Confissões de uma Terapeuta

Confissões de uma Terapeuta Renata Lustosa

Resenhas - Confissões de uma Terapeuta

gio 27/08/2020

simplesmente ótimo!!! gente eu amei, tava sentindo falta de um clichêzinho. leo simplesmente TUDO p mim

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Um chick lit divertido e gostosinho
Eu comecei esse livro passando raiva com a Melissa. É, não gostei das atitudes dela, principalmente as antiéticas. Isso me incomodou muito.

E por mais que a gente comece a entendê-la melhor e que ela tenha amadurecido ao longo do livro, algumas atitudes são injustificáveis.

Mel é impulsiva, insegura e cheia de neuras. E acabei não conseguindo me identificar com a personagem.

Em compensação, amei os amigos da Mel. Pati é maluquinha, Rafa é um fofo, mas o Leo me ganhou completamente. Sim, estou apaixonada e tenho um novo crush literário.

Apesar de passar muita raiva no início, dei muitas gargalhadas com as maluquices da Mel. E o final melhora consideravelmente.

Achei legal a forma como abordou a questão do TOC e o quanto isso afeta a vida da pessoa.

É leve, divertido e fluido. O final não foi nenhuma surpresa para mim, mas gostei muito.

Alessandra825 05/07/2019

Melissa tem um pequeno consultório na zona leste de São Paulo, carinhosamente emprestado pelo pai. ESPECIALIZADA EM RELACIONAMENTOS, ali ela atende suas duas adoráveis pacientes (OK. Uma delas não é tão adorável assim), que são sempre atendidas uma vez por semana. Ela não nega que AMA UM CAFEZINHO feito por sua secretária, e também odeia ver todas aquelas revistas desorganizadas e as ALMOFADAS FORA DO LUGAR, pois seu TOC simplesmente não deixa todos objetos – meio tortos - passarem despercebidos.
APAIXONADA POR SEU MELHOR AMIGO, Rafa, Melissa tem a certeza de que um dia eles ficarão juntos. Por isso, nunca namorou nem se declarou para o rapaz; sabe que o DESTINO irá fazer tudo acontecer no tempo certo. Contudo, seu mundo vira do avesso e de PERNAS PARA CIMA quando descobre que o amor de sua vida irá se casar. E adivinha QUEM É A NOIVA? A sua (não tão adorável assim) paciente.
Decidida a costurar seu coração FRAGMENTADO, Melissa precisa se declarar para Rafa e consequentemente perder a paciente e seu dinheiro que compram suas BATATAS FRITAS... Mas, e se ela provar que o DESTINO DEU UMA ENLOUQUECIDA e mostrar que o novo casal não estão destinados a ficarem juntos? Afinal, ela não quer terminar como JULIA ROBERTS no filme, O casamento do meu melhor amigo.

O livro não só me proporcionou uma leitura EXTREMAMENTE DELICIOSA, cativante e divertida, como também foi capaz de me fazer esquecer completamente minha própria realidade. Nem minha RESSACA LITERÁRIA resistiu à história de Mel: é impossível não se render à ENVOLVENTE NARRATIVA em primeira pessoa, que dá voz à personagem e permite conhecê-la.
Terminei o livro em êxtase! Estou muito feliz por ter estado em companhia de uma leitura tão agradável. Sabe aquele quentinho no peito quando se está em contato com algo tão singelo e bonito? Pois então! Recomendo a obra aos que desejam mergulhar em uma história cheia de amor, amizade, cumplicidade e DIVERSÃO. Já estou aqui na expectativa do próximo lançamento!

Michelly 11/08/2021

Queria muito ser amiga da Mel
Eu adorei! É engraçado, é divertido e me prendeu até a última página. Quando eu não estava lendo tudo que eu pensava era: preciso saber o que a Mel vai aprontar!
Veio como uma cura, maravilhosa, para uma ressaca literária que durou meses.
Ri, me emocionei e agora vou sair indicando este livro pra todos!!!
Vamos lá, Mel é uma terapeuta que tem apenas duas clientes e uma delas acaba se apaixonando... Daí pra frente ela tenta causar reviravoltas na vida amorosa de Alana. Bem, se eu contar mais a história perde a graça. Kkk

Gabriela 26/02/2020

Não se iluda com o título
Se você, assim como eu, gosta de livros que tem psicólogos/psiquiatras por causa de assuntos de psicologia/psiquiatria não se iluda com esse por causa do título (como aconteceu comigo). É um chick-lit, a parte de psicologia fica quase esquecida no churrasco. Não estou dizendo que é ruim, muito pelo contrário, gostei bastante. Pra quem gosta, ou quer, uma leitura leve e engraçada, o livro é uma boa pedida.

