Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Roberta.Vilarino 27/01/2024

Sobre solidão !
(...) ninguém passa pra conferir se o vento não me levou porque sou inteira sólida. Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas são tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo.

Um olhar sensível sobre a solidão de uma menina de 11 anos. Sobre os sentimentos de inadequação, sobre o despertar para as questões do mundo adulto tão complexas e reais, sobre ver em nós as marcas dessas questões e, também, sobre o quão difícil é sentir e perceber o amor dos outros.

Recomendo fortemente para mães e pais. Um livro que me ajudou a fortalecer a ideia de não perder os filhos de vista, a manter o vínculo e o diálogo, enquanto eles (nós) lutam(os) pra sair do banho maria.
Marcelo Leite 27/01/2024minha estante
Nossa, que forte isso! Vou ler.

Roberta.Vilarino 27/01/2024minha estante
Leia sim .. um livro forte, sensível e belíssimo.

thami 19/01/2024

"Acho que existem crianças mais solitárias do que os velhos."
que livro forte e triste, uma criança de apenas 11 anos ter toda essa percepção de mundo e sofrer horrores com ele

Peleteiro 13/02/2020

Singelo e encantador
Talvez a melhor leitura que fiz no ano, ao menos até o momento, e uma das melhoras obras contemporâneas da literatura brasileira dentre as que tive contato. A narrativa encanta desde as primeiras páginas, em que uma garota de 11 anos conta sobre a sua vida, na primeira pessoa, com uma envolvente sensibilidade, ao mesmo tempo original e comum a muitos. Traz discussões sociais importantes de forma sarcástica e até educativa, e consagra Mariana Carrara como uma grande escritora!
Debora 30/03/2020minha estante
Estou no início, mas já adorando a narradora. Você leu O peso do pássaro morto, da Aline Bei? Foi por ela que tive acesso a este livro. Recomendo também.

Peleteiro 15/04/2020minha estante
Li sim, Debora! Adorei! Acompanhava Aline antes de lançar o livro, já curtia, e ainda assim me surpreendi! A Editora Nós vem fazendo ótimas publicações!

Mariana Dal Chico 21/09/2020

4.5 estrelas

“Se Deus me chamar não vou” de Mariana Salomão Carrara foi publicado pela @editoranizb e foi uma das leituras do @leiamulheresjundiai

Na época do lançamento desse livro ele estava frequentemente presente na minha timeline repleto de elogios de pessoas com quem me identifico literariamente e logo entrou para minha lista de desejados, comprei na Festa do livro da USP ano passado e estava esperando uma oportunidade para ler junto com o clube de leitura.

Logo na primeira página, o leitor se depara com a seguinte observação de Maria Carmem de 11 anos “Será que o vaga-lume pisca de dor? Se eu pudesse brilhar de dor eu seria um escândalo.” E esse é o tom que permeia toda a leitura.

O tema central é a solidão que machuca e existe, ainda que não seja completamente compreendida pela pré adolescente que está passando por um período grandes mudanças em sua vida.

Além da descoberta do próprio corpo, a dinâmica familiar está mudando com uma velocidade um tanto assustadora e a negligência dos seus pais — que sempre só tiveram olhos um para o outro — aumenta na mesma medida em que a sensação de que Leo parece ser o único a se preocupar com o bem-estar de Maria Carmem.

“Família é um vaso que quebra até por excesso de flores” (p.87)

É triste perceber que Maria Carmem tem medo de não ser tão amada quanto sua mãe, de não ser tão bonita, de seu corpo gordo não ser tão atraente e que o título do livro vem de mais uma tentativa de evitar a solidão, até na morte.

Leitura mais que recomendada, que me fez deixar a autora na lista de nomes para ficar de olho nas próximas publicações.

site: https://www.instagram.com/p/CFahzuUjEwZ/

Gabi 04/02/2024

Dá pro gasto
Eu esperava bem mais, a história não me prendeu nada, então vai ser um daqueles livros que eu chamo de ?esquecível?

Pontos que quero ressaltar:
? Final nada a ver
? Tem algumas frases interessantes
? Entendo que a protagonista tenha tido uma infância difícil, mas as vezes o excesso de lamentação me incomodava muito
? Não gosto de fazer resenha negativa pq sinto que li errado ?
Deise 04/02/2024minha estante
O último ponto eu me identifiquei? vivo me culpando quando faço alguma negativa, tipo, o livro não foi para mim, ok. mas será que não sou eu o problema?

Gabi 04/02/2024minha estante
Eu sempre acho que eu que li errado KKKKK

Matheus Oliveira 10/10/2022

Se Deus Me Chamar Não Vou
Nesta obra de Se Deus Me Chamar Não Vou, Mariana Salomão Carrara nos traz sua obra que foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 em Romance Literário.

O enredo se apresenta na família de Maria Carmem (com m) de 11 anos que está no 6º ano. Uma criança que sofre por não estar dentro de um "padrão físico", mas que tem habilidades notáveis, além do sonho de ser escritora e por isso começa a escrever sobre sua própria vida em um diário/livro, com suas perspectivas, desilusões, conflitos e reflexões sobre tudo o que está vivenciando, onde é a própria narradora relatando suas percepções e acontecimentos que nos permitem acompanhar ao longo da trama a construção da personagem.

