Ano Um

Ano Um Nora Roberts

Resenhas - Ano Um

Maisa @porqueleio 15/04/2020

Um vírus devastador... conhece essa estória?
Ross MacLeod estava de férias com a família na Escócia para comemorar o ano novo. Em uma caçada no lugar conhecido como Escudo de luz, um círculo de pedras, ele acerta um faisão, que acaba caindo dentro do círculo, encharcando o solo de sangue. Os irmãos pegam a ave e levam para casa. Comemoram o ano novo e cada um, com sua respectiva família, toma o rumo de casa. Mas, Ross ficou febril e, na viagem de volta para casa, começa a espalhar o vírus, que causou o que seria chamado mais tarde de A Catástrofe.

Os hospitais ficam lotados, a quantidade de mortos torna impossível o cuidado de um enterro digno, o sistema entra em colapso... O foco está nos sobreviventes de Manhattan, que percebem que devem deixar a ilha, já que muitos despertaram um lado obscuro da magia, e outros imunes se transformaram nos chamados rapinantes – seres humanos meio psicopatas, que se ocupam em matar. Os fugitivos são Lana e seu marido Max, que se tornam magos; Eddie e o cachorrinho Joe, imune; Arlys e Fredinha, repórteres; Chuck, hacker; Rachel e Jonah, médicos; Katie MacLeod, filha do paciente zero, imune que dá a luz gêmeos, entre outros. Em algum lugar da fuga acabam se encontrando e se juntam.

É interessante ver como as pessoas ficam muito perdidas, e tem de aprender a confiar uns nos outros – afinal, agora esses desconhecidos se tornam codependentes: quem vai plantar, quem vai cozinhar, como será organizar algum nível de estrutura quando se vive, nesse primeiro momento ao menos, distante de tudo o que possa estar acontecendo no mundo? Ano um traz como premissa básica o pertencimento, pois fala de perdas, luta pela sobrevivência, solidariedade, amor... termina com um quê de esperança, e acredito que o próximo livro avance um pouco no tempo.

site: https://www.instagram.com/p/B_BDmNApW-X/

gabihott 15/04/2020

Não é um livro indicado para ler em época de pandemia hehe
A história é legal, talvez não muito estruturada mas é capaz de prender o leitor em vários momentos. A maneira como foi expostos alguns acontecimentos no livro é bem e nos levar a refletir sobre nossa realidade no momento. Certos momentos do livro a leitura é um pouco agustiante e isso é bom pra te envover na trama. Os personagens dos livros na maioria dele são cativantes e o leitor consegue criar um tipo de carinho por eles.
Enfim, foi o primeiro livro que eu li nessa abordagem de futuro distópico e achei legal.

Anna 08/04/2020

SOCORRO, QUE ÍCONE
Nora me encantou mais uma vez.Ainda estou embasbacada! Essa fantasia/ficção científica contempla o que há de melhor e de pior na na Humanidade. Concordo plenamente com o The New York Times, intensidade define essa obra!! Um dos melhores do ano pra mim, sem dúvidas?

Day 07/04/2020

Não condiz com a sinopse.
Muita magia e pouco apocalipse...

Contudo, eu recomendo a leitura.

Magna.Rodrigues 23/03/2020

Aaaah como eu amo a Nora, mesmo sendo apenas o segundo livro que leio dela kk
A história vai nos envolvendo com uma força que não tem explicação. A cada página lida, vamos nos apegando aos personagens e quase tendo um ataque quando algo ruim está preste a acontecer com eles, o coração chega a palpitar.
Sério gente, leiam esse livro e se apaixonem pela bebê mais fofa no final do livro. ?
E preciso da sequência com urgênciaaaaaa.

Luiza Dau 17/03/2020

Louca pela Nora...
Sou suspeita pra falar, pois amo a Nora Roberts. Estilo diferente do que ela costuma escrever, mas nem por isso ela perde a qualidade. Leiam, vocês não vão se arrepender. Já ansiosa pelo próximo livro!

