Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Kethllen.Bianca 23/01/2024

"... um amor pela leitura que , muitas noites, a levava para bem longe da escuridão e da violência de casa "

Mayara780 22/01/2024

Liberdade...
Já tinha lido esse livro a um tempo atrás e não tinha gostado muito, e relendo agora gostei muito. Bem que dizem q a história depende do momento da sua vida kkk
Mas enfim, o livro conta a história de 4 mulheres que precisam enfrentar o preconceito arcaico da cidade onde moram, uma estrangeira ( Alice), uma "rebelde" ( Margery), uma com mobilidade reduzida (Izzy) e uma aventureira ( Beth)
Claro q no decorrer da história vão entrando outras personagens, mas resumindo bem todas tem um sonho e lutam com fervor para que a vida delas e de suas companheiras boas.

liu villas 19/01/2024

Um caminho para liberdade
Esse foi o primeiro livro que li em 2024, eu o escolhi por falta de outras obras que parecessem mais interessantes no momento, e confesso que no início imaginei que não iria gostar muito. Esse livro me surpreendeu muito e conseguiu mexer comigo de uma forma muito intensa. Toda a ideia da Biblioteca a Cavalo e ver as pessoas se transformarem com isso me fez sentir algo genuíno e especial. Todas as lutas, injustiças e sofrimentos que as personagens passaram ao mesmo tempo que fazem parte de anos atrás, em 1930, são tão reais e atuais que compartilhei das mesmas sensações e angústias. Acho incrível a proximidade que temos com as pessoas de antigamente, sendo separados sementes por longos anos, mas as dores, as alegrias e delícias da vida continuam sendo as mesmas, manifestadas de formas diferentes. Me encantei com o cenário e a simplicidade da vida naquela época. Achei o livro muito inteligente e apesar de não compactuar com algumas críticas que foram feitas, eu gostei muito da escrita e das ideias que a autora transportou pra sua obra. Recomendaria essa leitura para todas as mulheres que se sentem intimidadas em fazer a diferença no mundo e tomar as decisões corretas. ?para toda situação há uma saída, mesmo que ela seja a mais desagradável?. A leitura não é tão leve, precisa de atenção para capturar os detalhes, a trama é muito envolvente e os acontecimentos também.

Célia 17/01/2024

Mulheres fortes, destemidas e determinadas.
São as mulheres da biblioteca.
Elas enfrentam qualquer obstáculo pra levar a leitura até os lugares de mais dificil acesso.
Não se deixam abater diante do machismo.
Nem bofetadas as fazem baixar a cabeça.
Esse é um livro muito lindo e inspirador.
Jojo mais uma vez me emocionou, com essa escrita maravilhosa.
AMEI.

Alice587 08/01/2024

Esse livro aqueceu muito meu coração ? eu amei a história e me envolvi muito na história. Chorei em algumas partes também, e acho que esse livro acabou de virar um dos meus favoritos

Carla Carolina 31/12/2023

Ótimo livro
Foi a última leitura do ano e foi um dos favoritos do ano.
Um bela história com mulheres fortes e muito bem elaboradas todas elas e que mostra a importância da leitura.

Mariana 30/12/2023

Receitinha que dá certo
Mais um livro da Jojo Moyes que eu gosto, e que segue uma receitinha que dá certo. Amizade entre mulheres, sororidade, homens decentes que surgem por aí e trazem conforto à essas mulheres e toleram suas independencias, desastres ambientais permeando o contexto, etc...
Nesse livro, a autora conta sobre uma biblioteca que funcionava mediante a entrega dos livros na casa das pessoas, elaborada e realizada por mulheres, cujo transporte dos livros se dava à cavalo. Era uma época de recessão dos Estados Unidos, havia muito preconceito e conservadorismo, o que podava muito as mulheres de exercerem profissões e explorarem seus potenciais. Foi bonita essa história, pois mostrou mulheres fortes e a amizade entre elas, com um crime também de fundo. Recomendo!

Talita.Barbosa 30/12/2023

O poder da amizade feminina
Devorei o livro, passei o dia todo com ele e agora queria ter lido com mais calma pra passar mais tempo com essas mulheres!

Que história encantadora! As partes mais emocionantes com certeza são aquelas em que as mulheres descobrem sua força, especialmente quando se unem! Belíssimo pra acabar esse ano!

Cláudia 29/12/2023

Resiliência e amizade
Um Caminho para a Liberdade" de Jojo Moyes é um romance histórico envolvente e emocionante que se passa durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. A história foca em três mulheres de diferentes origens que se encontram unidas por um projeto ambicioso: a entrega de livros como parte do Projeto de Biblioteca Itinerante, destinado a levar conhecimento e entretenimento a comunidades remotas nas montanhas do Kentucky.

A personagem principal, Alice Wright, se casa para escapar de uma vida restritiva na Inglaterra, mas logo descobre que está presa em um casamento infeliz em uma cidadezinha americana. Ela encontra uma saída ao se juntar ao projeto de biblioteca itinerante, junto com duas outras mulheres fortes, Margery e Izzy. Margery é uma figura independente, desafiadora das normas sociais da época, enquanto Izzy enfrenta suas próprias limitações físicas para se juntar ao grupo.

A narrativa de Moyes é habilidosa ao entrelaçar as vidas dessas mulheres, mostrando como elas enfrentam preconceitos, resistência da comunidade e desafios pessoais. O romance destaca a força e a resiliência femininas em um período de grandes adversidades.

Confesso que estava meio enjoada dos livros dessa autora, isso que dá ler um atrás do outro, mas eu amei esse livro, recomendo muito!

Bianca Tonaco 22/12/2023

Um caminho para a liberdade
Um livro que fala sobre amizade! Eu adoro livros assim. O livro começa conhecendo Alice, uma inglesa que se casa com um americano e vai para os EUA. Lá, ela se vê excluída, repreendida e sofrendo machismo. Ela começa a trabalhar em uma biblioteca para se libertar, e ali conhece suas melhores amigas, cada uma com um problema de vida e acompanhamos a evolução de todas elas em se libertarem de seus medos, adquirirem conhecimentos, enfrentarem a sociedade e tornar a amizade a coisa mais importante que elas tem. É lindo vê-las lutando juntas por um mundo melhor!

anselmo.pessoal 17/12/2023

Preconceito ?.
Relutei muito em ler um livro da Jojo Moyes depois de ter assistido o filme ?Como eu era antes de você?. Não gostei do filme e estendi, indevidamente, essa opinião aos livros da autora.
Entretanto, as avaliações relativamente boas de pessoas que admiro me fizeram dar uma chance para este. E não me arrependo. É um bom livro. Um pouco novelesco demais para meu gosto, mas um enredo interessante que aborda, embora superficialmente, temas importantes e uma escrita envolvente.
Recomendo.

lais.aaraujo 12/12/2023

Um caminho para a liberdade

Simone 04/12/2023

Livro intenso. Reflete a vida das mulheres da década de 30, suas limitações, submissão e também como as que viviam a frente de seu tempo foram importantes para libertar as próximas gerações.

Mayra 25/11/2023

Uma curiosidade:
O projeto da Biblioteca a Cavalo da WPA vigorou de 1935 a 1943. No seu auge, levou livros a mais de cem mil habitantes da zona rural. Desde então, nenhum projeto do gênero foi posto em prática. Até hoje, a região leste do Kentucky é um dos lugares mais pobres ? e mais bonitos ? dos Estados Unidos.