Le Franzin|@le_franzin 12/10/2020

Toc toc
Eu amei a Melissa kkkkkk é a psicologa mais louca que eu já vi. O rafa me dava nks nervos e a Alana até que eu achava legalzinhaaa. O leo... amor desde a primeira olhada kkkkkkkk ele e a mel sao mt divertidos juntos, apaixonadaa.
Clichezinho gostoso que eu li no dia de chuvaaa. Amoo?

Borboletário 06/11/2022

Clichê gostoso de se ler
Não sou muito fã de clichê nesse nível, mas como faço Psicologia, o título me ganhou na hora, e: valeu super a pena!!!! Eu AMO O LEOOOOOO, novo crush literário ?????????

Tayane57 18/09/2020

Um livro nacional de qualidade. Mostra que o psicólogo é um ser normal e também passa por conflitos internos e externos. Leitura "sessão da tarde".

Soll.Caetano 12/02/2022

Uma doçura
Muito bom ler esse livro. A história bem legal e os romances do tipo q podem acontecer com qq um sabe? Me fez lembrar das paixonites da adolescência

Carous 05/08/2020

Eu tenho muito receio de ler livro nacional contemporâneo pela escassez de resenhas nem no Skoob nem no Goodreads - um problema causado pela pouca valorização de novos escritores nacionais -. Fico desconfiada das notas altas e resenhas elogiosas serem frutos de leitores betas, amigos ou familiares desses escritores dando seu apoio incondicionável - bem legal da parte deles -, mas não serem honestas.

Outra coisa que raramente faço - porque já quebrei a cara antes - é seguir sugestão literário de perfis avulsos no Instagram.

Mas vi mais de uma indicação deste livro, então meu interesse aumentou.

Juntando esses dois fatores, pode-se dizer que baixei "Confissões de uma terapeuta" ~prendendo o ar que não sabia que estava respirando ~ (uma frase de arrepiar os cabelos que, inclusive, tinha no livro. Quase tirei pontos por isso) esperando o pior, mas torcendo pelo melhor.

Deu tudo certo, felizmente, e agora só me resta deixar mais uma resenha positiva e panfletar este livro pelo resto da vida ("Desculpe, senhora, mas você já ouviu a palavra de 'Confissões de uma terapeuta' hoje? Já baixou? Tá disponível no kindle unlimited. Senhora? Senhora?)

O livro tem um número excelente de páginas - nem muito pequeno que deixa a história corrida, nem a mais -, uma protagonista ma-ra-vi-lho-sa; engraçada, fofa, simpática. Precisamente a personagem ideal para uma comédia romântica. Melissa ainda tem três amigos fantásticos que funcionam muito bem no enredo; e personagens secundários que além de expandirem o universo da protagonista deixando que ficasse monótono ou repetitivo, se encaixaram muito bem ao conjunto.

Melissa é um pouco neurótica - e não me refiro ao TOC dela, muito bem abordado, por sinal. Nem clínico, nem banalizado - e é cismada demais com o peso dela. Compara-se demais ao corpo de sua paciente Alana. Francamente, duvido que ela seja * gorda * como afirma. E mesmo que fosse, qual o problema?
Não é uma crítica ao texto da Renata Lustosa nem à personagem. Mesmo não sendo minha parte favorita do livro, captei que Melissa representa mulheres reais com dilemas reais e, numa sociedade gordofóbica e obcecada pelo corpo perfeito, as inseguranças dela fazem sentido. Assim como fico triste vendo minhas amigas se comparando à outras mulheres, se depreciando e com uma relação conflituosa com a comida, fiquei triste da Melissa ser assim também. Só queria segurá-la pelos ombros e dizer: "Menina, você é otima!"

Penso o mesmo sobre a chateação de Melissa quanto a relacionamentos, homens, casamentos e filhos. Poderia dizer antiquado - mas não é -, mas não são irrealistas.

Mas eu ri porque a personagem viu "O casamento do meu melhor amigo" e não captou a mensagem principal. Felizmente não teve o mesmo comportamento que Jules, mas foi quase. E porque Melissa é mais sensata e tem amigos mais sensatos ainda. Achei bacana a ética pessoal e profissional dela.

Se fosse uma história em que a protagonista resolve se meter na relação alheia, forçar o amigo a cancelar o casamento por birra, eu teria abandonado de cara.

