A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Janaina 30/06/2020

A riqueza da vida simples
Com certeza meu preferido dele até agora.

A forma como ele escreve dá aquela vontade na gente de colocar tudo em prática, tão didático e simples. Mais um pouquinho de riqueza que levo pra minha vida.

Frankcimarks 29/06/2020

Sobre obviedades e mais do mesmo
Li recentemente um livro do autor e gostei. Infelizmente não posso falar o mesmo desse aqui. Cerbasi ganhou status de guru financeiro no Brasil, talvez por isso criei muitas expectativas em relação a esta obra. Vamos falar dos pontos positivos primeiro e depois dos negativos.

Positivos:
1- leitura fácil, ágil e agradável;
2- temática interessante e relevante para a sociedade de consumo a qual estamos inseridos;
3- a tentativa de incentivo à vida minimalista.

Negativos:
1- superficial. Se você procura um livro que te ensine algo sobre economia propriamente, esse livro não servirá. O autor fala, fala, mas não ensina nada realmente prático, nunca se aprofunda.
2- auto referente. O autor fica recomendo a si mesmo o tempo inteiro, o que cansa e passa a imagem de que não há mais ninguém relevante no assunto além dele. Cita suas próprias frases e recomenda seus próprios livros. Isso poderia ser feito no final do livro.
3- clichê. Se você nunca leu nada do tipo, pode ter uma experiência boa. Se tem o costume de ler, provavelmente não encontrará nada de novo ou que acrescente algo de valor, pois o livro gira em volta do mesmo círculo.
4- tive a impressão de que o autor quis preencher lacunas deixadas em seu último livro, depois de ter recebido algumas críticas, como por exemplo, como uma pessoa de classe c pode economizar se não lhe sobra nada? Daí teve a ideia deste livro aqui, que a meu ver, continua se destinando apenas a certas classes sociais mais abastadas, o que fica evidente quando ele cita uma reforma feita em sua casa de passeio no interior de São Paulo, que usa para fins de semana com a família, casa essa transformada em smart house, ou seja, auto suficiente, com energia solar, tratamento de água e esgoto, etc. Novamente, uma pessoa de classe c não terá como colocar em prática as sugestões de vida mais simples, ora vejam, que o autor insiste em sugerir.

Tenho certeza que os fãs do Cerbasi adoraram esta obra. Continuarei lendo seus livros, tentando extrair deles o que me é possível vivenciar.

Mi Teixeira 23/06/2020

Simples assim
O livro nos mostra como podemos simplificar as coisas, nos trás consciência sobre o que é realmente importante. Dá várias dicas de economia.

Cristian.Voloske 22/06/2020

Revelador
O autor me fez refletir, sobre como simples detalhes do dia a dia podem nos auxiliar, fazendo a diferença para alcançar uma vida financeira equilibrada.
Helder 24/07/2020minha estante
Oi Cristian. Acho que ficou repetida a tua resenha. :)

Cristian.Voloske 22/06/2020

Revelador
O autor nós faz refletir, sobre como simples detalhes do dia a dia podem nos auxiliar, fazendo a diferença para alcançar uma vida financeira equilibrada.

Helder 24/07/2020minha estante
Oi Cristian. Acho que ficou repetida a tua resenha. :)

Fernando.Andrade 19/06/2020

Livro mais recente do renomado autor de educação financeira Gustavo Cerbasi. O livro traz ensinamentos para entendermos o que de fato é ser rico. Tem bases filosóficas muito interessantes e nós faz refletir sobre o que de fato é importante. Dica: não é dinheiro!

Joás 16/06/2020

O autor fala a respeito das boas escolhas para se viver melhor.
Sobre aproveitar o processo ao invés de focar somente no resultado que ainda está por vir.
Sobre não deixar a educação de lado, sempre se manter em contato com o aprendizado.
Sobre dar importância a nossa saúde e o nosso bem-estar que, muita vezes, são negligenciadas.
Sobre ser sustentável.
Em resumo, sobre as pequenas coisas que podemos aproveitar em busca das grandes coisas.

