Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

PH 25/03/2013

Acho esse livro o mais parado de toda a serie da " Herança " muito paradão o livro, só temos realmente açao nas ultimas 200 pag, até lá eles aprofundam o que sabemos sobre cada personagem, nesse livro Roran começou a ter espaço na serie e se torna quase o personagem principal.

Boa leitura !

Cleber 18/03/2013

Eragon ou Roran?
Então Eragon finalmente vai para Ellesméra continuar seu treinamento depois de uma batalha conturbada, mas não sem conhecer um pouco as cidades dos anões.
Um dos pontos fortes desse livro( e o que eu me interessei bastante) é a introdução as culturas das outras raças como os Elfos, os Anões e até mesmo os Urgals.
O que o Chistopher Paolini soube escrever muito bem, diferenciando eles em extremos, mas interessantes com suas próprias crenças e maneiras de pensar.
Um personagem que aparece bastante e que também há um crescimento é o Roran primo de Eragon que volta para a sua cidade natal e faz de tudo para proteger a vila de Carvahall, o que ganhou todo o meu respeito ja que ele é um simples humano e faz coisas extraordinárias, só com a força de sua determinação.
O que já não é o caso do Eragon, você percebe que ele aprende muita coisa e que ele cresceu, mas eu não consigo ver ele totalmente diferente de como ele era no começo, talvez por causa de seus medos e das falhas mas o principalmento porque ele recebe MUITA ajuda, de todos! (sim são tempos desesperados e ele é o único cavaleiro que pode lutar contra Gabatorix, mas mesmo assim né!) Então eu acho que ele precisa ser um pouco mais independente como Roran foi!
E claro que eu não posso esquecer de Saphira com seus conselhos e superioridade, mas que também erra o que prova que ninguém é perfeito.
Mas não pense que o livro será somente o treinamento do Eragon e a ascensão de Roran, revelações interessantíssimas ocorrem no final do livro!
Ao todo eu dou 3 por causa que o Eragon deixou a desejar, mas tudo bem veremos no próximo volume!

"- Nunca peça ajuda a um elfo; eles pode, decidir que você estará melhor morto, hein?"
Orik, o anão.

Rebeca 17/03/2013

Recomendo, apesar de...
Eu gostei muito de Eragon, muito mesmo! Comecei a ler o segundo livro da série com a expectativa lá em cima e... me decepcionei :\
Bom, no começo Eldest conta a trajetória de Eragon até a cidade dos elfos, é uma parte bem monótona. Foi essa parte que eu achei muito chatinha, deixei a leitura parada por um bom tempo por causa disso, comecei e terminei outros livros antes de voltar a ler esse.
Depois da viagem começa o treinamento dele e melhora um pouco (finalmente!), a partir daí eu comecei a me interessar pela história de novo. É possível observar o amadurecimento de Eragon e Saphira, os novos conhecimentos adquiridos, e colocados em prática na batalha que tem no final (espero que falar que tem uma batalha não seja um spoiler, hehe). Também tem ótimas revelações sobre as origens do protagonista, que nos ajudam a entendê-lo melhor, assim como a alguns acontecimentos do primeiro volume da série.
Apesar de ter começado a resenha dizendo que me decepcionei, eu recomendo Eldest. Isso porque depois de passada a parte menos interessante, o livro fica realmente bom. E quando eu terminei fiquei com uma saudade tão grande da história, coisa que não aconteceu depois que eu li Eragon, e me surpreendeu.

Deia 21/02/2013

As canções dos mortos são os lamentos dos vivos.
Ao ler Eragon me encantei com esse jovem agricultor, forte, astuto e um verdadeiro cavaleiro, mas nunca imaginei que sua vida pudesse sofrer tantas reviravoltas, como ele sofreu e ainda sofre em Eldest.
Fico pensando se apesar de tanta dor ele realmente se tornará o cavaleiro a salvar a Alagaësia.
O autor nos deu um formidável personagem para amarmos e querermos bem, mas ao termino de Eldest temo por ele, espero que os ensinamentos de seu mestre sirva para que ele tenha forças para combater o próprio sangue.

Bom, em Eldest Eragon passa boa parte do livro em articulações militares, conselhos de anciões e no seu treino em Ellesméra. Mas ao mesmo tempo que acompanhamos Eragon após a batalha em Farthen Dûr, o autor nos mostra o povo de Carvahall e como estão as vidas de seus moradores após a fuga de Eragon também acompanhamos a vida de Roran (primo do cavaleiro) e nos vemos amando mais um personagem, pois Roran muda o curso da história de forma formidável.
O livro "Eldest" e repleto de magias e encantamentos, força e concentração, paz e ódio.
Preparem-se para ser arrebatados do mundo "real" ao ler Eldest.

Nati 14/02/2013

Eldest - Livro 2 do Ciclo A Herança
É um livro fascinantemente fascinante. A continuação do ciclo é repleta de aventuras tão originais quanto as do primeiro livro.

Rodrigo 04/02/2013

Boa continuação da história, algumas reviravoltas interessantes.

Diego Silva 28/01/2013

Uma obra Fantastica.
Nesse segundo livro do Ciclo A Herança, a história amadurece bastante com a inclusão de novos personagens,politica, família e traição.

Podemos Ver que Roran e Eragon tem mais em comum do que parecia.Esse primeiro agora tem alguns capítulos com a narração com sua trajetória.
Roran cresce na estória se tornando um bom personagem, e mesmo sem magia ele consegue ser um ótimo reforço para a batalha final contra o rei.

Paolini teve uma bela sacada se aprofundando na família de Eragon.O treinamento de Eragon foi outra ótima ideia e foi aproveitada para fazer o personagem amadurecer mais rápido.

