Melancia

Melancia Marian Keyes




Resenhas - Melancia


1212 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lia 21/09/2009

Melancia não é o que dizem ser. Peguei o livro achando que seria super engraçado e interessante, mas não é. Nem perto. A Claire é uma personagem chata, de pouca inteligência e que tenta ser engraçada o tempo todo, mas não consegue. Como já disseram, 90% do livro são devaneios dela. E ela só consegue pensar em homens, na Kate e nela mesma, nessa ordem. É decepcionante.
Há alguns pontos positivos, como o alerta que Marian Keyes faz. Muitas de nós poderiam ser a Claire, com Adams e James por aí. Uma frase que me marcou muito do livro (mesmo sendo uma citação) foi: Supere isso e, se não puder superar, supere o vício de falar a respeito.
Não é de todo o ruim, mas ao terminar o livro a sensação é que dinheiro e tempo foram jogados fora.
*Rô Bernas 02/05/2010minha estante
Li este livro há muito tempo mas tive a mesma senaação que você! Ele não me prendeu muito...não sei se foi o periodo que li, mas já tem bons anos...até pensei em reler, mas quando lembro como é chatinho e tem tantos outros livros interessantes...desisti da idéia, pelo menos por enquanto rssss


Patricia 23/02/2011minha estante
o livro tem muita encheção de linguiça, isso sim....


Marilia 23/02/2011minha estante
do meio pro fim eu pulei algumas partes da leitura porque, como vocês disseram, é muito devaneio dela,muitos pensamentos (parecendo o fantástico mundo de Bobby), mas adorei o livre, a parte com a família dela é simplesmente hilária.


@olivronaestante_ 25/02/2011minha estante
Estou lendo e estou achando o mesmo que vc. As tentativas de Claire de ser engraçada deixam o livro mais chato ainda... É mto forçado! Ouvi falar tão bem desse livro, me decepcionei!


Thainara 07/03/2011minha estante
é muito tempo perdido pra um livro só, você roubou as minhas palavras! foram poucas as vezes que eu consegui me "entusiasmar" com a leitura.


Kathlyn 17/03/2011minha estante
Esse foi o livro que mais me arrependi de ter comprado (ganhou até mesmo de O vendedor de sonhos do Augusto Cury!) E me arrependi ainda mais de ter tentado, em vão, terminar de ler em 4 meses! Eu nunca conseguia ler mais que 1 capitulo que me irritava e começava a ler outro livro. Até que finalmente eu desisti de ler. Foi a melhor coisa que eu fiz desde que o livro chegou na minha casa. Não indico nem pro meu inimigo esse livro.


Ana Carolina 10/04/2011minha estante
Concordo, Lili. Realmente achei que seria super engraçado e divertido...mas não foi como pensei. =/
Mas não desistirei rsrs. Vou tentar os outros livros. rsrs


Marília 04/06/2011minha estante
Nossa, achei que fosse a única a pensar assim! Realmente, dava até vontade de pular umas partes em que a Claire viajava na maionese... Até que no fim ficou interessante, mas de que adianta se o resto do livro não foi?
Em compensação, comecei a ler Férias! e estou adorando, a Rachel é de fato engraçada e não se esforça pra isso... Está me prendendo mais que Melancia!


Ádila 16/06/2011minha estante
Abandonei esse livro ainda no começo. Tmb achei que fosse divertido, e tal, mas que nada. Ele é bem chato! Senti tmb que joguei dinheiro fora, mas tempo não pq abandonei-o ainda antes da metade.


pao 26/06/2011minha estante
bom o livro por mais q possa parecer chato ou um completo devaneio,ele na minha opiniao é mt bom.ele ate pd parecer casativo mais se vc souber ler e interpretar vc vai notar q ele é incrivel e contem uma mistura de drama,comedia e romance,o incrivele dele nau sao todas as tentativas da claire mas o quando ela deixa de tentar e é ela msm e td da certo e fica lindo.


Lia 26/06/2011minha estante
Eu acho que toda resenha parte não só de uma opinião, mas de um conceito geral sobre o que está sendo avaliado. Você precisa entender pra vir aqui e falar qualquer coisa. Bem, é o que eu acho, né. Odeio essa insinuação de que eu não soube ler ou interpretar. Mesmo porque interpretar um livro como Melancia não é lá muito difícil. Sim, eu sei como é que o livro é, mas achei uma besteira sem sentido e sem nenhuma profundidade. Mas todos os outros livros da Marian conquistaram um cantinho na minha estante.


esther bereznjak 22/08/2011minha estante
Ainda bem que eu nem tinha comprado o livro quando li, baixei um e-book mesmo, eu ia me arrepender tanto....


Lívian 18/10/2011minha estante
Minha última resenha no meu historico sobre o livro. Só pra vocês terem noção:

Ok,CHEGA DE MELANCIAAAAA!!!
Não agüento mais!!!! Até poderia ir até o final só por curiosidade, mas não vou gastar 400 páginas do meu tempo, que poderia seu usado em outros ?n? livros, para ler algo tão repetitivo e sinceramente chato.

Não estou dizendo que a autora não é boa...
Só que ela não foi feliz nesta fruta.
Tanto livro bom pra ler e eu aqui me deixando levar por uma capinha bonitinha.rsrs


Elisângela 16/11/2011minha estante
Concordo com a Lili. Não me diverti com este livro. são algumas passagens do livro que prendem um pouco mais a leitura.


Dani Silva 17/11/2011minha estante
Nem vou comprar então, melhor baixar. Se não for bom pelo menos não gastei.


Polly 27/12/2011minha estante
Quando li sua crítica, concordei com cada palavra. O caso não é "saber ler e interpretar" como disseram em um comentário, mesmo porque esse não é um livro de difícil compreensão. Até pelo menos a página 100 me arrastei por achar o livro realmente sem graça e cansativo. Enfim, foi uma leitura que não me prendeu e da qual eu praticamente só "aproveitei" o fim


William Souza 05/01/2012minha estante
A Maior verdade, tudo o que você escreveu aqui eu senti lendo o livro. E tive que abandoná-lo, porque é muito chato e sem noção, seu eu pudesse rasgava o livro inteiro! Até pensei em nunca mais ler nada da Marian, mas ainda bem que peguei o Cheio de Charme e me surpreendi, nem parece a mesma autora. Dê uma chance a outros livros dela, de preferência sem ser da Família Walsh! =D


Rachel 23/01/2012minha estante
Você foi perfeita nessa resenha!!! Concordo plenamente!!! Ufa!!! Falam tanto desse livro que achei que seria a única a achar bobo e sem criatividade. Forçado na tentativa se ser engraçado. Uma chatice. E quer saber? Tb tive a vontade de querer me dinheiro de volta!!!


