A Filha do Rei do Pântano

A Filha do Rei do Pântano Karen Dionne

Resenhas - A Filha do Rei do Pântano

arthur_arrais 31/12/2023

O retorno da filha do Rei do Pântano
Um livro que vai muito além da perseguição ao pai criminoso que foge da prisão de segurança máxima treze anos após o seu encarceramento: é uma história de reconexão com o próprio passado e de como ele definiu quem Helena Pelletier é. Uma reflexão sobre como a infância é determinante na construção do caráter do indivíduo. Além da inspiração nos thrillers clássicos de perseguição, lembra livremente o filme ?o Quarto de Jack?.

Amanda 30/12/2023

Um livro pesado, com diversas descrições de violência. Altamente não-indicável para pessoas sensíveis.
Quanto ao enredo, parece que se trata de uma história de suspense, mas não é exatamente sobre isso e sim sobre as lembranças de uma mulher quanto aos seus primeiros anos de vida, vivendo em cativeiro

Milena | @aspaceforbooks 14/12/2023

Gostei
Eu gostei desse livro, a narrativa prende mas ao mesmo tempo, é tão explicado em coisas q a pessoa n ta nem ai q pulei uns parágrafos. Achei meio pessoa indestrutível, mas nesse momento já estava muito envolvida na leitura e querendo saber como ia acabar, então só aceitei e fui. N é perfeito, mas é rápido e bom de ler.

miyy 05/12/2023

Terminei na força do ódio
Eu tentei entender a autora em criar uma protagonista controversa, uma criança sendo criada por um cara narcisista acaba se moldando a ele, mas os momentos em que ela desprezava a mãe foi difícil de ler, e mais difícil quando ela já adulta, sabendo de tudo, demonstra pouca empatia e solidariedade ao que aconteceu com a mãe e trata o pai meio com adoração, quando tem lembranças da sua infância.
Esse sentimento que ela nutre pelo pai me afetou, não deu pra engolir, ainda mais quando ela tenta justificar seus atos, o que me fez questionar seu caráter e suas inclinações.
Então, autora pra mim falhou nesse aspecto com a protagonista, e por esse motivo não curti essa história, além do fato da leitura ser bastante descritiva, deixando cansativa em certos momentos.
@estantedabrena 13/02/2024minha estante
Chato mesmo. Eu acredito que ela herdou traços psicopatas

Jimmy Deyvid 03/12/2023

Bem legal
Uma ótima história de suspense, aprendi bastante com a autora sobre plantas, chás e lugares de risco dentro de um pântano, vilão bastante odioso como deve ser, em nenhum momento, mesmo sendo pai da protagonista, a autora tenta romantizar o vilão como é de costume das novas gerações. A sombra do passado é a maldade permeiam por todo o livro apesar de dar uma viajadas às vezes, a autora simplesmente interrompe cenas de ação pra falar do passado da protagonista e não é só por um parágrafo, mas por várias páginas quebrando em muitas vezes o clímax, no mais gostei bastante da história central vale a pena de qualquer forma

Aline 02/12/2023

A filha
Uma história que conta do ponto de vista de uma filha de uma vítima e de seu raptor. E como ela lidou com tudo isso.

Barbie dos livros 15/11/2023

Histórias mt boa mas cansativa
Entendo os motivos de ser considerada uma das melhores histórias a ponto de ter virado um filme (aliás o filme é perfeito, se você não leu o livro nem antes e nem depois).

Essa ida e volta no tempo ficou bem bagunçando, me deixou cansada para ficar lendo. Muitas vezes precisei ler outro livro para não cansar desse.

Entretanto, a história de Helena é muito envolvente (se fosse colocada em ordem cronológica como no filme, envolveria muito mais e não cansaria tanto Já que muitas vezes eu me perdia no enredo) você consegue entender na visão de uma criança tudo o que ela passava e não entendia.

O amor que ela tinha pelo pai sempre foi deixado claro como era algo dependente, fazendo jus ao apelido ?pequena sombra? ela não existia se não tivesse ele por perto. Mas como um bom narcisista, ele fazia de tudo para ela se sentir assim.