Além da bela construção da protagonista, dos personagens secundários, dos variados formatos de relacionamentos, do romance, do humor natural e da leveza com que a história flui, gostei do texto da autora. É bom, dinâmico, te fisga. Os diálogos traduziram como nós, jovens, nos comunicamos.
Só achei que repetiu-se muito que Melissa só tinha duas pacientes. Às vezes a informação era relembrada de um jeito até criativo, mas normalmente era apenas Melissa falando "Tenho duas pacientes. Tenho apenas duas pacientes" E, eu guardei isso, não precisa reforçar mais vezes.

Sobre a edição: capa bonita vende e a de "Confissões de uma terapeuta" atingiu meu ponto fraco: capas bonitas & fofas! A diagramação é bem mulherzinha - adoro! - e a fonte usada nos capítulos é uma das minhas preferidas.

Mas encontrei uns erros ortográficos. Foram poucos, mas que se repetiram muito na história. Também não foram graves, mas são justamente os que mais me incomodam *sorriso amarelo* (confundir deste/desse & variações; e o vício de linguagem "há x dias/horas/meses/anos atrás")

Darei uma colher de chá ao livro visto que o texto é bem coloquial e os personagens representações de pessoas. Pessoas que cometem esses deslizes ortográficos o tempo todo *cara de lua*

Como mencionei nos parágrafos anteriores, as dúvidas, perrengues e confusões de Melissa não fogem da realidade. O livro não escapa disso, apesar de ser muito bom pecou por não ter personagens POCs relevantes (só há Lorraine - amarela - e Iolanda - negra -. Foram bem retratadas, mas estão longe de serem relevantes na história), LGBTQs e PCDs. Vou fingir que o Júlio atende a cota gordo para não parecer muito chata.

Mas uma coisa legal é que a história se passa em São Paulo e a autora teve a sensibilidade de dar explicações sobre a geografia da cidade. Eu conhecia os bairros mencionados e o sistema de metrô, mas nem todo leitor mora em São Paulo ou conhece a cidade, então foram explicações bem vindas que se adequaram à história.

Já escrevi tanta coisa e ainda nem cheguei no romance.
Aaaaaaaaaaah, eu shippei horrores a Melissa com O Amigo! E eu nem gosto desse trope de amigos que descobrem que são apaixonados um pelo outro, mas dei pulinhos de alegria quando percebi que eles seriam endgame. Eles super combinam e são TÃO FOFOS JUNTOS

journalliterario 01/09/2020

Me senti amiga dos personagens!!
Ahh como torci pela Mel! Fiquei muito feliz com o final a história. Não queria que tivesse acabado!!

Giovana Monteiro 09/05/2020

Sessão da tarde
Uma comédia romântica super gostosa de ler, apesar de não concordar muitas das vezes com as atitudes de Melissa o livro nos faz dar belas risadas e perceber que o amor pode está aonde a gente menos espera.

Jú Pachêco @jujuba_literaria 02/04/2020

Leve, clichê e fofo.
CONFISSÕES DE UMA TERAPEUTA| Renata Lustosa|Lura Editorial| ?????
_
?Querida... ? ela pega em minha mão. - ... de que adianta ser assim tão planejada se você não se permite ser livre para fazer as coisas que tem vontade? Você manda na sua vida e não o plano que você fez para você.?
_
A Mel é uma terapeuta recém formada com especialização em relacionamentos e com um único empecilho para alavancar sua carreira: ela nunca esteve em um relacionamento. Apaixonada pelo seu melhor amigo, Rafael, ela nunca se preocupou em realmente abrir seu coração para o galã, pois a maior certeza da sua vida é que um dia ela se casaria com ele, afinal eles são muito parecidos e se encaixam perfeitamente. Tendo que se virar para conseguir novos pacientes, lidar com suas próprias neuroses e TOC e dando o melhor de si para sua longa lista de dois pacientes, ela não imaginava algo que ia mudar a sua vida de ponta cabeça: a sua paciente vai se casar com o homem que ela é apaixonada.
E agora? O melhor é correr atrás do boy ou deixar ele viver sua vida? Ao lado de seus amigos, Mel vai fazer uma jornada de descobertas cheia de risos, lagrimas e suspiros e com um final digno de novela mexicana.
_
Gente, quando a Rê me convidou para ler esse livro eu já imaginei que ia ser maravilhoso, o que eu não esperava era me surpreender tanto com a Mel. Uma personagem gente como a gente, tentando descobrir seu lugar no mundo e correndo atrás do amor verdadeiro, dando uma aula de carisma e arrancando muitas risadas. O melhor de tudo: eu me apaixonei pelo amor da vida da Mel! Me julguem!
Super recomendo essa delicinha, ótimo para tirar a ressaca literária e melhorar nosso humor.

Rosana Miyata 10/02/2021

Que livro mais gostoso de ler, um romance bem leve e engraçado, flui bem. Uma história boa para ler quando se está com ressaca literária.