Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Duda 06/04/2021

orgulho e Preconceito
vamos lá, confesso que não prendeu tanto a minha atenção provavelmente pq eu estava de ressaca literária, mas enfim, uma história muito boa, o enemies to lovers foi INCRÍVEL, a escrita foi um tanto difícil mas nada que su iria comentar.
enfim indico bastante.
obs:eu não assisti o filme então não tenho ideia se e parecido ou não

Marcelle 13/04/2021

Finalizei a releitura desse livro e posso dizer com convicção que é um dos meus livros favoritos. Tinha lido a muito tempo, então tava com medo de ter mudado de opinião..mas amei até mais do que quando li a primeira vez! Acredito que essa tradução da Martim Claret é inclusive melhor do que a que eu havia lido!

Mas sobre a história, a forma que o romance é desenvolvido aos poucos é o que realmente me cativa. O amadurecimento dos personagens, a química entre eles..tudo é perfeito!
Não é à toa que é um clássico super renomado!
thais 13/04/2021minha estante
Vi muita gente reclamando sobre ter erros de português no livro, ou palavras com asteriscos. O que você achou? Teve esses erros na sua edição?

Renata Rezende 13/04/2021minha estante
Livro maravilhoso! Sem dúvida é meu livro preferido e pra sempre será. ?

Marcelle 13/04/2021minha estante
Oi Thais!! Se tinha eu não reparei...achei mt boa a edição! Bem bonita tb

Marcelle 13/04/2021minha estante
Sobre os asteriscos tinham sim, mas imaginei ser algo sob direito de uso dos nomes dos locais (não sei tá? Posso tá viajando kkkkk) pq eram apenas nos nomes de alguns lugares que tinham

Anne 13/04/2021minha estante
Essa edição é minha preferida também. Esse livro é tudo

mrafaelas 28/01/2021

Esse livro é perfeito! O que mais me surpreendeu foi o modo leve com que a Austen o escreveu. É super gostoso e fácil de ler, não tem aquele excesso de palavras rebuscadas e ainda consegue ser engraçado e romântico.

Os personagens são bens definidos então ou você os ama ou os odeia. Quem gosta de romance - principalmente os de época - vai ficar com o coração quentinho o lendo. Virou facilmente um dos meus livros prediletos.
Amor.a 28/01/2021minha estante
A irmã caçula é tão irritante quanto no filme ?

mrafaelas 28/01/2021minha estante
Pior que sim ?. O filme é um ótimo resumo do livro. Muda algumas coisas, mas é uma ótima adaptação.

Amor.a 07/04/2021minha estante
Tem uma aula de filosofia no Youtube sobre esse livro, assisti assim que terminei de ler... vale a pena procurar "ORGULHO E PRECONCEITO: o feminino na obra de Jane Austen - Lúcia Helena Galvão"

mrafaelas 15/04/2021minha estante
Valeu super a pena assistir. Muito rico em informações, ameii. Obrigada por ter sugerido!!

Amor.a 18/04/2021minha estante
De nada ?

maria 23/11/2021

Não sei se fico feliz ou triste. Esse foi meu primeiro contato, de muitos, com a Jane Austen e confesso que superou minhas expectativas.

De início, enquanto ainda estava me acostumando com a escrita dela, foi um pouco difícil a leitura, hora ou outra tinha que voltar frases/parágrafos para entender. Mas depois que pega a prática, fica bem fácil. (principalmente pelo fato dele ser considerado o mais fácil de ler.)

Recomendo muito.

Livros, Séries e Brigadeiro 22/07/2020

RESENHA: Orgulho e Preconceito
Os Bennets: uma família nobre e sem posses, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas sem o direito de herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar bons pretendentes, o que atormenta a sra. Bennet e, consequentemente, a família toda. A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros: o senhor Bingley, por quem a primogênita logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha.

O meu primeiro obstáculo ao realizar essa leitura, foi me acostumar com a escrita. Não costumo ler muitos clássicos, então a minha primeira impressão foi de puro estranhamento. A história começou com um ritmo monótono, mas depois que os diálogos se tornaram mais frequentes e as problemáticas vieram, a história me prendeu muito mais.

O meu contato com esse livro foi graças a uma leitura coletiva que organizei com algumas garotas. E como foi proveitoso! A gente pôde conversar sobre as questões da época, que ainda nos rondam nos dias atuais: a importância do casamento, da posição social e do papel da mulher.

