Ano Um

Ano Um Nora Roberts

Resenhas - Ano Um

Jansen 08/01/2020

Não era o esperado. No princípio é bom, depois fica chato. E no final apresenta o primeiro capítulo da continuação. Se soubesse que continuava não teria lido. Mas o final atende bem. Interessante que o livro trata do que chamam "A catástrofe". Isto aparece logo no primeiro capítulo que começa na Escócia. Uma praga, que não se sabe o que é, começa a matar as pessoas rapidamente e se alastra como notícia ruim.
Disse interessante pois neste momento, aqui em Belo Horizonte, algo desconhecido já matou uma pessoa e tem se alastrado rapidamente. Diarreia, problema nos rins etc. e ninguém sabe o que é. Começou no início de 2020. Não sabemos o que vai dar.
Espero que não seja um preságio da Nora Roberts que esteja se concretizando...

Tami 18/08/2019

Uma bagunça, mas tem futuro.
Ano Um é o primeiro volume da trilogia Crônicas da Escolhida, distopia pós-apocalíptica de Nora Roberts. O gênero, aliás, só fica mais evidente em torno da página 250, antes disso a história tem uma pegada muito forte de Urban Fantasy. Sendo bem sincera, Ano Um é uma grande farofa, e não pensem que isso é um defeito. E é até mesmo por esse motivo que eu nem quis me estender muito no resumo, já que há três núcleos diferentes, muitos personagens e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

Apesar de ter diversos livros da autora, até a leitura deste livro eu só tinha lido suas histórias policiais, que são muito boas. Sendo Ano Um sua primeira empreitada no gênero distópico, Nora se saiu muito bem, ainda que em alguns momentos eu tenha sentido que ela pendeu muito mais a balança para a fantasia do que para a distopia. Durante muito tempo eu não entendi qual era sua intenção e muito menos onde ela queria chegar, mas a medida que a leitura foi se desenrolando, fui me apegando aos personagens e fui comprando o enredo, por mais absurdo que ele possa parecer em alguns momentos.

Ano Um tem uma pegada Darwinista, onde vemos os sobreviventes imunes ao H5N1-X transmutando-se para se adaptarem à nova realidade. Surgem então bruxas, elfos, fadas, metamorfos, feiticeiros, enfim, diversas criaturas que ou já tinha um poder latente ou se viram, do nada, transformados. Há ainda os humanos, que mesmo sem possuir nenhum poder, precisam aprender a viver em um mundo em que não são mais os seres superiores.

Dentre os Incomuns, aqueles que manifestaram poderes após a Catástrofe, há aqueles que seguiram pelo lado da luz e aqueles que seguiram pelo lado das trevas. Logo, há o clássico embate entre o bem e o mal. Os Incomuns ainda precisam lidar com o preconceito de humanos que não os aceitam e querem eliminá-los, pois os enxergam como uma ameaça à ordem natural das coisas.

Continue lendo a resenha no blog!

site: https://www.meuepilogo.com/2019/08/resenha-ano-um-nora-roberts.html#more

Elton 05/02/2020

Surpreendeu positivamente
A história inicia bem legal, gera uma coisa estranha quando vc se depara com as paranormalidades, mas a partir daí só evolui

juandbooks 11/02/2020

Infelizmente fiquei muito decepcionada com o livro. Achei a escrita muito fraca, com diálogos forçados que pareciam de fanfic feita por adolescente, coisa que eu não esperava nenhum pouco dessa escritora, me peguei revirando os olhos diversas vezes por varias falar desnecessárias. Achei o lance todo do Max com a Lana completamente previsível, era obvio o que ia acontecer então não considerei como plot algum e nem fiquei surpresa. Sobre a abordagem da historia, achei interessante e diferente a ideia de uma distopia com esse tema mas achei que tem muita coisa pra ser resolvida e que poderia ter sido debatida nesse livro ao lugar de outros fatores que acontecem. Fiquei muito apegada em personagens que no final da trama foram completamente esquecidos. Talvez sejam abordados nos proximos livros mas acho dificil dado ao jeito que foi terminado. Sobre o fim achei tao mas tao desnecessário esse novo envolvimento amoroso que não sou nem capaz de comentar.

