Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

Ariane266 24/08/2023

Fácil de ler e muito envolvente
O estilo de escrita é delicioso e a história realmente te envolve, livro curtinho, do tipo que a gente devora rapidamente.

Black Flower 23/08/2023

Reticências....
Tudo começa com dois jovens que se falam virtualmente por suas contas @vidaspretas e @caradaprefeitura pelo Instagram. Joana é uma moça de 25 anos, jornalista, ativista do movimento negro, negra e que teve que mudar para uma cidade no interior de São Paulo chamada São Baltazar. Ela administra o instagram @vidaspretas, no qual posta artes e reflexões sobre a vida da população negra no Brasil. Davi é um rapaz negro, gordo, que faz um freelance na empresa editorial Eskina (inclusive Joana trabalha lá) e viciado em café. Ele administra a conta @caradaprefeitura, pois anteriormente ele trabalhava na prefeitura da cidade de São Baltazar. Ambos, tanto Davi e Joana, já conversavam virtualmente por suas contas mas não tinha noção de quem era quem, pois nunca se viram. Davi é contratado como estagiário na empresa que Joana trabalha. E la os dois começa a conviver.... Até que, Joana acaba se demitindo da empresa por causa de abuso de poder de sua superiora, Ana Clara, e por impulso envia uma mensagem ao @caradaprefeitura para terem um encontro. Ele aceita. Ela vai até o local, mas não tem coragem de falar para ele, quando percebe que ele é o Davi, que ela é o @vidaspretas. Os dois continuam a trocar mensagens até que..... Davi a chama para sair, mesmo depois do cano que ele pensou ter levado. E aí, Joana, revela tudo a ele sobre quem ela realmente é e ambos passam a ter um romance.

Considerações minhas agora:

O livro é fácil de ler. Leitura fluida e envolvente. Traz muitas representatividades em seu conteúdo. Nos leva a refletir sobre a inclusão e alguns problemas que são sérios no nosso país: O rascimo, o assédio moral no trabalho e a falta de empatia. Bom, eu gostei demais desse livro! Recomendo!

Daiany26 20/08/2023

Ótimo
Foi muito bom ler esse livro, ele me trás um conforto, teve alguns momentos que eu amei,mas claro, eu me estresei mas só um pouquinho, e a escrevita foi tão leve, tão fluida que quando eu vi já tinha acabado. Eu amei os protagonistas, e gostei da maioria dos personagens mas teve uns... Eu acho que eu estava mesmo precisando de uma leitura leve como essa.

Julia 17/08/2023

Necessário e extremamente suave!
Demorei muito pra avaliar e eu nem sei porque pois a obra é muito boa, apesar da narrativa meio exclusivamente adolescente e leve, eu gostei muito por inúmeros outros parâmetros! posso citar o principal, o fato de dois corpos gordos serem protagonistas! quem é ou tem o mínimo de crítica social consegue perceber que não tem tantas narrativas (protagonistas) com corpos gordos e eu chego a me emocionar por ver a cena nacional estar mechendo os pauzinhos pra mudar isso! dei as cinco estrelas pois é um conto necessário, tem conteúdo, bem escrito e bem elaborado! pra quem gosta de conteúdo mais pesado ou complexo, pode não gostar tanto mas como eu li para um recomeço, pra mim foi um pontapé inicial gigantesco!

Stefany 16/08/2023

Livro clichê e fofinho pra ler e esquecer do mundo. No geral não é exatamente ruim, mas achei bobinho demais até pra mim, principalmente porque teve zero aprofundamento. Fora que eu tava achando até bonitinho o romance mas uma das personagens me irritou pra caramba.

Pode ser uma leitura legal se você estiver afim de ler algo tranquilo, com representatividade etc. Se ainda tivesse 14 anos poderia ter gostado mais.

DAbora311 25/07/2023

É um bom livro para sair da ressaca literária e se você quiser ler uma história curta e de fácil escrita. Eu gostei da representatividade dos personagens, porém achei os diálogos muito bobos, a Joana é muito infantil e irritante. É levantado algumas pautas importantes e não foram aprofundadas. Não gosto de histórias em que os personagens se odeiam no começo, os diálogos deles discutindo me davam sentimento de vergonha alheia. Acho que a autora poderia ter escrito uma história maior e se aprofundado nos assuntos que ela queria abordar.

