqui são explicações para algumas atitudes.

observação importante: alerta de gatilho fortíssimo para suicídio e depressão.

Lina 30/11/2022

Colleen Hoover uniu tóxicos e depressivos em um único livro
Que incrível capacidade!

Confesso que não achei que o livro abordaria tão profundamente o tema depressão e sucedido de uma maneira real e honesta.

Porém, contudo, no entanto, TODOS nesse livro precisam de terapia. TODOS. O pai que esconde coisas dos filhos, independente das boas intenções por trás. A Honor que lida com o leito de morte de outras pessoas e acha que isso não afeta ela, sendo que sim. O Utah com o trauma que ele causou na própria irmã e que ele também passou. A Victoria por passar o que passa com os enteados e com ainda ter que lidar com a carta emocional do marido. A Victoria mãe das crianças por ter uma doença. E por fim a Merit. Ansiosa, depressiva, com tendências suicidas e sabe se mais o que. Ela está tão imersa na depressão que não consegue ter algumas percepções da realidade. O mais louco de tudo é que as pessoas da própria casa não notam esse comportamento. É preciso que DOIS TOTAIS ESTRANHOS façam isso. Família completamente perturbada. Até quem lê o livro fica perturbado.

E a Merit é aquela descrição da Isabela Boscov:
É uma pessoa a-m-a-r-g-a. Agressiva. Negativa. Hostil. Que odeia tudo, odeia todo mundo. Odeia imigrante, odeia homossexual, odeia pai, odeia mãe, odeia professora, odeio a vida, odeia o trânsito, odeia os outros motoristas. Odeia absolutamente tudo.

Achei o romance Merit e Sagan bem sem sal e irrelevante para todo o contexto da história. A trama familiar é muito mais envolvente. Por isso a nota 4.

Acho que as coisas não se resolveram apenas com as reuniões familiares, mas foram os primeiros passos para a honestidade, carinho e perdão que a família precisam ter.

Sagan, Moby e Wolfgang únicos que se salvaram. Inclusive, CoHo jamais te perdoarei por matar a cachorrinha!!!!!.

Bruna 14/09/2022

"He's all I think about. All I want to think about."
Viciante. Viciante. Viciante. Apesar de ser um livro sobre um tema sério, a história entretém, os personagens são instigantes, o plot é original, os temas são bem variados e a narração me fez rir alto muitas vezes. Obra-prima. Especialmente pra leitores que gostam de livro com fofoca.

Lnrd 11/09/2022

um grande meh
Esse livro foi a prova que CoHo realmente não é pra mim. Eu já tinha lido "É Assim que Acaba" e "Todas as suas imperfeições" e os dois livros não tinham decido muito bem no contexto geral, mas esse aqui...
Esse é um grande livro de drama e relações de personagens, que é um tipo de história que eu adoro, mas aqui não funcionou comigo. Nenhum dos personagens é minimamente interessante pra que eu me preocupasse com todo esse drama (que por si só também é chato). Eu não me conectei com nada nessa história e aos 20% eu já não aguentava mais. Com toda certeza do mundo eu teria abandonado se não fosse o Audiobook, que era muito bom.
De maneira geral, foi um livro apático e chato.
Mariana113 11/09/2022minha estante
A quantidade de personagens me causou uma confusão ainda maior que a própria história. Peguei um bom ritmo depois da página 200 quando o caos se instaurou, foi uma luta para conseguir terminar.

Duda 11/09/2022minha estante
Esse realmente não é legal, mas tenta tarde demais

DessaVig 16/08/2022

Casos de família meus amores?
Minha melhor experiência com a Coho até agora! O início é sempre do mesmo jeito pra mim, eu acho tudo meio forçado e acabo achando graça de tudo e aí do nada o negócio fica sério kk
Acho que foi minha melhor experiência por finalmente ler um livro que eu me identificasse tanto com a personagem, só tiro uma estrela pq enfim, não é extraordinário sabe e também o começo é muito parado. Mas acabou virando um favorito mesmo assim kkkkk?

Lala 07/08/2022

fácil de ler, história interessante e que te deixa preso no livro, clássico Colleen. A família Voss me deixou louquinha nessa aventura, mas eu adorei vê-los evoluir.

Babi 03/08/2022

Tuqburni
Este livro da Colleen Hoover é um dos mais underrated que já li. Por coincidência, ou não, esta é definição de underrated (fonte - google): underrated is something that has not received the MERIT, recognition or praise it deserves. Sim, o livro da Merit não recebe o mérito que merece e estou aqui para provar isso.

Este livro não é apenas um romance, como diz na capa, que agora passo a citar: ?prémio goodreads melhor romance?. É muito mais do que isso. Eu própria não o considero um romance, embora, claro, existam cenas românticas, começando logo pelo primeiro capítulo. Mas o primeiro capítulo não nos prepara para o que estamos prestes a ler. O primeiro capítulo é apenas uma ilusão, o título do livro ?A Ilusão de Merit? avisava-nos desde o princípio. O primeiro capítulo dá-nos a entender que vamos ler uma coisa e o restante conteúdo do livro surpreende-nos porque aborda temas muito mais sérios do que um simples romance clichê e os dramas que este agrega. Este livro aborda problemas realmente sérios. A depressão é um assunto sério. Não é frescura, não é moda. É uma doença invisível que muitas das vezes nem nos damos conta dos sinais que esta dá, embora eles estejam lá.