Minha Velha Estante 28/08/2019

Resenha da Drica Medeiros
“ Dizem que um vírus aniquilou o mundo. Mas foi magia, negra como a noite sem lua. O vírus foi sua arma, uma torrente de flechas no céu, balas silenciosas atacando, uma lâmina afiada. Mas foi o gesto inocente – um toque de mão, um beijo de boa noite dado pela mãe – que espalhou a Catástrofe, trazendo uma morte súbita, dolorosa e hedionda para bilhões.”

Nunca fui fã dos romances da Nora Roberts, só passei mesmo a gostar de sua escrita quando comecei a ler os seus romances policiais escritos sob o pseudônimo de J. D. Robb, mas como resistir a essa empreitada de ler uma distopia? Nunca na vida! Agora posso dizer, com todas as letras: Nora Roberts é, realmente, fantástica!!!

Confesso que não tinha muita noção do que seria a história de Ano Um após ler a sinopse, mas estava apostando alto na esperança de ser surpreendida, e a minha aposta superou todas as minhas melhores expectativas.

Ano Um é uma mistura de distopia com fantasia, recheada de personagens clássicos desse mundo mágico. Mas não espere nada fofo. O nosso mundo, como conhecemos hoje, foi vitimado pela Catástrofe, uma epidemia que causa a morte em poucos dias sem nenhuma explicação ou causa aparente. Em função disso, estima-se que apenas 1/3 da população mundial ainda está viva. Mas o mundo entrou em colapso: muitos governantes estão mortos, serviços essenciais como saúde e segurança quase não funcionam por falta de pessoal, o número de suicídios aumentou assustadoramente em função da falta de esperança, medo e solidão dos que não adoeceram.

“ Eis que agora, entre o nascer e o findar do tempo, o poder se eleva, o poder da escuridão e o poder da luz, despertando de seu prolongado sono. É hora da sangrenta batalha. E, com o raio e as dores do parto, virá A Escolhida a empunhar a espada.”

Em meio a toda essa loucura, a magia começa a surgir em pessoas anteriormente comuns. Não só a magia boa, representada pelas fadas, bruxas, feiticeiros, ninfas e elfos que querem ajudar a construir um novo mundo onde todos sejam respeitados. A magia negra também surgirá naqueles que tem sede de poder através de manifestações sombrias.

“... Uma pessoa pode fazer um mundo, e nós somos duas. Há outros mias. Você tem poder dentro de si. “

Nesse primeiro livro da trilogia Crônicas da Escolhida, vamos acompanhar a saga de vários personagens e suas escolhas e descobertas. Destaque três núcleos que se unirão ao longo de suas jornadas: o grupo formado por Jonah, um paramédico capaz de ver a morte nas pessoas, Rachel, médica e Katie que, em meio a tanta morte, deu à luz a gêmeos e ainda adotou mais um bebê. O grupo formado pela cética repórter Arlys Reid, sua assistente e fada Fredinha, e seu informante e hacker Chuck. E o grupo formada por Lana e Max, bruxos e estudiosos da magia, que guardam um segredo que pode mudar o mundo.

Se você tem o coração fraco, se prepare para todas as emoções que Ano Um vai te trazer. São 400 páginas de muita tensão, suspense, surpresas, reviravoltas, momentos de total desespero que contrastam com o auge da bondade humana. Um livro que mostram o melhor e o pior dos seres humanos, que te tira da zona de conforto, te inquieta e te faz levantar mil conjecturas... E se tudo isso fosse verdade???

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2019/07/ano-um-nora-roberts.html

Anna Martins 19/02/2020

Ainda mais fã!
Não sei se um dia vou me cansar das trilogias de romances da Nora, e fiquei bastante surpresa e feliz com essa série tão diferente do que costumo esperar dela.

A história é muito bem construída e estruturada, mesmo com tantos pontos de vistas, todos tem seu protagonismo na medida certa. Curti como ela parece ter pensando bastante sobre todos os elementos e consequências desse universo.

