Without Merit

Without Merit Colleen Hoover

Resenhas -

Gabriela.Borsato 16/12/2017

Esperava um pouquinho mais
Sou completamente apaixonada pelo livros na colleen, já tinha lido todos dela e só faltava esse livro pra eu ler, então como eu amo a escrita dela e a genialidade dela conseguir fazer todos os personagens do livros terem um personalidade distintas e única eu realmente tinha minhas expectativas altas e posso dizer que não foi e passou longe de ser o uma obra que eu imaginava!

Como esta na sinopse a Merit é a garota que narra a história e diferentes de todos os livros da colleen o romance não é o foco principal, nesse livro ele ficou bem secundário e na minha opinião não é um New Adult, então quem estava acostumada (como eu) aos outros livros da colleen então não espere um romance arrebatador poís não tem erotismo e está mais para um livro tipo john green! Enfim o foco do livro é problemas familiares e outro que não vou dar spoiler.

O que eu gostei mesmo do livro foi os personagens, eu amo quando os autores colocam personagens nos livros com defeitos que em certas parte do livro você fica com raiva deles e qualidades tão diferentes das que estamos acostumadas, são personagens que parecem que existem mesmo, pois suas atitudes e personalidades não são nada perfeitas, mas sim diferentes.

Colleen colocou diversos problemas familiares que vemos no dia-dia e como foi difícil superar cada um deles, ela mostrou uma parência de relação que julgamos errado e depois entendemos todo o motivo por trás.

O casal do livro tem uma relação muito mais de compreensão um com outro do que um amizade e atração física, confesso que quase na metade do livro torcia pra ela ficar com outra pessoa, mas não tinha nem sombra de triângulos amorosos no livro.

O final é bom, mas como disse esperava mais, achei bem fraquinho em relação aos outros dela, mas conclui com a leitura que ela escolheu escrever uma história mais leve dessa vez.

Recomendo?
Claro né, é colleen hoover meu bem, tudo dela merece ser lido!!

JulianaSchreave 16/12/2017

Rainha é Rainha, né mores?
Já disse isso outra vez e repito: Colleen Hoover pega histórias normais e transforma em fenomenais.
O que mais gosto nos livros da CoHo é que sempre há um tema central que não fica claro quando você lê a sinopse de seus livros, é quando você já está totalmente entregue a leitura que ela te mostra o assunto central. Cada livro a autora aborda um tema importante, nos faz ver a vida por outros ângulos. Às vezes, essas histórias são mais pesadas do que os livros reais que os contêm e às vezes são peculiares e divertidos.
Meu favorito ainda é It Ends With Us, mas Without Merit já tem seu lugar especial no meu coração.
AliFlower 17/12/2017minha estante
Adoro suas resenhas ainda mais quando se fala sobre livro da CoHo!!! Já quero!!!

JulianaSchreave 17/12/2017minha estante
Você gosta porque eu sou sucinta, e não fico enchendo linguiça nem soltando spoilers kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas falando sério... CoHo sempre me surpreende, esse ela escreveu uma coisa que no final você até pode pensar nossa que m3rda é essa que ela fez? Mas se você ler as lições pra vida... Nesse em especial, mostra como coisas podem passar desapercebidas no nosso dia a dia, com nossos familiares até... se a gente deixar de olhar o próprio umbigo e olhar para o próximo com um pouco mais de carinho e atenção a gente pode acabar evitando alguns danos...

JulianaSchreave 17/12/2017minha estante
Se eu esperava um pouco mais da história? Não. Quando eu pego um livro da Colleen eu só quero me divertir com a leitura e ler nas entrelinhas a mensagem que ela quer nos passar... Enfim, não vou falar mais porque já tem um bando de gente que vai contar o tema central... Eu prefiro não falar na resenha pq se a própria autora não colocou na sinopse é pq ela não quer. Ela já disse uma vez que prefere que seja assim, quem sou eu pra jogar n9 ventilador e estragar a experiência de cada um né!? O mesmo ocorreu com It Ends With Us... Não está na sinopse o tema delicado abordado pela CoHo, mas as pessoas fazem questão de expor

AliFlower 18/12/2017minha estante
kkkkkk mas é isso mesmo. Suas resenhas são na lata e sem spoiler, quer coisa melhor? kkkkkkk. No final ela escreveu algo "estranho"? Ai, ai, agora vc me botou medo!!! hahahaha Adoro esses temas e coisas pra gente refletir sobre o que fazemos da vida... como levamos a vida... Mas é exatamente isso que amo nos livros dela!!! Aconteceu isso quando eu tava lendo Talvez um dia e Novembro, 9! Os dois no decorrer da história eu pensei "que q isso???" tipo me surpreendeu pra cacete, eu nem esperava... na verdade em todos os q li dela, mas esses em especial fiquei chocada com algumas coisas kkkkkkkkkk. Ler histórias da CoHo é viver intensamente!

