Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Lucikelly.Oliveira 24/09/2023

Muito superficial
Não que eu esperasse um livro amplo e profundo pois o livro o livro faz parte de uma coleção onde todos os assuntos são tratados de forma introdutória mas mesmo assim achei que faltou algo no livro.

Marina 22/09/2023

Djamila aborda o lugar de fala relacionado a cor, posição social e/ou gênero (um não exclui o outro). Importante entender que, mesmo não estando dentro dos grupos minoritários, é importante que aquele que tem voz e posição de destaque use sua voz em prol daqueles que não estão sendo ouvidos.

Luquitoz 14/09/2023

Reflexão
Livro me fez sair dos discursos vazios da internet e entender de verdade um pouco a complexidade do assunto. ?

GiArgia.Gschwendtner 13/09/2023

Necessário
Uma leitura indispensável para todos os ambientes sociais. Djamila tem uma forma clara e direta, além de uma precisão argumentativa, que permite acertar no ponto da questão sobre a estrutura racista na sociedade brasileira.

Admiro seu trabalho e Lugar de Fala é um livro obrigatório pra pensar futuro!

Cacau 12/09/2023

Necessário!
Gostei muito! Livro necessário para todos, principalmente para quem quer romper com essa estrutura preconceituosa que parecia estar melhorando, mas com a ascensão de certos grupos, mostra que ainda estamos engatinhando como sociedade.

gilmarpsicologo 08/08/2023

Admiro o trabalho da filósofa Djamila Ribeiro, e como prova disso, estou revisitando os trabalhos publicados pela autora. Com isso, analisando novos pontos e perspectivas.
Lugar de fala é esclarecedor, necessário e principalmente cheio de conteúdo aplicado de maneira objetiva a que se propõe.
Seu livro nos explica que lugar de fala não se trata de permissão, e sim de ponto de vista.

Isa Morais 27/07/2023

Conceito importante que a internet ainda não entendeu
Sempre gosto da escrita da Djamila Ribeiro que tenta ser o mais acessível possível para iniciar debates sociais importantes e deixa boas referências para seguirmos.

Queria que as pessoas que ficam usando o conceito de ''lugar de fala'' se dessem, no mínimo, o trabalho de ler esse livro.

Julia 25/07/2023

Excelente
Excelente livro para iniciar estudos sobre lugar de fala. Claro e acessível.
Djamila é ótima e traz muitas referências para quem quiser seguir com os estudos.

Nessa 24/07/2023

Sempre tive vontade de ler Djamila Ribeiro, mas não me achava esperta o suficiente. E eu estava certa . Pelo menos nesse primeiro contato a linguagem do livro me pareceu como um tese de doutorado com linguagem rebuscada.
Mas aos Trancoso e barrancos acredito qual era a mensagem a ser passada e vou procurar me informar mais sobre o tema.
Tenho certeza que sempre há algo mais a se aprender.

RaquelSales17 21/07/2023

De fato a autora tem muito conhecimento de causa, já é há muito tempo militante e uma filósofa incrível tornando tangível e inteligível a expressão tão comentada ultimamente que é ?o lugar de fala?
Super recomendo

VitAria.Caroline 19/07/2023

Maravilhosooooooo! Eu já conhecia e entendia o termo, o mais interessante para mim foi ver as referências

Cristiane 14/07/2023

Lugar de Fala
Nesta obra a autora esclarece como surgiu a expressão lugar de fala e o que ela significa. Mostra a diferença entre lugar de fala e representatividade, além de apresentar várias autoras (de nacionalidades diferentes) que abordaram esse tema.
Todos temos lugar de fala, porém um discurso foi predominante o dos opressores, ou seja, do homem hétero, branco...
Todos temos lugar de fala, pessoas brancas, alfabetizadas terão um lugar de quem se beneficiou da exploração e da opressão, pessoas negras, indígenas, gays terão um lugar de quem sempre foi oprimida, silenciada, violentada...
Há que se romper o discurso dos vitoriosos e comprometermos com uma sociedade diferente.

Caroles2 09/07/2023

Leitura extremamente importante! Mesmo que a autora apenas trate de conceitos iniciais, esse primeiro contato é importante para conhecer mais sobre o lugar de fala e o feminismo negro. Pautas essas que são de extrema importância. Fiquei ainda mais curiosa, tenho certeza que buscarei mais a respeito.

Mgab.s 23/06/2023

Um livro muito bom, e que pode ser um livro iniciante para se pensar e pesquisar mais sobre o lugar de fala, no qual Djamila traz algumas teóricas importantes para o debate e na luta feminista.

Flavitta81 14/06/2023

Uma leitura necessária.
Djamila ajuda a gente a entender o que é lugar de fala, além de abordar questões raciais, de gênero e feminismo.