Tristão e Isolda Fernandel Abrantes

Resenhas - Tristão e Isolda

Bruna Lima 26/10/2022

Uma história de amor de origem celta direto da Idade Média, repleta de drama, romance de cavalaria, poção do amor, grandes feitos, conflitos e mortes, que pertence ao ciclo Arturiano.

Diversos são os pontos que podemos observar durante a leitura e uma delas é sobre o conceito de "idealização", seja do amor ou dos personagens apresentados.

Tristão e Isolda ao se envolverem irão causar diversas tragédias, e ao longo das páginas o leitor acompanhará uma sequência de acontecimentos que são desencadeados do fruto desse envolvimento, de um amor impossível, a construção do mito do amor eterno.

Por mais que seja um livro escrito há séculos, a leitura é muito fluida e envolvente, e percebemos muitos pontos que serviram como base para diversas produções literárias posteriores, dentre elas, o amor cortês.

Uma leitura que recomendo!

LidosdaCris 18/01/2023

A história de amor de Tristão e Isolda foi inspirado na cultura céltica. A história é cativante, mesmo com uma leitura que foi arrastada e cansativa em diversos momentos.

Victória 05/02/2023

Achei só ok, não me marcou. E eu já tinha lido a versão do Suassuna.

Foi o sétimo livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias

Carol638 02/03/2023

Trágico
A história se passa séculos atrás, na Cornualha e retrata a história dos dois amantes que foram amaldiçoados a se amarem fervorosamente até o fim de suas vidas. Achei bem interessante a ambientação da história e dos costumes da época, ainda que um tanto quanto chocantes. A leitura é um pouco arrastada pelo excesso de formalidade e uso de pronomes (como o vós) pouquíssimos presentes em nosso dia a dia. A narração é rápida, com milhões de coisas acontecendo na mesma página, o que prende o leitor. Achei que algumas das situações foram repetitivas, mas necessárias. O final foi verdadeiramente tocante, comovente (confesso, cairam algumas lágrimas) e satisfatório, porém um tanto quanto previsível. Recomendo caso goste do gênero épico.

lauA0 27/03/2023

Tristao e isolda
Livro com uma história muito boa, leitura um pouco robusca e difícil, mas quando acostuma flui muito bem, é bem densa e cheia de detalhes, muito bom, recomendo.

Mel Marques 09/04/2023

Sobre o que se trata Tristão e Isolda?
O livro relata uma lenda medieval celta com aventuras (e desventuras) de dois amantes, Tristão e Isolda, a loira (ou Isolda I, como eu gosto de chamar. Vocês entenderão a importância da diferença) . Desbravando florestas e derrotando dragões, nós descobrimos se o amor realmente pode vencer qualquer obstáculo.

Ane 24/06/2023

Tristão e Isolda é uma famosa história de amor medieval
Tristão e Isolda é uma famosa história de amor medieval que tem origem em lendas e mitos celtas. A história narra o romance proibido entre Tristão, um cavaleiro corajoso, e Isolda, uma princesa prometida a outro homem. É uma das mais emocionantes e trágicas histórias de amor da literatura ocidental.
uma história de amor medieval que cativa leitores há séculos. Com elementos como amor proibido, destino trágico e sacrifício, a narrativa evoca emoções intensas e reflexões sobre o poder do amor e as limitações impostas pela sociedade e pelo destino. Além disso, a história traz à tona temas de lealdade, honra e heroísmo, ambientados em um contexto medieval repleto de cavaleiros e aventuras. A importância dessa leitura reside na sua capacidade de tocar profundamente o coração dos leitores, apresentando uma história atemporal que transcende épocas e culturas, e nos convidando a refletir sobre as complexidades do amor e da condição humana.

Nayara152 11/07/2023

Tive que ler em 2 dias devido a exigência da escola... Mas a história é realmente boa :) a leitura é meio complicada por se tratar de uma história antiga, porém da para ler de boas! Qualquer hora vou reler ele com calma

Luisa 02/03/2024

A história de dois amantes que enlouqueceram de amor
De acordo com Luís Fernando Veríssimo, "A paixão queima, o amor enlouquece [...]", acho que esses seriam os conceitos perfeitos para descrever esse livro.
Esse conto, segundo os trovadores, são exclusivamente para os amantes, para aqueles que se amam fervorosamente, para aqueles que se entregam ao amor, como Tristão e Isolda.
Acontece, que nem todas as nossas decisões são as certas, e foram as erradas que os levaram a ter um fim trágico e solitário.
Este é um conto muito antigo, mas que é bastante rico, e indico a todos que gostam de contos do tipo.

Lidce 03/03/2024

Tristão e Isolda
Que leitura boa. A sensação é que voltei lá em "As Brumas de Avalon", relendo sobre as lendas Arturianas. Inclusive temos a visita de Arthur nesse livro.

Super recomendo. História bem fechada com um final poético.

Dantas 19/03/2024

Tristão e Isolda
Gostei bastante da narrativa dessa edição, leitura gostosinha sem muitas delongas... personagens cativantes, eu gostei muito do filme na época que assisti, hoje depois de ler o livro vi que poderiam ter explorado muito mais as aventuras narradas no livro. Um Romance medieval , um casal apaixonado ? Ou seria obra de magia? Em fim indico