JulianaSchreave 19/12/2017minha estante
Obrigada! :) não, não foi isso... é que os leitores gostam de uma história dela e esperam que todos os outros livros serão iguais, mas não são. Colleen não é mais do mesmo,ela sempre inova.

AliFlower 20/12/2017minha estante
Ah, entendi. Mas tem que inovar mesmo, se a pessoa quer tudo igual então que releia o livro kkkkkkk

Ananda.anandareads 15/12/2017

Perspectiva
Without Merit mostra que tudo é uma questão de perspectiva. Sobre a forma como vemos os problemas e o encaramos, sobre a forma como lidamos com os problemas, sobre perdão, depressão e altruísmo.

A família Voss não é uma família lá muito normal. Além deles morarem em uma igreja, em sua casa vive duas gêmeas que de idênticas tem apenas os rostos, Honor e Merit Voss, um irmão mais velho um tanto politicamente correto, Utah Voss. O pai, Barnaby Voss, a madrasta Victoria, o irmão caçula Moby, e a mãe. Isso mesmo que leram, a ex esposa que mora na casa do ex marido com a atual esposa. É uma família bem confusa e fora dos "padrões", uma família cheia de segredos e cicatrizes onde ninguém senta para conversar e por as cartas na mesa mas ao invés disso guardam tudo para si.

O livro é narrado apenas por uma das gêmeas, Merit Voss. E Merit odeia sua família, odeia o fato de morarem numa igreja e ser alvo de chacota pela cidade pequena, odeia o fato do seu pai ter se casado com sua amante, e odeia o fato da sua mãe Ainda morar ali com eles apesar disso. Merit está sempre jogando indiretas para os outros e ela sabe os segredos de todos (pelo menos ela acha que sabe tudo). E por essa razão Merit está sempre julgando e criticando o resto da sua família. Ela vive a sombra da irmã gêmea, Honor, e as duas não se dão bem, mas tudo começa a desmoronar de vez, depois que Merit conhece Sagan, um cara que ela descobre está envolvido com sua irmã.

Foi um livro diferente do tipo que estou acostumada a ler da autora, mas de um jeito bom. Ela aborda as questões familiares, o fato de que as pessoas sofrem não é por causa dos problemas e sim porque ninguém tem a coragem de dar o primeiro passo para falar sobre os problemas. Ela aborda depressão, e também o perdão. É um livro onde a protagonista é uma adolescente, e ela já passou por muitas coisas ruins, ela se sente invisível não apenas na escola, mas dentro da própria casa. Ela tem problemas com a raiva e está sempre descontando nos outros sem parar para pensar que eles também podem estar sofrendo, que todo mundo vive em seu próprio mundo e que podem estar sofrendo em silêncio assim como ela. Mas eu entendi muito a Merit, até me identifiquei com ela porque eu já fui muito assim, então por esse motivo o livro me tocou tão profundamente.

Obviamente temos Romance, é algo bem sutil mas ao mesmo tempo bem intenso. Temos amizade, que aliás ajuda muito a Merit na sua jornada de autodescoberta e ajuda para os seus problemas pessoais. Vários outros assuntos são abordados no livro, mas vou deixar que descubram. Particularmente falando, eu gostei bastante desse livro, senti uma conexão uma compressão e compaixão pela protagonista porque já estive no lugar dela. E a família dela lembra bastante a minha. E apesar de ter aquela aura um pouco triste ali no círculo familiar, algumas vezes damos risadas com essa família e com o jeito que interagem. Eu gostei do jeito que terminou, eu achei o livro bem louco, mas fiquei satisfeita com o final. Eu recomendo Without Merit porque ele tem muita lição para ensinar as pessoas e é um daqueles livros que , como esperamos da CoHo, prende do começo ao fim. Mostra que tudo é uma questão de perspectiva, que o jeito como enxergamos determinada situação está na nossa perspectiva, e que a nossa perspectiva e a perspectiva dos outros são diferentes, e está tudo bem.

Ayany (Any) 15/12/2017

gostei, mas não amei!
Com um tema forte sobre depressão e perdão a CoHo não soube aproveitar e se aprofundar na história e escrever algo intenso, é muito diferente de todos os outros livros dela...
Particularmente adorei toda a essência e enredo da história, mas a narrativa foi de péssima qualidade, pouca informação dos personagens e acontecimentos. Ela investiu em alguns momentos desnecessários e não investiu em outros necessários; teve algumas perguntas que ficaram no ar e que não foram respondidas como: "Sagan encontrou a família?" "a mãe da Merit saiu do porão?" "Merit e Sagan começaram a namorar? ela perdeu a virgindade?"...