É um livro bem fluido e de rápida leitura que consegue trazer a ingenuidade dos pensamentos e angústias de uma criança, mesmo que em alguns momentos traga uma atmosfera sombria e até depressiva que gira em torno da apresentação desta infância. Contém temas sensíveis e alguns gatilhos para bullying; aceitação; homosexualismo; suicídio e ansiedade.

Vale a reflexão de uma criança, sem eventuais privações, na escola, com uma família empreendedora, mas... Somos mais do que aparentamos e com várias camadas de complexidades, independente da idade cronológica, onde nem tudo o que parece de fato é, basta olharmos com carinho e empatia uns para ou outros!

"É possível que um lápis pareça estar novo, mas todo quebrado por dentro."
mpettrus 10/10/2022minha estante
Adorei essa resenha! Despertou-me a curiosidade de ler esse livro, Matheus! ?

Matheus Oliveira 11/10/2022minha estante
Fiquei contente de ter conseguido despertar (mesmo que um pouco) sua motivação! E obrigado pelo feedback! ?????

Everton.Paulo 14/10/2022minha estante
Esse livro é bom demais. Um achado né?

Matheus Oliveira 14/10/2022minha estante
Bom e batente reflexivo! ???

Beeathriz 13/06/2023

Pessoa sólida é solitária?
Confesso que eu não estava esperando nada desse livro e ele me entregou tudo! Sério, que livro incrível. Gostaria que tivesse muitas e muitas páginas pq eu consegui sentir tudo ao mesmo tempo. Eu tô muito com a saga do cocô, e fiquei muito triste com as maldades que ela enfrenta na escola. Sensacional.

Gustavo 14/01/2022

Esse foi o livro mais especial lido em 2022.

Logo de inicio fui surpreendido pela personagem principal Maria Carmem, uma criança de 11 anos que vai durante a obra relatar todos os dramas da vida na visão de uma criança e também mostrar a complexidade da vida de alguém que tem apenas 11 anos.

É interessante porque o narrador-personagem é uma criança. É tão lógico ter um idoso, ou adulto, mas ter uma criança sempre é sensacional.

Pensei depois no choque do título do livro com a história. Confesso que nem lembrava que o título era esse, porque assusta! ahah
Depois faz total sentido com as noites de insônia de Carmem.

Eu como professor de ensino fundamental II tenho muitas pessoinhas com 11 anos de idade. Várias "Camens" eu tenho perto de mim e quero dar atenção, credibilidade e não achar que são seres sem tantas capacidades.

Vou sentir falta dessa leitura. Tentei diminuir o ritmo para não terminar, mas não teve jeito.

E as metáforas que a Carmem usava? GENIAIS.

Me emocionou muito, me fez rir muito! Acho que é mais difícil fazer rir. E acima de tudo, me fez refletir, repensar, querer ser uma criança de onze anos em eterno banho-maria.

Quando ouvi falar sobre o livro achei que a leitura fosse ser boba, e acho que o legal é isso depois você toma um soco no estômago.
Maria Carmem conversou comigo durante o livro, me fez enxergar coisas diferentes,

Eu tenho nas minhas resenhas transmitir o sentimento que eu tenho quando eu termino um livro, não escrevo o resumo da obra ( o que mais vai ter aqui). Acabo esta leitura com SAUDADE e tudo que eu escreva aqui não será suficiente para descrever a grandiosidade da obra.

Larissa.Correa 02/04/2024

Oscilei em todas as 160 páginas entre querer acolher Maria Carmen, que no auge dos seus 11 anos, relata de maneira tão simples os absurdos de crescer sendo parcialmente negligenciada e sacudi-la pedindo para que olhe com mais carinho para si.

Como convencer uma criança que ela é amada, quista, inteligente e bonita quando vive em um ambiente tão opressor? Apesar de toda angústia, foi uma experiência linda essa obra.

Que delícia foi acompanhar o banho-maria da Maria Carmen. E dos seus pais. E do namorado dos seus pais. No final, estamos todos em banho-maria.

samuca 02/09/2022

Olhar de criança sobre os acontecimentos da vida
A narradora com seus 11 anos aborda assuntos complexos de uma maneira leve e divertida, sua pureza não permite compreender a gravidade de algumas atitudes que ela acaba tomando, acreditando que estava certa.