Henrique.Alves 11/03/2020

O fim é na verdade um começo
Uma história incrível, apaixonante, empolgante. Pegue uma pandemia, adicione magia , caos social, misticismo e o resultado é essa obra maravilhosa. Uma mistura de the walking dead com a série executores.. fantástico

Cristiane Lais Baranzelli 09/03/2020

Muito bom!
Uma história cheia de reviravoltas, que mostra seres mágicos e humanos com suas forças e fraquezas e suas percepções sobre a vida. Mostra um lado sombrio e um lado de união, companheirismo, de ajuda ao próximo e príncipalmente sobrevivência.
A história é muito boa, apesar de eu não ter conseguido me conectar com nenhum dos personagens.

Leandro270 21/04/2020

Li esse livro no início do ano, logo após a virada e para quem leu fica aí a imaginação de como me surpreendi ao me deparar com o início da pandemia que estamos vivendo e ver nesse livro um retrato "parecido" com o que estamos vivendo. Que loucura. Kkkkkk

Camila 04/03/2020

Não morri de amores, mas fiquei bem curiosa pela continuação!! (Vai entender...)
O que esperar desse livro?

Depois de ler os livros das trilogias A Sina dos Sete e Os Guardiões, percebi que a autora Nora Roberts tem um certo gosto por inserir em suas obras elementos mágicos, profecias e pessoas com habilidades sobrenaturais. Por essa razão não foi surpresa para mim que ela tenha criado uma distopia usando esses elementos.

Ano Um é o primeiro volume da trilogia Crônicas da Escolhida e a história contada nesse livro se divide em quatro partes: A Catástrofe, Fuga, Sobrevivência e Da Escuridão à Luz. Essa divisão permite que a autora crie passagens de tempo, altere os cenários e até faça mudanças bruscas no desenrolar da história.

Por ser o início de uma história distópica, esse primeiro volume é bem introdutório e dedicado às explicações de como a doença surgiu, se alastrou e dizimou metade da população mundial. É voltado para a apresentação dos protagonistas e dos desafios que eles enfrentam em um novo mundo dominado pelo caos. A intenção da autora é dar um panorama geral para, só mais perto do final do livro, introduzir aquilo que será de mais importante para a sequência da história!

Vale destacar que a autora não se prendeu a questões científicas e nem explicou passou a passo como se desenrolou a epidemia. Ela dá os fatos de maneira objetiva e só traz aquilo que é necessário para o desenrolar da história, o que acho que funcionou muito bem para a trama! Uma catástrofe como essa daria margem para um milhão de abordagens diferentes, então a autora faz um recorte e diz ao leitor: “Ei, é sobre isso aqui e sobre essas pessoas que eu vou falar, certo?!”

É por isso que aqui vale uma dica: esqueçam os personagens que não são importantes para o desenrolar da história. Muita gente vai aparecer na trama e simplesmente desaparecer, sem que gente faça a menor ideia do que aconteceu com elas. Não liguem também para as longas passagens de tempo… O livro é repleto de momentos “alguns meses se passaram”, “foi uma longa jornada, mas o que importa é que eles chegaram” e esse tipo de coisa… Nada de ficarem obcecados com o que aconteceu com os protagonistas nesse tempo. Vamos, bola para frente!! Rs… As mudanças de ponto de vista, os vários protagonistas e tudo o que acontece na história já pode ser suficientemente confuso sem que a gente fique especulando sobre aquilo que não foi contado!!

No geral, achei essa leitura interessante… Morri de amores?! Não mesmo, nem longe disso. É tanta informação desconexa no começo da história que demorei para entender como tudo aquilo poderia se juntar em um enredo único. Os personagens que mais me cativaram perdem o destaque de repente e fiquei bem frustrada com isso… Mas de alguma forma muito louca, estou morrendo de curiosidade para descobrir o que vem a seguir. O prólogo do próximo livro está disponível ao final desse primeiro volume e me alegrei ao saber que meus queridos personagens estão de volta!! Rs…

site: https://leitoracompulsiva.com.br/ano-um-de-nora-roberts/

Ana | @naluentrepaginas 02/03/2020

Esperava bem mais...
Ano Um é o primeiro volume da trilogia distópica Crônicas da Escolhida, e a história começa na noite de Ano-Novo, quando uma doença misteriosa surge e o caos se inicia. Rapidamente o sistema de governo cai, a rede elétrica, os meios de comunicação, e paralelo a isso a magia começa a se manifestar: em algumas pessoas de forma positiva, nascendo esperança em meio ao caos, e em outras de forma negativa, mostrando que o poder pode revelar o pior que existe dentro de cada um.