Espero de verdade que tenha uma continuação para não ficar um livro único e chato, sem respostas de vários momentos!
Ellie 21/12/2017minha estante
PODE CONTER SPOILERS.
Acho que as questões eram pra ficar no ar mesmo. No final o Sagan diz que tem esperança de encontrar a família, mas a Merit percebe que ele não tem tanta esperança assim... A mãe da Merit deu a entender que vai melhor, quis cuidar de um cachorro e pelo jeito ela iria começar a terapia com a família. Merit e Sagan com certeza começaram a namorar, ele se mudou por causa do que o pai dela falou pra ele e no final ele beija ela... Ele tinha dito que não ficaria com ela enquanto ela não gostasse de si mesma, e ela mudou, então... A Colleen é maravilhosa demais!

Ana / @muitomaisquelivro 11/12/2017

Louco...
Totalmente diferente dos livros da autora q já li. Muitos personagens, muita informação, mas q no fim não consegui entender a msg q a autora quis passar! Merit tinha tudo pra ser a melhor personagem, mas a guria só faz merda, é só sabe julgar os outros. Sagan foi único que salvou no livro, isso pq de todos foi o menos maluco, é claro o Moby.

A única coisa que separa você da loucura são alguns gatos.

Nem todo erro merece uma consequência. Às vezes, a única coisa que merece e o perdão.

Quanto mais eu te conhecia... menos eu gostava de você.

Para ser justo, Merit. Eu vivo aqui há menos de uma semana e já posso dizer que você vive em sua própria versão da realidade.

Xanda 11/12/2017

Como assim CoHo?!
Então, esse livro foi totalmente fora do que esperamos da CoHo. Não que a história seja ruim, mas acho que ela perdeu a mão na hora de construir os personagens, pq pra mim, ele não foi bem narrado. Acabou que tinha tantos detalhes, mais tanto, que no fim ficou uma história sem muito fundamento, sendo que o que a escritora tenta passar pra nós fica de lado. E que família hein... Não odiei o livro, mas tbm não amei. Esperava mais, bem mais.

Taisa 10/12/2017

2,5
Se você tem uma idade próxima dos 30 anos e teve sua infância influenciada pela Xuxa deve se lembrar de uma brincadeira que ela fazia no programa dela. Era o seguinte: a pessoa tinha que ir inventando uma história de acordo com objetos que ela ia tirando do baú, cada coisa maluca que saía ia sendo acrescentada a trama, deixando as histórias mais insanas e divertidas.

Esse livro foi tipo isso.....kkkkkkkkkk.... a diferença é que não foi muito divertido.

Parece que alguém foi tirando do baú para Collen: “família”, “mistério”, “troféu”,“cachorro”, “Igreja”, “Porão”,"Jesus", “Irmã gêmea”, “madrasta”,"curiosidades", “boy do além”, “Segredos”,” Bāssel al-Assad”, “torradeira”,”ilustrações bizarras", (não necessariamente nessa ordem nem exatamente essas palavras) e ela foi indo, foi fazendo, foi acumulando informações, acumulando, acumulando e só depois começou a pensar como fechar aquilo tudo. Parece que estava trancafiada em um mundo onde só tivesse que ir com essa história para frente e não desse para voltar e dar uma editada no que já tinha escrito. Foi muito estranho.

Não me senti cativada por nenhum personagem, a história não desenvolve, achei os links fracos e as respostas aos segredos mais ainda, e por fim o casal não teve muita química.

Dai você me diz que este não é um livro de romance. Ok. Vamos ao drama então.

Há muito drama: é dela, do pai, da mãe, da madrasta, da irmã, do vizinho, do cachorro, do piolho do papagaio. Não posso me aprofundar demais mas só queria dizer que foi frustrante.

Ela propõe o debate de dois assuntos bacanas, uma é a perspectiva e a outra é “lição” do livro que logicamente também vou me abster por conta dos spoilers. Foram temas bem legais e importantes a serem debatidos, mas o modo como ela retratou foi tão superficial e esquisitão. As diferentes perspectivas mesmo.....misericórdia.....foi osso.....só ficava pensando......CoHo querida que viaaaagem na batata....

Fica muito evidente como seu trabalho de assiste social influencia na suas obras, sempre temos referências vivas de famílias desestruturadas, sua narrativa também prória, descrevendo algumas cenas de forma perfeita, ela consegue congelar certos momentos e esmigalhar em diversas faces.

O meu problema mesmo foi com o conteúdo em si. Muito surreal, não consegui dar as 3 estrelas porque não consegui achar um livro bom e sim regular. Ela fecha as pontas mas para mim não colou, não houve envolvimento da minha parte, ela não conseguiu me tocar e me senti apática em grande parte dos problemas apresentados.

Me lembro que quando eu li 1Q85, Murakami cita um autor Russo (que foge o nome agora) e diz que: em todo livro, um adereço não deve ser posto em cena se não fizer falta, se aparecer uma arma ela terá de ser disparada (não que o próprio Murakami só descreva objetos uteis a trama principal.....kkkkkkk), mas enfim. Isso foi uma coisa que grudou nos meus dois neurônios e comecei a notar o quanto somos bombardeados de informações despropositadas. (Diferente de despistar e manipular.)