Ana | @naluentrepaginas 02/03/2020

Esperava bem mais...
Ano Um é o primeiro volume da trilogia distópica Crônicas da Escolhida, e a história começa na noite de Ano-Novo, quando uma doença misteriosa surge e o caos se inicia. Rapidamente o sistema de governo cai, a rede elétrica, os meios de comunicação, e paralelo a isso a magia começa a se manifestar: em algumas pessoas de forma positiva, nascendo esperança em meio ao caos, e em outras de forma negativa, mostrando que o poder pode revelar o pior que existe dentro de cada um.

Inicialmente a história é divida em 3 grupos: Acompanhamos Lana e Max, um casal  de bruxos de NY que utiliza seus poderes para o bem e que está tentando encontrar o irmão de Max enquanto fogem daqueles que perseguem os que possuem magia;  Arlys, Fredinha, e Chuck, respectivamente uma jornalista que pretende documentar todo o caos e reestabelecer a comunicação, uma fada, e um hacker;  e Rachel, Jonah e Katie, uma médica,  um paramédico que pode prever a morte de pessoas,  e uma mulher que deu a luz gêmeos e adota uma 3ª criança no caminho.

Os três grupos estão em movimento e a história é divida pelo ponto de vista de todos esses personagens. No início achei um pouco confuso, mas ao longo da leitura nos acostumamos com isso. O foco principal é a viagem de cada  um, o que acontece, quem eles conhecem, o que esperar, se vão chegar a algum lugar e se vão se encontrar. Temos também a uma suposta profecia de que surgirá uma Escolhida que salvará a humanidade desse mal que os assola, mas achei que ela foi deixada em segundo plano nesse primeiro livro.??????????????????

Como disse, essa foi minha primeira experiência com a autora, e infelizmente não foi muito positiva. Achei os personagens muito rasos, os diálogos fracos, e a história arrastada. Apesar do clima de perseguição, o livro conta com poucas cenas de ação, alguns fatos são jogados no meio da história sem um aprofundamento maior, e nenhum dos personagens conseguiu me cativar de verdade. Além disso, a mistura da distopia com a fantasia não funcionou para mim, pois achei que nenhum dos dois gêneros foi bem trabalhado, transformando a fantasia em um toque infantil na história, e a distopia meio ?largada? ao longo do caminho...

Ano Um tinha tudo para ser uma fantasia sensancional, e o final do livro assim como o primeiro capítulo de continuação (presente no final do livro) até parecem indicar uma melhora na história, mas ainda assim não foram suficentes para que eu deseje continuar a leitura da trilogia.

Camila 04/03/2020

Não morri de amores, mas fiquei bem curiosa pela continuação!! (Vai entender...)
O que esperar desse livro?

Depois de ler os livros das trilogias A Sina dos Sete e Os Guardiões, percebi que a autora Nora Roberts tem um certo gosto por inserir em suas obras elementos mágicos, profecias e pessoas com habilidades sobrenaturais. Por essa razão não foi surpresa para mim que ela tenha criado uma distopia usando esses elementos.

Ano Um é o primeiro volume da trilogia Crônicas da Escolhida e a história contada nesse livro se divide em quatro partes: A Catástrofe, Fuga, Sobrevivência e Da Escuridão à Luz. Essa divisão permite que a autora crie passagens de tempo, altere os cenários e até faça mudanças bruscas no desenrolar da história.

Por ser o início de uma história distópica, esse primeiro volume é bem introdutório e dedicado às explicações de como a doença surgiu, se alastrou e dizimou metade da população mundial. É voltado para a apresentação dos protagonistas e dos desafios que eles enfrentam em um novo mundo dominado pelo caos. A intenção da autora é dar um panorama geral para, só mais perto do final do livro, introduzir aquilo que será de mais importante para a sequência da história!

Vale destacar que a autora não se prendeu a questões científicas e nem explicou passou a passo como se desenrolou a epidemia. Ela dá os fatos de maneira objetiva e só traz aquilo que é necessário para o desenrolar da história, o que acho que funcionou muito bem para a trama! Uma catástrofe como essa daria margem para um milhão de abordagens diferentes, então a autora faz um recorte e diz ao leitor: “Ei, é sobre isso aqui e sobre essas pessoas que eu vou falar, certo?!”

