Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

wangxian 10/04/2024

Doloroso
Novamente foi um livro de flashbacks e sem surpresas eu chorei feito uma condenada.

foi muito doloroso ver o wuxian sendo taxado de vilão simplesmente por não ser mais útil pra aqueles fdpp dos líderes de seita e ter que ver ele perder outra família por uma briga ridícula de poder.

eu não julgo nenhuma das ações dele e acho bem difícil isso acontecer, afinal ele também é humano e não era obrigado a suportar tudo calado e com rabo entre as pernas, se ele era considerado uma ameaça, então que se tornasse realmente a ameaça.

eu só queria poder dar um abraço nele e no wen ning, meus bebês sofreram demais.

dragonstone 24/03/2024

Wangxian é um estado de espírito !
Eu fui a pessoa mais feliz do mundo lendo os quatro volumes de mo dao. Nem mesmo a tradução porca da editora (que particularmente neste volume foi tão mal feita que chega a ser ofensiva, principalmente nas cenas +18) e erros de digitação presentes em todos os volumes ? como se não tivessem um revisor para lidar com isso ? fizeram com que eu não me emocionasse e me apaixonasse ainda mais pela história. Embora eu já tenha consumido mo dao em todas as mídias possíveis, a novel foi de longe a melhor experiência que eu tive com esse universo e só serviu para que eu tivesse ainda mais certeza da qualidade da mo xiang como autora.

O universo de mo dao é riquíssimo e o desenvolvimento dos personagens é nítido e louvável, principalmente quando se pensa que o enredo possui vários deles e seria fácil perder a mão com um ou outro, mas ela conseguiu amarrar perfeitamente as pontas e entregou finais justos para todos eles. Além é claro de uma reta final cheia de revelações dignas de programa de fofoca, simplesmente um SABOR. Ainda não me recuperei do jiang cheng hablando muito na cara do jin guangyao, lavei minha alma. Aliás, o tanto que eu amei o jiang cheng e o jin ling na novel ? o jiang cheng bem menos, é preciso de doses homeopáticas dele. Eles funcionam muito melhor aqui, talvez porque recebem mais tempo de tela (e mais carisma do que nas adaptações).

Enfim wangxian é perfeito e todo mundo deveria se converter para a religião mo xiang tong xiu. Apenas!

AyshaLian 08/03/2024

? Uma experiência literária como nenhuma outra.
Ler essa saga é uma experiência diferente como nenhuma outra. Eu dei muitas risadas, chorei, me apeguei aos personagens, me apaixonei por eles, tive a sensação de ler rápido demais e acabei relendo as minhas partes favoritas muitos anos depois da primeira leitura e até hoje sinto as mesmas sensações, o mesmo quentinho no coração, a mesma raiva do Guangyao, o mesmo carinho pelo Jiang Cheng e o mesmo desprezo pelo Xue Yang. É impressionante como um livro pode mexer com nossos sentimentos e com MDZS foi assim, uma mistura muito intensa de sentimentos e emoções.

A mxtx consegue amarrar todos os fios que estavam com pontas soltas, consegue dar finais pra todos os personagens (por mais que alguns não sejam tão felizes quanto outros), e ela consegue dar um encerramento bom o suficiente pra honrar uma história com tantos ciclos. Quando terminei de ler, fiquei alguns segundos pensando sobre o que eu havia acabado de ler e senti uma grande sensação de vazio, pois uma história como MDZS é extremamente difícil de superar.

Num ponto geral, é meu primeiro contato com uma novel chinesa e ele não poderia ter sido melhor, os WangXian são muito especiais pra mim, todos os momentos deles, o slow burn, o sofrimento e os conflitos mal resolvidos valeram a pena pra chegar até aqui e encontrar uma confissão linda e uma felicidade pra eles mais do que merecida. Eles exalam química e são de longe o casal mais lindo que já li sobre.

MDZS é realmente uma história que você lê e se apaixona logo de cara, o livro tem todas as características e qualidades que a tornam especial e memorável.

Lis 01/03/2024

ELES SÃO MUITO MEUS PAIS

"você é muito bom. Eu gosto de você"
"..."
"Ou, em outras palavras, eu desejo você, eu amo você, eu quero você, eu não posso deixar você, eu qualquer coisa você"
"..."
"Quero ir pra caçada noturna com você pelo resto da minha vida"
"..."
Wei Wuxian juntou três dedos, apontando para o céu, a terra, e finalmente seu coração "E quero dormir com você todos os dias"

Debora992 22/02/2024

Eu amo essa história deste que assiste o drama, Wei Wuxian e Lan Wangji moram no meu coração.
Amo o Wen Ning, um fofo.
Confesso que esperava que a declaração do Wuxian iria ocorrer em um momento mais calmo e romântico, fiquei um pouco chocada com as cenas hot kkkkkk
Mas a história em um todo é linda e muito boa, recomendo.
Pretendo ler as outras duas histórias da autora.

