Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Fernandel Abrantes

Resenhas - Tristão e Isolda

Pabline 16/02/2013

Amigas Entre Livros: Tristão e Isolda

Caso vocês tenham lido a resenha que fiz sobre o filme Tristão e Isolda, viram que eu estava muito curiosa pelo livro, porque simplesmente amei o filme. Eu pensei que o filme, claro, apesar de ser uma adaptação, fosse minimamente parecido com essa lenda celta. Mas não, definitivamente, não. As únicas coisas parecidas entre a história de Tristão e Isolda e o filme foram: Os personagens principais se chamavam Tristão e Isolda, a história estava em volta do fator “amor proibido” e (começo do spoiler) eles morreram no final (fim do spoiler). Ok, exagerei; mas só um pouquinho. Certos pontos do inicio da lenda celta nos lembra o filme, mas de resto, todos os desfechos foram alterados, houve grandes mudaranças até nas relações de parentesco e também sentir falta de muitos personagens. E isso me deixou meio decepcionada, porque querendo ou não, eu queria uma história incrível como a do filme. Maldita hora que assistir ao filme antes U.U

Tristão, ainda muito novo perdeu os pais, e acabou ficando com seu tio; o rei Marcos. Já moço (lá pelos 20 anos), ele passa por uma luta para honrar o reino e acaba sendo ferido por uma espada banhada em veneno, empunhada por Morholt, da Irlanda. Obviamente, se ver muito adoentado, então pede ao seu tio que lhe deixe vagar pelo mar numa pequena embarcação, para assim morrer, ou quem sabe encontrar uma ilha encantada onde possa ter alguém que o cure. Ele acaba parando na Irlanda e é salvo pelas mãos curadoras de Isolda, a rainha do rei da Irlanda, e é nessa ocasião que conhece a linda filha da rainha, de 12 anos; Isolda, a Loura.

Nisso ele volta curado para sua terra natal, e claro todos ficam muito felizes por lhe verem novamente. Os “conselheiros” do rei exigem que o monarca espose, mas o rei diz que só casaria com a que tivesse os cabelos loiros com ouro. Lá vai Tristão de volta para as terras da Irlanda pedi a mão em casamenta da Isolda, a Loura, para o seu tio Marcos. Depois do jovem herói derrotar um Dragão, o pai da princesa acaba concedendo-lhe a mão. Mas a mãe da jovem menina, vendo sua infelicidade por ter de casar com o rei Marcos e não com Tristão, faz uma espécie de poção do amor para sua filha tomar com o rei e assim poderem viver apaixonados por três anos; que é o tempo que dura a poção. No fim das contas, ainda no navio para voltarem, depois de certas confusões, nossos pombinhos acabam tomando a tal poção e assim começa o amor proibido, pois não conseguem se separar de tão apaixonados.

Isolda casa com o rei Marcos, mas mantém relações com o jovem, lindo e valente Tristão. E claro, isso só poderia gerar muitos conflitos; principalmente por parte do ciúmes do rei.

Já não gostei dessa história de paixão iniciada com a poção do amor, me pareceu que no principio eles foram fossados a se amarem, coisa que no filme foi de uma naturalidade tão bela. Enquanto que no filme Tristão sofria com a lealdade que sentia pelo homem que o criou, mesmo amando Isolda (ou seja, o rei com quem Isolda casou), se via triste por ter que enganar o rei, no livro não me pareceu bem assim; muitas vezes os personagens tiraram minha paciência. Até mataram para permanecerem em segredo, e nesse processo davam graças a Deus por ajudarem a ficarem unidos, apesar deles nem serem tão inocentes no cartório.

Sei que tive todas essa impressões porque tinha como parâmetro de comparação o filme, que apesar de tentar fazer uma história ambientada em uma época lá atrás, está em volta de impressões contemporâneas, e isso, querendo ou não passou, e muito, para a “adaptação”. Eu também teria que tentar me livrar do anacronismo.

