Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin

Resenhas -

Dadá 20/12/2021

Cansativo
Gente, eu amo a escrita e o universo do George Martin. Mas teve momentos (grandes momentos) em Fogo e Sangue que eu tive certeza de que ele escreveu esse livro com uma baita preguiça e com intuito único de ganhar dinheiro dos fãs. É um tal de repetição de nomes e nomes infinitas (ou breves) sem muito sentido. Cansei demais, custei a terminar de ler. Mas enfim terminei.
Paralelo a isso, teve momentos bons, com escrita boa que faz a gente se lembrar de porquê que somos fãs do mundo de Crônicas de Gelo e Fogo.
Kabrine 20/12/2021minha estante
Agora me empresta!

Dadá 20/12/2021minha estante
Claro!

Dadá 20/12/2021minha estante
Na parte de repetição, o correto é: É um tal de repetição de nomes e guerras infinitas (ou breves) sem muito sentido.

magasparin 10/01/2023

Cativante
Fui ler o livro por causa da série HOTD e, mesmo após várias leituras das obras do Martin, ainda me impressiono com a complexidade do universo que esse homem criou. Todos os personagens, todos mesmo, possuem uma história detalhada e cativante e é incrível a forma com que tudo é encaixado, é uma obra de arte. Eu estava esperando somente a história da Dança, porém os relatos dos outros reis Targaryen foram muito bem vindos. Entendo que por conta da quantidade enorme de detalhes, histórias e personagens a leitura pode ser um pouco cansativa, mas vale a pena com certeza. A única parte que achei mais cansadinha foi a regência do Aegon III, mas não diminui em nada o valor do livro.
Mariana 10/01/2023minha estante
Quero muito ler!! Estou lendo a saga de Gelo e Fogo, e estou apaixonada. Passo horas lendo e parece que estou assistindo a série. Martin é um escritor muito criativo

magasparin 10/01/2023minha estante
Aaa minha saga preferida de longe, pago muito pau pro Martin.

Fer 27/12/2018minha estante
Me interessei pelo livro por vários motivos, dentre eles por conta desse trecho. Começo a ler no início de janeiro.

andreia.crislainy 12/07/2023

Demorei para ler este livro teve coisa importante sobre dragão mais eu acredito que é por causa da editora suma
Que eu li guerra dos tronos facil eu entendi
Neste livro os nomes dos personagens e difícil de falar e cansativo de ler na minha opinião era para ser um livro facil de ler e entender
Graci 15/07/2023minha estante
Oi fiz um vídeo do que achei do livro fogo e sangue, podemos compartilhar mais sobre o livro

Maria Viviane 31/01/2023

Finalmente!!!
Meu Deus do céu, eu realmente perdi o hábito de ler livros físicos, passei exatos um mês para terminar esse livro, sendo que já li 3 em PDF kkkkk. Enfim, vamos lá, eu senti muita dificuldade com a escrita, foi o meu primeiro contato com o autor (nos livros, porque já assisti GOT e HOTD), as séries são incríveis, sou apaixonada, mas o livro é cansativo, não consegui saber quem é a maioria dos personagens kkkkk, me empolguei mesmo pra saber da história de Rhaenyra, mas depois que passou foi só ladeira.... O livro praticamente não tem diálogos, achei horrível isso affs, 98% só livro é só narração e 2% diálogo, e não é resenha, nunca li algo assim, fora que são tantos personagens que eu já estava louca kkkkkk, quem era Viviane, só lia livros físicos, aí depois de Raquel com os PDF me colocou no mal caminho.
Angelucia.Souza 01/02/2023minha estante
Que venha acotar

Mariella Ayana 10/01/2019

O livro é bom, maaaaas
Me incomodou bastante que há vários trechos inteiros idênticos aos de 'O Mundo de Gelo e Fogo'.

A parte sobre a 'Dança dos Dragões' (guerra pela corroa entre os 'Verdes' e os 'Pretos') eu pulei páginas inteiras, porque não trazia nada de novo do que já foi escrito.

Se você já leu O Mundo de Gelo e Fogo, e não tem tempo sobrando, não precisa ler Fogo e Sangue.
Thiago275 11/02/2019minha estante
Ainda não tive tempo de comparar as duas obras, mas comecei a ler Fogo & Sangue e estou com a mesma impressão.

flowersndreams 28/10/2023

Grandioso, como apenas a Dança dos Dragões poderia ser
O livro é um relato histórico, de parte do reinado Targaryen, feito por um estudioso arquimeistre da Cidadela de Vila Velha. Como tudo que já li do George, o livro foi muito bem escrito e, mesmo que às vezes a leitura fique lenta, vale totalmente a pena.

