A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

pedroalvesgu 30/05/2023

Didático e interessante
Ele diz sobre inúmeras situações e vertentes da vida, gostei de suas perspectivas de sempre resolver os problemas da vida de forma ?inusitada? e de modo que quase ninguém faria. Provavelmente revisitarei para pegar algumas dicas kkkkkkkk mas não gostei muito da parte de ele ficar citando quase que toda hora seus próprios livros.

Agatha 13/05/2023

Não indico
Foi uma leitura particularmente difícil pra mim, o autor é bom e apresenta muitos exemplos pra diferentes níveis de renda, apesar disso eu não considerei a leitura como necessária.

Achei muitas parte utópicas, muitos comentários repetitivos, muitos exemplos de como solucionar as questões da nossa sociedade.

Acredito que criei expectativas a partir do título do livro, o autor foca em adequar sua realidade a sua renda e projetar seu futuro sem abrir mão do presente e das experiências que você mais valoriza.

Achei interessante o foco em educação e nas demonstrações de como ela é o fator de transformação da realidade.

Thaís 09/04/2023

Gosto muito do Cerbasi. Mais da versão escritor do que o influenciador digital. Concordo com ele em praticamente todos os pontos. Alguns ajustes devem ser feitos dadas as condições de cada um. Mas no geral, tenho percebido que uma vida mais simples tende a ser o caminho melhor. Não uma fraqueza, mas um ato encorajador de dizer não àquilo que não agrega valor, de verdade.

Ao dizer que uma vida simples não é uma vida de privação, mas de abundância daquilo que realmente importa, percebo que muitos males da minha própria vida vêm da necessidade de entender esse ponto de vista e aprender a separar o que é relevante. Em um primeiro momento eu me vi abdicando de tudo em prol do futuro. Roupas, utensílios, lembrancinhas, a cada mudança que fiz (conto quatro nos últimos 6 anos) me desfiz de parte do que tinha, ao ponto de me sobrar apenas duas malas de roupa, com as quais me mudei do Brasil. Mas me falta o equilíbrio, que começo a entender após a leitura deste livro, e que também não é uma novidade. Acho que a partir de agora estarei mais atenta ao que realmentee faz bem e quero procurar me dedicar mais a estas coisas. Neste ponto posso dizer que é um livro bem sucedido, portanto já recomendo!

37evertonn 31/03/2023

Bom livro
Gosteeeei, principalmente quando ele falou sobre minimalismo. O autor fala sobre vários aspectos que devemos nos atentar para uma vida mais "rica". Ele conta suas experiências, ponto de vista, visão de futuro, aposentadoria, economia e por aí vai... Recomendo.

Beto 23/02/2023

Sobre o livro
O livro apresenta uma visão interessante sobre a relação entre consumo e felicidade. Discute o modelo de consumo atual na sociadade e propõe uma reflexão sobre como a simplicidade pode ser uma fonte de bem-estar e realização pessoal.

Apresenta diversos conceitos que contribuem para a construção de uma vida mais simples e equilibrada, como a importância de definir prioridades, de evitar dívidas desnecessárias e de buscar uma relação mais consciente com o dinheiro. Além falar sobre as principais armadilhas que levam as pessoas a gastar mais do que podem e aponta caminhos para mudar esse comportamento.

O interessante é que a proposta não é a de uma vida de privações, mas sim de uma vida mais consciente e equilibrada. Mostra que é possível alcançar a realização pessoal e a felicidade sem se submeter ao modelo de consumo excessivo que muitas vezes é vendido como sinônimo de sucesso. Afinal, riquesa pode ter significado diferente para pessoas diferentes.

No final é um livro que traz uma abordagem interessante para quem busca uma vida mais feliz e equilibrada. Apresenta conceitos e estratégias que podem ajudar as pessoas a repensar sua relação com o dinheiro e com o consumo, e a construir uma vida mais plena e realizadora. Vale a leitura.

Lirieudo 17/02/2023

Um livro que eu precisava ler nessa fase da vida. A questão financeira é fruto das nossas escolhas e reverter a ordem das coisas pra ter uma vida com experiências boas é a grande chave pra não deixar a vida passar.