Elizabeth e Sr. Darcy tem uma relação bem conturbada no início, baseada em estranhamento, preconceito e um orgulho ferido. Mas aos poucos eles vão destruindo esses preconceitos, evoluindo como personagens e se tornando carismáticos, tanto com o leitor quanto entre eles. De início acabamos fazendo o mesmo que eles: os julgamos. Porém aos poucos me conectei aos personagens, o que é uma motivação para seguir com a trama.

O livro foi escrito no finalzinho do século 18, mas a escrita irônica de Jane e a construção de seus personagens sugerem uma mulher muito a frente de seu tempo. Assim como favoritei esse clássico, muitas pessoas já tiveram contato com o livro e não curtiram. Acho que quando se trata da escrita da Jane, ou você ama, ou você odeia. O filme é muito parecido com o livro! Amei demais e com certeza vou me aventurar em outros escritos da autora.

Julião 09/06/2020

Entrou para um dos meus livros favoritos. Jane austen descreve muito bem uma sociedade antiga, moderna e atual, ao mesmo tempo. Incrível!

Júlia 15/12/2023

Já tinha assistido ao filme há um bom tempo atrás, e me interessei pelo enredo na época. Daí o interesse pelo livro. Mas já não lembro os detalhes do filme e por isso não consigo fazer um comparativo. Enfim, o livro me prendeu bastante e li em poucos dias. Recomendo.
cehws_ 15/12/2023minha estante
a escrita desse livro é boa? Tipo é muita escrita e palavras antigas, ou até tem mas é de boa?

Júlia 15/12/2023minha estante
É boa! Carrega formalidade, mas não é nem um pouco difícil de ler. Eu tô numa vibe meio ?clássicos?, então não achei tão pesado?

Laine 14/08/2023

"Convenceu-se de que poderia ter sido feliz com ele quando não era mais provável que voltasse a encontrá-lo."

Não tenho palavras para descrever essa história, apenas me pergunto do por que não ter lido antes. Apesar de ser um clássico foi extremamente fluido e confortável de ler.
Liliane.Soares 14/08/2023minha estante
Tive os mesmos questionamentos quando li e ainda hoje me pego pensando na história, na narrativa, na escrita, eh tudo muito lindo

ENLUACER 14/08/2023minha estante
sério, perfeito

Maraia2 14/09/2021

Não funcionoi pra mim...
Receio muito de fazer essa resenha pois sei que esse é um clássico bem querido, porém não funcionou pra mim. Essa foi minha segunda tentativa com um livro da Jane Austen (abandonei Persuasão) e eu não gostei.

A escrita não é envolvente e o livro é bem parado, ficando "interessante" somente no final, tornando bem massante a leitura.

Muitos dos personagens são incrivelmente chatos e acho que eu teria gostado mais se tivesse mais foco no romance entre o Sr. Darcy e a Elizabeth, toda aquela confusão com a Lydia me estressou horrores.

Não estou dizendo que o livro é ruim, apenas não me identifiquei com a leitura. Como é um clássico que todos falam tão bem fui com expectativas muito altas.
Claudia 14/09/2021minha estante
Eu nunca li Jane Austen e nem sinto vontade de ler. Sabe quando vc tem ranço de uma coisa sem motivo? Pois é... Tenho dos livros dela. E agora lendo sua resenha só me confirma.

Leticia2513 22/01/2021

Totalmente à frente do seu tempo
Primeiro livro da autora que li, este me inseriu no mundo dos romances de época.

De início estava receosa, mas "Orgulho e Preconceito" se mostrou muito mais do que uma simples e inofensiva história de amor. Ele traz uma mensagem forte e uma grande crítica à sociedade da época, à hipocrisia e também à situação em que viviam as mulheres.

Nossa protagonista Elizabeth Bennett é uma mulher completamente à frente do seu tempo. Inteligente, auto confiante, astuta e irônica, Lizzie é determinada e não se importa em ficar solteira (o que na época era considerado absurdo), mas sim, valoriza o amor. E apenas por ele se uniria a alguém.