Jeanne 30/01/2012minha estante
Falou tudo! A Claire é uma personagem totalmente egoísta. Ela só se destrói e choraminga. AAHHH, tirou minha paciência! Aliás, até onde li (pg 157) não aconteceu nada interessante, ela apenas conheceu Adam. Sem contar a linguagem pobre e, muitas vezes suja, que ela usa. Fui praticamente OBRIGADA a ler esse livro porque não queria me conformar que queimei meu dinheiro com esse lixo!


Mariane 09/03/2012minha estante
Nossa, me sinto uma das únicas que adoram esse livro.
Eu comprei e não me arrependi.
Mas dica: se quer algo sério, não compre o livro.
Acho a leitura divertida!
Típico livro que você lê aos poucos sem tanto compromisso.


Évely Kynsk 09/04/2012minha estante
Hummm... Contrariando 99,9% das opiniões...
Eu gostei! Atirem a primeira pedra quem não é egoista!!! qual a mulher que ao levar um pé na bunda não fica com os nervos a flor da pele vai até o fundo do poço e depois da a volta por cima? Gostei do livro, gostei de passar o tempo com ele e me ver em muitas situações (ou das minhas amigas). Realmente não é um livro para homens, são puros deaneios de mulher


Ana 11/05/2012minha estante
Quem não deseja se deparar com personagens principais cheios de defeitos, chatos pra burro e sem noção (seres humanos), que leiam Cinderela...provavelmente vão ficar muito satisfeitos =)


Lia 12/05/2012minha estante
Imagino que você, Ana Paula David, leu e se identificou com o livro, hm. Adoro personagens com defeitos, tanto que Férias (da mesma autora de Melancia) virou um dos meus livros favoritos. O problema da Kate não é ter defeitos, mas ser repetitiva e intoleravelmente fútil (de seres humanos assim eu corro). E, ah, a Cinderela tem defeito sim, minha querida: sua marcante ingenuidade que atrasa seu final feliz. :)


PCataletra 13/05/2012minha estante
Concordo com vc,não gostei do livro,e nem vou entrar nessa parte da personalidade da Claire,achei o livro chato no seu todo,sem graça,acabei não comprando mais nenhum da autora,agora lendo sua resenha vi o que vc falou do livro Férias e fiquei tentada a dar uma chance a autora,me achei injusta por tê-la deixado de fora da minha lista só por causa de um livro que não gostei.


Mariana 18/06/2012minha estante
Concordo plenamente! Achei o livro muito enfadonho e superficial, acabei abandonando o mesmo!


tatielma 09/07/2012minha estante
Uffa!!
Nunca tinha visto uma resenha tão comentada...
comprei Férias, e pelo livro ñ tem referência que é uma série, descobri que era pelo skoob.
Pensei em compar Melancia tbm, mas acho q vou desistir...
Mas me diz: Férias pode ser encarado como uma leitura independente???


Thais dos Reis 01/08/2012minha estante
concordo em gênero, número e grau. livro chato, personagens chatos.


Morgana 11/08/2012minha estante
Pode sim Tatielma, as histórias são independentes
eu já li Férias e adorei

terminei o livro já pensando em ler o mais famoso da autora (melancia) e logo no começo já me decepcionei, parece que o estilo de escrita mudou, não sei identificar, acredito que seja os devaneios demasiados ou o fato de ela só se importar com homens... não sei

mas pode ler tranquila, o único fato que interliga as histórias é o grau de parentesco, tirando isso a história não tem mais nenhuma correlação.


Deise 02/09/2012minha estante
concordo plenamente com vc!o livro é insuportável...é sofrível ler!A Claire no seu momento de depressão arrastou todo mundo com ela,inclusive seus leitores ,aff...


Amanda' 05/09/2012minha estante
entrei em depressão juntamente com a Claire ,mais discordo de você, apesar de Claire só pensar nela e em homens o livro é bastante envolvente, nao acho que perdi tempo ou dinheiro lendo Melancia


Taby 12/09/2012minha estante
Concordo com todas as suas palavras. Tanto é que no meio do caminho abandonei a leitura. Personagem chata demais e que só sabe sentir pena de si. Viaja o tempo todo em coisas da cabeça dela. Realmente tempo jogado fora.


Lia 03/10/2012minha estante
Crítica muito ruim a minha? "O Romance entre ela e o Adam é lindo" é uma crítica ótima, né.
E é isso que uma pessoa rasa diz
\/
\/
\/


Fátima 26/10/2012minha estante
Lili, Claire é um porre... 80% do livro só mostra ela se lamuriando. Não a vejo como referencia de superação alguma, como tenta mostrar algumas partes do livro.


Laryssa 27/10/2012minha estante
Ufa, achava que era só eu que achava isso. x)

O primeiro livro que li da autora foi Sushi, e eu adorei; leitura fácil, engraçadinho, e não fica todo tempo focado só em relacionamentos amorosos. Fui ler Melancia na maior expectativa, e eis que me decepcionei muito. É exatamente como Lili disse, e quando terminei a sensação foi de perca de tempo. Tinha planejado ler Férias depois de Melancia, mas broxei total. ;x


carolandrade 06/11/2012minha estante
O problema é que todos os livros que Marian escreve são cansativos, ela passa muito tempo narrando algo desnecessário, não nos envolve e causa impaciência.


Isabela 03/12/2012minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Ouvi tanta falar bem do livro que comprei na maior empolgação resultado: decepção total com o livro. É chato, cansativo, entediante... Olhar para a parede é melhor do que ler esse livro.
AMO DEMAIS LER MAAAS NÃO RECOMENDO DE JEITO NENHUM ESSE.


