Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

agasbriela 16/02/2021

Incrível
Muitos pontos a comentar, o primeiro é que o livro é muito bom e tem uma narrativa que te prende logo no início. O segundo é que amei demais toda a história e os personagens, TODOS são interessantes.
Outro ponto é que achei o final um pouco rápido, achei muito emocionante mas esperava que demorasse mais para as coisas se resolverem, porém gostei mesmo assim.
E por último mas não menos importante, preciso falar sobre essa edição da darkside, está belíssima e tem uma ótima tradução. Encontrei alguns errinhos mas foram bem poucos, outra coisa legal é que a edição é MUITO completa, após o final da história, as últimas páginas ainda contam com contos do autor, curiosidades, entrevistas, cartas e até mesmo imagens dos rascunhos originais. Achei completíssima e digna de colecionador.
Só dou uma dica para quem nunca leu: PULE A INTRODUÇÃO, TEM SPOILER.

Camaradalopes07 22/09/2020

Emocionante
O livro é muito bom vale muito a pena lê-lo. Ele conta com uma escrita tipo diário e cartas, pois tem uma ótima narrativa.
Carolina Del Puppo 22/09/2020minha estante
Mal posso esperar para o ler

Beatriz 03/11/2023

Amei ler esse clássico do terror vampiresco! A maneira que Bram Stoker escreveu, em forma de diários, manuscritos, reportagens, deixa a leitura super fluída e podemos acompanhar diversos pontos de vista sobre a narrativa! Percebi diversos pontos super teatrais na obra, já que Stoker trabalhava com teatro, as ações super dramáticas e a forma como os personagens se portam e falam? Gostei mto.
Os contos extras da edição da Darkside são bem legais tb.

lureadsalot 07/05/2021

Leitura cativante
Não posso dizer que não fiquei com medo no começo do livro, pois sim algumas partes me fizeram ficar sem ler por uns dois dias, mas apesar do estilo um tanto quanto ?enrolado? em alguns trechos, a escrita é viciante.
A proposta de estilo do livro é muito interessante, nunca havia lido nenhum em que fossem como cartas, gostei demais.
Fiquei encantada com o cavalheirismo presente na narrativa, por vezes um tanto quanto exagerado, mas muito bonito. O apreço dos homens para com Mina é muito fofo, eles todos parecem uma grande família.
O final me emocionou, e foi um verdadeiro plot twist, pois eu nunca iria imaginar. Vale a pena ler, é um clássico muito bom.

- Personagem favorito: Van Helsing

Cayo.Fellype 18/04/2023

Finalmente consegui terminar esse que comecei no halloween do ano passado rsrs entendo a importância de ser um super clássico, mas senti falta do Drácula na história, mas não deixa de ser um bom livro para quem gosta de clássicos, é melhor do que Frankenstein, talvez eu deva lê-lo dnv pra ver tenho outra perspectiva rsrs

Bianca1771 17/03/2024

Este é com certeza um dos melhores livros que já li, me surpreendeu de todas as formas possíveis, é um suspense sinistro que consegue te envolver... você consegue sentir a brisa fria e úmida do cenário literário do livro..
Recomendo ler ele em um dia nublado e frio.
Ana 17/03/2024minha estante
Basicamente leia em um dia qualquer de inverno do sul ksks

Claudemir17 31/12/2022

Um clássico sendo um clássico
Drácula, de Bram Stoker, é um clássico da literatura mundial. E assim sendo, ele entrega o que um bom clássico deve entregar.

O personagem Drácula já é conhecido. Todo mundo, provavelmente, já viu alguma produção artística (cinema, novela, enfim) que traga o próprio Drácula ou faça referência a ele.

Mas, me surpreendeu positivamente a história como um todo, pois eu não conhecia uma série de eventos e personagens interessantes dessa trama. O livro tem uma trama envolvente, com boas sequências de acontecimentos.

Talvez, o que deixa o pessoal um pouco desgostoso da leitura é o fato de a história ter um grande foco nos diálogos e relatos dos sentimentos dos personagens, sendo que a "ação" é mais contida. Mas, considero isso bastante aceitável, considerando que a história é justamente contada por relatos em cartas e diários.

Matheus1102 30/05/2021

TERMINEIII ????
Por incrível que pareça, não tenho muito o que falar do livro, o que me impressiona muito; mas, todas as peculiaridades, e detalhes, são incrivelmente sensacionais, só lendo, pra sentir, o que consegui sentir.
Super recomendo. Me fez sofrer? sim, por isso irei dar 5 estrelas. AMOO ????