A vida da família Bennett começa a mudar quando Mr. Bingley, sua irmã e seu melhor amigo Mr. Darcy chegam à cidade. Jane, a mais velha das irmãs Bennet, logo se aproxima de Bingley que prontamente se encanta por ela. Mas tal encanto e receptividade não alcança Darcy, que com seu jeito rude e desconfiado dispensa a todos. Em um momento Darcy fere o orgulho de Lizzie, que com toda sua espiritualidade e perspicácia decide revidar na mesma moeda. A partir daí toda a trama se desenrola.

O Romance de Darcy e Elizabeth foi conflituoso e complicado desde o início, mas acredito que justamente por isso me pareceu tão perfeito e real. Acompanhar a história dos dois se formando, apesar de todas as diferenças, nos faz sentir uma deliciosa montanha-russa de emoções.

Não poderia ter ficado mais satisfeita com a leitura e indico pra todos sem hesitar uma só vez! ??
DehL. 22/01/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 22/01/2021minha estante
Estou lendo e estou amando

Leticia2513 22/01/2021minha estante
Maravilhoso mesmo! Amei e favoritei! ??

Carol Mendes 06/06/2020

Um livro adorável
A forma que foi escrita e a forma que a história ganha proporções. É lindo de ser ler, de acompanhar o desenvolvimento da Elizabeth e do Darcy, como não se apaixonar.

Quero ter mais experiências com a Jane Austen, já vou colocar no meu carrinho mais romances de época. Uma das minhas metas de 2020, devidamente cumpridas?
Leitura e . 06/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee/madrugada ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura a essas horas, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

brunadlm 31/07/2023

Perfeito. Livro interessantíssimo, personagens bem construídos, enredo não interrompido por assuntos que não agregam, enfim, maravilhoso. Li tão rápido quanto os afazeres e estudos permitiram, e amei cada parte da obra. Jane Austen é incrível e eu espero ler muitos outros livros dela.
Mafe1512 08/08/2023minha estante
Também já quero ler outra obra dela. ??

Karla Regina 31/01/2022minha estante
Austen é maravilhosa? o meu preferido dela é Persuasão

Pandinha 31/01/2022minha estante
É um dos meus livros favs e sua descrição foi muito precisaa, amei

kika.ferrer 21/01/2021

Extasiante!
Tinha receio de ser um livro de difícil leitura, mas mesmo com a linguagem rebuscada, achei bem tranquilo (talvez pode ter sido por conta da tradução). Como criticar um dos primeiros enemies to lovers da literatura? Achei a construção dos personagens e seu devido relacionamento ótima. A forma como seus defeitos (e claro, qualidades por fim) são descritos pormenor, fazem com que até nós mesmos demonstremos o preconceito de Elizabeth para com Darcy. Já a construção do amor de ambos é tão simples, se dá nos pequenos detalhes, sendo assim, um clássico.
E por fim, não podemos deixar de citar a forma como Jane Austen, solteira, no início de 1800 escreveu tais críticas realistas e bem-humoradas a sociedade em que ela vivia, dando voz as mulheres da época. Antes de Elizabeth, não tínhamos heroínas desse tipo na literatura. Pois ela não é um par romântico, e sim a protagonista a quem a história pertence. Aqui é Darcy quem é o par, é ele quem teve que conhecer a si e ao seu redor e mudar para assim poder ser DIGNO de Lizzy. Para no fim, ela casar com ele porque QUER, e não por DEVER. Como dizer que Lizzy não é revolucionária?

Tão contente com essa leitura que meu próximo livro será da mesma escritora.
Mi 21/01/2021minha estante
Eu comprei ele e tava pensando em ler mas depois que li sua resenha com certeza vou ler ?

Leio, logo existo 21/01/2021minha estante
Eu quando li fiquei encantada com o texto. O livro é muito fluido! Adorei também!

Lady Book Autora 18/06/2021

The best
Sempre um clássico. Super leve e adorável. Eu amo. Mr Darcy é a minha paixão. Não esperava que Jane Austen escrevesse tão bem. Realmente relacionamento entre duas pessoas orgulhosas é muito difícil.
Natham 18/06/2021minha estante
Pretendo ler em breve

Luchi 20/06/2021minha estante
O que você achou da edição??

Lady Book Autora 21/06/2021minha estante
Eu realmente não li nessa edição. Mas a história é maravilhosa sempre recomendo. É de longe um dos meus livros favoritos no mundo

Lady Book Autora 21/06/2021minha estante
Thans você não vai se arrepender