Você nasceu para isso Michelle Sacks

Resenhas - Você nasceu para isso

Tobias 23/02/2021

Agoniante
Agoniante é a palavra para essa obra. A cada capítulo os personagens se mostram mais cruéis e impiedosos, revelando suas partes mais ocultas e selvagens. As consequências de uma vida de aparências...

ju4lv3s 10/07/2022

Eu sinceramente não sei como classificar esse livro.
O livro mostra o que se passa na cabeça dos três do Sam, Merry e Frank, o que pensam, como a mente deles funciona. É isso é o que torna mais perturbador, por que não existe um filtro.
O livro é muito real, achei que no final da história tudo se perdeu um pouco.
Mas foi uma leitura que me prendeu mas ao mesmo tempo não consegui engolir pois me causava desconforto.
De qualquer forma eu indicaria, me fez pensar muito.

marcos 28/05/2021

Você nasceu para isso
Gostei do livro, os personagens são bem construídos e odiosos, é claro que você vai se afeiçoar mais por um do que de outro mas faz parte da história. O final é péssimo.

Cacadia 07/02/2021

O livro é um pouco entediante no início. Mas no desenrolar dos capítulos o suspense começa a tomar forma, deixando aquela sensação que não sabemos mas o oque vira a frente...que realmente eu adoro.

Mi 20/04/2021

Prepare o estômago e leia!
Nem sei explicar o que estou sentindo... É um livro pesado, com situações extremamente desconfortáveis, mas que mesmo assim eu não queria parar de ler.
Apesar de triste, a história é boa e os personagens bem construídos!
Indico pra quem gosta de leituras mais densas!

Carolina 15/02/2021

"É preciso entrar sempre com cuidado nas escuras florestas suecas"
Gosto muito de livros que exploram os aspectos paradoxais dos personagens. Ninguém é "bom" ou "ruim" todo o tempo, esses são conceitos sempre limitados, pois são relativos e se propõe universais.
Não se trata aqui de um livro sobre pessoas terríveis, se trata de um livro sobre pessoas, e pessoas podem fazer muita coisa terrível.
É um livro que fala sobre a constituições de traumas, representações sociais do gênero (e a revolta disso), os estereótipos, mentira e verdade (que podem ser a mesma coisa), maternidade, casamento, família, inveja, infidelidade, machismo, abuso, cobiça e traição. Tem algo mais humano que isso? O ser humano é dual e complexo, é também todo o indesejável e negar isso é desresponsabilizar a humanidade.
Também observamos no livro o sofrimento psíquico dos personagens, pois sofrem com a própria inaptidão de performar os papéis sociais (ora impostos pela cultura, ora forçados por eles mesmos) e a dificuldade de lidar com os próprios traumas.
Vamos nos sentir desconfortáveis, com raiva e irritados lendo. O que é um propósito da autora. É difícil sentir empatia pelos personagens.
Ponto negativo: achei os personagens muito caricatos, as vezes estereotipados demais ou irreais.

Carolina 20/10/2021

Você nasceu para fazer terapia kkk
Comecei o livro já na maior intriga e fazendo várias teorias, prevendo coisas que pudessem acontecer e acertando uns palpites que me vinham a mente, e mais uma vez uma autora colocando rivalidade feminina, dessa vez a troco de mais nada ainda pois era por conta de macho ?? e macho mais chernobil que as próprias usinas! O final disso aqui só foi asqueroso, meu pai! Que ranço do cara e de todo mundo que não sabe pensar e faz merda (todos os personagens) claramente foi inspirado de alguma forma por Garota Exemplar, e até tava gostando dessa vibe pois amo Garota Exemplar, mas puts, sem condições, acho que tenho mais marcações e anotações de indignação no Kindle do que o livro tem de página.

Daiane510 09/10/2020

Pesado
O livro em si não é ruim, a autora cria um suspense e uma trama angustiante. O que me deixou de mal com esse livro foram os personagens em si, totalmente detestáveis.

Mariza.Oliveira 19/09/2021

Que doideira..
Senti muito repulsa ao longo da leitura. Que personagens mais excêntricos. Apesar disso, nao consegui largar a leitura. Você senti muita raiva mas quer saber o final da história. A história é horripilante e muito diferente de muitas que já li, mas isso não altera o fato de que a escritora consegue prender e muito a nossa atenção. Tanto que iniciei a leitura e terminei em menos de 24 horas. É um livro chocante e o que mais me deixa aflita é saber que na vida real o que mais têm são pessoas como esses personagens.