Aqui para mim ela não tentou nenhuma coisa nem outra. Foi criando problemas para depois jogar a solução e sair correndo....hahhahahahhahahhaha.

Bom é isso, talvez a estranha seja eu, eu sou estranha mesmo.....kkkkkkkkkk. Como foi citado por uma colega na minha avaliação, este livro ganhou o prêmio de Romance do Ano de 2017 no GoodReads e mesmo não indicando sempre sou do time de que cada um leia e tire suas conclusões.

Apesar do meu 'troféu abacaxi" sou fã da CoHo e mesmo decepcionada com este livro vou continuar lendo o que ela escreve.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Tatiana 10/12/2017minha estante
O berro que eu dei com você lembrando dessa brincadeira da Xuxa!!!

Taisa 10/12/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sim né? Não se fazem mais programas infantis como antigamente :'(
hahahahahahahahahahaha

Bela Paulinha 10/12/2017minha estante
Mto bom essa comparação com o programa da Xuxa. Esperava mto mais desse livro, a queda foi grande.

Isabela | @sentencaliteraria 10/12/2017minha estante
Nossa, sou muito fã da CoHo...o livro está na minha meta para Janeiro, mas vou tentar ir com as expectativas baixas!

Mary.Sousa 11/12/2017minha estante
undefined

Maiara 12/12/2017minha estante
Eu li o primeiro capítulo e abandonei. Eu sou gêmea e já não gostei da história, usar esse plot pra conhecer o principal achei horrível. Não vou ler esse dela não kkkk

Taisa 12/12/2017minha estante
Então meninas:

Bela, também estava com a expectativa alta, qdo se trata da Collen dificil esperar o pior, mas eu estou até agora tentando entender o que houve também...kkkkkkkkkkk

Isabela, bem que vc faz! Não deixe de ler, vai que você goste não é? Depois conta o que achou. ;)

Maiara, o que te dizer sobre isso??? kkkkkkkkkk, não sei se eu pioro ou melhoro a situação....A PARTIR DAQUI POSSÍVEL SPOILER PARA QUEM ESTA LENDO ESSE LIVRO.......Mais para o final ele esse plot tem uma explicação, caraca que explicação mixuruca....hahahahahhahahah, talvez para mim melhor seria se tivesse ficado em aberto, se eu já não achava esse casal muito interessante essa foi a pazada final! hahahahahhhha

Bjus
=***

Bela Paulinha 12/12/2017minha estante
Casalzinho mais bléh hahaahah

Ellie 22/12/2017minha estante
Acho que o que incomoda a maioria das pessoas que não gostaram é que o livro se passa em um curto período de tempo, acho que uma ou duas semanas, então tudo acontece muito rápido e dá a impressão de que tem muita informação, como alguns comentaram... A relação dela com o Sagan era algo recente, eles estavam se conhecendo ainda, por isso muitos não viram uma 'química' entre eles. Esse livro é mais real, com problemas da vida real, com um casal que se desenvolve de maneira lenta (diferente da maioria dos livros que as pessoas já se apaixonam no primeiro olhar), personagens cheiros de defeitos...
Acho que tudo que a Colleen colocou faz parte da história, não achei aleatório... Talvez o que mais sai do contexto é a família do Sagan, mas acho que ela fez isso pra destacar o momento atual e meio que fazer uma critica a política de imigração. Mas no resto, foi tudo pra mostrar que a Merit tinha uma visão diferente e pessimista da família dela, fazendo ela desenvolver uma depressão e a Colleen quis mostrar que as vezes nós achamos que tudo a nossa volta é ruim, mas as vezes somos nós que vemos as coisas da maneira que queremos, sem outra perspectiva.
Pelo menos foi isso que eu entendi da mensagem e amei, porque acho que foi muito válido esse assunto. :)

Taisa 30/12/2017minha estante
Oi Elisângela tudo bom?
Então, discordo em praticamente tudo que você falou com exceção da parte em que você diz o que a Collen quis mostrar "que as vezes nós achamos que tudo a nossa volta é ruim, mas as vezes somos nós que vemos as coisas da maneira que queremos, sem outra perspectiva"

Mesmo assim adorei seu comentário, me fez repensar alguns aspectos sobre ele!

Sem dúvida você foi atingida pela proposta do livro, conseguiu ser cativada.

Não posso falar pelos outros mas para mim não achei que as coisas aconteciam rápido, na verdade achei que elas praticamente não aconteciam e já gostei de livros que se passam nesse espaço de tempo ( e até menos dias) e amei.

