Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Gabi 04/02/2024

Dá pro gasto
Eu esperava bem mais, a história não me prendeu nada, então vai ser um daqueles livros que eu chamo de ?esquecível?

Pontos que quero ressaltar:
? Final nada a ver
? Tem algumas frases interessantes
? Entendo que a protagonista tenha tido uma infância difícil, mas as vezes o excesso de lamentação me incomodava muito
? Não gosto de fazer resenha negativa pq sinto que li errado ?
Deise 04/02/2024minha estante
O último ponto eu me identifiquei? vivo me culpando quando faço alguma negativa, tipo, o livro não foi para mim, ok. mas será que não sou eu o problema?

Gabi 04/02/2024minha estante
Eu sempre acho que eu que li errado KKKKK

imcamilaalmeida 03/02/2024

"Eu tenho vontade de matar todo o mundo que está sofrendo."
"Então é possível uma criança não crescer direito, não dar certo. Não adianta eu ficar aqui esperando a minha vez chegar, pode ser que eu não aprenda, que o tempo passe e eu ainda não saiba resolver nada da minha vida. Fico pensando quando será que a gente percebe que não vamos dar certo."

umquadromeiofeio 02/02/2024

Acho que é como o filme da Matilda, talvez, mas em esferas diferentes, são muitas camadas, porque não existe uma família disfuncional, porém isso não empede a solidão! Quanto sentir cabe dentro de uma pequena vida? E como isso se destrincha? As vezes a gente só quer sentir que alguém sente alguma coisa, não importa o que.. Fiquei muito ansiosa para chegar as partes que já estavam marcadas, que experiência incrível!

Adoro escutar podcast com os autores e autoras pós leitura (:
Larissia.Bezerra 03/02/2024minha estante
Qual a classificação indicativa do livro? Tenho uma filha de 11 anos, pensei em ler com ela, mas não sei se os assuntos abordados ou a forma como se aborda é adequado para uma criança de 11 anos rsrsrs.

Larissia.Bezerra 03/02/2024minha estante
Porque li nos comentários que no livro tem um trisal, e daí não sei como isso é abordado, se existe sexo sendo descrito e etc.

Dieni 02/02/2024

Comecei a leitura sem muitas expectativas já que não sabia muito sobre o que se tratava. apenas que era uma criança de 11 anos contando essa história.

muitas partes me lembraram minha versão criança. como a falta de coisas e o excesso de sentimentos desse início da vida adolescente são complexos.

a escrita da mariana é ácida, melancólica e linda.
no fim tá todo mundo em banho maria!

Ariana Xavier 01/02/2024

Se deus me chamar não vou
Eu fiquei completamente encantada, o livro tem uma sensibilidade enorme, uma tristeza sem fim. Fala de solidão, de família, de percepção do mundo e da vida por uma criança e muitas outras camadas.

Me lembrou muito os livros da Aline Bei.

Marquei tantas trechos... Maria Carmem não será esquecida.

sarita 31/01/2024

Um dos livros mais tristes
Ler este livro me trouxe uma variação de emoções, me identifiquei MUITO com a protagonista em MUITAS formas, porém discordei em muitos pontos de vista da tal, como a gente acompanha a história dos 11,12 e 13 anos da Carmem acho que a questão da ingenuidade misturada com coitadismo fez meu estômago revirar um pouco, mas tudo bem.
A parte triste do livro é ver que uma menina tão jovem tem pensamentos tão tristes e negativos sobre tudo, eu não me consideraria uma pessoa 100% alto-astral, mas o tanto de negatividade que essa menina pensa sobre tudo!! Eu entendo, a sua autoestima não é das maiores e você se julga demais, se compara demais, acredite nunca me identifiquei tanto com uma personagem, talvez seja por isso que seja triste, mas realmente tem coisas que me fez ficar muito puta com a Carmem, acho porque ela pensa que todo mundo está tentando atacar ela o tempo todo, e ODEIO gente que se fazem de vítima atoa. Ao mesmo tempo que ela tenta sumir o mais rápido possível da vista de todos, acho que isso retrata muito bem a realidade da pré adolescência e adolescência em si. Por isso é triste.
Da escrita em si não tenho o que reclamar, muito pelo contrário, a autora sabe direitinho oque ela tá fazendo aqui tá? Brincando com as nossas emoções apelando para os nossos sentimentos e memórias tristes de como nos sentimos em relação a nós mesmos, por isso que ela fez um ótimo trabalho, ela soube cutucar as feridas, e a forma que ela fica comparando a vida jovem de uma criança, com uma loja para velhos, vendo o contraste destes dois mundos colidindo é muito lindamente triste.
Mas de verdade foi muito triste ver como essa pequena menina pensa e sente em relação ao mundo, pensar que até Deus não te ama, sendo que DEUS TE AMA. É muito triste ver q ela pensa desse jeito que ela pensa. Talvez seja triste assim por de fato este livro tratar exatamente a realidade de muitas pessoas tanto nessa idade quanto mais velhas, e apesar de eu pessoalmente achar que tanto meninos, quanto meninas vão poder se identificar, com certeza as meninas vão se identificar bastante.

