O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Amanda Taísa 24/04/2011

Era o, quase, o que eu procurava.
Estava procurando por um livro que falasse de homossexualismo, e encontrei vários, mais esse me chamou a atenção, principalmente por ser nacional. A história do Marcos e do Renato é muito bonita, e gostei da forma crua da narração.
Eu daria quatro estrelas, mais por conta do final...infelizmente não terminou da maneira como eu gostaria, mais isso não me surpreende, de qualquer forma foi muito bom.

Mr.Kanji 14/08/2023

Esperava mto, recebi nada
Já tinha lido essa bomba na adolescência
E na época realmente meu critério de leitura era muito baixo, pq eu gostava
Terminei o livro com gosto mto ruim sabe
Vários clichês horríveis
Um desfecho mto mal feito
Aff
Eu realmente deveria ter deixado esse livro na infância
Talvez eu não desgostasse dele agora
Enfim
Leia por sua própria conta e risco.
Não recomendo como releitura.
Sachah 14/08/2023minha estante
meeeeeeeeeeeeeeu é a primeira vez que vejo 0.5 OMG

Mr.Kanji 14/08/2023minha estante
Hahahahha pior que quando postei que tava relendo
Mta gente adorando ele
A galera que como eu
Leu ele na adolescência.
Mas é que pra mim eu realmente desgostei de reler
Pode ser q seja bom pra alguém sei lá kk

Sachah 14/08/2023minha estante
HUAHUAHSUAHUAH Adorei a sinceridade, ta certo mano haha

Léo 21/02/2023

Descobertas na adolescência
O Nelson escreve o livro que nos leva aos relatos dessa história verídica, de forma simples e dinâmica que te prende do início ao fim, sem dar vontade de parar de ler.
Além disso nos traz como é a questão da sexualidade na adolescência e ainda mais de um adolescente LGBT daquela época.

Cesar vieira 06/02/2020

Agridoce
Eu li esse livro com 15 anos, ontem comecei a reler, a história parecia que estava oculta na minha cabeba, eu lembrava de 99% das coisas ! E incrível isso !
O livro tem uma mistura de momentos muito fofos com momentos de muito sexo, e pra mim é uma mistura boa! Nem muito uma coisa nem muito outra !
existe umas repetições de nomes excessivo, isso me incomodo um pouco durante a leituda, mais ainda acho o livro necessário!

Emerson Ueda 11/05/2012

O Terceiro Travesseiro - Nelson Luiz de Carvalho
A história passa a impressão de que foi tirada de um blog gay de contos eróticos. As ideias fluem de maneira dispersa, o andamento da história é conflituosa, os detalhes se perdem, isto é, quando raramente são usados, a edição é bem precária e técnicas de narração passam longe do livro. Os personagens apesar de uma peculiariedade incomum são muito mal explorados, assim como a história, que por sinal remete ao clássico Dom Casmurro, só que numa versão mais moderna e bem mal aproveitada. Um enredo interessante desses na mão de um bom escritor daria um ótimo livro, infelizmente, ao contrário do que pode se encontrar nessa obra.

Andre350 03/12/2023

É válido?porém?.
Eu li esse livro por ele ser um clássico da literatura lgbt no nosso país?hoje temos muitas histórias, mas quando esse livro foi lançado, nem tantas?e ele tem vários problemas por causa disso, falas super problematicas, visões complicadíssimas, mas o pior dele é ser mau escrito. A escrita tira do brilho que ele poderia ter, um exemplo é todo diálogo as pessoas usarem os nomes das outras em toda frase?isso irrita. Porém, acho válido a gente ler pra poder conhecer um livro que foi quase que um pioneiro de um tema no Brasil?e pra ver como evoluímos.
Vanessa1482 20/03/2024minha estante
Os nomes me irritaram demais! Ninguém fala assim na vida ?

Andre350 20/03/2024minha estante
E olha q a história é real hein?.imagina esse autor escrevendo fantasia kkkkk

stsluciano 10/09/2009

Poderia ser BEM melhor
O livro poderia ser muito mais impactante se não apelasse tanto. Cobemm certeza o tema seria muito melhor visto,respeitado e discutido se uma maior atenção tivesse sido dada à linguagem. Pessoalmente, acho irrelevante à questão saber o que os personagens usaram como catchup e mostarda. O que poderia ser uma grande história de amor foi relegada a um relato "tosco".

Ed 22/04/2010minha estante
Faço das minhas palavras as suas. Poderia ser bem melhor mesmo.