Eu amo personagens defeituoso, AMO mesmo, mas não achei que eles eram, pra mim arrumavam sarna pra se coçar é diferente....kkkkkkkkkkkkk

Acredito que o problema da química também não seja porque eles estavam se conhecendo, normalmente essas preliminares é que são as melhores, mais angustiantes, tensas e que te fazem perder o folego, acredito mesmo que ela não teve interesse em focar nessa relação e sim no drama pessoal da Merit, então no final das contas acabei até relevando esse romance.

Até a "revelação" do que acontecia com o Sagan eu mantive até minha mente aberta, mas quando ele explica o porquê dele ter beijado ela...nuss....achei altamente bobo, não combinava com a personalidade que ela criou dele. Se fez todo um puta mistério para nada.

Resumindo, eu acho que ela até fechou as pontas soltas mas praticamente esturricou a linha entende??? hahahaha.

Quem diria, coisas da perspectiva não? Sua leitura conseguiu se aproximar da trama, houve envolvimento, na verdade ela atingiu o objetivo dela, as pessoas amam esse livro, acham o máximo mesmo. Eu por outro lado, juro que tentei, adoro CoHo, mas achei um enredo bem sem noção tentando ser sério.
Bjuus
=*

Aline 27/10/2018minha estante
Gostei da sua resenha, acho que a Colleen está perdendo a mão, li uns 2 livros dela esse ano que eu não curti. Com certeza, não lerei este.

Taisa 27/10/2018minha estante
Oi Aline! Então, depois desse eu li ALL your perfects e gostei bastante, TB já não amo tudo que ela escreve loucamente, mas sempre acabo dando uma chance, pq qdo ela acerta é bom demais! Esse realmente eu não indico....kkkkkkk

C_R 09/12/2017

Me pareceu um livro "comercial", como se ela estivesse sendo paga para fazer propaganda e defender pontos de vista. Também achei que ela deu muita enfase em questões de não muita relevância e enfatizou demais coisas sem sentido. Cada vez que leio um livro dela é como se fosse outra autora escrevendo, gosto disso nela, não existe semelhança entre os livros, mas este ficou esquisito!
Também achei extremamente confusa a relação dos personagens, o envolvimento emocional dos personagens é superficial, apesar de o tema ser extremamente rico ela não explorou o suficiente.
Esperava mais do final... fiquei decepcionada! O livro de um modo geral não foi decepcionante, foi frustrante. Como quando vc espera por algo que não acontece, mas vc tem certeza que em algum momento vai acontecer... porém nada acontece! Nenhum personagem me cativou também, na verdade acho que a maior surpresa do livro, foi o cachorro! rsrsrsrrs
Sabe que pensando agora no nome delas, Honor e Merit (Honra e Mérito), a personalidade delas faz sentido e o comportamento também, mas não justifica o caminho que a autora pegou para desenvolver o enredo.

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

Andriele 08/12/2017minha estante
A melhor autora!?

"Estas alrgarias violentas, tem fin 09/12/2017minha estante
Com certeza!

Bela Paulinha 09/12/2017minha estante
Mana, vc pontuou várias perguntas e msm assim deu 5? Acho q foi mto boazinha de sua parte. Rs

Conchego das Letras 08/12/2017

Resenha Completa
Without Merit é o mais novo lançamento, livro único, da autora bestseller Colleen Hoover. Cada uma de suas obras procura trazer um tema sensível misturado ao romance New Adult, o que costuma tornar a leitura, além de agradável, instrutiva. Nesta obra o assunto base é a mentira, com o acréscimo de um rápido debate a respeito de depressão.

Como sempre, a autora fez, no livro em inglês, vários joguinhos de palavras impossíveis de serem reproduzidos em português, a começar com o nome dos personagens. Merit (em inglês, mérito) é a protagonista, uma garota solitária, entediada com a vida e que guarda mais segredos e mentiras da família do que vem sendo capaz de suportar. Ela é a irmã gêmea de Hope (em inglês, esperança), uma jovem que é seu completo oposto, super ligada em moda e aparência, sempre rodeada de amigos. Se somarmos aos irmãos Utah (nome de um estado americano), Moby (em homenagem a Moby Dick - está escrito isso no livro), e ao tio Luck (em inglês, sorte), considero que dessa vez CoHo acabou pesando um pouco a mão na brincadeira de anagrama.

Cada vez que algo de ruim acontece na vida de Merit, ela compra um troféu para se parabenizar por ser "sobrevivido" àquele momento. Em uma das idas às compras, ela conhece Sagan. O rapaz não para de olhar para ela, depois a segue até a pracinha central e puxa assunto. Esse tipo de coisa não costuma acontecer na vida dela, nem o beijo cinematográfico e arrebatador que eles dão na fonte central da praça. Tudo parece um filme, carregado de instalove, ela mal pode acreditar... Isso até o telefone dele tocar, ele parecer o ser mais confuso do mundo e ela entender tudo: Sagan achou que Merit fosse Hope.