Inicialmente a história é divida em 3 grupos: Acompanhamos Lana e Max, um casal  de bruxos de NY que utiliza seus poderes para o bem e que está tentando encontrar o irmão de Max enquanto fogem daqueles que perseguem os que possuem magia;  Arlys, Fredinha, e Chuck, respectivamente uma jornalista que pretende documentar todo o caos e reestabelecer a comunicação, uma fada, e um hacker;  e Rachel, Jonah e Katie, uma médica,  um paramédico que pode prever a morte de pessoas,  e uma mulher que deu a luz gêmeos e adota uma 3ª criança no caminho.

Os três grupos estão em movimento e a história é divida pelo ponto de vista de todos esses personagens. No início achei um pouco confuso, mas ao longo da leitura nos acostumamos com isso. O foco principal é a viagem de cada  um, o que acontece, quem eles conhecem, o que esperar, se vão chegar a algum lugar e se vão se encontrar. Temos também a uma suposta profecia de que surgirá uma Escolhida que salvará a humanidade desse mal que os assola, mas achei que ela foi deixada em segundo plano nesse primeiro livro.??????????????????

Como disse, essa foi minha primeira experiência com a autora, e infelizmente não foi muito positiva. Achei os personagens muito rasos, os diálogos fracos, e a história arrastada. Apesar do clima de perseguição, o livro conta com poucas cenas de ação, alguns fatos são jogados no meio da história sem um aprofundamento maior, e nenhum dos personagens conseguiu me cativar de verdade. Além disso, a mistura da distopia com a fantasia não funcionou para mim, pois achei que nenhum dos dois gêneros foi bem trabalhado, transformando a fantasia em um toque infantil na história, e a distopia meio ?largada? ao longo do caminho...

Ano Um tinha tudo para ser uma fantasia sensancional, e o final do livro assim como o primeiro capítulo de continuação (presente no final do livro) até parecem indicar uma melhora na história, mas ainda assim não foram suficentes para que eu deseje continuar a leitura da trilogia.

Anna Martins 19/02/2020

Ainda mais fã!
Não sei se um dia vou me cansar das trilogias de romances da Nora, e fiquei bastante surpresa e feliz com essa série tão diferente do que costumo esperar dela.

A história é muito bem construída e estruturada, mesmo com tantos pontos de vistas, todos tem seu protagonismo na medida certa. Curti como ela parece ter pensando bastante sobre todos os elementos e consequências desse universo.

sarinha 16/02/2020

...
Li por participar de um grupo de leituras, mas achei o livro arrastado. Leitura parece de uma escritora amadora.

juandbooks 11/02/2020

Infelizmente fiquei muito decepcionada com o livro. Achei a escrita muito fraca, com diálogos forçados que pareciam de fanfic feita por adolescente, coisa que eu não esperava nenhum pouco dessa escritora, me peguei revirando os olhos diversas vezes por varias falar desnecessárias. Achei o lance todo do Max com a Lana completamente previsível, era obvio o que ia acontecer então não considerei como plot algum e nem fiquei surpresa. Sobre a abordagem da historia, achei interessante e diferente a ideia de uma distopia com esse tema mas achei que tem muita coisa pra ser resolvida e que poderia ter sido debatida nesse livro ao lugar de outros fatores que acontecem. Fiquei muito apegada em personagens que no final da trama foram completamente esquecidos. Talvez sejam abordados nos proximos livros mas acho dificil dado ao jeito que foi terminado. Sobre o fim achei tao mas tao desnecessário esse novo envolvimento amoroso que não sou nem capaz de comentar.

Elton 05/02/2020

Surpreendeu positivamente
A história inicia bem legal, gera uma coisa estranha quando vc se depara com as paranormalidades, mas a partir daí só evolui