Without Merit

Without Merit Colleen Hoover

Resenhas -

Luiza Helena (@balaiodebabados) 23/10/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Colleen Hoover é daquele tipo de autor que, quando você pensa que ele não poderia desgraçar mais tua mente, ele vai lá e faz. Foi isso que aconteceu comigo em Without Merit.

Se fôssemos procurar no dicionário a definição de família disfuncional, ao lado estaria uma foto dos Voss. A sinopse já dá um breve vislumbre da família: o pai que casou com a enfermeira que cuidava da mãe agorafóbica; os irmãos perfeitos e super unidos; o meio-irmão mais novo que é privado de tudo… conhecemos a família Voss pelos olhos de Merit.

Logo nos primeiros capítulos do livro, percebemos que não só os outros Voss têm probleminhas; Merit também sua parcela. A história é narrada pelo ponto de vista dela e assim temos nossas impressões sobre a família de Merit a partir do que ela pensa deles. Tudo que ela nos conta sobre eles vai fazer você odiá-los com todas as suas forças e querem arrastar a cara de todo mundo no asfalto. Eis que Merit decide expôr todo mundo e é aí que as máscaras caem.

Segredos e mais segredos são revelados por Merit e todos da família têm que arcar com as consequências deles. Creio que a narração da sequência que levou à explosão de tudo na Dollar Voss foi um dos capítulos mais tensos que já li nessa vida de leitora. Depois de toda a exposição, junto com Merit vemos a família dela com outros olhos. Então eis que fica o questionamento: eles sempre foram do jeito que Merit descreveu ou ela simplesmente escolheu vê-los assim?

De todos os livros que já li da Colleen, esse foi o que mais desgraçou a minha cabecinha, justamente por conta da quantidade de revelações e segredos que faziam parte da família de Merit. Apesar de não ter uma carga emocional tão grande quanto It Ends With Us (que ainda é o meu preferido), certas partes vão fazer você sofrer, como se aquilo tudo estivesse acontecendo na sua vida.

Colleen é a rainha de abordar assuntos polêmicos de forma magistral e aqui não foi diferente. Without Merit aborda depressão de uma forma diferente dos livros que estamos acostumados. Em sua maior parte, os personagens depressivos em livros já sabem que sofrem do problema; aqui não. Colleen narra a história de uma pessoa depressiva que não sabe que sofre da doença e isso pode ser um alerta para os leitores.

Sexualidade, suicídio e abuso infantil também têm sua vez aqui. Por conta desses assuntos “pesados” eu creio que a história deveria ter vindo com um aviso de gatilho. Colleen é dessas que a gente pode esperar tudo nas suas histórias, mas ainda assim fica aquele impacto quanto tudo é revelado. Eu acho legal porque ela sempre consegue me surpreender, mas pra quem passou por essas situações, pode não ser uma experiência muito boa.

Gostei bastante da diversidade sexual representada, principalmente por um personagem pansexual. Foi bem interessante e fofo como essa “revelação” foi feita. Outro ponto que achei interessante foi a CoHo abordar sobre os refugiados da Síria. Esse é mais um daqueles assuntos que eu nunca imaginei encontrar e a Colleen inseriu de forma espetacular.

It Ends With Us ainda é meu livro favorito da autora, mas Without Merit não fica atrás em te fazer sofrer com os personagens.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/10/resenha-217-without-merit.html
Rosana.Torres 23/10/2017minha estante
undefined

Laris 21/10/2017

Um livro sobre perspectiva
"Your emotions and reactions are valid, Merit. Don't let anyone tell you any different. You are the only one who feels them."

Merit Voss é uma garota de 17 anos que coleciona troféus.

O detalhe é: ela não ganhou nenhum desses troféus. Sempre que alguma coisa ruim acontece, Merit se dá um troféu.

Sob a superfície da frágil fachada social, a família Voss é um conjunto absolutamente fora do comum, com segredos mais incomuns ainda, e Merit vem guardando muitos desses segredos por anos. Ela observa dia após dia a rotina bizarra dos membros da família Voss até que um forte acontecimento muda a realidade de todos eles.

Esse livro é diferente de tudo o que a Colleen já fez (o que pode pegar de surpresa leitores com certa expectativa). Without Merit é um livro inusitado e provocador.