KayoADS 31/01/2023

Extremamente reflexivo.
Gustavo Cerbasi tem uma forma simples e encantadora de ver a vida e de passar isso para os leitores. O conheci no YouTube através do meu banco BTG e resolvi pesquisar melhor, acabei achando esse livro. Não poderia ter vindo numa melhor época. Gustavo nos mostra e comprova que não existem desculpas para investir e ir atrás do seu sonho (projeto), desde quem vive em comunidades até os mais ricos. Além de ser uma pessoa que tem preocupação com o meio ambiente e nos faz refletir sobre o minimalismo e os impactos do marketing (no qual eu trabalho rsrs - E por curiosidade sou minimalista).
Vale a pena a leitura e recomendo demais.

Michele9 29/01/2023

Vida simples
Tema bem sugestivo em meio a era tecnológica e em que as pessoas estão cada vez mais consumindo. O livro trás 5 pilares essências que mostra como a vida simples é rica: 1- ser Resiliente , englobando o ciclo (gaste melhor, consuma menos e invista bem), 2- ter Equilíbrio, 3-Estrategia, 4- Aprendizado, 5- Eficiência

Alexandra 22/01/2023

Não é meu tipo
Um livro muito bem explicado com coisas que você já pode fazer hoje e lucrar no futuro, ótimo para todas as idades.
Só dou 4,5 porque não estou acostumada a ler esse tipo de livro, e achei um pouco entediante no começo.

Rafaela Scherer 15/01/2023

Interessante
O livro traz alguns insights bacanas sobre a vida, algumas parte achei um pouco desnecessárias e detalhadas demais (como a parte da obra), mas até que gostei da informação.

Elisio Rebouças 03/01/2023

Cerbasi continua sendo o melhor e o único!!
Mais um livro. Eu que já fiz o curso, ainda consigo tirar mais aprendizados e ideias dos livros dele. Com a facilidade de escrita que tem um livro sobre simplicidade e finanças, coisas que parecem antagônicas, se juntam de forma simples e eficaz. Recomendo!

Natália 30/12/2022

Leitura boa.
Gosto de livros de autoajuda, mas me canso rápido, não leio sempre pois sempre acabamos lendo algo bem repetitivo.
Gostei dessa leitura, vai de encontro com a ideia que tenho hoje sobre poupar de forma conscientes, viver bem, mas ser organizado, e que isso funciona se feito corretamente. Algumas partes do livro achei bem desnecessária, como quando menciona sobre reforma pessoal na casa do autor, acho que fugou muito do tema. Fora isso, é uma leitura que dá pra tirar proveito e ótimas reflexões para a vida, pessoal e financeira.

Sarah.Santana 13/12/2022

o valor da voda simples
O livro traz varias reflexoes sobre a vida financeira saudavel e dentro da realidade de cada pessoa, diferentemente de alguns livros que pintam a ideia de sucesso do dia para a noite, esse livro mostra o valor das escolhas responsaveis e pe no chao, e o quanto é bom manter um padrao de vida simples

Gabriel 05/12/2022

Uma vida boa é uma vida simples
O livro A riqueza da vida simples de Gustavo Cervasi é uma otima obra para quem quer ter uma nova perspectiva do que realmente é viver bem.

Nesse sentido, Gustavo Cerbasi questiona os costumes da sociedade antiga e atual, fazendo com que o leitor tenha uma reflexão de questões como consumo, objetivos de vida e necessidades do dia a dia.

Dessa forma, mostrando ao leitor que as vezes o seu objetivo de vida não é algo que você realmente quer ou escolheu, mas sim uma necessidade imposta pela sociedade que foi chamada de "sucesso" e assim posto na sua cabeça como objetivo de vida.

No entanto, o autor mostra os benefícios de uma vida mais simples e focada nos seus reais objetivos, alem de apresentar maneiras e exemplos de facilitar a chegada no mesmo.

Portanto, achei um ótimo livro e recomendo bastante, principalmente para pessoas que se encontram endividadas e com duvida do rumo a tomar na vida. Ele tem uma pegada minimalista e objetiva, além de ser uma leitura bem rapida e facil de se entender.