O autor conseguiu fazer esse estilo de escrita (como um livro de história) ser surpreendente. Eu ri, fiquei surpresa e interessada enquanto lia a história dos grandiosos Targaryen.

Acho injusto ler esperando uma narrativa similar aos outros livros, considerando que são estilos de escrita diferentes. Se você é fã, essa leitura é obrigatória.

"Depois a tempestade desabou e os dragões dançaram." (p. 330)
flowersndreams 28/10/2023minha estante
Apelo final: Publica logo esses livros. Nunca te pedi nada ?

Ika 25/05/2023

Intrigante, mas frustrante
(Não vou dar spoilers, mas vou citar partes bem específicas do livro)

Intrigante ao mesmo tempo que frustrante. Não consigo descrever de outra forma.

As histórias dos reinados dos Targaryen são contadas na perspectiva de um meistre contemporâneo às mesmas e, por isso, muitos fatos são desconhecidos ou incertos. Isso faz sentido considerando a narrativa escolhida, a de um historiador trabalhando com os documentos à sua disposição.

O problema é que os buracos deixados nas histórias são significativos como, por exemplo, o real motivo pelo qual Dorne permaneceu independente durante a conquista de Aegon I. E aí, isso gera duas perguntas em relação à proposta desse livro: genialidade do Martin ou falta de criatividade? E, vale a pena contar uma história esburacada?

A Dança dos Dragões serviu de base para uma grande produção televisiva, então eu cheguei nessa parte com certa expectativa, ainda que não tenha visto a série. Infelizmente, pra mim, foi a pior parte do livro, pois certos acontecimentos são muito difíceis de acreditar (rebelião no Fosso dos Dragões), principalmente após tomar conhecimento de todo o processo de conquista dos 7 reinos por Aegon I. Afinal, o quão fortes são os dragões? Quão dominantes são em uma guerra? Quão resistentes são a armas humanas? Você lê as primeiras histórias e acha uma coisa, e aí na Dança dos Dragões já não é bem assim.

Dei 4 estrelas porque sou muito fã desse universo e confesso que provavelmente o superestimo por gosto pessoal. Não dei 5 porque os momentos mais decisivos das histórias foram resolvidos de forma porca e pouco convincente. O artifício do "não se sabe por quê, mas foi assim" nesses momentos mais importantes foram uma frustração. O surgimento de lordes de casas menores que nunca ouvi falar que ninguém se importa, também sempre que conveniente, só faz a frustração aumentar.

Martin tem um poder maravilhoso de conquistar com a sua escrita, mas os buracos pesaram. Diante disso, a minha resposta é: não, não vale a pena contar uma história esburacada. Prefiriria muito mais algo parecido com O Cavaleiro dos Sete Reinos, ainda que tivesse mais limitações narrativas.
Juliana 11/06/2023minha estante
Definiu tudo o que senti ao ler o livro e como cheguei nele após ver a série fiquei frustrada de algumas partes tão importantes ou impactantes terem sido contadas como mero caso. Tava esperando mais detalhes de alguns momentos, mas aí você vai lendo e vê que fica por aquilo mesmo que foi resumidamente contado ?

Sakurazuka 25/11/2021

É bom, mas não é isso que a gente queria né.
É um livro histórico do universo de Gelo e Fogo, e aqui ficamos sabendo desde a conquista por Aegon I até o dia que Aegon III vira regente.
Como é um livro histórico, não tem visão dos personagens em si e sim registros e relatos dos acontecemientos feito por um arquimeistre.
Oldcat 26/11/2021minha estante
Depois da dança com dragões começa a ficar monótono.

Day Duque 19/10/2020

Rico em personagens e com muitas reviravoltas
É um livro grande, e até um pouco cansativo devido a quantidade de personagens e desdobramentos simultâneos na história. Mas é extremamente interessante, me prendeu por muitos momentos, tem personagens e histórias riquíssimas - ainda que muitas sejam tragédias. Indico a leitura para quem já conhece as Crônicas e deseja se aprofundar mais sobre a história dos Targaryen.
Eu tenho como preferida a casa Stark, e a aparição vez ou outra dos nortenhos, ainda que breve, foi a cereja do bolo para mim.
Aisha Andris @AishandoBooks 20/10/2020minha estante
Amooooo ???

Gramatura Alta 24/12/2018

AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO são um grande fenômeno literário e sua adaptação para a TV, GAME OF THRONES, só elevou a sua popularidade ainda mais. O primeiro livro saiu em 1996, e já tivemos cinco títulos publicados. Os últimos dois ainda estão sendo escritos e, para acalmar os fãs, fomos presenteados com FOGO E SANGUE, um livro fresquinho que vai abordar todos os reis Targaryen e o grande mito criado em volta dos famosos domadores de dragões.