Mauiza 13/12/2012minha estante
Eu comprei e comecei a ler sem ter lido nenhuma opinião a respeito do livro, não sofri nenhuma sugestão! E odiei! A leitura se arrasta, a personagem é um saco e não sei se é culpa de que exatamente mas a história, a leitura não anda! Abandonei e vivi feliz pra sempre! rsrsrs


Carolina 18/12/2012minha estante
Eu não sei pq falam tanto do Melancia. De todos os livros das irmãs Walsh, ele é o mais chato. E sim, também acho a Claire megaa chata. Comecei a ler a série com o "Tem alguém aí?" (que é um dos melhores livros que já li na vida). Se eu tivesse começado a ler Marian Keyes pelo Melancia, não teria lido mais nada dela!!


rafamarx 13/01/2013minha estante
Eu não consigo terminar esse livro! A história não me envolveu, e tô achando muito cansativo. ):


Marcos 15/01/2013minha estante
gente amo de + esse livro


brutrombim 15/01/2013minha estante
Achei o livro chato no começo, demorei pra conseguir chegar na página 100, era muito depressivo, ela só pensava em si mesma, mas então, ela começou a seguir a vida, achei muito interessante, e muito estimulante o jeito em que ela superou tudo, um exemplo para muitas mulheres, e muitas mesmo que já sofreram com isso. Adoro o jeito que ela se envolve com Adam, e como no fim ela resolve as coisas. Amei!


Juliane 29/01/2013minha estante
No começo gostei muito, queria saber o que ia acontecer, mas o fim decepcionou.


Maria Alice 01/02/2013minha estante
Nossa, me sinto meio estranha agora. Li Melancia e A D O R E I, rachei de tanto rir


Re 03/02/2013minha estante

Nossa, eu estou lendo este livro e estou adorando, uma leitura agradável de uma história em que muitas mulheres já passaram na vida real, pouco ou muito, mas já tiveram experiências parecidas. E a maneira que é narrada sobre a família, os detalhes de conversas, ações, sofrimentos, é muito interessante, de alguma forma reconheci muitas daquelas descrições em minha vida, e com um humor que muito nos faz rir. Eu recomendo este livro.


Alessandra 03/04/2013minha estante
Concordo. O livro é muito cansativo, tinha tudo para ser um livro leve e engraçado. A autora escreve muito bem, mas abusa das narrativas.


Carol 18/04/2013minha estante
Concordo com você. Não é um livro ruim, porém demora demais para começar a acontecer algo interessante, é cansativo.


Maria 23/04/2013minha estante
Também achei que desperdicei meu tempo, é um livro extremamente entediante e depreciativo. Claire é uma mulher extremamente fútil e leviana...


Bruna Brum 18/06/2013minha estante
Achei um pouco decepcionante! Esperava mais...
Algumas coisas achei legal, como quando ela fala de ser mãe (fiquei imaginando se realmente era assim.
Mas achei cansativo, parecia não terminar nunca.


Anne - @literatura.estrangeira 13/07/2013minha estante
Eu achei muito ruim o livro. Só li ele todo porque eu ganhei e não quiz fazer desfeita. Mulher muito instável que praticamente larga a filha de lado. Péssimo livro. Nem recomendo.


Ana 07/08/2013minha estante
Um dos poucos livros que não aguentei ler, pra não dizer o único, não lembro em qual momento, mas a leitura se tornou insuportável.


Thaynary 15/11/2013minha estante
Também não gostei. Comprei um livro achando que teria no mínimo uma história interessante, porém, me deparei com uma literatura cansativa e pouco enriquecedora '-'


Ana Beatriz 08/12/2013minha estante
Um livro super bom de ler! Claire É uma pessoa que se encontrava muito acomoda e em uma zona de conforto muito grande. De repente ela se vê sozinha, com uma filha recém nascida, não foi fácil para ela! E super interessante ao longo da historia, ver os altos e baixos de Claire, e sua "Paixonite" por Adam. O melhor, É tão emocionante quando ela começa a conversar com Adam, a sair com ele. Fica aquela duvida, Adam queria amizade ou amor? E depois vem James, manipulador e hipócrita invertendo a culpa, isso nos mostra como as pessoas as vezes são cínicas e por não conseguirem admitir seus propios erros os colocam em outras pessoas. E super legal vê o apoio da família de Claire, que apesar de bem bagunçada esteve com ela para tudo. Claire não é culpada de ter acreditado que a cula do casamento acabar era toda dela, ela foi totalmente manipulada por James, que antes para ela, seria uma pessoa que não teria a minima coragem de fazer isso. apreciei pra caramba o livro! uma leitura leve, que mostra para a nos, problemas de família, de casamento enfim.


Lola Lima 23/01/2014minha estante
Também não gostei. Na verdade, detestei. Ainda bem que comprei no sebo e paguei baratinho.


Deia Carnevali 27/01/2014minha estante
Mana, então somos duas.
Me disseram que era super bom, tenho uma amiga que tem todos os outros da coleção dela, mas eu simplesmente me decepcionei com a narrativa extensa e cansativa. Sem contar que achei a protagonista muito 'rasa'. O livro poderia ser resumido, talvez assim ficasse melhor. Pulei várias páginas durante a leitura o que não prejudicou em nada na interpretação.
É isso que acho, menos devaneios seria muito melhor.


Priscilla 03/02/2014minha estante
Depois dessa resenha até desanimei de ler o livro ... enfim, tentarei ler em um futuro bem distante haha


Leticia 27/02/2014minha estante
Também achei fraco, mostra uma mulher que só pensa em homens e não define sua identidade própria para além do que o ex-marido/novo "namorado" quer. Achei fraco, mas uma leitura calma. Para passar o tempo está bom e foi bom para refletir sobre a vida normativa que ela e a família dela viviam e continuaram a viver.


Ana Taffy 26/09/2014minha estante
Eu me lembro que a dona do Sebo me recomendou muito o livro, acho que a história no geral é legal, mas a maneira como é escrita é maçante demais! Eu cheguei a começar pular páginas quando ela começa com os devaneios, cheguei a pular umas 3 seguidas e não fez falta nenhuma para a história, nem mesmo para a construção da personagem. O livro fica bom mesmo só quando o James retorna pois é quando a história parece realmente acontecer, ou seja, mais da metade do livro é só ela se lamentando.

Apesar disso tudo não acho que o livro que é de todo ruim, depois que a história finalmente começa, fica interessante e divertida a leitura.


erica.farao 02/01/2015minha estante
Só li recentemente, minha filha ganhou de brinde o livro As cinco Pessoas que você encontra no céu, mas como eu sabia que o livro era ruim e este tal de Melancia estava fazendo muito sucesso sugeri a ela que trocasse, resultado ela começou a ler e desistiu, disse que tinha muita bobagem, eu resolvi ler e concordei com ela, assim como concordo com a leitora Ana Taffy quando ela diz a história começa a tomar certo rumo com a volta do ex-marido, mas aí já está bem no final, enfim, não gostei.