Para piorar a situação para a protagonista, o rapaz vai morar na casa dela (é isso mesmo!). Agora estão todos juntos na casa/igreja (vocês vão entender caso resolvam ler): a madrasta que a família odeia; o pai omisso; os irmãos com quem ela não socializa; o rapaz que ela acredita amar, mas não pode ter; conflitos, segredos e mentiras. Parece a receita perfeita para um livro da CoHo, certo?

O livro tem algumas passagens engraçadas. Moby, o irmão de 04 anos, é a coisa mais fofa! Também toca em um ponto crucial (o quão mal mentiras podem fazer para a sobrevivência e saúde dos relacionamentos), além de inserir um pequeno questionário autoavaliativo se você poderia ou não estar depressiva. Acho super válido como um alerta. Respondeu sim a tudo ou para a maioria? Converse com seus familiares, procure orientação médica... Prevenir é sempre melhor do que ter que remediar.

Apesar de ser super fã da CoHo e afirmar que leria até a lista de compras dela caso ela publicasse, preciso ser sincera e dizer que esse livro, para mim, arrastou-se eternamente. A história vai girar em torno dos conflitos emocionais pessoais de Merit em relação aos sentimentos que vai desenvolver por Sagan. Nesse meio tempo, será entremeada por vários conflitos familiares que, para mim, pareceram bastante pequenos, mas são retratados como o prenúncio da vinda do apocalipse. Quando todos os segredos foram finalmente revelados então... Tempestade em copo d'água, quase todos (o do pai realmente foi uma pisada na bola).

Pensei que poderia chegar nessa resenha: "Após o segundo capítulo interminável, o livro flui maravilhosamente. Aguentem firme todas essas descrições excessivas, valerá a pena". Não foi o que aconteceu. Depois do "segundo capítulo interminável" veio o terceiro, o quarto, o quinto... Todos. Os capítulos são lotados de descrições minuciosas sobre nada, o texto também se repete bastante. Em uma das páginas a personagem repetiu tanto o nome de Jesus e a menção à grande estátua que fica na sala que, quando chamou SaGan eu li SaTan (gente, foi automático na minha mente! Jesus x Satan. A guerra bíblica. Eu acabei tendo que reler a sentença, pois não entendia porque ela estava descrevendo o corpo do "carinha lá de baixo" como fonte de desejo).

Acho que vale ressaltar aqui que o livro é todo relatado pelo ponto de vista de Merit, uma jovem em plena crise depressiva. Talvez a autora tenha querido transmitir essa sensação da personagem, de que o mundo era tedioso, os problemas insuportáveis... Talvez eu apenas não tenha sido sensível o suficiente para compreender a magnitude da obra, já que está sendo ovacionada no Skoob e Goodreads, com notas 4 e 5 estrelas aos montes.

Minha sugestão? Se você nunca leu nada da autora, não inicie por esse livro; existem vários outros, como Confesse ou Novembro 9, que exprimem bem melhor o motivo por qual tantas pessoas amam a escrita dessa autora. Se você é fã, como eu, leia e tire suas própria conclusões; afinal, cada pessoa é única e possui uma forma diferente de ver e interpretar a leitura.

* SOBRE O TÍTULO WITHOUT MERIT: Tradução "Sem mérito", ou Sem Merit, já que Merit é o nome da personagem principal. O título é um trocadilho entre a ideia de que ela tem uma coleção de troféus que ganhou sem mérito e o fato de o nome dela ser Merit.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/12/leituras-da-mari-without-merit-colleen.html
Daniely.Samara 10/12/2017minha estante
Na verdade o nome without merit é por que Merit assina uma certa carta assim. E o nome da irmã dela é Honor (honra).

Fabi 11/12/2017minha estante
Mas a irmã não se chama Honor? Hope é do outro livro da CoHo

Mari 08/12/2017

Como sempre, a autora fez, no livro em inglês, vários joguinhos de palavras impossíveis de serem reproduzidos em português, a começar com o nome dos personagens. Merit (em inglês, mérito) é a protagonista, uma garota solitária, entediada com a vida e que guarda mais segredos e mentiras da família do que vem sendo capaz de suportar. Ela é a irmã gêmea de Honor (em inglês, honra), uma jovem que é seu completo oposto, super ligada em moda e aparência, sempre rodeada de amigos. Se somarmos aos irmãos Utah (nome de um estado americano), Moby (em homenagem a Moby Dick - está escrito isso no livro), e ao tio Luck (em inglês, sorte), considero que dessa vez CoHo acabou pesando um pouco a mão na brincadeira de anagrama.