Natália 16/07/2023

Fofo
Davi e Joana são um casal que te conquista por conta dos diálogos ótimos. Fiquei a todo momento torcendo para eles finalmente estarem na frente um do outro sabendo quem são. Quando foi pro primeiro encontro, eu fiquei todo animada. Aí a Joana tomou uma atitude que me chateou na hora e que, depois, ela piora tomando outra atitude ruim, e eu fiquei "NÃO!". O Final foi fofo e as coisas puderam ser resolvidas, mas a atitude da personagem me irritou e me fez tirar uma estrela da história, que se não fosse por isso, seria perfeita.

Larissa.Joaquina 14/07/2023

Nunca sorri tanto com um livro, um dos únicos que tem representatividade racial/social da minha estante, e espero não ser o único. Leitura mais fluida que eu já tive, tanto, que após terminar, li novamente alguns dias depois. Um dos melhores nacionais que já li. Solaine, você é um anjo.

Eikko 17/06/2023

Homem aranha 3 é sim uma obra do cinema
Primeiro, eu amei os personagens. Não tem como não gastar de um hatexlove que não é hatexlove.

Eu me senti sabendo de uma fofoca das boas lendo as mensagens.

Enfim, muito bom.

Angelica.Silva 08/06/2023

Ótimo livro
Ahhh como eu gostei desse livro! Uma história deliciosa entres duas pessoas que se conhecem pela internet e finalmente, após um tempo, decidem se encontrar pessoalmente! Amei a história e a maneira como o racismo é abordada na narrativa! Ótimo livro, quatro estrelas

Marques 31/05/2023

Eu também amo homem aranha 3
"Reticências", da Solaine Chioro, foi um respiro em meio a tantas coisas que atribulam nosso dia a dia. Nele, você vai conhecer a história de Joana (vidaspretas) e Davi (caradaprefeitura), que trocam mensagens virtualmente há meses, mas não se conhecem na vida real.

Ou melhor, acham que não se conhecem, mas na verdade, passam a trabalhar no mesmo lugar 🗣🗣🗣 Juro, só de contar essa sinopse pra vocês eu já fico animada de novo hahaha E o livro entrega tudo que promete: uma comédia romântica cheia de situações em que nos identificamos.

Além disso, os dois protagonistas dessa história são pessoas negras e gordas, vivendo para além de suas dores, mas sem deixá-las esquecidas, lutando sempre para uma sociedade menos racista e mais inclusiva.

Solaine consegue desenvolver o interior desses dois personagens de maneira incrível, trazendo assuntos importantes em meio à comédia e às reviravoltas do romance.

Monaliza.Moraes 28/05/2023

Um romance com representatividade
Nessa história, nós vamos conhecer Joana e Davi.
Eles se conheceram através da internet, com nomes fictícios e sem noção nenhuma como que eles eram fisicamente.

A Leitura te prende desde o início pq vc fica na expectativa de ver qual vai ser a reação deles quando descobrirem que se conhecem ?na vida real? também.

Outro ponto importante é como o livro aborda as inseguranças deles e o quanto isso os deixa vulneráveis em diversos momentos da história.

Super recomendo a leitura!

Erick.Guilherme 21/05/2023

Romance representativo e necessário
Desde o início a leitura é escrita me prenderam e eu já ficava empolgado querendo saber como seria a reação dos dois ao descobrirem quem eram. O livro trás a temática de conhecer alguém pela Internet, e que muitas vezes aquela pessoa pode n ser o que vc idealizou, uma das lições que eu tiro desse livro é que n devemos responsabilizar ninguém pelas expectativas que nós mesmo colocamos no outro, e fico contente por ter terminado tudo certo pro meu casal??

OBS: escrevendo essa resenha escutando a música "Home" do Phillip Phillips e só consigo pensar em como Joana e o Davi conseguiram se encontrar um no outro e viver essa história de amor engraçada e emocionante juntos