Com personagens peculiares, mas ainda assim profundos, esse livro se constrói lentamente em sua primeira metade e se torna uma verdadeira onda que varre tudo no caminho ao decorrer das páginas até o final.

Without Merit me fez pensar naquela frase "a ignorância é uma benção".
Às vezes, não saber certas coisa é melhor do que ter a consciência sobre elas, ter o peso delas em suas costas, assim como Merit tem a sombra dos segredos da família Voss a perseguindo a cada passo. A ignorância pode ser uma benção, mas não dá para negar que a sensação de saber as coisas (e poder bota-las para fora) é maravilhosa.

Outro ponto interessante sobre Without Merit é a abordagem sobre saúde mental e seus aspectos, não vou entrar em detalhes, mas Colleen sempre trata os assuntos mais pesados da forma mais devastadora e honesta possível. Além disso, esse livro também fala sobre se colocar no lugar de outra pessoa. Qual é o alcance da sua perspectiva? Ela vai além do que você julga como certo?

Maaaas eu admito que WM não é meu livro favorito da CoHo.

O que mais me surpreendeu foi eu não ter gostado muito dos personagens – a maioria deles, pelo menos. Mas ao terminar o livro percebi que o objetivo da Colleen provavelmente era esse: criar personagens difíceis de se amar a primeira vista, cheios de defeitos, duvidas e erros. Gostando ou não dos personagens, eu admiro a coragem da CoHo por criar personagens não tão carismáticos.

Merit Voss não é como a maioria dos personagens. A bagagem emocional dela é pesada o bastante para deixar a leitura densa em certos pontos, mas Merit também tem um senso de humor acido, o que deu um certo equilíbrio ao livro. Ficar quase 400 paginas dentro da cabeça de Merit não foi exatamente como ir a um parque de diversões, mas foi interessante como ir a uma floresta e não saber o que vai encontrar.

Enquanto Merit é como um passeio pela floresta, Sagan (o interesse amoroso) é como uma caminhada pela praia ao pôr do sol: bonito e tranquilo, mas também um pouco dark. Sagan é um rapaz misterioso que acaba se envolvendo com a família Voss. Para mim, ele foi o personagem mais sensato do livro todo, mesmo que a relação romântica não tenha me convencido muito (outra surpresa, mas tudo bem pois tinha coisas mais importantes nesse livro do que pegação), eu gostei muito do Sagan e queria saber mais sobre ele.

Como eu disse, a primeira metade do livro foi lenta, eu não sabia exatamente onde a Colleen queria chegar com ele e eu admito que cheguei a pensar “por que estou lendo isso?” algumas vezes. Como fã da CoHo, eu jamais imaginei que pensaria isso lendo um livro dela. Mas depois disso, a estória começou a tomar forma e o livro se tornou uma montanha russa de reviravoltas, extremamente características de Hoover. O problema é que em Without Merit, as respostas da Colleen não me compraram como nos outros livros. Eu realmente gosto de como a Colleen brinca com as palavras e com a mente do leitor, mas nesse livro eu não senti muito isso (o que eu também não estava esperando). Definitivamente, esse livro não é meu favorito, mas eu não nego que ver o lado peculiar da Colleen foi uma experiência interessante.

Isso tudo significa que foi ruim?
Não.

Na verdade, esse livro é como observar uma imagem de perto. No começo você tem uma imagem limitada. Quando você se afasta e contempla a imagem, ela começa a fazer sentido. Quanto mais eu avançava pela leitura, mais a imagem aumentava, mais ela fazia sentido. Quando cheguei ao fim, conclui que estava olhando uma estranha e melancólica, mas ainda assim inspiradora e inquietante obra.

É uma questão de perspectiva.

Leiam Without Merit com isso em mente: é um estilo diferente de livro.
Tentem não criar expectativas (como eu).

Without Merit tem altos e baixos, como tentei demonstrar nessa resenha. dei 4 estrelas porque acabei considerando que os altos compensaram os baixos e que a mensagem desse livro é merecedora de atenção, mesmo que tenha sido passada de uma maneira inconvencional.
Dani 07/12/2017minha estante
Concordo totalmente com você! O livro é ruim? Não! Mas definitivamente, não é o meu preferido dela. Como em todos os livros da CoHo, li cheia de expectativas e acabei me decepcionando. Não consegui me apaixonar por nenhum personagem. como sempre acontece nos livros dela, e também achei várias partes muito forçadas e sem sentido. Uma pena! Primeiro livro da Colleen a não ganhar 5 estrelas.