É por isso que aqui vale uma dica: esqueçam os personagens que não são importantes para o desenrolar da história. Muita gente vai aparecer na trama e simplesmente desaparecer, sem que gente faça a menor ideia do que aconteceu com elas. Não liguem também para as longas passagens de tempo… O livro é repleto de momentos “alguns meses se passaram”, “foi uma longa jornada, mas o que importa é que eles chegaram” e esse tipo de coisa… Nada de ficarem obcecados com o que aconteceu com os protagonistas nesse tempo. Vamos, bola para frente!! Rs… As mudanças de ponto de vista, os vários protagonistas e tudo o que acontece na história já pode ser suficientemente confuso sem que a gente fique especulando sobre aquilo que não foi contado!!

No geral, achei essa leitura interessante… Morri de amores?! Não mesmo, nem longe disso. É tanta informação desconexa no começo da história que demorei para entender como tudo aquilo poderia se juntar em um enredo único. Os personagens que mais me cativaram perdem o destaque de repente e fiquei bem frustrada com isso… Mas de alguma forma muito louca, estou morrendo de curiosidade para descobrir o que vem a seguir. O prólogo do próximo livro está disponível ao final desse primeiro volume e me alegrei ao saber que meus queridos personagens estão de volta!! Rs…

site: https://leitoracompulsiva.com.br/ano-um-de-nora-roberts/

Samantha.Baggio @leiturassa 07/03/2020

Nora sempre surpreende
Eu amo essa autora e para quem me conhece está cansado de saber sobre isso.
Mas com certeza esse livro é algo muito diferente do que ela está acostumada a escrever, e mesmo se aventurando em um novo gênero ela deu um show, o livro contem muitos personagens mágicos e não mágicos que se distribuem entre bons e maus, lidamos com um vírus que não possui antídoto, porém algumas pessoas são imunes a ele, mas isso não quer dizer que elas estão seguras. Em mundo com pessoas más de sobra, você imagina segurança quando tudo está ruindo?
Acredito que para quem é sensível a alguns tipos de descrições precisa passar longe desse livro pois a autora descreve com exatidão em todos os momentos por mais horrendas que sejam as cenas. Eu achei o livro mais denso até agora que li da Nora, por isso intercalei com outras leituras, mas mesmo assim o livro é incrível como sempre é no caso dessa autora.
O fim deixa muitos personagens de fora, porém estamos falando de uma trilogia então isso não me incomoda em nada.
Amei alguns personagens e os achei muito fortes, outros nos fazem passar raiva e temos muitas perdas, tanto pelo vírus como por pessoas de grupos diversos.
Estou ansiosa de mais a começar o segundo volume e saber mais sobre a escolhida.

Cristiane Lais Baranzelli 09/03/2020

Muito bom!
Uma história cheia de reviravoltas, que mostra seres mágicos e humanos com suas forças e fraquezas e suas percepções sobre a vida. Mostra um lado sombrio e um lado de união, companheirismo, de ajuda ao próximo e príncipalmente sobrevivência.
A história é muito boa, apesar de eu não ter conseguido me conectar com nenhum dos personagens.

Faby Dallas 06/08/2019

Ano Um - Nora Roberts - Editora Arqueiro
Tudo começa na noite de Ano-Novo. A doença se alastra rapidamente. Em questão de semanas, a rede elétrica para de funcionar, as leis e o sistema de governo entram em colapso e mais da metade da população mundial é dizimada.

Onde existia ordem, agora só há caos. E conforme o poder da ciência e da tecnologia diminuíam, a magia crescia e tomava o seu lugar. Uma parte dessa magia é boa, como a feitiçaria praticada por Lana Bingham no apartamento que divide com o amante, Max. Outra parte dela, no entanto, é inimaginavelmente maligna, e pode se esconder em qualquer canto, numa esquina, nos fétidos túneis sob o rio ou dentro daqueles que você mais ama e conhece…

Espalham-se rumores de que nem os imunes nem os dotados estão a salvo das autoridades que patrulham as ruas devastadas, então Lana e Max resolvem deixar Nova York. Outros viajantes também seguem esperançosos para o oeste: Chuck, um gênio da tecnologia que mantém o bom humor em um mundo off-line; Arlys, uma jornalista que insiste em buscar e registrar a verdade; Fredinha, uma jovem com um otimismo que parece fora do lugar nessa paisagem desoladora; Rachel e Jonah, médica e paramédico, determinados a proteger uma jovem mãe e seus três bebês recém-nascidos.