ThaisLAndrade 05/05/2015minha estante
Concorco com você, Lia. Esse livro é péssimo e todo mundo que conheço adora. Não sei como. Ele não prende, a Claire é um saco e paranoica. Detestei :(


Paty 14/06/2015minha estante
Como você expressou absolutamente cada vírgula do que eu senti ao ler esse livro (sem as palavras deseducadas que eu usei enquanto me torturava nesse leitura, é claro) que, sem dúvidas, ganhou uma estrela na "calçada da decepção", resolvi dar mais uma chance para a Marian Keyes... Só espero, do fundo do coração que a decepção (se vier) seja menor do que com Melancia... =/


Silvia Idalgo 02/08/2015minha estante
Iniciei o livro hoje e me surpreendi, agora, vendo tantas críticas. Por enquanto estou gostando, pelo tom bem humorado (eventualmente forçado, concordo); vamos ver no que dá...rs. Mas o que acho mais legal nesse espaço é respeitar a opinião de cada um, com críticas focadas nas histórias, e não nos outros comentários. Afinal, cada um é que sabe se gostou ou não...


Ana 17/08/2015minha estante
Confesso que não tenho o costume de ler as resenhas antes de ler o livro, justamente para já não começar com uma ideia formada, até porque eu estava louca pra ler esse livro, há anos. Mas, de fato, tudo o que você disse é 100% minha opinião. Estou digladiando comigo mesma para terminar o livro fraco e pouco empolgante, cheguei à metade, engolindo a chatice da Claire e a história que não me tirou um riso sequer, mesmo com as tentativas desesperadas de fazer piadinhas ou metáforas engraçadinhas. Mas, como meu TOC não me permite guardá-lo na estante sem finalizá-lo, vamos lá, ver onde vai dar essa história insossa e que me ofende profundamente ter sido motivo de alguma (mesmo que breve) comparação com Helen Fielding e sua maravilhosa Bridget Jones..


Lidianne 09/07/2016minha estante
tambem li pensando que seria um super livro mas...depecção. mas nao é de todo ruim.


Fernanda241 24/08/2016minha estante
Nossa... Não sou louca! Larguei o livro 3X e estou com preguiça de voltar ao ponto que parei... Achando muito muito muito chato


Mari 05/04/2017minha estante
Bem, acho que estou junto com 99% das pessoas que comentaram: É um livro dificil de ler. Não porque é um livro de dificil compreensão, mas a leitura arrastada, e voce estar sempre dentro da mente da Claire, é cansativo demais. Estou na página 206, capítulo 14, e até aqui, ja pensei em desistir váaaarias vezes kkk' mas sou teimosa, e me recuso a parar uma história pela metade. Eu tenho NECESSIDADE de saber o final, para só então xingar o livro e ficar frustrada por ter perdido tanto tempo. kkk' A história da Claire é real, afinal quem nunca sofreu por amor? Mas já li livros que as personagens sofreram muito por amor, e a narrativa não foi tão cansativa. Acredito que o fato de estarmos, como disse anteriormente, sempre dentro da mente da Claire, deixou o livro bem cansativo. Não estou animada pra ler outros livros da autora.


Leituras da Tchella 01/07/2017minha estante
Menina tentei com muito sacrificio só agora em 2017 ler esse livro... mas num foi !!! aff q leitura extenuante, não se parece em nada com o chiklit que já li... não consegui terminar !!!!


Crika 11/06/2018minha estante
Este foi o livro que eu mais demorei pra ler, cerca de 1 ano. No entanto um dos mais interessantes em relação ao desfecho, desisti dele inúmeras vezes, quis socar a personagem. Mas coincidentemente quando retomei a leitura foi exatamente a época em que me separei, e então eu entendi todo o sofrimento dela (embora exageradamente dramático), mas compreensível. A semelhança não era mera coincidência. Ela então passou de chataaaa Claire para a resiliente. E quantas de nós já vimos ou ouvimos falar de uma história assim? Então pra mim é um livro que não vou esquecer.


Jabuti ler 17/11/2018minha estante
eu to na metade do livro e achando as mesmas coisas q você....a histora quase não vai pra frente e pensei em varias vezes em abandonar a leitura, mas infelizmente não gosto de deixar o livro pela metade


Lais Alcantara 13/02/2020minha estante
De fato, o livro é muito raso, não é engraçado, superficial; a tradução deixa a desejar (ou será que é mal escrito em inglês, mesmo?) e eu não estou conseguindo passar da página 130.


Dayanna 01/03/2020minha estante
Vish,ja me desanimei


Livrocitose 01/03/2020minha estante
Estou custando a ler, não achei nem um pouco engraçado e não me prende de jeito algum! Já fico com preguiça assim que pego... foi um presente e meu amigo vive me perguntando se li. Mas por Deus, vai ser livro para meses de insistência até eu terminar


wchynha 11/06/2020minha estante
Ai meu Deus só de ler os comentários bta dando vontade de abandonar o livro e pegar outro RS.


Beca Sasso 22/06/2020minha estante
Senti o mesmo. Isso que li ele aos 15 anos.


Day Monteiro 12/08/2020minha estante
Pior que comprei edição especial ... caro ????? me arrependo ????? não passei do primeiro capítulo, e olha que tentei inúmeras vezes aff


Bel 18/09/2020minha estante
Esse livro é péssimo. Eu só insisti pq foi o escolhido pelo meu clube de leitura.


Lola 06/11/2020minha estante
To lendo esse livro e to a ponto de parar por achar exatamente o que vc disse kkkk, eu ate acho ela engraçada, mas é por um momento mínimo, dps ela se perde em devaneio e parece que ta sempre infeliz (até entendo o lado dela) mas ta difícil de terminar


nala 06/02/2022minha estante
Sim, ainda tô mais ou menos na metade e a maior parte do livro até agora foi ela falando como o relacionamento dela era bom e como estava revoltada com aquilo ou triste, bêbada etc etc e só


Rosi.Arraias 19/07/2022minha estante
Nossa...por acaso entrei para ver os comentários. E após 13 anos da resenha da Lia, digo que as palavras delas define minha sensação e o que poderia dizer sobre o Livro Melancia, todas seriam sinônimos. Mas irei ler outros livros da autora...todos devem ter uma segunda chance, (isso serve também para quem leu), para curtir as demais obras...;-)


sstutzel 27/08/2022minha estante
Fiz resenhas em outros sites. Concordo muito contigo. O melhor disso tudo, foi não ter gasto um centavo, pois peguei emprestado.?