Cada vez que algo de ruim acontece na vida de Merit, ela compra um troféu para se parabenizar por ser "sobrevivido" àquele momento. Em uma das idas às compras, ela conhece Sagan. o rapaz não para de olhar para ela, depois a segue até a pracinha central e puxa assunto. Esse tipo de coisa não costuma acontecer na vida dela, nem o beijo cinematográfico e arrebatador que eles dão na fonte central da praça. Tudo parece um filme, carregado de instalove, ela mal pode acreditar... Isso até o telefone dele tocar, ele parecer o ser mais confuso do mundo e ela entender tudo: Sagan achou que Merit fosse Hope.

O livro tem algumas passagens engraçadas. Moby, o irmão de 04 anos, é a coisa mais fofa! Também toca em um ponto crucial (o quão mal mentiras podem fazer para a sobrevivência e saúde dos relacionamentos), além de inserir um pequeno questionário autoavaliativo de se você poderia ou não estar depressiva. Acho super válido como um alerta. Respondeu sim a tudo ou para a maioria? Converse com seus familiares, procure orientação médica... Prevenir é sempre melhor do que ter que remediar.

Pensei que poderia chegar nessa resenha: "Após o segundo capítulo interminável, o livro fui maravilhosamente. Aguentem firme todas essas descrições excessivas, valerá a pena". Não foi o que aconteceu. Depois do "segundo capítulo interminável" veio o terceiro, o quarto, o quinto... Todos. Os capítulos são lotados de descrições minuciosas sobre nada, o texto também se repete bastante. Em uma das páginas a personagem repetiu tanto o nome de Jesus e a menção à grande estátua que fica na sala que, quando chamou SaGan eu li SaTan (gente, foi automático na minha mente! Jesus x Satan. A guerra bíblica. Eu acabei tendo que reler a sentença, pois não entendia porque ela estava descrevendo o corpo do "carinha lá de baixo" como fonte de desejo).

Bela Paulinha 08/12/2017minha estante
Maravilhosa resenha. Igualmente o que senti e estou deslocada por conta da opinião contraria da maioria hahahaha. Mari, acrescento que não aguentava mais as comparações que a Merit fazia com a irmã e a falta de química com o Sagan. Os Boys literarios da CoHo sempre deixam meus olhos brilharam e não aconteceu com esse. Como escrevi antes aqui, qm realmente gostei desse livro foram o cachorro e o Moby. Os únicos q me conquistaram de vdd.

Mari 08/12/2017minha estante
Pois então, Bela, meus personagens favoritos também foram a cadela e Moby. Não consegui sentir química entre os personagens principais, a coisa de Merit fugir e culpas geral sobre suas próprias inseguranças também me deu agonia (embora reconheça que existe muita gente assim no mundo).

Tirando a história de infância de Sagan e sua capacidade para desenhar, nada mais nele me chamou a atenção. Não consegui entender pq ele se apaixonou por Merit. Só por que ela andava mais "a vontade" e beijava bem? Pq ele mesmo disse que quanto mais a conhecia, menos gostava da pessoa que ela era. Então que droga de amor destinado a todo o sempre era esse????

Bruna3512 07/12/2017

A escrita da Colleen me fascina!
"Nem todo erro merece uma conseqüência. Às vezes, a única coisa q ele merece é o perdão."

Without Merit foge um pouco do "padrão" CoHo, então, muitas pessoas não estão gostando...
Confesso q demorei um pouco pra entrar no ritmo, achei o começo meio repetitivo e cansativo, mais depois já comecei a sacar como seria, entrei no ritmo..e AMEI.
Romance não é o foco aqui, aos poucos a colleen vai soltando onde ela quer chegar..e q msg!
O livro é todo narrado pela Merit, então, ficamos presos com seus pensamentos e devaneios.
O tipo de história q te cativa. Fala sobre amor, família (e q família doida), e perdão, ninguém é perfeito, todos têm seus segredos, sendo eles escuros ou não...
Ao final, saímos com uma bela lição!

Super Recomendo!
Fabi129 10/12/2017minha estante
Esse '' uns estão amando e outros não'' é o q me dá medo kkkk
mas vou ler este livro ano q vem sem falta =)

Bruna3512 13/12/2017minha estante
Kkkkkkkkkk
Fabi, confesso q não fui com muita expectativa pra esse livro, li algumas resenhas...e fiquei meio depre! Kkk
Mais me surpreendi, ainda bem..
Acho q quando vc vai com muita sede ao pote e se decepciona é pior...
Mais nada melhor do q ler e ter sua opinião S2

Fabi129 14/12/2017minha estante
expectativa é mó ruim
sofro disso kkkkkkkk
mas como vejo tantas pessoas avaliando mal este livro, vou ler ele sem expectativa nenhuma kkkkk
melhor assim, daí posso quem sabe me surpreender *-*

Bela ð 07/12/2017

Interessante
Queria dizer que fiquei surpresa, eu não gostei desse livro no início. Eu fui totalmente pega desprevenida, sabemos que a Colleen escreve romances arrebentadores, e foi um choque quando eu vi que o romance aqui não é o foco.
Bom, demorou bastante pra eu pegar um ritmo direto da leitura e bom, só posso dizer que amei o resto.
Nesse livro, o foco é a família, uma quebrada, cheia de desavenças e segredos. Temos uma família sem comunicação, estranhos vivendo de baixo do mesmo teto.
Até que um dia Merit não aguenta mais tantos segredos e acaba "explodindo", digo que dessa parte pra frente temos uma família tentando ser de fato uma família, se reerguendo, se amando?? E tudo vai se encaminhando...
O livro é incrível, Colleen me surpreendeu, mas acho que se não fosse tão demorado no início, acho que seria melhor.