O que achei:

E como não poderia deixar de ser, a diva dos romances tinha de se aventurar por esse universo distópico e acertar no lacre, como sempre diga-se de passagem...

Eu amo Nora Roberts e isso não é segredo para ninguém, sem dúvida ela tem a receita perfeita para ótimos e inesquecíveis livros e Ano Um vem prometendo ser uma uma trilogia de muito sucesso da autora (já espero que o roteiro seja adaptado para o cinema, pois daria um filme maravilhoso).

Nora nos apresenta os ramescentes não infectados, três grupos de pessoas que farão esse caminho sofrido e tortuoso até a salvação do planeta, porque um vírus toma conta do mundo e ninguém sabe como ou porquê, muitas vidas são perdidas, e poucos são imunes a devastidão que assola a terra, com isso também surgem magia, como no caso de Lana e Max, que buscam sobreviver nesse mundo pós-apocalíptico e não vai ser fácil, pois além dos infectados os sobreviventes ainda tem de lidar com o governo ou o que resta dele, que também esta numa missão caça as bruxas em busca dos sobreviventes e por quê …

Temos todos os elementos que amamos no livro da Nora, amizade, amor, magia, uma trama onde o bem e o mal batem de frente e os mocinhos e mocinhas tem de passar por provas e grandes adversidades, mas ver tudo isso neste cenário é bem singular, afinal Nora nunca escreveu nada do gênero e mesmo assim consegue criar uma trama que te prende a cada página, ela consegue “amarrar” o leitor ao livro, pois atiça a curiosidade e o desejo de saber como se dará a resolução de todo o caus que a terra esta passando.

Como não ficar ansiosa pelo próximo? Não sei, mas já estou de dedinhos cruzados para a Arqueiro publicar o quanto antes o segundo volume.

site: www.adororomancesdearacaju.blogspot.com

Henrique.Alves 11/03/2020

O fim é na verdade um começo
Uma história incrível, apaixonante, empolgante. Pegue uma pandemia, adicione magia , caos social, misticismo e o resultado é essa obra maravilhosa. Uma mistura de the walking dead com a série executores.. fantástico

Luiza Dau 17/03/2020

Louca pela Nora...
Sou suspeita pra falar, pois amo a Nora Roberts. Estilo diferente do que ela costuma escrever, mas nem por isso ela perde a qualidade. Leiam, vocês não vão se arrepender. Já ansiosa pelo próximo livro!

Magna.Rodrigues 23/03/2020

Aaaah como eu amo a Nora, mesmo sendo apenas o segundo livro que leio dela kk
A história vai nos envolvendo com uma força que não tem explicação. A cada página lida, vamos nos apegando aos personagens e quase tendo um ataque quando algo ruim está preste a acontecer com eles, o coração chega a palpitar.
Sério gente, leiam esse livro e se apaixonem pela bebê mais fofa no final do livro. ?
E preciso da sequência com urgênciaaaaaa.

Dii 10/03/2024

Confuso, mas bom
Confesso que no inicio do livro achei bem bizarro misturar pandemia com magia. Demorei ate metade do livro pra me acostumar. Era muita informação. Uma pandemia estilo the walking dead sem zumbis ja é muita coisa, ai adicionar vários tipos e variantes de magia... A parte das profecias então.. Mas chegando ao final achei que encaixou. No inicio não conseguia ver para onde ia chegar a historia, não conseguia ver na verdade nem a historia direito kkk, só as consequências da catástrofe. No fim, as coisas se organizaram e deu pra pegar melhor. Acredito que no próximos livro a história seja melhor explicada e desenvolvida e o primeiro foi mais para explicar o novo mundo que eles estavam vivendo