Ticiane 26/11/2022minha estante
Estou com essa mesma sensação e me esforçando para terminar de ler ?????


Cora8 15/02/2023minha estante
Finalmente achei alguém com opniões q nem a minha, a Clarice é uma chata e todos os livros dessa autora são iguais


Carol 26/05/2023minha estante
Não estou gostando da leitura, estou no capítulo 20, página 290 por ai. Acho a Claire negligente com a Kate, acho a irmã da Claire , Helen, um horror de ser humano, mandona, mimada, acho os pais da Claire super passivos, dando a entender que as filhas podem fazer o que quiser dentro de casa. acho que a autora normaliza muito o uso de drogas e álcool. Nunca vi em vida uma pessoa que é deixada pelo marido e com um recém nascido já ficar pensando em outra pessoa tão rápido, acho que a autora fantasiou demais isso. Achei que seria um livro mais maduro, mas não!


Bealohana 30/08/2023minha estante
Tentei começar três vezes ao longo dos anos e nunca passei das 100 pag.




Gabi C. 16/08/2009

Comecei a ler esse livro com um pé atrás devido às inúmeras resenhas negativas aqui do Skoob e passei o livro todo esperando a chatice que as resenhas daqui prometiam. Mas eu passei o livro TODO mesmo esperando e até hoje eu espero! XD

Não vou dizer que o livro é cheio de acontecimentos de tirar o fôlego - na verdade tá bem longe disso. A Claire de fato devaneia demais, porém o que ela 'fala' nessas horas é tudo tão verdadeiro, plausível que não tem como você não ter um mínimo de empatia por ela!

Mas como eu acho difícil um homem ter empatia pela Claire, eu acho digno lerem pra tentar entender mais as mulheres, pq ao invés de Bridget Jones, eu acho que toda mulher tem mesmo é um pouco de Claire Walsh!

Mas o ponto forte mesmo de Melancia, pra mim, é a família Walsh. Meldels, eu ria MUITO com esse povo! Chegou a dar saudades da família quando eu terminei o livro. Certamente todos os livros da Marian que tenha o sobrenome Walsh no meio, eu lerei! ;D
Abner XZ 02/02/2011minha estante
*---*
Ah! Até que enfim alguém que me entende. D:
"Chegou a dar saudades da família quando terminei o livro." [2]
Entrei no skoob após ler o livro e fiquei surpreso com as resenhas. ( Cara, se a Marian não é engraçada o que é então? A Turma do Didi?! .-. )


eu_leticia 12/02/2011minha estante
Já li faz tempo esse livro mas tb fui preparada para achar uma monotonia e no final, até que gostei bastante tb ! Acabei não lendo mais nenhum título dela mas não vou ter preconceitos nos próximos..


Isa 23/12/2011minha estante
Sinceramente não concordo nada com os comentários feitos sobre Melancia aqui no skoob. Eu amei o livro, acho a Claire e principalmente a família Walsh muuuuito divertida. Indico demais o livro!


SrtaSimplicidad 14/12/2012minha estante
affe, também não gostei desde o começo. Abandonei na página 200. Fora os palavrões que ela cita, me arrependi de ter feito minha mãe comprar! :/


SAN 27/12/2012minha estante
Eu concordo no ponto que tem partes do livro que são um pouco chatas. Pra mim o livro deslanchou quando a Claire conheceu o Adam. A partir daí eu a-d-o-r-e-i.
Simples assim!!


Kaliane 28/07/2013minha estante
Amei o livro. Vejo Claire como uma amiga intima e essa família dela é muito pirada. Depois de achar que sua vida estava bem (do seu jeito), ela leva um choque ao ser abandonada pelo marido numa fase em que a presença dele seria importante. Respeito quem não gostou, mas não acho a historia cansativa, enfadonha... ela fala palavrões, sim. Mas eu já li coisa muito pior em livros. Não sabemos o que vamos encontrar até que abrimos e entramos na historia. Acho a Claire perfeita.


Flavia 14/12/2013minha estante
Também gostei, é um livro gostoso de ler , como se fosse uma conversa com uma amiga,por sinal uma amiga muito divertida.É um livro pra relaxar,leve.




Amanda 06/02/2021

É uma história com vários altos e baixos, a personagem principal transita entre bom senso e ser sem noção alguma, muitas vezes psicótica. Não gostei nem um pouco do final da livro, muitooo sem graça, poderia ter sido mais desenvolvido.
comentários(0)comente



Renata CCS 15/02/2013

Troféu abacaxi para MELANCIA
MELANCIA conta o drama vivido pela garçonete Claire, abandonada por James, seu marido, em um quarto de hospital logo após dar à luz a uma menina, depois que ele confessa ter um caso há seis meses com uma vizinha também casada. Com 29 anos, humilhada e arrasada, e com a forma física aparentando a de uma melancia, Claire resolve voltar para a casa da família com o seu bebê. A mãe de Claire é uma viciada em telenovelas e tem verdadeira fobia de cozinha, o pai vive à beira de um ataque de nervos e duas irmãs que não poderiam ser mais diferentes entre si: Helen é bela e do tipo arrasa corações e Ana é do tipo “zen”, fã de ocultismo. Claire acaba de interessando pelo vizinho de 24 anos, Adam, pai solteiro, bonito, inteligente e sensível, ou seja, perfeito para a fase infeliz que a protagonista está vivendo. O problema é que ela acha que sua irmã Helen está apaixonada pelo sujeito e é claro que ela não quer magoá-la. Para complicar a situação, James (o marido) volta, acusa a mulher de ser culpada por ele ter arranjado uma amante, mas ao que tudo indica, ele quer reatar. O livro tem cara de roteiro de novela das seis com pitadas de melodrama de novela mexicana: têm os personagens carismáticos e os canalhas, tem humor tipo “pastelão”, se aproveita de clichês para elaborar uma história água com açúcar, e é claro, não faltam ataques ao comportamento masculino. Finaliza com um plano de vingança e uma lição de moral mais que previsíveis. É interessante como um mesmo livro inspira reações diferentes e interpretações diversas: muitos acham o livro divertido e charmoso, e até se identificam com a personagem Claire, mas honestamente, não achei nem uma coisa nem outra. Claire, que deveria ser a heroína da história, é chata e infantil: suas bebedeiras (antes e após a separação) tentam apresentá-la como uma pessoa divertida, mas não vejo por este lado. É lamentável ver uma mulher de quase 30 anos se comportando como adolescente. Ela também faz humor de tudo, inclusive de sua atual situação de abandonada. Rir da própria tragédia é algo bastante comum nas chamadas comédias românticas, mas ela realmente “força” demais na tentativa de ser engraçada o tempo todo. Para mim ela é uma mulher fútil e patética. MELANCIA não cumpre o que promete: a narrativa é fraca, cansativa e se arrasta na maior parte do livro. Marian Keyes conseguiu criar um chick-lit que não diverte.
Joy 07/03/2013minha estante
Peguei o livro por indicação, achando que seria muito engraçado, mas não é. Nem um pouco. Larguei a leitura pela metade, não deu para terminar.