juhmss 30/01/2024

Surpreendeu muito as minhas expectativas. o livro conta a história da maria carmen, uma menina muito esperta de 11 anos que infelizmente teve que lidar com muitas coisas cedo demais.

escrita cômica, doce e ao mesmo tempo poética

Eu leitora 29/01/2024

Estranho até virar fofo
Um livro sobre banheiros, pais, hambúrgueres, homem aranha? e se achar estranho, leia até que ele fique fofo, porque ele vai.

Ana Júlia 29/01/2024

Apesar do título abrir margem para uma série de possíveis interpretações do livro, pouca relação tem de fato com a história. Maria Carmem é uma menina de 11 anos super inteligente e sagaz, que enfrenta grandes dificuldades relacionadas ao bullying sofrido na escola e a acontecimentos bastante confusos provocados pela sua configuração familiar e pelo seu próprio crescimento e visão de mundo. Solitária e muita das vezes incompreendida, a menina tem muitos pensamentos angustiantes, tristes e surpreendentes, o que me fez além de refletir, pensar que como crianças não estão imunes a sentimentos tão dolorosos. Em alguns momentos achei que a escrita oscilou e perdeu o ritmo, mas não tira a criatividade da obra e a sua capacidade de nos conectar com a nossa versão do passado, no meu caso, muita das vezes rememorada na escrita da Mariana Salomão.

isa 27/01/2024

Impossível não dar 5 estrelas para um livro que parece que a isabela de 11 anos escreveu. já quero reler

Cananda 27/01/2024

Já fomos Maria Carmem
Um livro tão poético, tão tocante, dapara sentir todas sensações de Maria Carmem, me da pena como tudo se desenvolver, queria poder pegar ela e abraçar e resolver todos os seu problemas. Um livro tão lindo ver pelos olhos de uma criança, como achamos tudo tão fútil e tem tanto significado.

Adorei o livro e o enredo, é realmente cativante.

Gabriela.Dias 27/01/2024

Considerações:
1- O livro não me prendeu como eu gostaria;
2- Ele trás algumas reflexões muito importantes para serem debatidas;
3- Achei o final meio sem sentido para o enredo da história.

Roberta.Vilarino 27/01/2024

Sobre solidão !
(...) ninguém passa pra conferir se o vento não me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas são tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo.

Um olhar sensível sobre a solidão de uma menina de 11 anos. Sobre os sentimentos de inadequação, sobre o despertar para as questões do mundo adulto tão complexas e reais, sobre ver em nós as marcas dessas questões e, também, sobre o quão difícil é sentir e perceber o amor dos outros.

Recomendo fortemente para mães e pais. Um livro que me ajudou a fortalecer a ideia de não perder os filhos de vista, a manter o vínculo e o diálogo, enquanto eles (nós) lutam(os) pra sair do banho maria.
Marcelo Leite 27/01/2024minha estante
Nossa, que forte isso! Vou ler.

Roberta.Vilarino 27/01/2024minha estante
Leia sim .. um livro forte, sensível e belíssimo.

itsmoon 26/01/2024

Existem crianças mais solitárias que os velhos
Maria Carmem me lembrou muito de mim mesma quando era uma criança. Ler a maneira que ela vê as coisas e os seus sentimentos foi como olhar diretamente para um espelho.

Não é fácil escrever do ponto de vista de uma criança, ainda mais quando se trata de temas como solidão, bullying e melancolia, e autora conseguiu fazer isso com maestria. Senti toda a verdade e ingenuidade que só uma menina de 11 anos posssui.

Já penso em algum momento fazer a releitura dele.

Sabrina 26/01/2024

Que grata surpresa esse livro! Maria Carmem é uma menina de apenas 11 anos narrando suas angústias, medos e tristezas de forma tão poética, mas tão sofrida, carregada de dor e solidão. Um livro lindamente escrito que carrega múltiplas reflexões sobre crescimento, nossa relação com o próprio corpo, o envelhecimento, os relacionamentos, a solidão e a morte. Surpreendente e bonito demais.