KarenFreitas89 12/11/2023

É um bom livro, não é excepcional mas é bom. Gostei mais da parte da infância dela, de como ela dizia amar o pai, que por mais horrível que fosse, ainda era pai dela e fez coisas boas para ela, pude até me identificar com isso. Queria saber mais da mãe dela, que foi uma sobrevivente extraordinária. O final foi satisfatório mas não sei se apressado ou só não foi emocionante o suficiente, acho que foi isso que fez ser só bom.

Karini.Couto 03/11/2023

Por Ka e Patty

Com uma narrariva envolvente, conheceremos Helena, a filha do Rei do Pântano, a um primeiro olhar ela seria uma mulher como qualquer outra, mas ela guarda um passado sombrio, que deixou cicatrizes profundas. Somos conduzidos entre o passado e o presente e aos poucos vamos entendendo toda a trama e ficando boquiabertos com a situação que se desenrola.

Helena nasceu em cativeiro e foi privada de qualquer contato com a civilização, tendo apenas contato com seus pais, como exemplo e base em sua formação. Seu pai é um homem rústico, com raízes indígenas, e traços narcisistas. Ele é hábil em manipular e possui uma destreza fantástica em rastrear e se manter oculto, um homem assustador. E foi em meio a isso que Helena cresceu, tendo que lidar com essa personalidade masculina e uma mãe submissa, obediente, e que demonstra um medo que atinge o leitor conforme vamos avançando no enredo.

Helena consegue em dado momento escapar dessa realidade cruel, mas carrega consigo marcas profundas de dor, mas também alguns bons momentos vividos em sua infância. Ela sentia amor e até alegria em muitos momentos de seu passado, devido a ignorância e inocência diante a situação na qual vivia.

Entre passado e presente vamos descobrindo quem é "O Rei do Pântano", os mistérios que cercam a identidade dessa família peculiar, e no presente, Helena se depara com uma avalanche de emoções onde ela não só terá de reviver seu passado, como é a única que pode encontrar o homem que a criou.

Bom, não iremos dar mais detalhes, para não entregar a trama, mas podemos salientar que nessa obra o leitor irá se deparar com uma leitura instigante, com mistérios e dramas peculiares e até pertubadores.
Aquela leitura que lemos às cegas, e que entregou muito mais do que esperávamos.

site: https://instagram.com/alempaginas

maria10705 27/10/2023

A história de Helena é incomum, e as coisas vão ficar ainda mais confusas quando um prisioneiro foge da prisão e ela precisa contar ao marido que o fugitivo é, na verdade, seu pai. A partir daí, começa a ser construída uma teia de acontecimentos e lembranças, traumas e redenção.
A leitura é fácil, apesar do tema pesado que passa pelo rapto e pelo relacionamento abusivo (aviso de gatilho!!), e vamos descobrindo sobre a vida de Helena no pântano, e tudo que levou à prisão - e a fuga - de seu pai.
Embora exista o filme, recomendo a leitura pela riqueza de detalhes e esmero na reconstituição de uma história que tinha tudo pra ser apenas dor. É um caleidoscópio feito de histórias.

Nicole Dantas 12/10/2023

Eu li: A filha do rei do pântano.
Apesar de muito descritiva (até excessivamente em alguns momentos) achei a história eletrizante!
Tive muito ódio da nossa mocinha, porém, achei um final justo. Gostei bastante.

Geise @leiturasdageh 12/10/2023

Na quarta tentativa foi
Quando li a sinopse desse livro fiquei super intrigada e curiosa para conhecer toda a história. No ano do seu lançamento, em 2019, ele já entrou para os meus desejados.

Porém, a primeira vez que tentei a leitura, não foi. Tentei a segunda, e novamente não foi. A terceira e não foi. E praticamente desisti desse livro. Mas aí vi o trailer do filme recentemente e me animei. E determinei: dessa vez vou até o fim.

E fui. Finalizei.

A história central é muito boa. Mas tudo que acontece em volta dela é muito chato. Quer dizer, para mim não foi interessante. A história é muito descritiva. E para contextualizar tudo, as descrições são importantes. Mas se tratando do gênero, para mim, toda essa descrição sobre o pântano, sobre sobrevivência num pântano, deixaram a história nada empolgante.

Enfim, não é uma história ruim, mas para mim não foi uma leitura empolgante. E não teve nenhum plot. Queria mais ação.