Keka_ 08/05/2020

Me senti muito contrariada lendo esse livro. Os personagens de 16/17 anos com maturidade de gente de 30/40?? Foi uma tortura ler "Renato, Marcus, cara" 5x ou mais no mesmo diálogo. O autor consegue iniciar a história bem até que ele começa a escrever qualquer coisa pra finalizar. Tentou fazer um plot Twist incrível para mexer na história, sendo que arruinou ela de vez. Estava muito ansiosa para ler esse livro, mas olha, só decepção.

eimarcelo 01/07/2020

História boa, mas...
Gostei da história, mas em certos momentos achei muito exagerada e o jeito como as falas são escritas, sempre dizendo repetidas vezes os nomes dos personagens me deixou um pouco cansado de ler...

Sah 08/01/2010

Esse livro tem uma história verdadeira e bonita porém triste :(, fala da realidade que muitos homossexuais enfrentam no dia a dia com a sociedade, familía e pessoas que gostam de se meter em nossas vidas.

gabrielrjf 11/01/2020

Apenas li
Peguei esse livro meio aleatório pra ler (achei chamativa a capa)

Depois vi muitas críticas a respeito e fui ler sem expectativa nenhuma.

E confesso que fui surpreendido viu?! A escrita deixa a desejar, porém a história me envolveu até lá pela página 100 (achei o Marcus um filho da puta)

Pra o final do livro, as coisas começam a desandar. A sensação que tive foi de que o autor queria apenas chocar o leitor e a cada capítulo jogava uma bomba. Ficou meio aleatorio, forçado, e quase não me convenceu.

SPOILER:::::

Detestei o Renato ter perdoado o Marcus. Odiei ainda mais os três formarem um triângulo; e simplesmente quem não deveria morrer foi o que morreu

jacóxd 16/06/2019

Sinceramente QUE LIVRO RUIM
No começo eu achei que seria um super livro , porém a escrita é muito fantasiosa e o enredo não desceu

Luanrsilva 26/04/2020

Intenso
Sobre esse livro que me fez lembrar a adolescência, onde foi intenso e fluido deixo a informação de que por mais que seja julgado com um livro ruim, o livro traz uma narrativa real por ter fatos reais e quando escrito trouxe abordagens que na época eram bem fortes continuam sendo pois é vivida por muitos ainda. O livro e rápido nas suas questões, porém consegue prender o leitor abordando, amor, homossexualidade, preconceito, incertezas na juventude. O livro peca em algumas partes, trazendo expressões como "opção sexual" o que para jovens que lêem esse livro podem se sentir agredidos, mesmo no o contexto usado, personagens desnecessários que não tinham necessidade de estar ali o que fica parecendo que o autor colocou eles sem saber o que fazer com eles em alguns momentos, talvez falta de explorar mais, ou simplesmente não ter colocados seria algo melhor. O livro conta o amor tórrido, marcante marcante de Marcus e Renato que estão no ápice da adolescência descobrindo e se entregando e vivendo a vida em carro desgovernado, o que mesmo sendo a realidade de antes e atualidades de algum teve um desenvolvimento em algumas partes estranha com um caminhar pro final mal elaborado, dando impressão de que o autor estava cansado e queria dar um fim logo na história. Mesmo assim ele traz uma história gostosa pra se ler, não cansa mesmo com o enrolar da mesma. Ele te faz pensar, recordar, chorar, sentir amor e ódio em questão de 20 linhas no máximo. Ele sai do estereótipo cansado de finais felizes, e traz uma realidade um pouco mal elaborada. O terceiro travesseiro pode ser sim lido praticamente rápido, fluido e deixar um pouco confuso porém como e baseado em fatos reais acaba deixando a história aberta pra ser interpretada com final vago.

Guttho 04/12/2019

Consigo entender que talvez esse livro tenha sido importante para a época em que foi escrito, já que não se discutia essas pautas tão abertamente quanto agora, mas mesmo assim (e mesmo pra época) ele tem coisas muito problemáticas. Além de ter personagens irresponsáveis que não medem as consequências dos seus atos, ainda estimula uma série de preconceitos.

E é baseado em fatos reais... Estou preocupado.

Rimylles.Silva 26/03/2024

Mais uma história gay com final triste
O livro conta a paixão tórrida entre dois amigos adolescentes e todos os problemas decorrentes de terem que revelar para suas famílias sua bissexualidade/homossexualidade. O autor não economiza nas cenas eróticas (algumas até nojentas). Gostei do desenrolar da história, mas o desfecho ...