JuhMarquessss 16/02/2024

O Defeito de Mo Xiang Tong Xiu
(minha resenha não aparece pra mim, pode ser erro do app mas na dúvida vou simplificar o que senti)

O final e o começo do livro são bons, mas a cena principal, deles no Templo Guanyin, senti que foi escrito de má vontade, com diálogos ruins e dando justificativas fuleiras para os atos de Jin Guangyao, além de não ter tido um resolução boa do drama entre Jiang Cheng e Wei Wuxian, acabando com um "vamos deixar no passado". Sem contar que tinha tanto pano pra manga depois da cena da banheira que não foi bem aproveitada, que poderia ter tido uma resolução beeeem melhor do que Xichen desenhando a situação pra Wri Wuxian.

Senti que isso é uma característica da autora mesmo, já que em SVSSS o final me deixou tão insatisfeita quanto, mas o desenrolar e a história são incríveis, não me arrependo nenhum pouco e foram duas das minhas leituras preferidas da vida, uma pena mesmo o final de ambas serem tão furrecas.

Loiza 04/02/2024

O fim mais lindo ?

Eu só sei amar essa história. E o extra com a Bichen?

" Gosto de você, desejo você, amo você. Não posso estar longe de você, não quero ninguém além de você... não pode ser ninguém além de você" ?????

Diana344 21/01/2024

O melhor
Definitivamente meu livro favorito da série até agora. A história de desenrolou num ritmo frenético, era um plot twist atrás do outro, sem dar tempo nem de respirar!!!
Amei ver o desenvolvimento dos sentimentos do Wei e a ficha dele finalmente caindo, a dinâmica deles dois é a coisa mais perfeita do mundo, vontade de guardar eles num potinho.
Em resumo, o livro é emocionante, o romance é maravilhoso e a história bem amarrada, amei muito ??

Vanny 12/01/2024

Uma das melhores histórias que já li... mas com seus defeitos

MDZ foi minha primeira experiência com uma novel, e devo dizer que foi positiva na maioria de seus aspectos.
Surtei em todos os livros. Engoli eles. Li rapidamente, ri, chorei, fiquei com raiva, me diverti... sem dúvidas a autora soube como nos cativar, com o enredo e com os personagens.

Esse último livro teve um encerramento perfeito. Acompanhar o desenrolar da história, as reviravoltas que me deixaram ansiosa em cada página (apesar de algumas serem quase óbvias, ainda foi muito divertido).
Uma das coisas que mais me surpreendeu foi como a autora amarrou cada fiozinho e não deixou nenhuma ponta solta, sem falar na pequena questão do vilão, que deixa os leitores confusos e incertos sobre a manipulação do irmão (não direi nomes pra evitar spoilers)...

Quando terminei senti um aperto no coração, porque não quero abandonar essa história, queria mais e mais dos personagens. Queria algumas reconciliações... e apesar de alguns sofrimentos, gostei das reações e das atitudes relações entre os personagens e dos cultivadores, foi bem realista, se pararmos para pensar em como os homens são hipócritas.

De modo geral, eu amei.
O Wangji e o Wuxian tem MUITA QUÍMICA, e finalmente ver eles ficando juntos, SE CONFESSANDO, depois de 3 livros de puro sofrimento, foi maravilhoso. O romance entre eles é lento do jeito que eu gosto e muito lindo.
MAS, é ai que mora a única questão que me deixa com um amargor na boca. A autora cria cenas entre eles que sempre trazem a sensação de falta de consentimento e isso me impedia de aproveitar totalmente. Mas, é difícil resumir isso apenas em palavras, porque a personalidade deles e o contexto influencia muito (tem que ler pra tirar as proprias conclusões) e é isso que não torna o livro perfeito pra mim, então apenas preferi me afastar um pouco desse julgamento para aproveitar a leitura.

Indico muito para quem gosta de histórias de fantasia, com clãs, muita intriga política e mistério.
Tô mega ansiosa para ler o manhwa agora, keke

NOTA: 4,5/5