E é raro ,porém, desejo que o filme seja bem diferente do livro.

gijo0 12/10/2023

Me interessei pelo trailer do filme pq vi num anúncio, não encontrava ligar nenhum pra ir ver o filme, vi que tinha livro peguei pra ler fiquei genuinamente espantada com a história depois não entendi pq mudaram tantas coisas na história mas agora entendi sim, muito bom recomendo

Natália Tomazeli 07/10/2023

Perdi tempo lendo, podia ter lido outro livro no lugar desse
Faz tempo que li esse livro e tinha quase certeza que iria ser uma história super esquecível, mas até que lembro, acho que é porque não gostei. Só esqueço de livros água (aqueles sem sabor, odor, cor, aqueles neutros que não me atingem com nenhum sentimento bom ou ruim).
Aí esses dias estava olhando o catálogo dos filmes novos em cartaz nos cinemas e vi "A Filha do Rei do Pântano" lá, nem sabia que ia virar filme! Todo caso, ainda não fui assistir e nem vou, foi suficiente ter lido o livro, mas fica aí a informação a nível de conhecimento pra você.

Esse livro veio na TAG Inéditos mas eu troquei ou comprei ele de alguém, não lembro. Mas lembro de ter sido uma leitura ágil e envolvente, apesar de eu não ter gostado muito de como as temáticas foram abordadas.

A primeira é questão indígena abordada nesse livro que não sei se da pra chamar de representatividade, tá mais pra uma representação estranha. Quase não se tem histórias com personagens indígenas e aqui logo o criminoso é esse personagem, mas tá... Não vou entrar nesse mérito, o que me incomodava acho que era o fato de algumas coisas que o pai da protagonista fez serem justificadas como algum tipo de costume indígena ou serem usadas algumas coisas meio esteriotipadas. Me senti incomodada a leitura toda com essa coisa de cultura indígena contada com olhos do branco, e nem li tantos livros escritos por autores indígenas assim se for parar pra ver, enfim...

Segunda questão, esse negócio da "Síndrome de Estocolmo", "Cárcere Privado por anos" que é a temática do livro. Sinto que outras obras fictícias como "o Quarto de Jack" que eu só vi o filme por enquanto, (mas queria ler o livro) trouxeram a temática com mais pesquisa, mais fundamento e com um olhar mais interessante, não sei, foi o que eu senti. São muitas descrições e pouco debate sobre como o dilema de ser fruto de um crime como esse é paradoxal. Não senti verdade lendo, parece que a autora usa a situação só como um recurso pra construir o plot da "caçada de tirar o fôlego", até uma coisa meio pra cair bem aos moldes das narrativas estadunidenses hollywoodianas, pensando agora que teve adaptação do livro. Vai ver fui eu também que estava esperando algo mais profundo e não era isso que a autora queria trazer, mas acho até que chega a ser meio irresponsável, não sei se eu teria o sangue de barata de publicar algo assim sabendo o quanto esse tipo de vítimas sofrem (acho que to assistindo muito true crime) mas vai ver também a autora nem sabe ou tem noção de tudo isso...

Preferia ter lido o "Quarto de Jack"? Sim. Ou seja, foi perda de tempo esse HUEHUEHUEHUE

Luciana Dryer 24/09/2023

Amei demais!!!
O livro é simplesmente perfeito!
Leitura fluída, envolvente e viciante.
A autora descreve cada detalhe da ambientação de forma simples, entretanto, a gente consegue imaginar a riqueza do lugar, o cuidado com que foi feito o trabalho de pesquisa, o que só enriquece a história.
A forma como ela trabalha as emoções dos personagens, como constrói seus medos e confiança, é de arrepiar.
E preciso confessar, chorei no final, porque não se trata só do sequestro de uma criança de 14 anos que teve seu mundo destruído por um psicopata, narcisista, mas do quanto ela foi capaz de suportar, do quanto ela perdeu e lutou a seu modo. É sobre a filha desse abuso, que não sabe das circunstâncias em que foi gerada, que admira e ama aquele que para ela é apenas seu pai. Ela também precisou lutar com seus fantasmas e traumas, e fazer o que era certo, porque agora a vida das suas filhas está em jogo, e ela entende, finalmente, tudo que a mãe passou. Não tem como não se emocionar!
Vale muito a pena a leitura!
Já estou ansiosa para assistir a adaptação!