Vini 03/11/2020

Drácula
Demorei tanto para ler esse clássico receando não gostar, mas se tornou uma leitura incrível, envolvente e com grandes doses de suspense.
O material adicional presente nessa edição maravilhosa enriqueceu ainda mais a leitura.

Maria 15/05/2021

depois de uma vida eu consegui terminar de ler e esse livro foi surpreendentemente bom. a história é relatada em forma de diário sob o ponto de vista do jonathan e da sua esposa mina, com isso a curiosidade pra descobrir todos os babados do drácula te tiram a paz, a leitura é bem fluida e não contém pontos que te deixam com preguiça.

Lucas 15/02/2024

Que leitura!
Apesar de, logo no início, demorar um pouco para me envolver com o enredo, a história logo mostra seus trunfos, revelando o porquê de ter se tornado um verdadeiro clássico.

Minha única observação, não necessariamente negativa, é que achei o final meio abrupto. As pontas são sim bem amarradas, e já um desfecho para a história. A questão é que senti que isso aconteceu muito rapidamente, a julgar pelo ritmo pontuado pela própria obra até então.

Mas isso não foi algo que estragou a experiência.

Sarinha 26/02/2023

Me apavorei, mas com certeza AMEI
Em momentos diferentes senti calafrios, a narrativa contada do jeito que é me prendeu do começo ao fim de forma que eu não consegui parar de ler!! Drácula passou a ser uns dos seres que com certeza poderia habitar meus pesadelos, mas amei cada letra e novamente vou lê-lo, sem sombra de dúvidas??????

@apilhadathay 13/03/2022

Maravilhoso S2
Drácula, uma narrativa de homens, mulheres, vampiros e lobos, de seres mortos-vivos! O livro destaca, mais do que o mito do vampiro (que legou à modernidade), as histórias de pessoas fortes, corajosas, que sentem as ameaças ao seu redor, mas não se calam, nem congelam diante do medo. Tudo começa com a visita do jovem advogado Jonathan Harker ao misterioso e recôndito castelo do Conde Drácula, nas sombrias florestas da Transilvânia. O que começou com o pretexto de uma visita legal é revelado um cativeiro, com um terrível destino que se aproxima do jovem. Na sua terra natal, por sua vez, Mina, sua noiva, é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias, e não apenas ela, mas outras jovens locais. Com a incrível participação do dr. Van Helsing, esse é um clássico de deixar a gente sem fôlego, desejando mais e mais páginas!

Depois de conhecer o mito do vampiro por Anne Rice e seu delicioso ENTREVISTA COM O VAMPIRO, sempre me senti atraída pelas narrativas que tomaram conta da ficção brasileira, da estrangeira e das telinhas e telonas sobre o tema. Mas o Drácula de fato, me fez esquecer tudo que eu já havia lido e visto sobre vampiros e observar o mito sob outra ótica. Não é um livro do tipo "ou você ama, ou odeia". Você vai curtir muitas passagens, questionar outras, torcer o nariz para algumas e berrar alto com desfechos de certas cenas. Não à toa, é um clássico imortalizado na literatura universal.

Eu gosto muito das narrativas epistolares - em forma de cartas. Isto nos permite ter acesso a pensamentos, sensações, emoções, que as pessoas só se sentem livres para expressar no papel. Gostei da obra como um todo, mas adoraria ter visto mais do Drácula - até registrei que, em vários momentos, o protagonismo do livro foi entregue aos demais personagens, pois o Drácula só surge quando mencionado nas cartas de alguém. Isso me fez questionar o real protagonismo dele, mesmo que, pensando mais a fundo, essa ameaça que paira sobre cada missiva, essa quase onipresença dele em todas as correspondências, com mais ou menos sutileza, nos leva a pensar que ele tinha o foco, mesmo quando não estava sob os holofotes - ou seja, quando percorria as sombras, saía para jantar, visitava outros vilarejos, espalhando seu sutil terror.

Sim, ele tem poderes sobrenaturais: consegue controlar o clima ao seu redor, os animais (inclusive pode transformar-se em vários deles), possui uma super força e é imortal. Em mais de um momento, eu me flagrei pensando no quanto foi absorvido pelas narrativas contemporâneas. Inclusive a sugestão de que ele precisa de um convite para entrar em uma casa onde jamais entrou antes. Isso é fantástico porque nos leva a pensar: 1) que devemos ter muita cautela antes de convidar quem quer que seja à nossa casa, os "vampiros" da nossa sociedade; 2) que existe nele algo de humano, educado, que precisa de algum consentimento (embora Jonathan pareça ser uma exceção, rs).