Aline 08/05/2013minha estante
Ao contrario da sua resenha, me divertir muito com o livro. E a forma adolescente que a Claire agia, e da forma que muito mulher de 30 ou mais que se diz " madura " age depois de uma grande descepção ;)


sonia 28/10/2013minha estante
Odiei este livro, e nunca li mais nada desta autora.


Aldeizia 31/12/2015minha estante
Ouvi dizer que a autora amadurece nos próximos livros, parece que esse é o primeiro livro dela. Chick-lit não é o meu gênero preferido, mas gosto de ler de vez em quando só para relaxar a cabeça, principalmente depois de uma leitura mais densa, e geralmente acabo me divertindo. Mas como você falou, não dá pra se divertir com esse livro, a personagem é uma das mais insuportáveis que já me deparei na vida, simplesmente não aguento esses diálogos internos intermináveis e melodramáticos.


Flávia 19/05/2016minha estante
A unica coisa divertida que vi nesse livro foi o nome dessa resenha. :D




aureamariasf 12/12/2021

NAO AGUENTAVA MAIS ABSOLUTAMENTE NADA NESSE LIVRO
calma que agora eu vou passar a minha raiva por meio de palavras nessa bendita resenha. MANO QUE ODIO QUE EU TO.
pontos que me fizeram odiar:
1) muitas falas e pensamentos gordofobicos, lesbofobicos e transfobicos, e pior POR PARTE DA PRINCIPAL. sei que o livro é antigo e todo aquela besteira de sempre de que "leve em consideração a época que foi publicado" MAS DAI ME PACIENCIA, não dá pra lê isso e deixar pra lá não. minha raiva não tem controle pra isso, e se vc deixa isso pra lá e avalia o livro como bom vc tá apoiando mano, não entendo pq a galera ignora e dá 5 estrelas dizendo "tem uns probleminhas mas é bom" ????
2) MUITO LENTO. A escrita da Marian é boa, gosto de escrita assim na vdd. Mas é muita página pra só isso de história. Não tem nada demais e o livro todo é só enrolação pelo amor. Chegou uma hora que eu não tava mais lendo, tava passando as páginas e vendo uns parágrafos pq EU NAO AGUENTAVA MAIS.
3) Final bem sem graça. Nada demais. Não tinha necessidade nenhuma do livro ser tão grande assim pra ter esse final.
Sinceramente achei bem ruim e não recomendo não. Olha que eu gosto de história envolvendo família (e essa o livro quase inteiro é assim) mas não me identifiquei com a maioria dos personagens, a maioria é chata mesmo. Fora que a vida da Claire parece que só se resume ao James e ao Adam. MANO QUE ODIO TO ESPUMANDO DE RAIVAAKJAJA (tô melhor dps de ter descontado na resenha).
tobesomarcele 12/12/2021minha estante
amg o livro tem 490 páginas e mesmo assim vc não abandonou? guerreira


aureamariasf 12/12/2021minha estante
TAVA QUASE ABANDONANDO (na vdd eu meio que abandonei pq chegou uma hora que eu só passava o olho pelas páginas FOI MTO TORTURANTE JURO FML




Mari.Vasconcelos 30/07/2021

Melancia
No começo o livro estava me curando de meu mal crônico(insônia) depois surgiu um personagem novo e me regozijei.

Sério, estava com uma certa antipatia pela Claire, talvez por ela representar com tanto afinco o que algumas mulheres se tornam em certos relacionamentos que ninguém gostaria de ter e nem se dar conta.
Depois, confesso, o livro ficou interessante e foi um prazer tê-lo como companhia. Virei até fã de Claire, e fiquei na torcida para que ela tomasse uma decisão...

"Na vida real, muitas vezes é quase impossível dizer qual a decisão se deve tomar porque o que se ganha e o que se perde muitas vezes são equivalentes."
sami 09/08/2021minha estante
sempre vejo esse livro e fico assim: ??


Mari.Vasconcelos 09/08/2021minha estante
Na vdd Sami, comprei por curiosidade e estava à muito na fila de espera pra ser lido... mas acho q a autora se estende demais... ela poderia ter resumido em 200 páginas o que escreveu em quase 500




Tainara 10/02/2011

Sinceramente, não gostei do livro. Achei chato de se ler, não via nenhuma graça nas tentativas de piada que a autora fez. A parte romântica da história até que foi legal, apesar de ter demorado um monte para acontecer. Não tenho muito o que falar, além de que a Marian Keyes me decepcionou. Sinto como se eu fosse a única pessoa que não gostou do livro. Mas ele realmente não me cativou e acho que não vou ler outro dela - não por enquanto.
Carol Moreira 18/04/2011minha estante
Também não gostei Tainara haha, pra ser sincera achei Melancia UM SACO!!


Sabrina 21/05/2011minha estante
Tb não gostei do livro!!Me arrastei na leitura!!Todo mundo fala tanto, eu esperava muito mais!!Totalmente sem graça!


Barbara Julia 18/04/2012minha estante
Tainara,tenho a mesma sensação que vc,que fui a única pessoa que não gostou do livro. até "Um bestseller para chamar de meu " foi melhor que Melancia.Estou com medo de ler outro livro dela e me decepcionar novamente.


Ana 03/06/2012minha estante
Noossa gente :/ q pena, Adoro MELANCIA e sou mt fâ da Marian Keyes, ela só enrola mt, mas eu adoro os livro dela rsr


Letícia 30/01/2014minha estante
Acabo de ter a certeza de que gosto e gosto. Eu li, adorei e virou favorito rs...