Antes de começar é importante deixar claro que este livro foi escrito há muito tempo, faltava apenas alguns ajustes para ser publicado. Quando esse título foi anunciado, muito foi comentado por supostamente o autor ficar se dedicando nele, do que finalizando os últimos dois livros de Game Of Thrones. O autor é um senhor de idade e gosta de fazer as coisas no seu tempo, melhor demorar e entregar uma maravilha, do que finalizar a história com pressa deixando toda a qualidade de lado.

FOGO E SANGUE se inicia trezentos anos antes da trama que acompanhamos na série de TV. Ele vai abordar cada governo dos reis dragões e se inicia com a grande realização de Aegon – O Conquistador, aquele que uniu todos os sete reinos em um governo e mudou para sempre a história de Westeros. A narrativa é trabalhada como se esse livro fizesse parte da própria história desse universo. Tudo é narrado por estudiosos, os Meistres, religiosos, os Septões, e também por um bobo da corte que foi uma importante testemunha de vários momentos históricos. Todos os relatos vão brigando entre si na luta para serem as verdades absolutas, e para o leitor, tudo isso só deixa a narrativa mais rica, já que cada pessoa tem um olhar diferente perante a situação. E por se tratarem de eventos antigos, é sempre difícil ter certeza de alguma coisa.

Para quem for realmente fã desse universo, vai se lembrar que já existe um guia do universo de Gelo e Fogo, onde tudo isso já foi contado. Esse guia foi escrito por um casal de autores que tem um importante site sobre esse universo e até teve a contribuição do próprio George R.R Martin. Então por que FOGO E SANGUE existe? O guia era realmente bem completo e contava toda a história geral e acabava não se focando em nada, fora que sua leitura era bem complicada e a edição desse guia era em forma de uma autêntica enciclopédia gigante com capa dura e com o dobro do tamanho de um livro normal, dificultando um pouco a leitura. Mas o guia é muito interessante e vale uma conferida. Porém, em FOGO E SANGUE, teremos foco total nos Targaryen, começando até com uma pequena pincelada sobre a destruição de Valíria, país originário dos reis dragões, que depois de um cataclismo, explodiu, exterminando todos os domadores de dragão, exceto os Targeryen, que nem eram uma das famílias mais importes da região. Acabaram indo embora anos antes da destruição, graças a um sonho profético de uma das filhas da família que previu a perdição de seu país natal.

Dos eventos importantes já sabemos que no livro tem bastante coisa sobre a destruição de Valíria e também sobre toda a conquista de Aegon, o que falta? A dança dos dragões, a famosa guerra disputada entre os Targaryen para decidirem qual ramo da família iria assumir o trono de ferro, é um dos arcos mais sensacionais da leitura. Esse é o grande ápice do livro e é maravilhoso notar que estava sendo trabalhado desde o meio da narrativa. Os reis dragões tinham o costume de nomear seus filhos com nomes já repetidos na família como forma de homenagem, e isso causa um nó na cabeça do leitor, já que todo mundo tem um nome igual ou muito similar. Mas, felizmente, esse problema foi resolvido neste novo livro e todos os fatos e personagens são apresentados de maneira que fica muito fácil de ser compreendido. Então tem como a gente saber quem é filho de quem, porque esse pessoal se odeia e porque essa pessoa acha que merece o trono mais que seu outro parente.

George R.R Martin é um gênio e, como nenhum outro, ele consegue expandir seu próprio universo gigante sem ficar forçado ou repetitivo. É um mundo muito bem bolado e todas as peças se encaixam, coisas que são trabalhadas na série de TV tem explicações aqui também, o passado nunca esteve tão vivo. Tem muita guerra, muitas traições, muitos planos e também paz. O reinado do rei Jaehaerys I foi o maior da história, com mais de 50 anos, e ele assumiu num momento péssimo, e durante seu reinado tudo prosperou. Ele é um dos reis mais elogiados por todos na série de livros, porém é sensacional notar que todo esse avanço teve um preço e que sua família tinha muitos problemas. O arco que aborda a relação com sua esposa e seus vários filhos é impossível de ser largado de lado. Precisamos pra ontem saber o que aconteceu com cada um, e o livro nos presenteia com tramas maduras que prendem a atenção de uma maneira sem igual.

Ao total, Westeros teve dezesseis reis dragões, porém, neste livro, temos apenas o relato de seis governos, pois a narrativa de FOGO E SANGUE é enorme e foi dívida em dois volumes, com o segundo livro chegando às livrarias em breve. É um prelúdio muito bem estruturado e tão incrível como qualquer outro livro de GAME OF THRONES, tem ação, emoção, intriga e magia, sendo tão bem-criado que poderia ser conferido até por alguém que nunca leu nenhum livro desse universo.