Afora as reproduções de discursos machistas (claro, é uma obra oitocentista, mas isso me incomoda tanto) e a luta final, que eu desejaria que tivesse durado mais e sido contada em mais detalhes, é uma obra genial, que vou recomendar eternamente.

site: www.instagram.com/apilhadathay

rodrigo963 26/01/2021

Desafio 2021 - janeiro
Observação/dúvida: O consumo de sangue feminino é melhor, será? ????????

Longo no início do livro, já existe todo um mistério que consegue envolver o leitor na história. Nessa história, iremos acompanhar Jonathan Harker até Transilvânia, localizado na Romênia, onde irá exercer um papel de orientador do conde Drácula, auxiliando o conde na transferência para Inglaterra. Após sua chegada à região, Jonathan vai percebendo algo de diferente nas atitudes das pessoas, com o passar dos dias, o mesmo percebe situações imagináveis no castelo do conde.  Não irei descrever os acontecimentos, pois terá muitos spoilers.

Na minha humilde opinião, gostei do formato que o autor utilizou para narrar os acontecimentos no livro, através de cartas. Essa estratégia em utilizar cartas, o autor consegue passar ou transmitir uma angústia mais próxima do real. Dessa forma, vamos acompanhar os pensamentos dos personagens principais, suas percepções sobre as situações e seus sentimentos.  Sobre os sentimentos, o autor conseguiu construir personagens masculinos mais sentimentais, as tristezas e os medos eram descritos de forma muito positiva nos relatos, além de trazer mulheres inteligentes e de carisma. Todavia, é notável perceber que o conde só consome sangue feminino, isso nos lembra de que as mulheres são associadas ao sexo frágil ou impura, sendo fácil seduze e ser corrompida pelo conde, ao contrário do perfil dos homens, sendo visto como forte e inteligente. Outra questão é associar uma mulher inteligente aos homens, nesse caso, o livro destaca que as mulheres inteligentes possuem mente masculina, uma mulher com inteligência de homem (masculina).
rodrigo963 31/01/2021minha estante
Correção: seduzir **

L.Felipe 31/08/2020

Resenha: Drácula
Drácula de Bram Stoker é um famoso clássico da literatura gótica, que se mantem vivo por mais de 100 anos nos corações sóbrios daqueles que amam o conde vampiro. Publicado originalmente em 1897. Eu conto com essa linda edição de luxo publicado pela DarkSide Books em 2018.

A história inicia com a visita de Jonathan Hacker no sombrio castelo do conde Drácula localizado na Transilvânia. Hospede de um misterioso anfitrião que só aparece ao cair do sol, aos poucos ele percebe coisas estranhas acontecerem, como o aparecimento de belas e maliciosas damas, o corpo de um bebê dentro de uma bolsa, lobos perseguindo mulheres e o mais assustador, a imagem de Drácula não reflete no espelho .. No passar de página .. Jonathan está desaparecido ... E nosso conde vampiro está em Londres .. E qual é o desfecho desse mistério?

Contada através de cartas e diários, essa história nos possibilita viajar dentro da mente e coração de cada personagem, que possuem personalidade únicas. Entre eles, destaco Van Helsing dono de muitas habilidades que juntos compõem uma genialidade sem igual, acaba tento um papel de destaque na obra, sendo o coração de todo o enredo. O paciente que come insetos e animais afim obter mais vida. Mina Hacker é a mulher que encanta a todos com sua sabedoria e resiliência. E não menos importante, o famoso, o único Conde Drácula, nobre, sexy, poderoso, encantador. Dono de uma astúcia singular, almeja se tornar um verdadeiro londrino obtendo todo conhecimento prévio antes de chegar no coração da Inglaterra.

Quanto ao enredo, por ser um romance epistolar, é uma leitura muito fluida e gostosa, as cenas são facilmente construídas nas mentes com a riqueza de detalhes descrita pelos personagens. Confesso que antes da leitura deste livro, eu não tinha noção da riqueza que é esta obra. Quando finalizei a leitura pude perceber que é muito mais do que uma história de vampiro, é uma história investigativa, com personagens bem construídos e ação e aventura aterrorizadora.

Em relação ao contexto histórico, a era vitoriana esconde muitas coisas que essa abra busca revelas de maneira sutil e inteligente. Bram Stoker fui um gênio ao criar uma história tão profunda quanto esta. Drácula viverá para sempre no coração daqueles que sedentos almejam o seu retorno.