Bela Paulinha 07/12/2017minha estante
Dani, acho que os personagens que realmente gostei foram o cachorro e o irmão mais novo dela, Moby. Kkkkkkkkk

Flor Literária 19/10/2017

Desilusão
Nunca imaginei mas um livro de Colleen Hoover que não gostei...

Malucas Por Romances 18/10/2017

Resenha completa no blog
"Tenho uma impressionante coleção de troféus que não ganhei"

Eu sinceramente não sei nem como falar desse livro, esperei tanto por ele e durante todo um ano eu aguardava ansiosa por essa leitura. Não tinha a intenção de fazer resenha desse livro, já que minha preguiça de traduzir os quotes era enorme, tanto que nem traduzi a sinopse kkkkk, mas de alguma forma eu preciso fazer esse desabafo.

Nesse livro vamos conhecer Merit uma adolescente de dezessete anos que ultimamente não tem mais vontade de nada. Ela coleciona troféus que ela nunca ganhou, mora com uma família totalmente disfuncional, seus três irmãos, a mãe curada do câncer que mora no porão, o pai ateu e a sua nova "esposa" que é antiga enfermeira da mãe. Mas não posso deixar de falar que eles moram em uma igreja reformada, exatamente isso, é uma antiga igreja e tem até Cristo na sala, a qual Merit sempre coloca roupas nele. Loucura pouca é bobagem, né?

Merit tem passado por um momento difícil, ela sente que não é lembrada e que indiferente de qualquer coisa que ela faça ela sempre é a última que notam. Merit abandonou a escola e está cada vez se afundando mais. E é ai que eu paro de falar dela e dos personagens, porque um livro que já revela um segredo no primeiro capítulo, fica difícil eu falar algo sem revelar o que não deveria.

A família tem segredos e eles sempre são empurrados pra debaixo do tapete. Não é difícil de descobrir qual a trama principal que a CoHo vai abordar nesse livro. Acredito que eu esteja falando, falando, falando e não to falando nada com nada, mas é tão difícil falar que esse não foi o livro da CoHo que mais gostei. Pode parecer estranho eu não citar o par romântico do livro, mas isso é intencional para não dar spoiler. Tem romance sim, mas esse não é o foco principal do livro.
Resenha completa no blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/10/resenha-without-merit-colleen-hoover.html#axzz4vomZJpuy
Nicolly.Silva 30/12/2017minha estante
Qual é p foco então??? Eu li o 1 capito e fiquei com muita vergonha e parei de ler kkkk ??

Bruna 18/10/2017

Precisamos falar sobre Colleen Hoover.
Já faz alguns anos que me deparei com o primeiro livro dela. Desde então, tenho orgulho de dizer que Colleen Hoover nunca decepciona.

Mais uma vez ela consegue cativar você na construção dos personagens e em como a historia sobre a vida deles é contada. A surpresa já ocorre no primeiro capitulo. Sempre digo que se pessoas nascem com um dom então, Colleen nasceu com o dom de contar historias e tocar o coração em todas elas. Ela consegue construir personagens diferentes em cada livro, contar uma historia em que você não vai conseguir conter as lágrimas.
Os sentimentos da personagem principal são muito parecidos ao que já senti na minha adolescência e ela aborda isso com muita clareza. Explora muito todos os lados da louca familia Voss.

Se vocês ainda tem dúvida quanto a essa livro, depois de tantos outros livros maravilhosos dela. Lembre-se:
É tudo questão de perspectiva.

Becky 09/10/2017

Lindo
Colleen conquistou seu lugar no meu coração desde Hopeless, e se tornou uma de minhas autoras favoritas. Então eu estava realmente animada para conhecer Merit, e elas não me decepcionaram. Essa foi uma das suas histórias que emocionam, porém tudo aqui é construído aos poucos, Colleen tem a característica de envolver e quando você perceber estará completamente preso na história dessa família.
É um livro incrível que aborda vários temas importantes com delicadeza. O tema central é a família (talvez um pouco sobre fé também) e de como muitas vezes só enxergamos o que queremos.