E não é apenas a mesma história numa edição fácil e acessível, ele enriquece muito esse universo graças às diversas novas informações. Arcos nunca antes vistos e personagens históricos trabalhados com um olhar muito mais próximo. Ainda conta com diversas ilustrações belíssimas entre os capítulos e a capa do livro tem uma arte de cair o queixo. Só tem a somar e é um prato cheio para os fãs e um dos melhores livros do ano, chocando um total de zero pessoas.

site: http://gettub.com.br/2018/12/24/fogo-e-sangue/

Leandro 31/12/2018

FOGO & SANGUE: UMA AULA DE HISTÓRIA
Enquanto a HBO não lança a última temporada de sua fanfic adaptação dos livros de George Martin e o próprio não termina de escrever o 6º volume, descobrimos o que ele andava fazendo nesse tempo. Qual a necessidade de terminar sua história principal se você pode lançar uma nova saga que conta todo o passado do seu mundo?

Não entendam mal, achei Fogo & Sangue uma narrativa incrível e empolgante! Porém, a cada página eu pensava que preferia estar vendo todo esse potencial narrativo em Ventos do Inverno...

Continua em Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2018/12/fogo-sangue-uma-aula-de-historia.html

rodrigues.thiago25 24/01/2019

Supriu as expectativas
PRIMEIRO LIVRO LIDO DO ANO. \o/
Eu resolvi começar 2019 viajando por um mundo conhecido, o mundo de Gelo e Fogo.
"Fogo & Sangue" entrega o que se propõe, contar mais detalhes sobre o reinado dos reis Targaryen (melhor casa ever) que governaram Westeros por quase 300 anos.
É um livro interessante pra quem quer conhecer melhor a história do Trono de Ferro, mas pode ser maçante pra quem acompanha apenas a série televisa, porque como a sinopse diz são eventos centenas de anos antes de a "A Guerra dos Tronos", ou seja, não acrescentam novas informações à saga principal.
Particularmente eu gostei de saber mais sobre a Casa Targaryen, a minha favorita, ter mais informações sobre os ancestrais de Daenerys e como eles conseguiram, enfrentando vários desafios, unificar os reinos. Principalmente porque narra, além disso, os confrontos dentro da família. Dragões dançaram no céu. E quem não gosta de dragões, não é mesmo? Kkk.
Agora é voltar a aguardar o Volume 2 e o "Os Ventos do Inverno" que um dia vão sair, eu espero.

Kamila.Bezerra 26/01/2019

Este livro é como se fosse um livro que existe dentro do universo das crônicas de gelo e fogo. Então é um livro que conta a história dos Targaryen escrito pelos meistres. Não possui muita ação, mas acrescenta muito pra quem tem curiosidade sobre os antigos Reis. A melhor parte fica por conta da Dança dos Dragões que é contada em detalhes.

Lu 09/03/2019

Arrasa quarteirão
Depois de um longo e tenebroso inverno sem ler nada mais consistente do Tio George - afinal, o lançamento de "O cavaleiro dos sete reinos" tem uns três anos, eu me sentia praticamente curada do meu vício na escrita do George R.R. Martin. Poderia passar muito bem, obrigada, a base de Bernard Cornwell e Ken Follett.

Até ler Fogo e Sangue.

O maior acerto do autor foi tratar o livro quase como se fosse um livro de História, algo parecido com o que se vê nos documentários da Helen Castor ou da Lucy Worsley... uma mistura de romance e história. A impressão que dá é de estar lendo a saga dos Plantagenetas ou dos Valois, só que com dragões.

Ah, como eu senti falta dos dragões de Martin.... e de sua criatividade impiedosa! Adoro como mesmo boas intenções podem ter efeitos devastadores, como direito hereditário não significa talento e fraqueza pode gerar mortes. Foi esse talento de misturar realidade brutal e fantasia do autor que fez com que eu me apaixonasse pela escrita de Martin. E há os personagens. E que personagens!

Foi impossível não sentir uma certa emoção ao ver Starks, Lannister s, é claro, os Targeryens. De longe, o Rei Jaeherys e sua boa Rainha Alysanne são os meus favoritos, mas há muitos, muitos, personagens bons. E ótimas histórias.

É difícil comentar sobre o livro sem estragar surpresas. E´um livro narrado de maneira competente, com boas doses de humor, tragédia, violência e aventura. Personagens que oscilam entre vários tons de cinza, como devem ser. A impressão é que o Martin pode escrever mais uns dez livros sobre o assunto. O material dele é muito rico.

Enfim, é um livro fascinante. Devorei em duas semanas. Acho que vale tanto para aqueles que já conhecem as Crônicas de Gelo e Fogo, como para aqueles que ainda não começaram.

Super recomendado.