Este livro tem muitos gatilhos, na minha opinião. Em algumas partes senti-me sufocada por ver todas as coisas que assombravam a vida de Merit. É um livro deprimente e não posso negar que chorei em algumas partes. Realmente a Colleen Hoover consegue sempre projetar o sentimento dos seus personagens em nós e esse é um mérito que ela realmente merece.

Para além da depressão, este livro também aborda a agorafobia, entre outros problemas igualmente graves. A agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade, em que a pessoa fica ansiosa em lugares desconhecidos ou sente que não tem muito controlo sobre a situação, podendo frequentemente levar a ataques de pânico associados ao transtorno.

Gostei muito das mensagens que este livro pretendeu passar, dando destaque:

? Ao perdão, que leva à união, que leva à superação;

? À tomada de iniciativa, em que geralmente, a falta dela impede a resolução de problemas;

? Às lutas pessoais de cada um, em que cada ser individual é único e por isso tem os seus próprios limites, sendo que as suas dores não devem ser comparadas às dores alheias, não devendo ser inferiorizadas ou valorizadas, porque cada um tem as suas experiências de vida e com isso as suas limitações pessoais.

Sendo assim, deixo aqui citações do livro, cada uma referente a cada situação acima referida:

? ?Vou ser um melhor irmão. Prometo.?

? ?Acho que chegámos todos a um ponto em que esperávamos que fosse o outro a tomar a iniciativa, mas nunca ninguém tomou. Talvez seja essa a raiz de muitos problemas familiares. Não é com os problemas que as pessoas ficam chateadas tanto tempo. É com o facto de ninguém ter coragem de dar o primeiro passo e falar dos problemas.?

? ?Não devias comparar o teu stress ao meu. Todos temos limites diferentes? e ?Chateia-me quando as pessoas tentam convencer outras de que a sua raiva ou stress não são válidos, caso haja alguém no mundo que está pior do que elas. É uma treta. As tuas emoções e reações são válidas, Merit. Não deixes que te digam o contrário. Tu és a única que as sente.?

Confesso que só no final comecei a sentir mais empatia por alguns personagens. Mas para mim, ainda assim, todos merecem o perdão (e uma sessão de terapia também! Não, minto. Uma só não é suficiente). Apesar de que, não sei se na vida real todos os problemas que envolviam os membros desta família seriam assim resolvidos tão facilmente. Gosto de acreditar que sim, no entanto. Mas esta família ainda precisa de muito trabalho para se recompor a 100%.

Para além de tudo, este livro é extremamente viciante. Li-o em menos de 2 dias, tendo em conta que comecei a lê-lo ontem ao final da tarde e acabei-o a meio da tarde de hoje. Recomendo muito a leitura. Tornou-se um dos favoritos da Colleen.

Para acabar esta resenha, nunca se esqueçam:

?Nem todos os erros merecem ser punidos. Por vezes merecem apenas perdão.?

Jubs 07/05/2022

Como sempre esta autora me deixa muito envolvida e muito curiosa quanto ao desenrolar da história.
Apesar disso tudo, os personagens não me cativaram tanto e algumas resoluções de problema me deixaram desconfortáveis.
Por isso, dei apenas três estrelas.

alicee 31/03/2022

Profundo.
Esse livro é muito mais do que apenas uma jovem com problemas familiares, ele também é sobre conhecer as pessoas a partir de diferentes perspectivas e saber perdoar.
Eu confesso que só parei de odiar a família dela nas ultimas das últimas páginas do livro, simplesmente não conseguia engolir mesmo, mas quando ela falou sobre nem todo erro merecer uma consequência e que as vezes o que ele merece é o perdão, ai pegou meu coração e tacou no lixo.
É muito doido como nós deduzimos que as pessoas são horríveis e coisas do tipo, mas isso só acontece porque a Merit enxergava assim, simplesmente achei mais que perfeito a Colleen fazer isso.

Ele ainda não é meu favorito, acho que nada supera o que todas as suas imperfeições fez comigo, mas claramente está entre os fav.

Ps: Colleen, eu imploro, faça com que os personagens no seu livro saibam conversar, não aguento mais passar stress.

in.thc 18/03/2022

não canso de dizer o qão incrível a CoHo é, meu Deus que livro perfeito é esse? eu me emocionei MUITO lendo esse livro e eu simplesmente amei! a forma como a autora mostrou os problemas familiares e como a falta de comunicação pode trazer desentedimento, como a comunicação ajudou as relações entre eles, como o perdão pode ser algo libertador, foi lindo de se ler.
“Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes a única coisa que ele merece é o perdão”
"Acho que todos nós chegamos ao ponto em que esperávamos que alguém tomasse a iniciativa, mas ninguém jamais tomou. Talvez essa seja a origem de muitos problemas. Não são os problemas com que as pessoas ficam obcecadas por tanto tempo. É que ninguém tem a coragem de dar o primeiro passo para falar desses problemas."
essas frases me marcaram muito! Colleen, obrigada por ter me dado a oportunidade de ler essa obra de arte, a cada dia te respeito ainda mais!