Bela Paulinha 13/11/2017

Muita informação!
Querida Colleen, acho q se tivesse menos personagens, menos informações, menos peculiaridades o livro seria melhor. Esse boom de todos os itens me cansou, sensação de peso à leitura, se arrastando, até o sentido do título vir a tona...demora, oh se demora. Acho q só não abandonei por ser da diva e ter certeza que no fundo uma mensagem reflexiva iria aparecer. Romance não é foco do livro, e o casal construído ao longo da história não transpareceu química natural entre eles, uma pena.Fiquei esperando o momento da história em que meu coração ficaria na boca e não aconteceu, apesar do poder das palavras da CoHo, não foi dessa vez que ela mexeu mto comigo. Três estrelas pelos bons momentos, de reflexão e por muitos-fofos-inocentes-divertidos instantes de seu irmão mais novo, Moby
Mari 13/11/2017minha estante
Senti o mesmo. No início cheguei a pensar que tinha comprado o livro errado, pq não estava parecendo o estilo CoHo com que me acostumei.
Uma pena. O tema é bom, mas ficou arrastando com tanto detalhe e peciliaridade desnecessários, além das repetições.

Bela Paulinha 14/11/2017minha estante
Exatamente, Mari. Tive que me manter forte pq a vontade de abandonar me bateu várias vezes, não aguentava mais ler descrições, detalhes. Achei q ela estava forçando a barra com tantas coisas e nada estava me convencendo.

Isabela | @sentencaliteraria 15/11/2017minha estante
Ai que medo de ler agora, CoHo é minha diva master!

Mari 18/11/2017minha estante
Quando comecei o "eterno segundo capitulo", pensei: ok, ao menos poderei brincar com esse capítulo na resenha dizendo que basta sobreviver a ele e tudo munda.

Quando terminei o "eterno segundo capitulo" descobri que vinha o eterno 3º, 4º, etc. Existem poucas folgas de descrição nesse livro e a repetição é tanta que... Nem sei o que dizer para expressar meu choque, estranhamento e inconformismo.

Acho que depois de muuuuito analisar, encontrei uma lógica para isso, mas... ainda com essa lógica, não me cativou, não foi CoHo.

Bela Paulinha 18/11/2017minha estante
Verdade, são bem longos os capítulos.Eu torcia para acabar já que tinha esperança que os próximos seriam melhores e sem tantas informações, kkkkk.

Eduarda2303 01/11/2017

Devastadoramente apaixonante
Quanto mais eu falo de Colleen Hoover mais eu acho que as pessoas estão cansadas de me ver falando sobre ela. Não é nenhum segredo que ela é minha autora favorita e Without Merit veio para coroar o posto de rainha na minha vida. E, diferente do que faço normalmente, não vou falar muito sobre a história. Quero contar aqui como me senti ao longo da leitura e quais emoções despertou em mim.

Without Merit é um livro intenso. E intenso talvez ainda seja pouco para definir o que senti ao longo dessa história. Eu sempre digo que, ao ler um livro da CoHo, aprendo coisas novas. Seja de forma intencional ou não, ela consegue fazer com que eu reflita um pouco mais sobre minhas atitudes e pensamentos. Mas eu nunca tinha me identificado tanto com uma protagonista da autora. Ou pelo menos não até conhecer Merit Voss.

Ao ler Without Merit eu li, ri, sorri, chorei e sofri (mais do que nunca). Em vários momentos, principalmente em um dos pontos cruciais da história, tive que parar e pensar se eu estava na mesma situação que ela.

Acho que não sei expressar com palavras o quanto esse livro mexeu comigo é o quanto eu espero que mais pessoas o conheçam e espalhem suas palavras. Palavras que dizem o quanto somos importantes com cada uma de nossas particularidades, o quanto nossos sentimentos são importantes e como não devemos guarda-los dentro de nós, pois em algum momento isto vai nos sufocar

Quote favorito: "Your emotions and reactions are valid, Merit. Don’t let anyone tell you any different. You’re the only one who feels them.” 💘

site: https://www.instagram.com/blogddqb/?hl=pt-br
Daniele.Anjos 08/04/2020minha estante
Poxa, obrigada pela sua resenha! Também senti um turbilhão de emoções com o livro.