Thauany 22/04/2022

Problemático
Fui atrás de risadas ganhei indignação.
É o livro mais problemático que eu já li em toda minha vida, ofende TODOS os grupos de pessoas que não são padrões, e o pior é a romantização da anorexia e alcoolismo, tipo se esses são gatilhos pra você não passe nem perto deste livro.
James é a personalização do Gaslighting, eu morri de agonia quando chegou os 60% do livro e ele reapareceu, fundador de Chernobyl total.
Já o Adam que era pra ser o herói também é bem tóxico.
E a protagonista é toda errada, de 100 coisas que ela falava/pensava 99 eram problemáticas.
O único ponto que vale a leitura é para entendermos como as pessoas dos anos 90 eram e que graças a Deus as pessoas (a maioria) evoluíram muito de lá pra cá.
O foda é que dá pra entender porque a autora fez deste livro um best seller, ela realmente tem o dom de construir narrativas MAS usar este dom da escrita para disseminar rivalidade feminina, gordofobia (entre outros) é um total desserviço.
Mandy_ 29/05/2022minha estante
seu comentário é perfeito! Tudo que eu pensei sobre o livro de fora a fora!




Mel 11/02/2010

Melancia! :)
Eu adorei, me diverti do começo ao fim com a história (apesar de um tanto quanto desastrosa) e a forma de contar da Claire.
Sempre tive curiosidade de ler esse livro, por causa do título que não revelava absolutamente NADA sobre o conteúdo. Agora que já li, eu o indico a todos os leitores e principalmente leitoras.
A história é contada pela Claire e gira em torno da vida dela e do momento difícil pelo qual ela passa - depois de dar à luz a sua filhinha, ela é abandonada pelo marido, que diz amar outra mulher.
O livro é fantástico, muito bom!
Takeshita 27/02/2010minha estante
depois da sugestão, não tenho como não colocar esse livro na fila de livros para ler!!!


@donatavares 27/07/2010minha estante
Eu concordo com você. O livro é tão bom que embora seja grande terminei em 4 dias. É muito interessante, e feminista do jeito que nos mulheres gostamos mas além disso a história é sincera e humilde o que faz com que qualquer um possa vir a gostar do livro!


nessacardoso 18/12/2011minha estante
Concordo! É incrível como Marian Keyes divide opiniões. Enquanto alguns amam, outros odeiam mais que tudo. Até então só li Melancia, mas quero fazer minha coleção o mais rápido possível!




superbi.squalo 06/01/2022

muito bom!
é um pouco cansativo em algumas partes, mas o enredo é perfeito e encaixa certinho na vida real! recomendo bastante!
comentários(0)comente



Flavia 24/02/2012

Simplesmente ODIOSO
Outro dia, conversando sobre livros ruins com um amigo do trabalho, o primeiro que me veio a mente foi MELANCIA.

Caraca... é o tipo de livro que a gente dá tudo, só de ver a capa, mas quando abre, dá vontade de chorar de desgosto...
Claire foi largada pelo marido poucos minutos após dar a luz com a chocante notícia de que ele tinha arrumado outra. Depois disso, a pobre coitada voltou pra casa dos pais e suas irmãs malucas, acabada, flácida e deprimida e passa por maus bocados pra tentar se recompor e seguir com a vida adiante. Conhece o gostosão do Adam, super lindo e mais novo do que ela e embarca numa "aventura amorosa" buscando recuperar o tempo que perdeu com o ex marido traste, mesmo com um bebê na bagagem.

Só que, a protagonista é boba, fraquíssima, sem a manor graça, tenta ser engraçada mas passa muito longe disso e viaja na maionese com força. Por mais que algumas pessoas se identifiquem com a situação e a história de Claire, a encheção de linguiça da autora com bobagens só pra engrossar o livro é gigantesca e o final SUPER previsível. É tanta asneira, que dá preguiça! Aaaaahhhhh!

Uma hora está acontecendo uma coisa, de repente a personagem começa a pensar/lembrar de alguma outra coisa simplesmente nada a ver com a situação que não acrescenta nada de útil ou interessante na história, e a enrolação é tanta, que quando se volta ao assunto inicial, você até esquece do que raios a autora falava, e fica com aquele ponto de interrogação no ar se perguntando "mas o que tem a ver o c* com as calças, Jesus Cristo?"

Deprimente, odioso... Esse eu não recomendo, mesmo.
gleicepcouto 20/06/2011minha estante
Leia Férias! Infinitamente melhor que essa porcaria de Melancia!




Luh 04/10/2022

Terapia para todos os personagens pf!!
Sinto muito minha amiga Kelly, mas essa foi a indicação que eu menos gostei até agora.

A ideia do livro é legal, adoro esses chick lits de protagonistas que mudam de vida, gosto mesmo, mas desse aqui eu não gostei.

Tem muita gordofobia envolvida aqui, e isso nem é tudo, também temos muito machismo, homofobia e dependência afetiva a homem.

A personagem principal é extremamente chata e muito gordofobica, ela não para de usar a palavra " gorda" como ofensa e o jeito que ela alegou que não entendia por que seu marido a deixara por uma mulher que tinha celulite nos braços, mulher essa que ela chamou de gorda várias vezes.
Não pude sentir nenhum pingo de empatia pela situação dela quando ela mesma foi uma personagem tão desprezível quando o marido que a traiu e largou.
Marido esse que ela torrou a paciência do leitor o livro todo durante seus fluxos de consciência que jorravam feito esgoto pela página dos livros, buscando entreter os leitores com suas piadas sem graças é muitas vezes, de péssimo gosto.

O personagem masculino foi até fofinho, mas nada a ponto de te fazer derreter de amores por ele.
O romance acontece muito rápido e é mal desenvolvido, acho que eles têm apenas umas 4 cenas juntos, achei tudo muito patético.

A irmã mais nova da protagonista é tao insuportável quanto ela e a única que se salva é a Anna que é um amor, mas que infelizmente quase não aparece na história.

Não dei menos estrelas por que gostei da bebê e da lacrada que a protagonista deu no marido manipulador dela no final.
Kelly 04/10/2022minha estante
Eitaa!! Desculpa amigaa! ? Sabe, faz mais de 12 anos que li ele, nem lembro de ter visto isso tudo que vc falou e eu adorei na epoca! ? Deu até vergonha agora ???


