A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

DrAlu 18/01/2021

Sem dúvida um livro básico, que nos demonstra como uma vida mais minimalista, com menor gasto com luxo, procurando viver melhor, é uma tendência em todo mundo. Algo que eu pretendo seguir.
Livro bom, que chega ao ponto que se propõe.

Ataide.Souza 23/01/2021

Após virar o ano de 2020, o ano da pandemia, escolhi este livro para começar o ano lendo. Depois um processo de gratidão que me acendeu no ano anterior, passei a fazer um reconhecimento de todos os recursos que tenho e o quanto eles são essencias e importantes para mim.
Durante a leitura do livro pude ir fazendo um refino nos meus objetivos pessoais, tendo mais clareza e dando mais significado para aquilo que eu busco. Durante o texto o autor apresenta alguns questionamentos pontuais do que a maioria das pessoas almejam e o que é realmente necessário para você e aqui entra o ponto crucial, o autoconhecimento. Entender quem você é, onde está e aonde quer chegar. Uma grande lição que tiro desta obra é trocar os sonhos por planos.

Emanuele.Santos 20/01/2022

Excelente livro, para iniciantes!
Um ótimo livro para quem está iniciando nesse universo das finanças pessoais. Senti que o autor bebeu nas mesmas fontes que eu, por este motivo o livro não me trouxe grandes novidades.
O autor discorre sobre visões macros das finanças. Levanta os paradigmas e trás temas como economia compartilhada, minimalismo, sustentabilidade.
Outro ponto que no meu caso também não foi tão inovador é a abordagem da cidade grande e do interior. Pra quem vive no interior, assim como eu, também não terá muitas questões a serem imensamente refletidas e modificadas como propõe nas páginas que dedica ao assunto.

Leo Vieira 05/01/2022

Ser simples é mais simples
Mais um livro excelente para quem está dando murro em ponta de faca. Do mais rico ao mais pobre, ficamos sempre engessados em posturas horríveis de despesas e maus hábitos em torno da boa imagem, mas que pesa dolorosamente em nossas contas depois.
É muito mais simples do que se imagina viver bem e gastar menos. Pode-se fazer muitas coisas legais com pouco dinheiro. Mas você precisa aprender e também colocar as ideias em sintonia.

Peterrsm 29/03/2021

Perspectiva
É uma linguagem simples, para todos (sem necessidade de conhecimentos específicos sobre finanças).

O titulo desta resenha eu acho que é a alma deste livro. Tudo é questão de perspectiva e o que quer valorizar, focar. "Foque no que é importante para você. - a lição principal que tirei do livro.

Artur.Matos 11/05/2021

Ter uma vida simplista gera uma vida rica!
O que determina nossa saúde financeira são nossos gastos. Saber o que consumir e como consumir determinará se teremos ou não dificuldades financeiras.
Consegui entender o quanto ter uma vida de comportamentos sustentáveis pode nos ajudar a construir riquezas.

Juliene 19/05/2021

Excelente
O livro tem uma leitura fácil e mostra como se organizar e otimizar seus gastos para concretizar seus sonhos e planos sem ter que abrir mão de aproveitar os pequenos momentos da vida.

Nubia.Costa 06/06/2021

Essencialidade
Aprender que é o consumo que define sua renda e não o contrário é primordial para lidarmos com nosso consumismo, muitas vezes desenfreado.
A percepção de que uma vida de sucesso está alinhada a qualidade de vida e não necessariamente de quantos dígitos temos em nossa conta bancária, é muito mais saudável e palpável.

julioblack 20/04/2022

Gustavo Cerbasi fala muito da realidade da maioria dos brasileiros, quando o assunto é finanças. Traz boas ideias de como a cultura minimalista pode influenciar positivamente a nossa vida e a nossa corrida em busca dos nossos sonhos e objetivos.

Rod 16/06/2021

Interessante para quem quer dicas para simplificar a vida
O livro foca mais em educar em questões de simplificar a vida e com isso sobrar dinheiro para investir sem significar "economia de cafezinho" ou " avareza". Interessante para quem quer dicas neste sentido pois é nisso que foca o livro.

Rogerio.Fernandes 10/08/2021

Simples e eficiente
Através de um método simples e eficiente o autor mostra como pequenas mudanças podem afetar o nosso cotidiano e transformar nossa vida financeira com escolhas sustentáveis é possível alcançar a liberdade financeira.

Nad 27/08/2021

Inspirador!
"Ser rico é ter fartura daquilo que é importante para você". Essa frase me marcou de verdade.
O livro apresenta formas de ter uma vida equilibrada, com mais sentido, sem ganância, com qualidade de vida...
É uma inspiração, porque normalmente, quando se fala em riqueza a primeira coisa que vem à cabeça é o dinheiro, mas na verdade é a composição de várias coisas que verdadeiramente importam.
Super indico!

Milena 06/09/2021

Gostei bastante
O Gustavo Cerbasi tem uma escritauito fluida e nesse livro nao é diferente. Interessante o ponto de vista do autor sobre o que é riqueza: momentos vividos, experiencias compatilhadas, estar com pessoas que se ama, deixar um mundo melhor e menos contaminado p nossos filhos...
A descricao da casa inteligente é fantástica.

matoliiver 22/09/2021

Sensacional!
O livro mostra conceitos como minimalismo, casa inteligente, e os exemplos que o Gustavo dá sobre esses conceitos com base no próprio modo que ele vive, é muito bom