M4RQ35 02/11/2021

Não consegui entender a ideia do livro.
NENHUM personagem possui carisma, e o tempo todo a autora nos faz ter cada vez mais aversão a eles. São todos tóxicos e desequilibrados. A narrativa é boa, rápida, acontece. Mas a gente não gosta de ninguém, não é possível criar um vínculo com esse livro.

MAY 13/11/2020

Indigesto.
O início do livro causa estranhamento e até a metade transmite mal estar. Personagens profundos mas insuportáveis, provavelmente proposital. No meio, quase fim, inicia-se uma investigação, é o clímax do livro, razoável. O final, arrastado, deveriam dar uma medalha para quem termina de ler.
É ruim, mas não por que a autora escreve mal (ela é ótima!) e sim porque a história em sim é algo que só consigo nomear como indigesto.
Boa sorte para quem decidir ler.

Jehvick 17/11/2020

Você nasceu para isso
Esse livro retrata a vida de uma mulher casada e com um bebê, tudo é perfeito? Talvez na visão de outras pessoas, na dela obviamente não.
Esse livro por ser barato me chocou, simplesmente perfeito, eu li em um dia cada página te fascina para continuar o próximo capítulo, Recomendo muitoo.

Sofia.Oliveira 18/11/2020

Impactante
A história é pesada. Cruel. A verdade de relações de uma forma crua.

Acabei de terminar o livro. Ele me fez refletir MUITO sobre as relações entre pessoas, seja entre amigos, amantes e familiares.

Se você espera um romance ou algo leve, nem comece a ler. O livro foi escrito pra abalar. Pra jogar na sua cara a pior realidade que pode existir entre relacionamentos.

Eu gostei. Me confundi um pouco nos diálogos (não tem travessão). De forma geral, recomendo.

Thalia.Silva 19/11/2020

Número de páginas: 270
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5

Sinopse

"Continuei observando Frank pelo vidro. Linda. Ela sempre foi linda demais. Mas só por fora. Na verdade, é só uma ilusão de ótica."

Se perguntarem a sua versão da história, você vai contar a verdade. Ou não? Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade. Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho. O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamoroso Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz - ou não queira - salvar ninguém. Você nasceu para isso retrata a escuridão que há no cerne dos relacionamentos mais íntimos. Sem heróis e permeada por uma teia de segredos, obsessão e inveja, é um relato violento de vidas que quase nunca são o que parecem e das partes de nós que não somos capazes de admitir.

Análise

"Aprendemos que os seres humanos percebem só uma pequena fração do que nos cerca, que nossa visão e audição são muito inferiores as de outras espécies: abelhas com sua visão infravermelha, golfinhos e morcegos com seus radares sônicos, cavalos e cachorros com um olfato apurado o bastantes para detectar emoções. Medo, alegria, eles identificam tudo. Mas nós perdermos mais do que jamais veremos, grandes pedaços de informação difundidos no éter, coisas acontecendo bem embaixo do nosso nariz. Facilmente enganados. Propositadamente ignorados."

Sou bem a favor de quotes, não imagino uma resenha minha se quer sem eles. Então, já que eu dei uma super introdução, para não se estender e ficar chato darei um pequeno resumo. Nossos grandes personagens principais são, Sam e Merry, o casal "perfeito" da história e Frank , amiga de Merry, essa narrativa gira em tornos desses três . Merry e seu casamento perfeito, pelos menos aparenta serem, os dois tem um filho chamado Conor, moravam e Nova Iorque, mas as coisas não deram muito certas e resolveram ir para a Suécia, na verdade Sam decidiu. Com o passar dos tempos Frank resolve fazer uma "bela" visitinha para sua amiga, ou melhor, dizendo sua "irmã" praticamente, a mesma que carrega uns grandes ciúmes pela amiga, para ser sincera, uma sente ciúmes da outra. Quando Frank chega à casa dos dois, tudo parece perfeito e lindo igual aos comerciais de margarina, mas no fim não passa só de fingimento. Nessa narrativa todos irão ser falsos, assassinos, existirá traição de todos os lados e se você for tentar confiar em algum deles irá se arrepender, pois receberá uma facada nas costas. Senti muita raiva e nojo de cada um deles, mas no fim tudo foi uma forma de aprendizado, leiam.

"Sob a água, segui com a correnteza-talvez o modo como vivemos seja o modo como morremos. Flutuando, flutuando, sem ancora, sem bússola. Só uma direção desconhecida puxando, me chamando para ela. Você está livre. Você está livre."