Grifo no Kindle 14/06/2020

Razoável
O livro em si se assemelha a um compilado de ideias já a abordadas em outros livros do mesmo autor
Leitura e . 14/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Heitor S S C Silva 13/06/2020

A verdadeira definição de riqueza
Esse é o tipo de livro que devemos reler de tempos em tempos, para revermos muitos de nossos hábitos. Muito provavelmente a riqueza convencional que é perseguida pela maioria não é alcançada, e nas raras ocasiões em que é conquistada, não traz felicidade no final do percurso. O livro nos faz repensar se estamos empregando recursos realmente no que importa, no que nos faz feliz ou se só estamos perseguindo algo material para mostrar a uma sociedade doente como fomos bem sucedidos ao longo de nossa vida. O livro nos mostra que verdadeira riqueza é ter liberdade de escolhas, poder estar com as pessoas que gostamos, aproveitar os pequenos momentos da vida que realmente importam, planejar o futuro sem deixar de viver o presente. A questão do consumo sustentável realmente nos faz refletir sobre o grande impacto que isso traz não só para nosso orçamento pessoal como para o meio ambiente. Será que tudo que compramos nós é necessário? Qual o destino desse bem depois que o descartamos? Economizar recursos em bens supérfluos para emprega-los em grandes experiências é a receita para a verdadeira riqueza. Excelente leitura, e com toda certeza deveria estar disponível nos acervos de nossas escolas, a transformação que traria em nossa sociedade seria sem precedentes.

Thais.Classe 11/06/2020

Podia ser melhor
Já li diversos livros do cerbasi e talvez por isso estivesse com muita espectativa sobre está obra. Ela é interessante, mas eu esperava mais. Não sei explicar o que me incomodou nela, talvez seja pq esperava mais aprofundamento em alguns temas que ele trouxe apenas de madrinha mais superficial pra contextualizar. Enfim, foi isso, mas é ainda uma leitura valida.

10/06/2020

Mais do mesmo
Se vc quer dicas práticas sobre finanças escolha outro livro do Cerbasi.

Esse é mais uma sugestão de modo de vida.

RoKombatente 09/06/2020

O livro apresenta uma reflexão interessante sobre conseguir dinheiro suficiente para realizar os projetos que sonha e, para isso, adaptar seu padrão de vida a isso (ao invés do tradicional "economize o que puder").
Vai mais a fundo, refletindo o que é riqueza, o que realmente nos traz felicidade, e como fazer as escolhas que mais vão nos levar ao caminho que nos traz felicidade.

Fabiano 07/06/2020

Livro fácil de ler, gosto da maneira que o Cerbassi escreve. Se você quer um livro mais prático, recomendo outro livro. Livro bom para refletir sobre nossas escolhas, como temos gastado nosso dinheiro e onde pretendemos chegar. Gostei de várias frases desse livro, por isso selecionei uma frase por capítulo.

Capítulo 1 (O que é preciso para prosperar)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre os ricos sem dinheiro, pobres com pouca margem de escolha e a classe média. Depois fala sobre o padrão de vida que escolhemos (consciente ou não ?), a dificuldade de economizar, explica que investir é para todos (mas existe um processo) e muito importante, ter consciência de suas limitações. Como pedido pelo autor: PARE E PENSE. O que você tem feito com o resultado de seu aprendizado, de seu trabalho, de seu suor, da energia diária que carrega a cada noite de sono? Você está evoluindo na vida ? Ou apenas seus gastos evoluem ?
Frase desse capítulo: "No fundo, acabamos por abandonar hábitos excessivamente racionais porque, sem nos darmos conta, nosso cérebro entende que é melhor estar endividado e feliz do que endinheirado e entediado." (Página 22)

Capítulo 2 (Quando o método tradicional não funciona)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa mencionando os argumentos e objeções da maioria das pessoas que falham ou não tentam o método tradicional (i.e. parar, pensar, organizar as contas, traçar um plano e colocá-lo em prática). Tem uma tabela simples explicando como melhorar isso e depois o autor explica muito bem sobre planos, tem umas partes bem interessante: planos não foram feitos para dar certo, quando os planos não ajudam e bons exemplos para diferenciar planos de ilusões. O autor também destaca a importância entre ajustes nos planos e mudança de planos. Finaliza o capítulo explicando como blindar os planos contra imprevistos (e.g. reserva de emergência). Achei interessante que o autor diz que se o seu plano de 5 anos der tudo certo, você está sendo muito conservador e deveria ter corrido um pouco mais de risco.
Frase desse capítulo: "Oportunidades não aparecem, elas são caçadas por quem se prepara."

Capítulo 3 (Planos novos para quando os velhos fracassam)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre ambição (impacto direto nos planos) logo no início e então descreve a diferença entre padrão de vida (gastos inevitavéis) e qualidade de vida (gastos com cuidados pessoais, lazer, educação avulsa, descompressão da rotina,...). Interessante que o autor propõe inverter a ordem (para formular planos bem elaborados e mais ricos), ou seja, primeiro defina os gastos com qualidade de vida e depois defina seu padrão de vida.
Frase desse capítulo: "O que normalmente falta para alimentar a ambição é a capacidade de elaborar bons planos, ou de fazer boas escolhas que tornem viáveis planos bem elaborados."