Maria Carmem vive sua solidão, sem amigos sua companhia e passatempo é escrever seu livro em um computador velho, depositando diariamente os acontecimentos de sua família, os ocorridos na escola e a rotina no trabalho dos seus pais.
Terminei a leitura com vontade de ter acesso a tudo que a Mariana Salomão publicou.
Marilia 02/09/2022minha estante
Adorei a resenha! Eu também estou nessa pira com a Mariana. Que texto incrível né? Já marquei esse para ser um dos próximos por aqui!!

samuca 02/09/2022minha estante
Muito bom mesmo. Estou com você, rendido a escrita dela. Não vejo a hora de ler outro livro dela

Olivia 30/04/2021

tudo bem estar em banho maria
fui ler as primeiras paginas despretensiosamente e esse livro me pegou de uma forma que não sei explicar, a forma de uma criança ver as coisas ja é mágica, e a maria carmem deixa tudo mais magico ainda
Franciny 30/04/2021minha estante
Esse livro é umas das coisas mais bonitas da vida

Danielle 08/12/2020

falei do livro na terapia
eu amo histórias narradas por crianças, mas odeio lembrar de mim nessa idade e infelizmente foi o que mais fiz aqui. eu queria abraçar a maria carmen, eu queria dizer VAI FICAR TUDO BEMM EU TE ENTENDO!!!!
é um livro tão cru, tão real todas as questões reflexoes e pano de fundo. eu amei o livro e nao acredito que ela contou tanta história em menos de 200 páginas.
falei desse livro na sessão de terapia, falei do livro em si (plot, história) e as mil coisas que me fizeram pensar, refletir e lembrar....
so tem um ponto negativo do livro (cuidado pode ser spoiler)
...
que foi como os pais da maria c. trataram o poliamor. nao conversaram com ela e tal e nem tiraram ela daescola???
mas nao interferiu na nota e sentimento em geral
Gabi Gomes 09/12/2020minha estante
Você descreveu mt bem o livro (é fofo, engraçado, triste- tudo junto).Enfim, é lindo dms. Senti a mesma coisa com relação aos pais dela... Em alguns momentos, eles pareciam mais imaturos que a própria filha.

Danielle 10/12/2020minha estante
sim!

Ludsil 17/12/2020minha estante
A parte de não tirarem ela da escola infelizmente eu entendi, já que tem muitos lugares do Brasil onde só tem uma escola pública pra uma cidade inteira e eles não tinham nenhuma condição de fazer isso. Mas eu fiquei esperando o momento que a mãe ia explicar melhor o poliamor, tirar as dúvidas dela e esclarecer de vez. Tinha que ter essa parteee, é essencial!

Danielle 17/12/2020minha estante
mas a menina sofria tantooo e queria sair sabe ;( acho que valia. e a parte dos pais conversarem com ela realmente tinha qur ter acontecido!!!!

Bruna 19/12/2020minha estante
Me identifiquei bastante com a sua resenha rsrs
Infelizmente a parte mais real do livro pra mim foi o fato de os pais não tirarem ela da escola.

Danielle 20/12/2020minha estante
eu entendo como são as escolas no brasil mas ela sofria tanto na escola que mds :( pelo menos ganhou um amigo no final

Bia 11/01/2021

Só queria dá um abraço em Carmen
Tão lindo e delicado . Em alguns momentos eu sofria junto com a Carmen e nos mostra como as vezes uma criança pode ter mais maturidade do que um adulto.
É um livro triste e lindo ao mesmo tempo .
Só leiam...
Anelise Cristine 13/01/2021minha estante
AMO ESTE LIVRO!

Eduarda 13/08/2022

?Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo?

Simplesmente entrou em mim esse livro
Hanna 13/08/2022minha estante
sim Mds, eu amo esse livro, quase ninguém fala muito dele aqui, mas é preciosinho dms

leashy loo 25/02/2023

Tá vendo, no fim das contas estamos todos no banho-maria.
Não tenho palavras para descrever esse livro, juro!
Os acontecimentos da história são narrados por Maria Carmem, uma solitária menina de onze anos que expõe suas emoções sobre os problemas que a rodeiam.
A autora foi capaz de expressar sentimentos extremamente profundos e complicados através da mente de uma criança, e isso foi simplesmente incrível!!
Enfim, é diferente de tudo que eu já li, mas recomendo!!

"Será que o vaga-lume pisca de dor? Se eu pudesse
brilhar de dor eu seria um escândalo."

"Acho que vem daí a palavra solidão, pessoas tão sólidas que ninguém vem checar se estão ruindo."

"Adultos se divertem. Crianças se divertem. Eu não sei se
estou exatamente na idade em que ninguém faz nada de
bom, ou se isso de diversão simplesmente acabou pra mim."

"Quando um comércio está quase falindo qualquer cliente
que entra é muito importante. Meio igual a quando alguém
fala comigo na escola, a conversa fica repetindo dias na
minha cabeça, cada gesto que eu não devia ter feito, um
monte de palavra ruim que eu escolho. Ficamos dizendo o
tempo todo palavras que não são as melhores, as melhores
vêm só depois. Por isso que vai ser legal quando eu for
escritora, dá tempo de selecionar as palavras."

"É possível que um lápis
pareça estar novo, mas todo quebrado por dentro. Que é
possível que um lápis não funcione. Que ele nunca escreva nada, só porque algum idiota ficou batendo insistentemente
um lápis no outro."

"Talvez a gente sempre se acostume, até essa mulher que saiu da loja transtornada, é possível que ela não pule com o guarda-chuva e daqui a um ano esteja acostumada e pense muito menos em tudo isso, e já não chore, e daqui a cinco anos ela pense que teria sido uma pena pular de guarda-chuva porque as coisas boas continuam existindo, elas sempre existem."