Luh 04/10/2022minha estante
Oh amiga, esse não deu pra mim não!!!!




gleicepcouto 20/06/2011

Uma Melancia aguada e sem gosto
Melancia é o primeiro livro de Marian Keys, escritora irlandesa, que já coleciona diversos sucessos no currículo como Férias!, Sushi, Casório?! e É Agora... Ou Nunca, dentre outros, publicados pela editora Bertrand. Suas obras já foram traduzidas para mais de 32 idiomas e sempre se destacaram nas listas dos mais vendidos, chegando a 22 milhões de exemplares ao redor do mundo.
Fui a última do meu círculo de amizades feminina a ler Melancia, que virou assunto em várias conversas do grupo. Confesso que o comprei para não me sentir tão outsider. O gênero chick-list - o qual a autora é a grande representante da atualidade - nunca me atraiu muito e eu não sabia bem o porquê. Melancia me tirou essa dúvida.
Claire leva um pé na bunda do marido 24 horas após ter dado a luz à filha do casal. Motivo: James estava apaixonado pela vizinha do andar de baixo (também casada), com quem mantinha um caso há 6 meses. O mundo da protagonista vira do avesso. Ela já até percebia o distanciamento do marido, mas associava ao fato de estar grávida e com hormônios descontrolados. Pensou que, após o parto, tudo voltaria a ser como antes: um casal apaixonado e feliz.
Não sabendo lidar com a situação sozinha, Claire volta para a casa dos pais, que junto com suas irmãs, formam uma família excêntrica. Lá, ela luta contra a depressão pós-parto e um coração partido, em meio a conflitos familiares. Não é fácil, claro. Aos poucos, porém, um certo rapaz, Adam, aparece em sua vida e a promessa de dias melhores se faz mais nítida. O problema é que isso acontece bem na hora que seu ex-marido, James, reaparece, dizendo estar arrependido. E agora? Claire deve dar uma segunda chance ao seu passado, ou uma primeira chance ao seu futuro?
Na verdade, Claire devia ficar satisfeita por ter um passado amoroso e a perspectiva de um futuro, porque, ao menos no presente, ela é irritante. Marian Keys fez uma personagem fútil e exagerada. E acho que ela sabia disso, pois logo nas primeiras frases do livro, avisa: "Desculpe se estou sendo desnecessariamente frívola quanto a isso." Bem, eu até desculparia se você não passasse o livro todo se lamentando.
A narrativa em primeira pessoa passa uma falsa intimidade com o leitor. A protagonista se acha no dever de ser engraçada a cada frase, então, o que era para ser sutil e característico de sua personalidade, se torna forçado. Às vezes, você até consegue rir alí e acolá, mas na grande maioria, o máximo que Claire consegue é arrancar de você, na marra, um sorriso amarelo.
Os monólogos são repetitivos e extensos. Páginas e páginas sobre como se acha gorda (Daí vem o nome do livro! Uou!), feia, deslocada, velha, tola etc etc etc. Páginas e páginas de como James era um canalha por tê-la abandonado. Páginas e páginas de como Adam era jovem, bonito e atencioso. Páginas e páginas (acreditem) descrevendo o pênis do dito cujo. Páginas e páginas e páginas e páginas que me fizeram chegar a uma única conclusão:
Eu entendo porque James a abandonou. Quem aguentaria tanto drama? Ela é neurótica.
Os personagens secundários não conseguem salvar a história (e existe uma?) - são tão estranhos quanto a personagem principal. Sua família e seus dramas são clichês e previsíveis. Adam até tenta melhorar a situação, ele é um cara bacana. Se por um lado entendi porque James a abandonou, não consegui acompanhar o raciocínio de Adam para se interessar por Claire. Ela se odeia tanto, que é contagioso. Passei a odiá-la também e a desejar que não terminasse com nenhum dos pretendentes. Ela tinha é que ir pra Marte - longe de todos, longe de mim.
O maior problema (o último, prometo) é que a personagem não amadurece, não passa por uma mudança significativa. Ou seja, começa o livro insegura e o termina da mesma forma. Keyes, no tempo extra do 2º tempo, tenta provar que a mocinha conhece seu valor... "- Sou inteligente e tenho amor próprio." Desculpa, mas não me convenceu. Suas atitudes até a última palavra demonstram exatamente o contrário.
Como dito no início da resenha, Melancia me fez perceber o que me incomoda tanto na maioria dos 'livros de mulherzinha': eles retratam o sexo feminino da maneira mais idiota possível. Simplesmente me recuso a acreditar que existam mulheres assim – não rola identificação alguma com Claire. Tá certo que todas somos inseguras e temos nossos medos, mas a esse extremo, duvido.
Apesar de tudo, não fiquei descrente com o gênero chick-list. Já li um outro livro da própria Marian Keyes, que considero ótimo. Mas deixa pra lá, que isso é assunto pra outra resenha - por enquanto, fico com o gosto de decepção na boca causado por Melancia. Nunca gostei mesmo dessa fruta aguada.
Flavia 20/06/2011minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Resenha perfeita.

Melancia é o próprio Ó do borogodó.




Vanessa.Liandro 28/01/2022

Bom, mas tem algumas coisas problemáticas
Quando comprei os livros da Marian Keyes não havia lido as resenhas, então meio que comprei totalmente no escuro. Comecei a leitura e logo percebi diversos problemas. Alguns deles são a gordofobia, dizer que ser anoréxica é melhor do que ser gorda, fiquei realmente incomodada e houve algumas alusões também a bulimia. Eu entendo que a história foi escrita nos anos 90 e esse tipo de coisa era "normal", mas não dá pra passar pano. Na questão da narrativa foi complicada pois perdia o ritmo de leitura muitas vezes pelo fato da protagonista ter tantos fluxos de pensamento, então ela começava a pensar na panela da cozinha e nisso lembrava de uma história que contava pra vc e assim por diante. Foi difícil nas primeiras 100 páginas. Passado todos esses problemas confesso que me diverti com a família da Claire, principalmente as irmãs dela, Anna e Helen. Foi uma boa leitura apesar de tudo.
Vinicius 28/01/2022minha estante
Ganhei esse livro usado, nem tive coragem de ler e me livrei Kkkkk


Vanessa.Liandro 28/01/2022minha estante
Ainda estou pensando se vou ler os outros que comprei ou passo adiante?


Vinicius 29/01/2022minha estante
Klkkkkk eu tinha outro dela tbm, não o li




1212 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR