Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

EllenDarfnny 01/06/2022

Nostalgia
Fui uma criança viciadas em HQ's. Na verdade, aprendi a ler com as histórias em quadrinhos do meu pai, e fazia um bom tempo, tipo, mais de uma década que não consumia esse tipo de literatura. Voltar trouxe um sentimento de nostalgia, e começar nesse quadrinho em específico incentivou muito a ler mais. Adoro o universo do Batman e o Alan More foi incrível nesse conto. Só achei que ficaram algumas pontas soltas ou que mereciam um encerramento melhor. Aquela sensação de que a história não tinha terminado ainda sabe?

Skyllar 04/08/2022

Batman: A Piada Mortal é um clássico.
Essa história em quadrinhos traz a tona um dos melhores traços do Batman: a sua luta por justiça; E um dos piores traços do Coringa: a sua insanidade.

Uma história tanto quanto problemática que apenas ressalta que não há limites para as ações do Coringa.

Com Alan Moore e Brian Bolland nesse exemplar, eles conseguem transmitir esse ar sádico da ficção, sofrimento e fúria presentes nas ilustrações (muito bem desenhadas e coloridas!) e roteiro. A interpretação do final é incrível e faz jus ao título da obra.

Batman: A Piada Mortal é considerado um clássico no mundo dos quadrinhos.

Citações da obra:

??? Uuuugh! Alguém? me diga o que estou? fazendo aqui?

? Ora, ora? você está fazendo o que qualquer homem são, na sua situação, faria? está ficando louco!?

? ??? Assim, quando você estiver dentro de um desagradável trem de recordações, senguindo pra lugares do seu passado onde o risco é insuportável? lembre-se da loucura. Loucura é a saída de emergência! Você só precisa dar um passo pra trás e fechar a porta com todas aquelas coisas horríveis que aconteceram? presas lá dentro? pra sempre.?

? ?? Ah, e não se esqueça? você deve ir sozinho e sem medo! Quando o homem começar a se aniquilar, e as bombas caírem sem parar? e, de seu filho, o rosto pálido você vir, a melhor coisa a fazer é SORRIR!?

? ?? Senhoras e senhores! Vocês já o conhecem pelas manchetes dos jornais! Agora, tremam ao ver com seus próprios olhos o mais raro e trágico dos mistérios da natureza! Apresento o Homem-Comum! Fisicamente ridículo, ele possui, por outro lado, uma deturpada visão de valores. Observem o seu repugnante sendo de humanidade, a disforme consciência social e o asqueroso otimismo. É mesmo de dar náuseas, não? O mais repulsivo de tudo são suas frágeis e inúteis noções de ordem e sanidade. Se for submetido a muita pressão? ele quebra! Então, como ele faz pra viver? Como este pobre e m patético espécime sobrevive ao mundo cruel e irracional de hoje? A triste resposta é? ?não muito bem?! Frente ao inegável fato de que a existência é louca, casual e sem finalidade, um em cada oito deles fica piradinho! E quem pode culpá-los? Num mundo psicótico como este? qualquer outra afirmação seria loucura!?

? ?? Ah? vejo que recebeu minha entrada de cortesia. Fico feliz! Queria muito que você viesse. Sabe, eu estou pouco ligando se vai me levar de volta pro asilo? Gordon enlouqueceu mesmo? minha teoria está aprovada. Demonstrei que não há diferença entre mim e outro qualquer! Só é preciso um dia ruim pra deduzir o mais são dos homens a um lunático. É essa a distância que me separa do mundo. Apenas um dia ruim. [?] Quando vi que piada de mau gosto era este mundo, preferi ficar louco. Eu admito!?

? ?? É tudo uma piada! Tudo pelo que as pessoas lutam e dão valor não passa de uma monstruosa e insensata anedota! Então, por que você não vê o lado engraçado? Por que não está rindo?

? Porque eu já ouvi isso antes? e não foi engraçado da primeira vez. [?] Por acaso, eu falei com o Comissário Gordon antes de entrar aqui. Ele está muito bem. Apesar de suas brincadeiras doentias, ele está tão equilibrado como sempre foi. Talvez pessoas comuns não quebrem à toa. Talvez as pessoas não precisem ficar caídas no chão só porque levaram um tombo. Talvez a fraqueza seja só sua.?

Rayssa.Silva 12/06/2020

A Piada Mortal
Encontrei um tempo entre leituras para ler "A Piada Mortal" que se trata de uma HQ, aqui vemos O Homem Morcego e o Príncipe Palhaço do Crime se enfrentando cara a cara, e tendo uma discussão sobre qual será o destino de ambos, viverem em paz e harmonia, ou lutar até a morte?. Só que aqui em grande parte a atenção foi voltado para o Joker e para os planos dele também. Recomendo essa leitura para aqueles que já são fãs de quadrinhos, e principalmente para os que são fãs do Batman e do Joker. Leiam!!!!!!!

Fontenele 26/03/2021

Um dia ruim...
O ambiente anos 70 deixa tudo ainda mais incrível, essa com certeza é uma das melhores origens do coringa, e uma das melhores HQs da história, não a melhor, mas uma das melhores, recomendo sempre!

Mike Willian 22/07/2023

É ok.
Uma edição belíssima. Ilustrações dignas de serem expostas em grandes curadorias. Leitura fluida, ótimos personagens, bom desenvolvimento... É uma HQ ok.

Essa é uma edição reestruturada visualmente e mantém o mesmo roteiro de 88, talvez por isso não entregue tanto nos dias de hoje quanto já impactou um dia. Senti que terminou abruptamente, poderiam ter implementado com situações mais recentes, digo, nada que transforme a história... só mesmo uma atualizada.

Eu gostei, mas acho um pouco supervalorizada. Claro que a contribuição da HQ é enorme, a obra é linda, mas é muito do mesmo. Super indico a leitura.

Rain 18/05/2021

Loucura..
Afff ainda não sei como as pessoas não amam o Coringa. Quanto mais estudo sobre ele, mais percebo que ele e o Batman são a mesma pessoa, o Bruce só preferiu ficar racional em meio a própria loucura, enquanto o Coringa desistiu e quis apenas sorrir.

Fafá 10/05/2021

É meus amigos, um dia ruim transforma até os mais são dos homens em um lunático.

Camila :3 05/11/2023

Gostei bastante da leitura, não tenho costume de ler HQ de super heróis e por isso achei que ia ficar perdida na leitura, mas ela foi muito divertida e interessante.
A relação Batman e coringa sempre me fascinou ao mesmo tempo que ambos se odeiam e querem se destruir um não conseguem viver sem o outro. O Batman tem uma visão interessante de justiça, querendo que mesmo um vilão vil como o Coringa tenha um final "justo" conforme a lei diz.
As artes são simplesmente maravilhosas e a história sabe como te prender do início ao fim.

Felipe.Camargo 10/10/2021

114°Livro: Piada mortal, Alan Moore

Não sou muito fã do Batman, como quase todos heróis, acho ele chato pra caramba. Mas o que me levou a ler essa HQ foi o grande Alan Moore.
O coringa é um dos vilões mais intrigantes e nessa história ele tenta provar que existem limites para a sanidade de qualquer um, inclusive do vigilante mascarado, em um final aberto para diferentes interpretações.

Mais uma obra genial de Moore.

najuresenha 28/09/2020

HQ maravilhosa! Vale cada centavo nela e ela é tudo o que falam! Uma HQ que explica melhor a origem do melhor vilão do universo e que me deixou super animada com a narrativa.

Henrii 03/07/2020

Único !
Uma visão única de uma história que é um ícone dos quadrinhos. Se você é fã do batman, leia ?Piada mortal? você verá um Batman no limite de sua moralidade e um coringa sem limites.
Não se assuste, aqui não é uma história feliz.

Larissa266 06/09/2020

Hype é uma maldição
Cheguei no quadrinho recomendada por muita gente, como uma obra grandiosa, atemporal e blá blá blá. Mas sendo honesta, não vi nada demais. Não é ruim, mas não é diferente de nada que eu já tenha lido. Não funcionou comigo nem na proposta de ser reflexivo, nem na de ser aterrorizante. Ou talvez eu que seja burra. Whatever, vale a pena, só não vá com tanta expectativa quanto eu fui.

Mattss 16/03/2023

Clássico do Morcego
HQ incrível! Bem desenhada, com traços marcantes.

A história nos apresenta origens do maior violão do homem morcego, o Coringa (The Joker). Enquanto temos essa subtrama, a história mostra a fuga do palhaço do crime, fazendo novamente um jogo de gato e rato entre os dois rivais.

O final é emblemático, e sem dúvida alguma se você é fã do Batman, você precisa e vai gostar de fazer essa leitura!