Tudo é perspectiva.

Merit é uma adolescente e ela está tão perdida, e sua família também, cada um preso em sua própria teia de segredos. Apesar de seus erros, e atitudes que podem ser interpretadas de maneira errada achei a Merit uma personagem extremamente humana e me identifiquei.
Preciso falar sobre o Sagan e como ele foi crescendo e se tornando encantador e fundamental nessa família. Cada vez que eu descobria algo sobre ele, o amava um pouco mais.

''Nem todo erro merece uma consequência. Ás vezes a única coisa que isso merece é perdão.''

Ah e não menos importante, as ilustrações são lindas !
Indy 15/10/2017minha estante
Leu em inglês?

Indy 15/10/2017minha estante
Leu em inglês?

GeL 07/10/2017

Resenha do blog Garotas Entre Livros
“Suas emoções e reações são válidas, Merit. Não permita que te digam o contrário. Só você pode senti-las.”

Without Merit mexeu tanto comigo que, dias após a leitura, eu ainda estou sem palavras. É fato que amo todo os livros da Colleen, mas a preciosidade do que ela criou aqui e o fato de que, em um mundo tão imerso em caos, alguém investiria seu tempo em uma história deste tipo me fascina.
Esta é a história de Merit, uma garota de dezessete anos, emocionalmente complexa. A verdade é que, apesar de parecer uma garota comum, ela esconde segredos e cicatrizes profundas. Conforme avançamos na leitura podemos ver que sua família tem sérios problemas de relacionamento, o que a faz sentir-se cada vez mais insignificante. O fato de ter uma irmã gêmea também mexe com Merit. É como se sua irmã tivesse tudo e a tornasse invisível. E é por causa de tal irmã que Sagan entra em sua vida. Bom, vocês conhecem os mocinhos da Colleen. São todos lindos, fofos e apaixonantes, que fazem com que você caia de amores por eles em um piscar de olhos e coisa e tal. Sim, vocês sabem do que estou falando. Sagan é tudo isso... e um pouco mais, mas está fora dos limites se apaixonar por ele, porque .... AHA! TE PEGUEI. Acho melhor deixar que vocês mesmos descubram.
Bem, o que posso dizer é que o caminho de Sagan e Merit colide de uma forma bem louca. Ele está sempre presente em sua vida, o que dificulta a parte de não se apaixonar, mas que é essencial para o todo o desenvolvimento do livro. Sagan é único que parece enxergar o que realmente se passa dentro dela. E ele mostra que ela está longe de ser invisível. Ao decorrer da narrativa, vemos a complexidade dos sentimentos de Merit e o quando ela sente que, se desaparecesse, ninguém notaria. A vida continuaria com ou sem sua presença. É assim que ela resolve confessar tudo que sente e revelar todos os segredos que vem guardando durante anos em uma carta. Era apenas um meio de se livrar de todo aquele peso que vinha consumindo seus pensamentos, e jamais passou por sua cabeça entregar tal carta a ninguém, mas... AHA! TE PEGUEI NOVAMENTE.
As ações de Merit acabam criando um ponto de mudança. É como um alerta para todos, e faz com que as coisas comecem a, finalmente, caminhar na direção certa. Quer saber como terminar, se o romance se desenrola e se o final é feliz? Só digo que você precisa descobrir isso sozinho.
Este livro é totalmente diferente de tudo que Colleen escreveu, o que é exatamente o que a autora propõe em cada nova história publicada. Apesar do clima entre Merit e Sagan, o romance não é o foco. O foco é Merit. Vi várias pessoas reclamando sobre isso, e me espanta perceber que, realmente, o mundo fica cada vez mais insensível em relação ao próximo.
Eu amei os detalhes, os assuntos abordados, a mensagem por trás de tudo, e o desenvolvimento de cada personagem, que são extremamente fundamentais. Sim, cada um deles tinha um papel aqui. Meu coração derreteu, sabe? E não foi pelo mocinho, foi pelo quadro todo que ela pintou com cada palavra. Foi uma experiência única e que prova o quanto autores como Colleen, e histórias como as que ela cria, são essenciais para o mundo em que vivemos hoje.
Colleen, amamos suas palavras... cada uma delas. Não pare. Está fazendo um ótimo trabalho e impactando o mundo com seus livros.

