Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Deborah Caetano 22/08/2021

Fé, persistência e teimosia. Esses são os elementos que geram um bento. O livro me levou para um mundo exuberante, onde o dinheiro não é importante. O que importa é a camaradagem para sobreviverem a noites terríveis

Ellie 31/07/2021

Deita corno
Tem muita coisa legal no livro, inclusive me senti mais próxima dos personagens porque umas coisas que aparecem lá é a cara do Brasil, por exemplo o nome da metralhadora "deita [*****]" só podia ser coisa de brasileiro.
Mas ao mesmo tempo senti que todas as mulheres foram jogadas pra segundo plano, tem até uma justificativa, mas pra mim essa justificativa só significa que o autor não sabe nada sobre o corpo feminino. Lamento.
O nível de testosterona nesse livro é bem alto, a maioria dos personagens são masculinos e eles sempre tem um aprofundamento, o pessoal não tá lá só pra tampar buraco (a não ser algumas mulheres).
Bento é um livro de 2003, seria interessantíssimo ter esse livro reescrito com mais representatividade, consertando a parte de biologia feminina e algumas pontas soltas que seria bem legal de entender o que rolou mais a fundo.
Ellie 31/07/2021minha estante
Acabei de ver em uma outra resenha que esse livro foi relançado, não sabia, talvez já até consertaram algumas coisas que eu reclamei (espero que sim). E vi também que o Skoob censurou a palavra corno kk Ninguém tem do de corno mesmo, nem o skoob

Paulo2144 29/07/2021

Uma ótima história de vampiros
Li esse livro há muitos anos, mas sempre que vejo uma cidade ao longe, me lembro das viagens dos protagonistas pelas cidades do Brasil.

Aline Michele 14/07/2021

O livro dos Bentos
Uma noite como outra qualquer entra para a história quando metade da população adormece de forma inexplicável, gerando um pânico enorme que aumenta quando os que estão acordados descobrem que a outra metade se transformou em vampiros. Com o passar dos anos, surge uma profecia dizendo que quando o trigésimo bento despertasse, ele conseguiria colocar um fim nos acontecimentos decorrentes do que ficou conhecida como a Noite Maldita.

Este livro tem altos e baixos. Momentos muito, muito bons e outros que deixam a desejar.

A parte boa é a história. Achei genial essa tal da Noite Maldita onde as pessoas dormem, acordam anos depois, um tanto sem memória porém sem sequelas, onde não existem mais nascimentos, onde ninguém mais fica doente e todo mundo vive com medo. Achei meio distópico e não lembro de outro livro brasileiro ter essa temática.

Aliás acho que o André Vianco é meio que pioneiro em escrever sobre vampiros em solo brasileiro. O que eu também acho muito legal.

O ponto alto para mim é a história dos bentos. Quando peguei para ler, ou melhor quando comprei para um ex-namorado eu achava que contaria a história de um vampiro chamado Bento e continuei achando isso por muitos anos até finalmente ler.

O fato é que bento são homens que despertam como guerreiros, que tem como objetivo matar vampiros. São mais letais, conseguem transformar água em água benta e seu sangue é como se fosse ácido para os vampiros. E no caso do trigésimo bento, ele conseguiria derrotar os bebedores de sangue. Esse bento é o Lucas, um protagonista que no começo era meio apagado, mas que do meio para o final, quando realmente assume o protagonismo rende ótimos capítulos.

Eu sempre gostei dessa coisa de indumentária (o figurino dos bentos não deixa nada a desejar aos cavaleiros do Rei Arthur rs), espadas e aquele homem normal que se torna um guerreiro e tal. Aqui temos alguns exemplos, os bentos que a história da espaço para conhecer melhor são interessantes, pena que são mal trabalhados. Gostaria muito de saber o que acontece com o bento Vicente por exemplo. Apesar que os livros têm continuações, então pode ser que eu ainda descubra.

Aí começam (ou talvez continuem?) os pontos negativos.

Existem muitos personagens, tipo muitos mesmos. Nem dá para decorar o nome de todos. E sempre que eles são apresentados, em sua maioria na verdade, tem um breve relato de sua vida de antes e de agora. Com o tempo fica meio cansativo já que o livro é longo. E não achei de muita relevância conhecer a história deles, já que a maioria nunca mais é citada.

Outra coisa é que o livro começa com um plot, existe um plano, uma arma secreta e gente trabalhando para ler esse “plano” adiante, dispostos a matar e morrer por isso, mas em nenhum momento sabemos que “arma” é essa. Eu fiquei curiosa.

Mas o que mais me incomodou foram alguns diálogos. O Brasil é imenso, e temos muitos sotaques diferentes e cada canto desse país tem o seu regionalismo, porém a forma de falar não é a única forma de representar os estados. Já li livros onde a gente sabe onde a história se passa sem precisar ficar usando toda hora uma palavra repetida. Tinha horas que eu pensava estar vendo uma novela da Globo que se passava no Marrocos onde de cinco em cinco minutos alguém falava “coluna do templo” ou “Insha’Allah”. Nessas horas eu me sentia lendo o primeiro livro escrito por alguém.

Como descobri depois de terminar de ler que o livro foi relançado e virou uma série, as pontas soltas poderão ser amarradas nos próximos, mas se não tivesse continuação ia ser bem chato ficar sem saber o que aconteceu com o Cantarzo e seu caixão e outros vampiros pouco trabalhados.

Fora isso, para quem gosta de livros com o tema eu recomendo.

vannybs 10/05/2021

Em um futuro depois da noite maldita, o mundo não tem mais sinal de rádio, de tv, de satélite. Os vampiros dominaram várias cidades e o trigésimo Bento acorda pra cumprir a profecia. Muito boa leitura.

Bel 06/05/2021

Nem sempre são bonzinhos
Estamos tão acostumados a romantizar vampiros e outras criaturas que as vezes é até estranho uma obra nos lembrar da realidade: nem sempre são bonzinhos.
Excelente livro. Adoro a escrita e a ambientação que o André Vianco cria em seus livros.
Recomendo a quem no o conhece a começar com o primeiro livro que li dele: Os Sete. Leiam e depois me digam o que achara.

tata 04/05/2021

Melhor livro de fantasia, por se passar no Brasil, é muito legal ver os cenários após a noite maldita.

Carol 04/04/2021

15 anos! E o amor continua! ?
Tem 15 anos que li esse livro pela primeira vez e ele continua sendo o melhor livro sobre vampiros que eu já li na vida k! Sem exagero! A saga de André Vianco me ajudou muito no interesse pela leitura e me introduziu ao tema! Sempre vai estar no meu pódio de leitura kk.

Fernando.Francisco 13/03/2021

Noturnos num Brasil caído.
Uma distopia de apocalipse, quase nos moldes de histórias de zumbis, mas a regra aqui são monstros noturnos que afligem os sobreviventes humanos (veja que fugi do termo vampiro, pois é tão original nesse quesito que penso mais atrapalhar que ajudar na definição). O diferencial é a ambientação no Brasil aonde a organização social e modo de viver mudou drasticamente, dando ares de um tipo de feudalismo, aonde os invasores bárbaros que estão de fora dos muros, são os inimigos.
Existe um ponto crucial e que torna essa história e a saga dela, tão especiais: o que significa BENTO, mas penso ser um spoiler, parte crucial do mote central, e prefiro não estragar a surpresa.

Alediane 19/01/2021

Amei
Um tema tão explorado, porém este livro tem uma pegada totalmente diferente, não imaginava que ia me impressionar tanto. Super recomendo pra quem gosta de histórias sobre Apocalipse.
Agora preciso terminar a trilogia.

Elaine.Rios 10/05/2020

Bento
Nunca tinha lido livro de vampiros, confesso que não gostei, eu amei na verdade... Uma saga de três livros que fala sobre a noite maldita, que depois dela humanos se tornam vampiros, e a luta pela sobrevivência dos que não se tornaram começa... E o melhor de tudo, toda a história se passa no nosso querido país BRASIL... Super indico....?

LER ETERNO PRAZER 01/04/2020

Bento-Trilogia do vampiro rei.
Nesse primeiro a história se passa em uma Terra pós-apocalíptica, estamos há 30 anos após um evento que foi denomindo "A noite maldita", quando da noite pro dia, metade da população mundial caiu num sono misterioso, em que as pessoas não envelhecem,sofrem de nenhum mal, apenas dormem, tipo como em suspensão,e a outra metade da população, a que ficou acordada é dividida: uma parte virou vampiros e a outra permaneceu humana. Os humanos passaram a viver em fortificações cercadas de muros altos,distante dos grandes centros urbanos, pois todos os centros urbanos foram tomados pelos vampiros e transformados em covis,sua única forma de comunicação com as demais fortificações era por meio de mensageiros, porque os vampiros foram destruindo todas redes de comunicação. A luta dos humanos pela sobrevivência é diária, a única manifestação positiva após "A noite maldita" era a que os humanos não mais adoeciam, outro fato muito estranho e preocupante para a população humano era a de que a partir desse evento as mulheres não mais engravidaram.Os adormecidos aos poucos iam despertando e alguns deles acordavam como "bento".Um bento,a princípio era um
caraco mum,tinha uma vida normal como qualquer homem antes da noite fatidica,mas quando senti o cheiro dos vampiros e a ameaça de um ataque,ficam enlouquecidos e partem para matar todos que encontram pela frente.E é justamente os bentos que irão, segundo uma profecia,salvar a humanidade do domínio dos vampiros.Tal profecia fala que quando reunissem 30 bentos 4 milagres seriam desencadeados, a partir da liderança do 30ºbento. O protagonista da nossa história, claro, é o 30º bento.Esse é o fotor predominante do nosso enredo, mas tantas coisas acontecem até que o 30 bentos sejam reunidos que série desonesto da minha parte da talhar aqui.A história recheada de aventura,batalhas,temos em suas páginas momentos de tensão,de sentimentos conflitantes, lidaranca,amizade,uma pouco de ficção científica.Vianco não me decepcionou com esse primeiro livro, já havia lido outros, seus primeiro livro e de lá para cá percebi seu amadurecimento como escritor do gênero. Ótimo livro.

Samia Paz @paposobrelivros 19/10/2019

O enredo é ótimo, envolvente, se passa no Brasil e conseguiu me prender até o final. Estava louca pra saber o que ia acontecer. Contudo, depois da trigésima página achei que o autor pesou demais a mão em fatos desnecessários, muita encheção de linguiça e sem necessidade, pois um enredo tão bom não precisa se utilizar desses subterfúgios.
Bom, mesmo assim gostei bastante e vou já começar o volume 2 da trilogia.