A edição da Rocco apesar de não ter nenhuma novidade consegue ser boa.
Enfim agora é correr pro Brisingr para saber o que acontece.

Rafael Albo 16/01/2013

Só pelo final desta parte, sua leitura já vale a pena.

Nat 12/12/2012

Em Eldest, três dias após a vitória sobre os urgals mandados por Galbatorix, Ajihad, líder dos varden, é morto e Murtagh é capturado em uma emboscada por dois magos traidores. Eragon se entristece com a perda do amigo e a morte do líder varden. No lugar dele, Nasuada, sua filha, assume a liderança dos revoltosos. Ela permite que Saphira e o cavaleiro viajem para Du Weldenvarden, reino dos elfos, para que Eragon possa começar seu treinamento apropriado. Lá, ele descobre que Arya é a filha da rainha e encontra Oromis e Glaedr, cavaleiro e dragão mais antigos que Galbatorix. Enquanto isso, o rei manda para Carvahall os ra’zac, para capturarem Rohan, primo de Eragon. Mas Rohan não se rende, luta desesperadamente, e enlouquece quando Katrina, sua amada, é raptada. Ele, então, convoca todos os moradores do vilarejo para partir. Seus feitos de coragem falam por si só, e mesmo com temores, todos o seguem. De volta ao reino élfico, Eragon tem seu ferimento curado em uma celebração élfica, e sua aparência modificada. Mais forte, ele e Saphira vão para Surda, onde os varden se encontram e na batalha com o exército de Galbatorix, descobrem que existe um novo cavaleiro, sob o julgo do rei.

Lucas.Wijk 28/11/2012

Eldest, o segundo livro da saga da Herança, começa exatamente onde terminou Eragon. Neste livro o foco principal é no treinamento de Eragon em Ellesmera e o foco secundário em Roran fugindo de Carvahall.

A escrita de Paolini melhorou um pouco em relação ao primeiro livro, porém não me agradou tanto quanto aquele. As cenas de Eragon em Ellesmera são cansativas, nada acontece, não se tem mais tanta ação, apesar de possuir mais páginas, o livro fica muito estático. Novos segredos são apresentados e revelados, o que instiga um pouco a curiosidade do leitor, mas no geral, o livro fica mais “paradão”.

O livro se passa, logo no inicio, em Farthen Dur, e os anões continuam ótimos, principalmente Orik, que acompanhada Eragon para Ellesmera e, apesar de não aparecer muito, continua sendo uma das personagens mais cativantes. Murtagh desaparece logo ao inicio do livro, restando a dúvida se ainda estaria vivo, então sua presença neste livro é menor que no anterior.

Esse livro se aprofunda mais nos elfos, criaturas que me desagradou. Os elfos de Paolini conseguem ser piores que os dragões, são extremamente arrogantes e convencidos, em outras palavras, são chatos! Sem contar que são todos infinitamente poderosos, não tendo nem comparação com os humanos, como se já não bastasse serem todos chatos, são também colocados num pedestal, parecendo quase impossível para Eragon (mesmo sendo um cavaleiro) se comparar a eles. Arya também me irrita profundamente neste livro, Paolini tenta criar uma paixão impossível entre ela e Eragon, porém se torna algo irritante porque não existe nenhum motivo relevante para ela sequer dar uma chance a ele (ao contrário de casais de outros livros, como Khalan e Richard em “A Primeira Regra do Mago”), e em diversos momentos ela se mostra um pouco interessada nele, mesmo assim frustrando-o, é um “romance impossível” mal planejado. Bom, mas não são todos os elfos que são tão terríveis assim, o autor mesmo deixa claro que são uma raça com o humor instável, existem personagens que eu gostaria de comentar, mas deixo de lado para não dar spoilers sobre o livro.

Além dos elfos, não temos muitas outras apresentações do lado de Eragon, uma coisa que me desagradou no livro são os excessivos juramentos que Eragon faz, tanto para Nasuada (que assume a liderança dos Varden logo ao inicio do livro), como para os elfos e anões, eu acho ridículo um cavaleiro de dragão, que supostamente era para ser a personagem mais poderosa do livro, se curvar perante todos ao seu redor, sendo que ele recebe diversas ordens, mas não dá nenhuma. A imagem que Eragon passa, além de imaturo, é de fraco.

Enfim, esse foi o lado do livro que eu não gostei, mas do outro lado eu fiquei espantado: as cenas de Roran são espetaculares! Roran foge de Carvahall junto com seus antigos habitantes, perseguidos pelos Ra’zacs, e ele se apresenta como um exímio líder e guerreiro. Muitas cenas de ação estão presentes nas suas páginas, e sua busca frenética pelos Varden conseguiram receber toda minha atenção, algo que as cenas de Eragon não conseguiu.

O livro se fecha com chave de ouro, com uma grande surpresa e uma ótima batalha, não comentarei mais para evitar spoilers, só digo que, apesar de não ter achado tão bom quanto o primeiro livro, Eldest não deixa de ser excelente, com destaque especial para Roran que, ao contrário de Eragon, mostra ter uma personalidade forte e rouba a maior atenção do livro (na minha opinião). Paolini, apesar de desagradar em certos momentos, não me decepcionou!

Rusbis 29/10/2012

Vídeo-Resenha no Vlog Literário Ler Vicia. Confira!!!

Alluan 03/10/2012

Saphira <3
Umas das melhores sagas que já existiu. A história é grandinha, mas apesar de algumas raras vezes, quase cair no tédio, vale a pena cada palavra lida. Christopher Paolini, é o cara.