Capítulo 4 (Você tem opções)
Enriquecer dá trabalho, por isso você terá que fazer muitas escolhas (consciente ou não), por isso gostei desse capítulo porque o autor apresenta 4 técnicas para tomar decisão. Depois tem um exemplo em como uma família poderia reduzir o padrão de vida com diferentes opções. Tem até uma parte sobre morar em outro país.
Frase desse capítulo: "Escolhas não devem ser feitas apenas com base em números. Eles contam, mas é fundamental entender o que você busca dos números em sua vida".

Capítulo 5 (A riqueza da vida simples)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa falando dos extremos (favelas e ricos), depois explica o efeito cascata dos gastos e vantagens/desvantagens de se morar no campo ou cidade grande. Fala um pouco sobre status e a dinâmica da conquista (dividir objetivos de longo prazo em objetivos intermediários que estejam alinhados).
Frase desse capítulo: "Sem cuidados pessoais e sem verba para sair da rotina, sua vida ficará menos interessante."

Capítulo 6 (Autoconhecimento gera autenticidade)
Gostei desse capítulo, nesse capítulo o autor fala um pouco sobre a sociedade, viver o sonho do outros, para então explicar o desafio do autoconhecimento (o mais difícil dos aprendizados) e finalizar com a fonte da felicidade.
Frase desse capítulo: "Devagar para divagar." e "Autenticidade tem a ver com quebra de padrões."

Capítulo 7 (No mínimo, a essência)
Aqui já tem uns pontos que não concordo totalmente com o autor, não sou tão positivo como o autor em achar que a sociedade está melhorando gradualmente as escolhas financeiras e mudando alguns hábitos mas quem sou eu ? Depois tem uma explicação legal sobre minimalismo.
Frase desse capítulo: "Gasta-se menos com o que não terá utilidade para concentrar os gastos naquilo que terá mais utilidade".

Capítulo 8 (Protótipo da vida futura)
Gostei desse capítulo, o autor explica algumas mudanças comportamentais na sociedade, depois uma boa explicação da relação entre estudo e trabalho e o conceito da economia circular.
Frase desse capítulo: "Dos itens do orçamento, o que considero mais importante, ou menos flexível certamente é o gasto com educação. Afinal, é o investimento que seguramente promove evolução na empregabilidade, na renda e nas condições de custear uma vida de conforto crescente e realização de sonhos."

Capítulo 9 (A casa inteligente)
Achei esse capítulo deslocado no livro, eu até entendo a intenção do autor mas isso ainda está muito longe da realidade brasileira. Achei o capítulo muito interessante, pois explica o conceito de uma casa sustentável/inteligente e o Cerbassi explica os projeto de sua casa para água, esgoto, lixo, geração de energia, muito legal.
Frase desse capítulo: "O que é ser sustentável? Não é sair no domingo e abraçar uma árvore, nem contribuir com R$ 10 para que uma ONG plante mudas em um lugar qualquer. Ser sustentável é, acima de tudo, não ser um ônus oara a sociedade."

Capítulo 10 (Blindando a aposentadoria)
Gostei desse capítulo, tem algumas dicas para fazer um plano que se sustenta e fala também sobre casa própria ou investimento ? co-living e riquezz viável.
Frase desse capítulo: "O futuro nada mais é do que uma evolução de nossos vários atos presentes".

Capítulo 11 (Riqueza essencial)
Gostei desse capítulo, já começa com uma frase forte: "Pare de se enganar. Acumular recursos e conquistas não irá fazer de você uma pessoa mais feliz se você não souber o que é felicidade ...". De uma maneira bem resumida o autor solidifica os conceitos apresentados no livro e termina com a seguinte frase: "Não complique seus planos. Simplifique sua vida. Ou melhor, viva !"
Frase desse capítulo: "Inteligência financeira é você sacar que o grande barato dos planos está na construção, e não exatamente na concretização."
Adorei a tua resenha. :)

Gláucia 04/06/2020

Esse livro demostra que ter educação financeira é aliado a ter qualidade de vida e como escolhas durante a vida pode ajudar a conquistar essa qualidade de vida mais facilidade.

Vivi 02/06/2020

Um vida mais simples pode te fazer mais feliz
O livro traz algumas ideias úteis que podem melhorar a vida das pessoas. Ele também relata algumas das decisões que tomou ao longo da sua vida e carreira. A leitura traz também reflexões e ensinamentos sobre dinheiro, felicidade e como a vida mais simples pode ser mais rica e prazerosa.