Até porque o filme tem uma maior, digamos; humanização da história, enquanto que no livro contamos com agentes fantásticos, como a própria aparição do dragão, ou as habilidades quase magicas da rainha e filha Isolda terem de curar as feridas e conhecerem os poderes das ervas tão bem que lembram muito feiticeiras, ou no personagem que consegue ver o futuro nos astros ou na própria figura de Tristão, que cria um "arco que não falha” e tem o poder de encantar a todos com sua voz e harpa. Percebemos que tem uma certa magia envolta no imaginário da história.

Mas apesar de certas loucuras, que me fizeram ficar com medinho do Tristão, o livro é acima de tudo uma história de amor, de sofrimentos, de amantes que passaram por intempéries na vida, que não conseguiam viver um sem o outro; um amor canal e emocional.

Então prefiro não dizer se gostei mais do filme que do livro, porque para mim foram completamente diferentes apesar de uma coisinha ali ou outra aqui lembrarem a história de Tristão e Isolda. E essa é uma dica que deixo para quem quiser ler a obra caso tenham assistido o filme antes, se desapeguem de todas as impressões causadas pela adaptação e encarem o livro como uma história totalmente diferente.

No todo, Tristão e Isolda é uma obra rica, que nos conta muito sobre aspectos da época, apesar da versão de Tristão e Isolda original ter perdido certos detalhes, e essa versão que temos agora é das variantes que foram feitas lá pelo século XII e XIII.
Robson.Samuel 15/06/2015minha estante
COMO FAÇO PRA ACHAR A RESENHA Q VC FEZ SOBRE O FILME

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

Romântico e triste
A lenda de Tristão e Isolda é da época medieval e tem origem céltica. Trata-se de uma das mais belas histórias de amor já conhecida. As primeiras versões foram escritas no século X. Os trovadores anglo-normandos de língua francesa e a rainha Leonor de Aquitânia contribuíram para a sua difusão na Europa. O texto original foi reconstituído através das versões mais antigas. A história foi incluída nas lendas arturianas (Rei Artur) e voltou a ter grande destaque entre os poetas europeus do século XIX.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/02/22/Resenha-Tristao-e-Isolda

Bea_who 28/02/2022

Tristao e Isolda
Li como leitura obrigatória da escola
Não é meu estilo de livro, mas reconheço que para a época que foi escrito é um bom livro.

Valquiria.Coelho 13/11/2018

Tristão e Isolda
Tão bonito e tão triste ao mesmo tempo... :(

Mel Marques 09/04/2023

Sobre o que se trata Tristão e Isolda?
O livro relata uma lenda medieval celta com aventuras (e desventuras) de dois amantes, Tristão e Isolda, a loira (ou Isolda I, como eu gosto de chamar. Vocês entenderão a importância da diferença) . Desbravando florestas e derrotando dragões, nós descobrimos se o amor realmente pode vencer qualquer obstáculo.

lauA0 27/03/2023

Tristao e isolda
Livro com uma história muito boa, leitura um pouco robusca e difícil, mas quando acostuma flui muito bem, é bem densa e cheia de detalhes, muito bom, recomendo.

Carol638 02/03/2023

Trágico
A história se passa séculos atrás, na Cornualha e retrata a história dos dois amantes que foram amaldiçoados a se amarem fervorosamente até o fim de suas vidas. Achei bem interessante a ambientação da história e dos costumes da época, ainda que um tanto quanto chocantes. A leitura é um pouco arrastada pelo excesso de formalidade e uso de pronomes (como o vós) pouquíssimos presentes em nosso dia a dia. A narração é rápida, com milhões de coisas acontecendo na mesma página, o que prende o leitor. Achei que algumas das situações foram repetitivas, mas necessárias. O final foi verdadeiramente tocante, comovente (confesso, cairam algumas lágrimas) e satisfatório, porém um tanto quanto previsível. Recomendo caso goste do gênero épico.

Ana 10/04/2022

Muito mais do que eu esperava
Realmente, foi bem melhor e mais interessante do que eu pensei que seria. Já conhecia a história dos dois por cima mas pensei que seria um amor proibido e um final miserável por conta do Rei Marcos ser um crápula. Não foi nada disso! Os personagens são muito interessantes e as histórias tem muito mais camadas do que eu pensei que teriam, mesmo o livro sendo curtinho.

Julha 29/06/2022

li esse livro para a escola como leitura obrigatória e até que gostei
mas a linguagem foi bem difícil