O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Lorena Veneziani 20/04/2024

Aparências
Dorian é um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera que a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida. Ele deseja então vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente. Como Fausto, Dorian tem seu desejo atendido e parte para uma vida libertina e amoral.

Único romance escrito por Oscar Wilde, publicado originalmente em 1891 (versão sem restrições de palavras consideradas indecentes).

Por ser um livro mais antigo, a leitura é mais densa e mais cansativa.

Vemos muito o retrato da sociedade daquela época e, como sempre, quanto maior o teu status nela, maior as suas responsabilidades.

No início de tudo, Dorian é apenas um menino inocente, que ao se associar com algumas pessoas, resolve querer descobrir o que mais a vida tem a oferecer além do dinheiro: o prazer.

E, quando o seu amigo Basil resolve pintá-lo em um quadro, pois considerava o Dorian como sua inspiração, Dorian reflete a sua imagem e faz um pedido de que nunca gostaria de envelhecer.

Que seu rosto e físico permanecesse jovem, para ser adorado, e as consequências da idade avançada, passasse apenas para o seu quadro.

Uma história sobre a descoberta da vida de um jovem, onde seus piores prazeres podem ter um preço a pagar.

A resenha demorou a ser feita, pois precisei refletir e absorver mais a obra, também conferindo o filme para se ter uma visão mais clara sobre a história.

Recomendo para quem gosta de ler os livros considerados "clássicos de uma geração".

Camila 20/04/2024

Um clássico da era vitoriana sobre a destruição da vida através da perfeição da arte.

O livro nos confere um mix de sentimentos que vão da empatia ao extremo choque. Escrito de maneira muito fluída e fácil de ser lida, nesta edição em especial, com várias informações relevantes que complementam o entendimento do contexto histórico.

Art.inexistente 20/04/2024

Impressionante!
Eu li o retrato de Dorain Gray pela escola, e também por escolha minha. Ele é um livro que fala muito sobre a nossa ambição por algo, e pelo desejo do Dorian pela juventude. Uma série de acontecimentos se passam na vida do Dorian após ganhar o quadro. E é bizarro o que acontece pois ele muda e muito depois disso. Fora o final do último capítulo que me deixou assim: ?

Jaliane0 19/04/2024

"O retrato de Dorian Grey"
Livro muito bom, não compreendi muitas das falas filosóficas mas ainda curti bastante o livro.
O final também foi incrível.

novais4 19/04/2024

"Porque influenciar alguém é lhe entregar a própria alma"
Li super rápido e recomendo muito pra quem quer começar a ler clássicos, a leitura foi muito fluída e a história viciante! O livro traz muitas reflexões interessantes, além de ser aquele tipo de livro poético que faz você querer marcar todas as frases.
Ótimo livro, um dos melhores que já li!

Giulli Patoléia 19/04/2024

De longe, a edição mais linda e completa.
Adoro essa história, e como ela se desenrola, fazendo o leitor amar e odiar os acontecimentos, na mesma intensidade.
Os diálogos também são ótimos.

A primeira edição que li foi da Landmark, e não identifiquei tantas censuras no texto. E o final é igual ao da Biblioteca Azul. (Achei importante comentar, pois vi resenhas de leitores que leram outras edições e encontraram finais diferentes, além da censura)

beca 19/04/2024

Experimentou certa tristeza ao verificar a ruína que o tempo ocasiona às coisas belas e extraordinárias

NessaCoutinho 18/04/2024

Não é meu estilo de leitura. Acho que tem uma mensagem importante e pontos para se refletir, mas não gostei.

hanming 18/04/2024

Em geral, gostei bastante do livro. apesar de que houveram alguns momentos que eu achei bemm tediosos, logo em seguida vinha uma série de acontecimentos que me envolviam de novo na história, ent tudo certo. dito isso, queria que o dorian tivesse levado o lorde harry junto c ele!

_v4mpire.ghoul 18/04/2024

"Quando quero muito a alguém, não digo nunca o seu nome a ninguém. Seria como renunciar a uma parte dele. Aprendi a amar o segredo. Parece ser a única coisa que pode tornar-nos a vida moderna misteriosa ou maravilhosa."

bichoescroto 17/04/2024

Dorian g(r)ay
Não é bem uma resenha, é mais um desabafo

demorei muito tempo pra terminar de ler porque ficava incrédulo com tudo que lia, parava de ler por uma semana e voltava

chegou no final fiquei mais incrédulo ainda, não podem ver um jovem bissexual maluco no topo mesmo que já querem tirar.

no caso quem tirou o jovem bissexual maluco do topo foi ele mesmo ?

quando li o final fiquei puto, achei o final uma bosta e uma falta de respeito com nós jovens bissexuais malucos

fiquei tão abalado porque o livro tinha terminado que fiquei mais de 6 meses sem ler nada porque nenhum livro nunca iria me fazer sentir o que eu senti lendo esse livro

não acho mais o final uma bosta, mas ainda fico incrédulo (/pos) e esse livro se tornou meu império romano e mudou minha perspectiva de vida, mas ainda tenho certeza que nenhum livro vai me impactar tanto quanto o retrato de dorian gray

dito isso, leiam ?

Mari 17/04/2024

Por ser um clássico eu esperava algo super chato e arrastado, mas foi o completo contrário. eu adorei demais esse livro, a escrita e o enredo me prenderam do início ao fim, é uma história muito fácil de se ler e viciar, cheia de frases lindas e momentos marcantes que vão te fazer pensar muito. eu lia e ficava cada vez mais curiosa sobre como seria o desfecho daquilo tudo e o que iria acontecer. fiquei super vidrada na personalidade e no desenvolvimento de cada personagem ? principalmente do dorian, claro ? e tudo isso me rendeu muitos pensamentos sobre o mistério da bondade e maldade: será que dorian sempre teve o mal dentro de si e só precisava de um empurrãozinho? ou ele foi realmente corrompido? enfim, depois de o retrato de dorian gray, eu com certeza vou dar mais chances para clássicos ?

hhiinana 16/04/2024

Dorian Gray e tua juventude eterna.
Oscar Wilde.
Sim, Oscar Wilde para mim sempre teve uma imagem icônica, o teu nome já era icônico e eu sabia que não decepcionaria.

Dorian Gray, um homem extremamente vaidoso, egoísta e egocêntrico cercado por tragédias - como pessoas próximas se prejudicando - tem um pavor de envelhecer, de perder tua juventude e beleza, então faz uma troca, abre mão de tua alma por uma juventude eterna (é a premissa do livro), passando-se anos ele não envelhece, mas?teu retrato sim?!

Já em sua primeira página, há um prefácio ICÔNICO de Oscar Wilde, isso te faz ter certeza do que quer ler, você já sabe que virá muitas frases de efeito, marcantes, que vai querer anotar o tempo todo (o que foi o meu caso), não sabia que precisava tanto deste livro até começar a lê-lo, pois é extremamente atual, extremamente fácil e vicioso de ler, vai dos momentos mais cômicos aos melancólicos, te faz pensar, te faz questionar, te faz exercitar teu senso crítico, teu caráter, teus valores.

Oscar Wilde é inesquecível, assim como seu Dorian Gray, assim como teu marco na literatura e terminei esta leitura querendo devorar mais e mais livros dele, porém?é teu único livro, claro que há contos e algumas estórias, porém não com a mesma estrutura deste, infelizmente!

Oscar Wilde, você é um ícone inesquecível!