“Não consigo pensar em momento algum em que alguém já tenha olhado para mim do jeito que ele está olhando agora, como se o fascinasse.”

Obs.: Este livro ainda está fazendo coisas engraçadas dentro do meu peito.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/10/resenha-204-without-merit.html

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 05/10/2017

A família Voss é qualquer coisa menos normal. Eles moram em uma igreja reutilizada, recém-batizada de “Dollar Voss. A mãe, curada de câncer, vive no porão, o pai é casado com a antiga enfermeira da mãe, o pequeno meio-irmão Moby, que não tem permissão para fazer ou comer nada divertido, e os irmãos mais velhos Honor são irritantemente perfeitos. Então, há Merit.

Merit Voss coleta troféus que não ganhou e os segredos de sua família a obrigam a manter. Ao navegar na loja de antiguidades local para o próximo troféu, ela encontra Sagan. Mas ela logo descobre que ele é completamente proibido para ela. Merit recua mais profundamente em si mesma, observando sua família do lado de fora quando ela aprende um segredo que nenhum troféu no mundo pode consertar.

Com as mentiras, Merit decide quebrar a feliz ilusão familiar de que ela nunca fez parte antes de deixá-los para trás. Quando seu plano de fuga falha, Merit é forçada a lidar com as consequências do que fez.
Esse é o quinto livro que li da CoHo e esse é o que menos gostei até hoje. Mas apesar, de ser o que menos gostei, não deixa de ser um livro muito bom e até muito importante. O que eu mais gostei no livro, foi como a CoHo usou muita diversidade. Temos personagem homossexual, ateu, cristão, com depressão, refugiado e com problemas mentais. A família de Merit tem muitos problemas com falta de comunicação. Eles nunca resolvem nada, sempre colocando de baixo do tapete.

Eu amei como a CoHo tratou todos esses tópicos. O que menos gostei? a história de amor. Não é pior história de amor, o começo até me cativou, é fofa, mas não passa disso. Talvez pq os outros livros que li da CoHo, tenham sido New Adult, eu espera mais da história de amor, algo mais intenso e mais forte.
Mas mesmo assim, o livro é leve, rápido e divertido de ler. Típico YA/Jovem Adulto.
Uma coisa eu posso falar, da CoHo é que ela nunca escreve a mesma história duas vezes, seus livros são bem diferentes um do outro.

Caroline 05/10/2017

Primeiro livro da Colleen que eu não gosto
Não consegui ? me conectar ? com a história, tlz tenha criado mtaaa expectativa por amar a escrita da Colleen e nunca ter superado IEWU rs
patricia.gurjao 06/10/2017minha estante

Nivea31 10/10/2017minha estante
Tá bom então.

Raquel - @porromances 05/10/2017

4 estrelas com todo o mérito
Eu comecei relutante e pensando em abandonar, não tô na vibe pra leitura juvenil e esse livro é isso, então qdo vi q ela tava voltando comecei com dois pés atrás, vc já tem revelações no primeiro capítulo, e daí por diante elas não param mais, é fácil descobrir qual a trama q ela vai abordar, mas isso não impede do livro ter ainda seus pontos, os temas q ela abordou por mais fortes que fossem ainda assim ela fez de forma não te fazer desmoronar e com isso o impacto é ainda maior.
Amo como a CoHo é despida de preconceitos e aborda temas pouco convencionais, poderia passar horas falando sobre esse livro e por mais q esse livro não tenha sido meu favorito dela, ainda assim ele merece todos os méritos.

Manuela 03/10/2017

Com todo Mérito - 4 estrelas,
Colleen Hoover faz sempre brincadeiras com títulos e suas histórias. Em Whitout Merit a autora volta para escrita YA de onde nasceu.
WM é uma história, como todas dela, bem escrita e com mocinhos que é impossível não deixar de gostar, Longe de ser minha obra favorita da autora, não quero dizer que não é bom. Longe disso. A escrita e história agarram o leitor para descobrir tudo e ficar torcendo para que tudo aconteça como imaginamos que deve ser. Uma obra sobre família, segredos e descobertas. Tenho certeza que vai ser mais um sucesso da autora que traz sempre enredos cativantes.4